Ainda que sejam animais mais reservados, os felinos amam explorar, escalar e se esconder. Essa curiosidade pode ser instigada mais ainda com um enriquecimento ambiental para gatos. Proporcionar uma casa mais "gatificada" estimula os instintos naturais e ainda faz o seu bichano se movimentar. Quando o assunto é construir ambientes melhores para os felinos, vale de tudo: desde arranhadores à fontes de água - só não vale achar que basta água, ração e caixa areia. Para te ajudar nessa missão, separamos 5 ideias para garantir que a rotina do seu gatinho seja mais divertida. Dá uma olhada!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

1) Nichos para gatos são ideais para criar um ambiente divertido

Os bichanos adoram brincar e ficar em lugares altos. Então, por que não fazer um pequeno circuito para gatos usando nichos na parede? Além de tudo, é possível utilizá-los como peças integrantes da decoração da casa. Por gostarem de ver a vida de cima, as estantes e nichos para gatos fazem com que eles se sintam mais conectados com seu instinto de caçador, principalmente perto da janela, onde é possível ver o movimento da rua. 

2) Arranhador para gatos: menos estresse, mais exercícios e unhas aparadas

O arranhador para gatos é um item essencial na vida do seu bichano. Os felinos que vivem na natureza têm o instinto natural de usar as árvores e pedras para desestressar, se exercitar e aparar as unhas. Por isso, o uso do acessório é fundamental para os gatinhos domésticos. Antes de comprar um modelo específico, você precisa conhecer a preferência do seu amigo, já que existem diferentes tipos de arranhadores para gatos disponíveis.

3) Redes para gatos e tocas são ideais para relaxarem

Quem tem um felino em casa sabe como eles valorizam uma bela soneca. É por isso que criar espaços para que eles aproveitem melhor esse momento também é parte do enriquecimento ambiental. O túnel para gatos, por exemplo, é perfeito para aqueles que gostam de ficar escondidos. Já a rede para gatos é o acessório ideal para os bichanos que curtem ficar relaxando em um espaço confortável - existem modelos que podem ser colocados nas cadeiras e outros que são instalados na parede ou janelas.

 

Brinquedos para gatos que dão uma visão de cima do ambiente são os preferidos dos bichanosVarinha para gatos é capaz de tornar a relação pet-tutor mais divertidaAs redes para gatos são faciéis de fazer e criam um cantinho perfeito para o seu gato tirar uma sonecaArranhador para gatos é a maneira mais eficaz de evitar que o felino arranhe os móveisColocar petiscos dentro dos brinquedos é uma boa maneira de divertir o seu gatinho

 

4) Fontes de água para gatos: saúde e diversão ao mesmo tempo

 

Quem cria felinos em casa sabe o desafio que é estimulá-los a beber água suficiente. Por isso, distribuir fontes de água para gatos é uma forma de diminuir a predisposição à insuficiência renal - já que eles preferem beber água corrente. Você também pode tornar o momento da refeição mais divertido, colocando petiscos ou grãos de ração dentro de brinquedos que liberam o alimento à medida em que eles brincam. Assim, você leva mais diversão para a rotina do seu amigo de patinhas.

5) Varinha para gatos: um brinquedo que estreita relações

A varinha para gatos é o brinquedo perfeito para aumentar a interação entre o dono e o seu pet. Além disso, ajuda o felino a exercitar o seu instinto de caçador. Mas engana-se quem pensa é basta mexer a varinha na frente do felino para começar a brincadeira. Como os gatos possuem o instinto de caça bem afiado, o ideal é fazer movimentos leves e delicados como se fosse uma presa na natureza.

Redação: Úrsula Gomes