Os petiscos para gatos são muito amados por esses animais, mas é preciso oferecer os alimentos certos para chamar a atenção deles. Assim como os cachorros, os bichanos também ficam bem felizes quando alguns snacks são oferecidas entre as refeições. Na hora de descobrir o preferido do seu bigodudo, além dos prontos encontrados em pet shops, você também pode investir em petisco caseiro para gatos (e ele vai adorar do mesmo jeito). Para descobrir como fazer esse agrado para o seu gatinho, o Patas da Casa reuniu algumas receitas simples e práticas de petisco para gato. Dá uma conferida aqui embaixo!

Petisco caseiro para gatos: quais alimentos utilizar?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Os petiscos para gatos podem tanto ser utilizados quando o bichano tem um bom comportamento quanto para treinamento de truques. Ainda assim, é importante tomar alguns cuidados com a escolha dos ingredientes para a receita de petiscos para gatos. Ainda que sejam os principais ingredientes utilizados na produção dos biscoitos, as frutas e os peixes devem ser oferecidos em pequenas doses para o animal. Além disso, alimentos como abacate, laranja, uva e bacalhau devem ser evitados, pois são considerados tóxicos.

Para fazer o petisco de gato, o ideal é investir em frutas ricas em fibra e peixes com alto valor nutricional, como morango, maçã, atum e sardinha. Evite utilizar sal, açúcar, óleos e fermento nos preparos. Os biscoitos naturais para gato precisam ter uma textura que facilita a mastigação e ser saborosos.


O petiscos para gatos não devem substituir as refeições regulares do animal
O petiscos para gatos não devem substituir as refeições regulares do animal

Petisco: gatos vão adorar essas 3 receitas simples e deliciosas para testar em casa

Embora exista uma série de opções de petiscos para gatos nos pet shops, fazer os aperitivos do seu bichano em casa também é uma opção válida. Afinal, nada melhor do que ver a felicidade do gato e saber que você contribuiu - literalmente - para isso, né? Pensando nisso, separamos três receitas simples, práticas e deliciosas para deixar o seu pet feliz e agradecido pelos mimos. 

Petiscos para gatos de maçã 

A maçã faz parte da lista de frutas que podem ser oferecidas para gatos. Rica em fibras, o alimento ajuda no trato intestinal do seu felino e regula o metabolismo. A maçã também possui concentrações de vitamina A e C, nutrientes que ajudam na manutenção de ossos e tecidos. A única coisa que merece a sua atenção são as sementes, que não podem ser oferecidas por conter substâncias que causam intoxicação no animal:

Para essa receita de petisco para gato simples, você vai precisar de apenas três ingredientes:

  • 1 maçã
  • 1 ovo
  • 1/2 copo de farinha de trigo

Comece descascando a maçã e retirando o miolo com as sementes. Em seguida, corte em pedaços bem  finos, imitando o formato de lâminas. Em uma tigela, misture o ovo e a farinha até criar uma massa homogênea. Passe as fatias de maça na mistura e coloque em uma assadeira coberta com papel manteiga. Leve ao forno pré-aquecido a 180º até dourar. 

Petiscos caseiro para gatos com peixes

Os peixes para gatos podem ser oferecidos desde que respeitem uma frequência limitada e que tenha cuidado na escolha dos pescados certos para o animal. O bacalhau, por exemplo, pode causar problemas na saúde do gatinho. Os mais indicados são o atum, sardinha, salmão e truta. Os cuidados incluem priorizar peixes frescos, de boa procedência e sempre cozidos. O alto teor de ômega 3 nos peixes é benéfico para o fortalecimento ósseo. Além disso, é uma boa fonte de proteínas, nutriente fundamental para a saúde dos gatos. Separamos duas receitas de petiscos para gatos com peixes:

- Sardinha

Para o petisco para gato com sardinha, você vai precisar de:

  • 1/2 xícara de gérmen de trigo
  • 1 colher de sopa de farinha de trigo integral
  • 200 gramas de sardinha fresca e triturada
  • 60 ml de água filtrada

Comece misturando todos os ingredientes até criar uma massa levemente úmida e que possa ser facilmente manipulada. Molde os biscoitos no formato que preferir. Lembre-se: o ideal é que os petiscos sirvam apenas de aperitivo e, por isso, o tamanho deve ser pequeno. Por fim, coloque os petiscos em uma assadeira forrada com papel manteiga e leve ao forno pré-aquecido por cerca de 15 a 20 minutos ou até dourar. O seu gatinho vai amar!

- Atum

O petisco de gato com atum precisa de:

  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1 xícara de farinha de aveia
  • 1 ovo
  • 200 g de atum fresco, triturado e sem sal

Para começar, coloque todos os ingredientes em um processador (ou liquidificados no modo pulsar) e bata até que a massa fique bem homogênea. Depois, você deve separar a mistura em pequenas quantidades para formar os biscoitos. Nesse caso, você pode fazer pequenas bolinhas com um “x” no meio para facilitar a mordida depois de pronto. Leve ao forno pré-aquecido e asse até dourar. Espere esfriar e ofereça ao seu pet! 

Redação: Úrsula Gomes