Para ver seu bichinho de estimação feliz, uma aposta certeira é a grama para gatos! Basta oferecer um pouquinho de capim, alpiste ou até mesmo grama de milho de pipoca para comprovar isso. Sinônimo de diversão, os bichanos podem passar horas apreciando uma boa grama para gato (quem tem uma casa com jardim sabe bem do que estamos falando!). Eles brincam, se divertem e até chegam a comer um pouco do matinho.

Faça o teste e descubra qual a personalidade dominante do seu gato!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Ah, e pode ficar despreocupado: mesmo ingerindo a grama, gato não vai passar mal. Pelo contrário, elas até fazem bem para a saúde e bem-estar dos nossos pets. Por isso, para entender exatamente o que é grama de gato, benefícios e a melhor forma de cultivar uma plantação em casa, o Patas da Casa preparou um guia com tudo que você precisa saber sobre o assunto. Vem com a gente!

O que é grama de gato?

Muita gente confunde catnip - a famosa erva de gato - com as tradicionais graminhas que são cultivadas dentro de casa e oferecidas aos pets. Mas sabia que não se trata da mesma coisa? Enquanto o catnip é uma planta que pertence à família da hortelã, o cultivo do capim para gato é feito a partir de sementes de trigo, milho, aveia, centeio e cevada. 

Outro ponto importante é que, diferentemente da erva catnip, as graminhas não servem como um estimulante e nem afloram os instintos animais, mas podem trazer outros benefícios! Ou seja, o capim vai muito além de puro entretenimento para os felinos.

É bom dar grama para gato?

As gramas de gato são fontes de fibras e servem como uma espécie de enriquecimento ambiental, evitando quadros de estresse ou ansiedade nos pets. Além disso, ao mastigar a grama, gato melhora a digestão. É por isso que quem convive já está mais do que acostumado a encontrar o bichano “explorando” as plantas com a boca - só é importante ter um certo cuidado com o que se cultiva em casa porque nem todo tipo de relva é indicado para esses animais.

Gato comendo grama: por que isso acontece?

Flagrar um gato comendo grama é algo mais comum do que você imagina. Mas o que será que motiva esse tipo de comportamento? A maioria das respostas que encontramos na internet é baseada principalmente no que diz a crença popular: segundo a teoria, os gatos comem grama quando estão se sentindo mal por conta de algum problema digestivo. A ingestão da grama, por sua vez, ajudaria os felinos a expulsarem aquilo que causou a sensação ruim, especialmente quando o gato come algo que não deveria ou está prestes a expelir uma bola de pelos.

Até que isso tem um fundamento, pois uma das maiores vantagens de oferecer grama para gatos é que o seu consumo estimula a digestão e é capaz de prevenir um gato com diarreias e vômitos. No entanto, um estudo conduzido pela Universidade da Califórnia já comprovou que os gatos não necessariamente procuram a grama somente quando estão com problemas digestivos: na verdade, eles fazem isso independentemente de qualquer mal estar.

Esse é um comportamento meramente instintivo, e que tem uma explicação histórica. Mesmo que a alimentação felina seja estritamente carnívora, os ancestrais desses animais também se alimentavam com plantas para estimular o trato intestinal e expulsar possíveis parasitas do corpo, funcionando como uma espécie de vermífugo. Mesmo com a domesticação, esse foi um dos instintos selvagens que permaneceu ao longo dos anos, e é por isso que os gatos adoram comer umas plantinhas de vez em quando.

É normal gato comer grama todo dia?

Esse é um hábito puramente instintivo, herdado dos ancestrais selvagens do gato. Não há com o que se preocupar, pois as graminhas são benéficas para o animal e não tem problema gato comer grama diariamente. Mas, se o comportamento vier acompanhado de outros sinais que indiquem um problema maior - como o tricobezoar felino - é necessário redobrar a atenção.

O que pode plantar para gato?

Apostar em plantas não tóxicas para gato é a melhor maneira de garantir a segurança do seu pet. Para isso, existem duas opções: cultivar um mato para gato ou então outras plantas que gatos podem comer, como:

  • Alface
  • Camomila
  • Valeriana
  • Alecrim
  • Hortelã
  • Capuchinha
  • Salsinha
  • Coentro
  • Agrião
  • Couve

gato comendo grama para gatos

Quais são os tipos de grama para gatos?

1) Grama de trigo para gatos

Essa grama de gato é uma das mais populares e pode ser encontrada em pet shops, mas você também pode recorrer a mercados ou casas de alimentos naturais. Além de possuir muitas vitaminas e minerais, essa graminha rende bons momentos de diversão para o pet e ainda por cima pode ser usada para os adeptos do famoso “suco verde”. Ou seja, você e seu gatinho saem no lucro! 

O cultivo da grama de trigo para gatos costuma ser bem simples: tudo que você precisa fazer é hidratar as sementes antes de colocar em um vaso com terra. Também há a possibilidade de plantio sem terra, com a estratégia da estufa.

2) Grama de alpiste para gatos

Existem duas formas de encontrar as sementes de grama de alpiste para gatos: embaladas em serragem indicadas para felinos ou em uma para pássaros. A segunda versão é a mais econômica e pode ser usada da mesma forma, sem causar qualquer prejuízo ao animal. A única coisa que diferencia uma da outra é o formato de embalagem e a quantidade. Também é possível encontrar a graminha já desenvolvida, que custa um pouco mais caro.

E como plantar alpiste para gatos? Para cultivá-lo desde o início, a recomendação é deixar as sementes de alpiste em uma bacia com água por cerca de 24 horas. Isso ativa o processo de germinação e favorece o crescimento da planta de maneira muito mais rápida. Depois, é só despejar a terra em um vaso e enterrar as sementes com 2 cm de profundida.

3) Grama de milho para gatos

Essa é a versão mais popular entre os gateiros que preferem plantar a grama de gato em casa mesmo. Além do ótimo custo benefício, o cultivo é muito simples e a plantinha já começa a dar os primeiros brotinhos bem rápido. A única atenção é que a grama de milho para gatos não pode ser feita com o milho da pipoca de micro-ondas, que já vem embaladinho pronto para entrar no eletrodoméstico. O ideal é utilizar o milho de pipoca natural.

Qual a melhor grama para gatos?

De todas as opções de mato para gato, a grama de milho costuma ser a mais prática e econômica. Isso porque além de ser bem simples de plantar, ela também pode ser encontrada com muita facilidade - e a maioria das pessoas até já tem em casa. Outra ideia é comprar essa grama de gato já pronta! Ah, e detalhe: para cultivar qualquer grama para gato, apartamento e outros lugares menores não são um empecilho. Basta ter um vasinho.

Grama do gato: evite plantas com flores ou que sejam potencialmente tóxicas

Já deu para perceber que a grama para gatos faz muito sucesso, mas é muito importante ter cuidado com a escolha do que se cultiva em casa. Ainda que a grama de gato seja saudável e possa ser oferecida sem problemas para os pets, também existem algumas plantas venenosas para gatos que podem ser bastante prejudiciais para a saúde dos animais. Alguns exemplos são:

  • Espada-de-são-jorge-
  • Tulipa
  • Lírio
  • Azalea
  • Copo-de-leite

A recomendação, no geral, é evitar plantas com flores ou que sejam consideradas tóxicas. Existem várias listas na internet que revelam quais são as plantas seguras para gatos ou não, mas também vale conversar com um profissional de confiança caso você queira comprar uma espécie diferente que não esteja nas listas. 

Ah, e lembre-se: ter uma planta não toxica para gatos em casa não quer dizer que ela deve ser oferecida para o gatinho, mesmo que ela não faça mal a ele. É para isso que existem as gramas para gatos!

Quais os benefícios da grama para gatos?

As plantinhas para gatos são capazes de trazer vários benefícios para a saúde e bem-estar dos pets. Os principais deles são:

  • Auxilia na digestão felina
  • É rica em fibras, minerais e vitaminas A e D
  • Previne desconfortos intestinais, vômitos e diarreias
  • É um petisco natural e saudável
  • Ajudar a expelir bolas de pelos
  • Ameniza quadros de ansiedade e estresse
  • É um tipo de enriquecimento ambiental

Ou seja, a grama de gato não apenas pode, como deve fazer parte da rotina dos bichanos! Além de todos os benefícios da grama de milho para gatos - que também incluem a grama de alpiste e trigo -, você ainda deixa seu gato feliz!

Grama dos gatos: como escolher o melhor tipo para o seu amigo?

Qualquer um dos tipos de grama para gatos são uma opção válida para entreter e lidar com um gato estressado! Mas geralmente o que mais pesa nessa escolha é a questão do custo-benefício, bem como a praticidade. Por isso, para quem procura algo descomplicado, a sugestão é procurar por mudas de plantas já cultivadas, prontas para enterrar.

Já para quem gosta de colocar a mão na massa, a grama de gato mais acessível é o milho de pipoca. Outra dica que pode funcionar é colocar vários tipos de sementes em um único recipiente e, depois que a graminha começar a crescer, é só observar a preferência do seu pet! 

Qual a quantidade e frequência ideais para oferecer grama para gatos?

Por ser algo que faz parte dos instintos do gato, não há muito com o que se preocupar: o pet vai costuma consumir uma quantidade regular de matinho sem exageros. Então a sugestão é deixar a grama de gato disponível o tempo todo, porque não é algo que faz mal e o próprio animal tem a noção de “limite” e fica satisfeito com pouco.

Se por acaso você observar seu gatinho comendo uma quantidade muito grande de erva, o motivo pode ser um déficit nutricional. Nesses casos, o melhor a se fazer é levá-lo ao veterinário para entender se ele está com anemia ou algum outro problema de saúde. 

Como plantar grama para gato? Confira um passo a passo!

Já falamos algumas vezes que a grama de gato pode ser plantada na sua própria casa (mesmo quem mora em apartamento ou em uma casa sem quintal, por exemplo). Portanto, se você quer aprender como plantar grama para gato com milho de pipoca ou qualquer uma das sementes indicadas nesta matéria, é só acompanhar as orientações abaixo:

Passo 1: Escolha o tipo de semente de grama de gato;

Passo 2: Separe um recipiente - como um vaso - para o plantio;

Passo 3: Coloque terra com adubo (de preferência orgânico) dentro do recipiente, reservando um pouco para cobrir os grãos;

Passo 4: Borrife água até a terra ficar bem úmida;

Passo 5: Adicione as sementes de grama para gatos (cerca de 200g de milho de pipoca são suficientes, dependendo do tamanho do recipiente)

Passo 6: Cubra os grãos com a terra reservada;

Passo 7: Borrife água novamente até ficar úmido;

Passo 8: Coloque o vaso em uma janela bem iluminada e regue em dias alternados. É importante não encharcar, ou a grama de gato pode não crescer;

Passo 9: Evite o contato do gato com a planta durante todo o processo, ou ele pode se sentir tentado a mexer e destruir todo o trabalho.

Passo 10: Demora algumas semanas até a graminha crescer. Quando as folhas estiverem com cerca de 6 centímetros, é o momento certo de oferecê-la ao pet!

Quanto tempo leva para grama de gato crescer?

A graminha para gatos geralmente leva entre 10 e 15 dias para crescer. Somente depois desse período é que ela fica em um tamanho adequado para o consumo dos pets - e o gatinho pode comer grama dentro do próprio vaso que foi plantado.

Atenção: a grama para gato não substitui a ração

Mesmo com vários benefícios associados com o consumo de grama, gato não deve usar o matinho como fonte principal de nutrientes. As gramas não substituem a alimentação com a ração, e servem apenas para auxiliar na digestão. É importante pensar que os gatos são carnívoros, e é na ração que eles encontram todas as proteínas e complementos necessários para manter a saúde em dia. Por isso, o ideal é usar a grama de gato como mero petisco!

Publicado originalmente em: 15/022022

Atualizado em: 27/10/2023