Saúde de cachorro

Gestação de cachorro: quanto tempo dura, como saber se a cadela está prenha, parto e muito mais

Publicado - 14 Fevereiro 2022 - 16h22

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

A gravidez canina é um momento bastante delicado da vida do pet e requer bastante atenção do seu tutor. Apesar de ser muito especial saber que a sua cachorra dará à luz a filhotinhos muito em breve, existe um conjunto de cuidados que o dono precisa estar atento. Além do tempo de gestação de cachorro, é preciso buscar pessoas interessadas em adotar os filhotes, lembrar que eles terão que ficar um tempo com mãe e também todos os cuidados que uma cachorra precisa ter durante a gravidez.

Se você está passando por isso neste momento e já está um pouco apavorado, pode ficar tranquilo que o parto de cachorro pode ser mais simples do que se imagina. Além disso, também trouxemos respostas de dúvidas frequentes.

Como saber se a cadela está grávida?

A castração de cachorra é um método muito utilizado para evitar a gestação canina, mas há tutores que desejam ter um filhote e vão atrás de um par para sua cadela. Após o cruzamento, os primeiros sintomas de gravidez de cachorro são falta de apetite, aumento das mamas, ganho de peso, sonolência e também náuseas. Mas, como há inúmeros casos de gravidez psicológica canina, para ter 100% de certeza é importante ir a um veterinário para o diagnóstico oficial.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Existem vários exames que identificam a gestação canina. Um dos mais populares é a palpação, possível de ser realizado a partir do 28º dia de gravidez. Nesse período os filhotes ainda são muito pequenos, do tamanho de uma bolinha de gude. Além disso, também é possível fazer uma ultrassonografia canina. O exame também é válido para saber quantos cachorrinhos estão sendo gerados, que podem variar de acordo com o tamanho do animal. Cachorras de porte pequeno geram entre entre 3 e 6, já as de porte grande podem parir até 12 filhotes.

O veterinário também pode fazer um raio-x, considerado um dos métodos mais eficientes. No entanto, só é recomendado entre o 45º e 55º dia de gestação, quando os esqueletos dos filhotes já estão formados.

Existe teste de gravidez para cachorro?

Sim, a verdade é que existe um teste de gravidez canina. Aliás, ele é muito parecido com o realizado por mulheres e o resultado também: uma linha é negativo e duas linhas significam que o resultado é positivo. Porém, não invente de tentar fazer sua cadela urinar em um copinho para realizar o teste. Assim como os outros exames citados anteriormente, só um veterinário pode fazer esse tipo procedimento. Diferente dos humanos, a amostra para detectar a gestação precisa ser de sangue e não da urina. Mas, um exame de sangue comum também é capaz de identificar.


A ultrassonografia na cadela grávida, além de identificar a quantidade de filhotes,  também ajuda a detectar possíveis problemas precocemente
A ultrassonografia na cadela grávida, além de identificar a quantidade de filhotes, também ajuda a detectar possíveis problemas precocemente

Quanto tempo dura a gestação de um cachorro?

Diferente dos humanos, a gestação de cachorro dura cerca de dois meses. Podendo variar entre 58 e 70 dias, é geralmente no 60º dia de gravidez que a cadela entra em trabalho de parto. Vale ressaltar que, independente do porte do animal, o tempo de gravidez é um padrão. O desenvolvimento do filhote de cachorro é rápido. Até o 30º dia os órgãos já estão quase todos formados. O esqueleto demora um pouco mais para ser formado, podendo ser identificado a partir do 45º dia. Se o pet não entrar em trabalho de parto após o 70º dia, é importante consultar um veterinário.

Cuidados durante a gestação de cachorro

Apesar do conhecimento geral de que mulheres grávidas sentem mais apetite, não é recomendável aumentar a quantidade de ração oferecida à cadela durante o primeiro mês de gestação. A partir do segundo é indicado dividir o número de refeições em pequenas porções ao longo do dia. Há rações especiais com maior valor nutritivo e que também dão mais energia para a cachorra durante esse período.

Assim que a gravidez canina é descoberta, é importante ficar atento às datas para ter certeza que tudo está ocorrendo bem durante a gestação e que os filhotes nascerão no tempo certo. É importante fazer visitas regulares ao veterinário para obter um diagnóstico mais preciso, da mesma maneira que funciona um pré-natal.

Como funciona o parto de cachorro?

É indicado que um veterinário acompanhe este momento, mas nem sempre é possível porque muitas vezes o próprio tutor é pego de surpresa. É importante nçao entrar em pânico. Caso não haja nenhum tipo de complicação, o próprio instinto da cadela dará conta de toda a situação. Mesmo assim, é importante observar todo o processo.

Se a cachorra já possui um canto da casa preferido, é bem provável que ela use esse espaço de "ninho" para dar à luz. Mesmo assim, o tutor pode preparar um lugar mais confortável e acostumá-la com a área até o dia do parto. Como já foi dito, muitos donos são pegos de surpresa, mas próximo ao 70º dia de gestação, é possível medir a temperatura do pet para descobrir se o nascimento está próximo. Se estiver entre 36°e 37°C ou menos, o momento está chegando.

Outro sinal do trabalho de parto é a cachorra ofegante. Se isso acontecer, não se assuste. Continue observando o comportamento do pet e chame um veterinário se achar necessário. Evite estresse durante esse momento, pois pode gerar complicações durante o parto. Caso o tutor também seja dono do cachorro macho, é indicado mantê-lo afastado durante o nascimento para que não haja nenhum estranhamento. As fêmeas podem ficar muito ariscas durante esse período.


Na maioria das vezes a cadela grávida consegue fazer o próprio parto sozinha
Na maioria das vezes a cadela grávida consegue fazer o próprio parto sozinha

Parto de cachorro: como ajudar?

E caso você esteja se perguntando como fazer o parto de cachorro, nesse caso é importante ter em mente que, às vezes, não atrapalhar é a melhor forma que o tutor tem de ajudar. Em nenhuma hipótese tente empurrar ou apertar a barriga do seu pet. Também não puxe o filhote caso sinta que ele esteja preso - só um veterinário pode fazer esse tipo de procedimento. Além disso, as próprias cadelas cortam os cordões umbilicais com os seus dentes e também comem a placenta. Evite colocar os cachorrinhos para mamar assim que nascem. Na maioria dos casos, a fêmea espera que todas as crias nasçam para deitar e amamentar.

Mesmo assim, é importante ficar atento a alguns detalhes. Caso sinta que sua cachorra esteja sentindo muita dor, entre em contato com um veterinário. O intervalo entre o nascimento dos filhotes não costuma passar de duas horas. O número de placentas também é um detalhe importante para ficar de olho. Confira se todos os filhotes nasceram com placenta, porque se alguma ficar dentro da mãe, pode haver complicações.

Os filhotes nascem cegos e surdos, mas pode ter certeza que eles acharão o caminho certo para se alimentarem. Além do olfato apurado, as lambidas da mãe estimulam os movimentos musculares e também a respiração de suas crias.

Cesárea em cachorro: em quais casos é necessária uma intervenção cirúrgica?

Apesar de não ser muito comum, em alguns casos é necessário fazer cesariana em cadelas. No entanto, essa não é uma decisão que o tutor pode tomar no dia do parto. A cachorra já precisa ter feito todo um acompanhamento veterinário durante a gestação para identificar possíveis complicações. A cesariana em cachorro ocorre quando há deformidades na pelve da mãe, estresse ou algum problema de saúde específico.

No caso de algumas raças, como Bulldogs e Pug, o parto normal é muito difícil por conta da anatomia dos pets. A má formação do crânio e o focinho achatados, que dificulta a respiração, são fatores que deixam o quadro ainda mais grave. Uma complicação durante o parto, independente da raça, também pode necessitar intervenção cirúrgica. Em alguns casos, até a idade da mãe pode influenciar. Por isso é muito importante fazer um acompanhamento veterinário durante toda a gestação.

A cirurgia é feita com a cachorra anestesiada. O veterinário fará um corte que começa na púbis e vai até a região do umbigo. O corte pode variar de acordo com o tamanho da mãe e dos filhotes. O procedimento não é tão agressivo quanto parece e a cadela pode voltar para casa no mesmo dia. Já em casa, a cesárea canina precisa de cuidados básicos, como a manutenção e higiene da cicatriz. E quanto custa o parto de cachorro? O valor de uma cesárea de cachorro pode variar entre R$1.200 e R$3.500 e por isso só é indicado em casos realmente necessários.

Busque um lar para os filhotes de cachorro o quanto antes

Apesar de, recentemente, existir uma busca maior por partos de cesárea, muitos veterinários recomendam que esse momento aconteça de forma natural. Como foi dito anteriormente, o instinto animal é muito forte e na hora o seu pet saberá o que fazer. O tutor precisa apenas se preocupar em montar um ambiente confortável para a mãe, observar o crescimento dos filhotes e escolher bem para quem irá doá-los. A adoção de cachorro filhote costuma ser bem mais fácil do que no caso de cães adultos. Em caso de gravidez indesejada, é importante lembrar que abandonar animais é crime pelo Art. 32, da Lei Federal nº. 9.605, de 12.02.1998 (Lei de Crimes Ambientais) e pela Constituição Federal Brasileira, de 05 de outubro de 1988.

Redação: Victor Viana

Comportamento

Messi, cachorro do premiado 'Anatomia de uma Queda', consolida estrelato e vai ganhar minissérie

O cachorro Messi conquistou o coração de todo mundo durante a cerimônia do Oscar 2024. O cãozinho, da raça Border Collie, teve uma p...

Alimentação

7 alimentos que cachorro não pode comer de jeito nenhum - o último é o pior deles

Existe uma longa lista de alimentos que cachorro não pode comer. Por mais que os cãozinhos sejam membros oficiais da família e prese...

Comportamento

Cachorro caramelo invade aula de dança e resolve mostrar todo o seu gingado natural

O vira-lata caramelo é um verdadeiro símbolo do Brasil e dos brasileiros. Ele sempre está nas aventuras mais inusitadas possíveis. J...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Gato

Gato cinza: 10 raças incríveis que podem nascer com essa cor

É impossível não se encantar pelo charme e personalidade do gato cinza. Por onde andam, chamam a atenção pela aparência marcante e j...

Comportamento

Messi, cachorro do premiado 'Anatomia de uma Queda', consolida estrelato e vai ganhar minissérie

O cachorro Messi conquistou o coração de todo mundo durante a cerimônia do Oscar 2024. O cãozinho, da raça Border Collie, teve uma p...

Alimentação

7 alimentos que cachorro não pode comer de jeito nenhum - o último é o pior deles

Existe uma longa lista de alimentos que cachorro não pode comer. Por mais que os cãozinhos sejam membros oficiais da família e prese...

Comportamento

Cachorro caramelo invade aula de dança e resolve mostrar todo o seu gingado natural

O vira-lata caramelo é um verdadeiro símbolo do Brasil e dos brasileiros. Ele sempre está nas aventuras mais inusitadas possíveis. J...

Ver todas