Adoção animal

Gato Somali: tudo que você precisa saber sobre a raça felina

Publicado - 25 Novembro 2022 - 14h55

Atualizado - 26 Maio 2024 - 16h52

O gato Somali é um felino de aparência exótica e selvagem que pertence ao grupo de animais domésticos. Ele parece bastante com o gato Abissínio, sendo que a maior diferença entre as raças é que o gato Somali (filhote ou adulto) tem uma pelagem mais comprida e expressiva. É um bichano de porte médio, atlético e com uma personalidade super apaixonante - principalmente se você gosta de um gatinho bem ativo e, ao mesmo tempo, carinhoso. Que tal conhecer melhor a raça de gato Somali? O Patas da Casa preparou um guia com tudo que você precisa saber sobre esses peludos!

Gato Somali: como surgiu a raça?

Quando vemos um Somali, gato lembra bastante a raça Abissínio e isso não é mera coincidência: o Somali, de fato, foi originado a partir dos Abissínios. Para se ter uma ideia, morfologicamente as duas raças são idênticas. O que as diferencia é a pelagem comprida do gato Somali, que começou como uma “anomalia” nos Abissínios, mas pouco tempo depois chamou a atenção de criadores e se transformou em uma raça à parte.

O gene responsável por pelos longos surgiu espontaneamente na raça do Abissínio no final dos anos 1960, na Grã-Bretanha. No entanto, como esse não era um traço desejável para a raça, os filhotes com essa característica eram “separados” da ninhada e foram exportados para a Europa e Estados Unidos. Porém, algumas pessoas se interessaram por estes animais e, em 1976, a criadora norte-americana Evelyn Mague conseguiu fixar este atributo nos gatinhos, dando origem à raça Somali.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Altura do gato Somali não é a única característica que chama a atenção

Basta ver algumas fotos de gatos da raça Somali para perceber que as características destes bichanos vão muito além dos seus pelos longos. Esses animais têm uma estatura média e um corpo atlético, robusto e musculoso. A cauda é espessa, orelhas grandes e apontadas para cima, além de olhos expressivos e penetrantes com cores amarelo, verde ou avelã.

Na pelagem, o gato Somali tem o mesmo padrão ticking do Abissínio, alternando faixas escuras com faixas mais claras. As cores do gato podem ser laranja, marrom e é possível encontrar até mesmo um gato Somali azul. Em questão de tamanho, a altura da raça de gato Somali varia de 20 a 25 cm e o peso pode ser de 4 a 6 kg.

Raça de gato Somali é agitada, independente e afetuosa com a família

Energia é uma das palavras que melhor descrevem o gato Somali. Esses bichanos são super ativos e cheios de disposição, então é muito difícil vê-los parados por muito tempo. É até curioso, pois normalmente as pessoas estão acostumadas com felinos que passam boa parte do tempo tirando sonecas, mas quando falamos do Somali, gato ama uma boa aventura. Ele é um típico gato caçador, com um instinto bem aflorado, e adora ter presas por perto para perseguir - mas é importante tomar cuidado para ele não comer bichinhos e outros insetos, ok?!

O gato Somali ama pular, brincar e estar perto dos donos. Por isso, uma dica é apostar na gatificação da casa e promover diferentes espaços adaptados para o bichano. Nichos, prateleiras, camas suspensas, redes: tudo isso será muito apreciado pelo gato Somali. Além disso, brincadeiras interativas - como usar a varinha para gatos, por exemplo - estimulam os instintos da raça ao mesmo tempo em que aproximam o tutor do animal.

 

Gato Somali com pelos avermelhados
Somali gato: preço da raça leva em consideração aspectos físicos e genéticos

 

Com os donos, o gato Somali é um amor! Ele é afetuoso, mas não é do tipo que gosta de ser pegado o tempo todo. A raça - especialmente as gatas Somali - prefere demonstrar seu carinho estando perto, seguindo os humanos pela casa e se enroscando nas pernas da família. Ainda assim, vale ressaltar que o gato Somali não é nem um pouco carente e tem uma personalidade bem independente. Para completar, esse é um pet que não tem dificuldade de se relacionar com outras pessoas e animais, mas pode ser um pouco mais reservado nessas horas.

4 curiosidades sobre o gato Somali

1) O gato Somali é como se fosse uma versão do gato Abissínio com pelos longos.

2) O nome do gato Somali é uma referência ao país vizinho da Etiópia, país onde o gato Abissínio foi originado.

3) A raça de gato Somali tem uma expectativa de vida relativamente alta, podendo chegar a 16 anos.

4) Somali é um gato que não gosta de colo e tem maneiras bem particulares de demonstrar afeto e carinho.

Gato Somali filhote: como cuidar e o que esperar do felino?

O gato Somali é um felino naturalmente ativo, mas que pode esbanjar ainda mais energia quando filhote. Ele tem um comportamento curioso e movido por instintos, então pode se preparar para um gatinho bem explorador e aventureiro querendo desbravar todos os cantinhos da casa. No entanto, é importante ter em mente que o filhote de gato Somali deve passar os dois primeiros meses ao lado da mãe e irmãos - somente após esse período o felino pode ir para seu novo lar.

Para receber um gato em casa, é importante tomar certos cuidados. O primeiro deles é telar todas as janelas para manter o bichano em segurança. Além disso, você deve pensar nas necessidades do seu novo amigo e comprar alguns acessórios indispensáveis como: caixa de areia para gatos, potes de ração e água, caminha, arranhadores, brinquedos e itens básicos de higiene.

Também é importante ter atenção com a alimentação e saúde do animal, investindo em rações próprias para a faixa etária do gato Somali e consultando um veterinário para aplicar as primeiras doses de vacina para gatos.

 

Filhote de gato Somali
O filhote de gato Somali é uma bolinha felpuda e cheia de energia

 

Rotina do gato Somali requer alguns cuidados básicos

  • Escovação: por ser um felino com pelos longos, o gato Somali precisa de escovações a cada dois ou três dias para manter o aspecto dos fios saudáveis. Na época da troca de pelos, é importante que esse cuidado se torne diário.
  • Dentes: o tártaro em gatos é um problema bastante sério e que pode ser facilmente evitado com uma rotina de higiene bucal. Portanto, o ideal é separar pelo menos dois dias da semana para escovar os dentes do gato Somali.
  • Orelhas: é necessário ter um cuidado com o ouvido do seu animal de estimação, pois o acúmulo de cera pode facilitar quadros de otite em gatos. A limpeza da região deve ser feita semanalmente com produtos indicados pelo veterinário.
  • Unhas: no geral, as unhas dos felinos se desgastam naturalmente com o arranhador para gatos. Porém, ainda assim é importante verificar as garras do animal regularmente e, quando necessário, apará-las.

O que você precisa saber sobre a saúde da raça de gato Somali

O gato Somali costuma ser bem saudável no geral, mas apresenta predisposição genética para duas doenças: atrofia progressiva da retina e deficiência da enzima piruvato quinase. A deficiência enzimática pode causar anemia em gatos e acredita-se que 15 a 30% dos gatos Somali e Abissínio sejam portadores da condição. Já a atrofia progressiva da retina é um problema que causa cegueira gradual no paciente, devendo ser acompanhada por um especialista.

Além destes quadros, é fundamental manter o calendário vacinal dos bichanos sempre atualizados. A vacina de gato não pode sofrer atrasos, ou a saúde do animal pode ficar comprometida. Além disso, não esqueça de fazer consultas de check-up, aplicar vermífugos e manter o gato Somali livre de parasitas.

Somali: gato tem preço mínimo de R$ 5.000

Para comprar gato Somali, preço costuma partir de R$ 5.000. Alguns fatores que influenciam no valor final são as cores do animal, sexo e linhagem genética. Fêmeas normalmente custam mais caro do que os machos, por exemplo. Além disso, se o bichano já estiver vacinado, vermifugado e/ou castrado, pode ser um pouco mais caro também.

É importante fazer uma boa escolha de gatil. Gato Somali não deve ser vendido por preços muito inferiores ao mencionado, ou são altas as chances de ser uma cilada. Para comprar um gato de raça com segurança - seja Somali ou não -, é necessário pesquisar muito bem sobre os gatis disponíveis e as referências do local. Se possível, recomendamos realizar algumas visitas ao espaço antes de efetuar a compra para ter certeza de que todos os animais são bem tratados e bem cuidados.

Raio-x do gato Somali

Origem: Grã-Bretanha
Pelagem: longa
Cores: padrão ticking com laranja, marrom ou azul
Personalidade: extrovertido, independente, ágil e ativo
Nível de energia: alto
Expectativa de vida: 13 a 16 anos

Redação: Juliana Melo

Edição: Luana Lopes

Cuidados

Quantos anos vive um gato? 5 perguntas e respostas sobre a idade dos gatos

Uma pergunta que, mais cedo ou mais tarde, todo tutor faz é: quantos anos vive um gato? E a verdade é que se o pet receber todos os ...

Comportamento

Filme para assistir com meu gato: 11 filmes protagonizados por gatinhos para ver acompanhado do seu pet

Quem precisa de uma noite badalada quando você pode aproveitar o momento para assistir filmes do lado do seu bichinho de estimação, ...

Gato

Tipos de gato Savannah: curiosidades sobre a raça híbrida que é uma das mais caras do mundo

Considerado um dos felinos mais caros do mundo, o gato Savannah é cheio de curiosidades e características impressionantes. A raça, q...

Adote um animal

Os nomes para gatos fêmeas mais famosos do momento: 100 dicas para escolher como chamar seu novo pet em 2024

Existem muitas opções de nomes para gatos fêmeas para escolher depois da adoção.  A inspiração para nomes de gatos pode vir de ...

Cuidados

Quantos anos vive um gato? 5 perguntas e respostas sobre a idade dos gatos

Uma pergunta que, mais cedo ou mais tarde, todo tutor faz é: quantos anos vive um gato? E a verdade é que se o pet receber todos os ...

Cachorro

"Hachiko - Para Sempre": novo filme inspirado na comovente história do leal cachorro japonês chega aos cinemas

Se você é uma daquelas pessoas que amam um bom filme de cachorro, temos uma boa notícia: um novo longa-metragem chegou aos cinemas n...

Comportamento

Filme para assistir com meu gato: 11 filmes protagonizados por gatinhos para ver acompanhado do seu pet

Quem precisa de uma noite badalada quando você pode aproveitar o momento para assistir filmes do lado do seu bichinho de estimação, ...

Gato

Tipos de gato Savannah: curiosidades sobre a raça híbrida que é uma das mais caras do mundo

Considerado um dos felinos mais caros do mundo, o gato Savannah é cheio de curiosidades e características impressionantes. A raça, q...

Ver todas