Adoção animal

Gato Abissínio: conheça essa raça de gato de origem etíope

Publicado - 27 Setembro 2021 - 20h00

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

O Abissínio é, sem dúvidas, uma raça de gato exótico que sempre chama a atenção de quem o vê. O gato Abissínio, popular por causa da sua aparência um tanto peculiar e pelagem alaranjada, também conquistou vários admiradores ao redor do mundo graças ao seu temperamento dócil, carinhoso e brincalhão. Preparamos uma matéria bem especial sobre essa raça de gato que parece onça puma, com tudo que você precisa saber sobre o felino: origem do gato, características do gato abissínio, preço, traços de personalidade, cuidados com a sua saúde e rotina, além de algumas curiosidades. Dá só uma olhada e prepare-se para se apaixonar pelo bichano!

A origem do gato Abissínio passa pela Etiópia e Inglaterra

Há suspeitas de que o Abissínio é uma das raças de gatos mais antigas do mundo. A origem do gato vem da atual Etiópia, região que antigamente era chamada de Abissínia. No entanto, algumas pessoas acreditam que o Abissínio seja um gato do Egito. Raça tem muitas semelhanças com os gatos sagrados que eram pintados nos túmulos dos faraós. Mas, por mais que exista essa especulação sobre a origem do gato, não há registros de fósseis do animal no local.

Outra curiosidade sobre a origem do gato Abissínio é que, embora tenha surgido na Etiópia, a raça do jeito que nós conhecemos hoje foi desenvolvida na Inglaterra, no século XIX. Confuso? A gente explica: um exemplar do Abissínio - chamado de Zulu - foi levado para o Reino Unido pelo general Robert Napier, que havia realizado uma expedição na região da Abissínia. Ao chegar no país inglês, o gato Abissínio Zulu foi cruzado com outros gatos que possuíam características semelhantes até chegar na raça atual, que só foi reconhecida oficialmente pela Inglaterra no ano de 1882.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Essa raça de gato que parece onça possui características físicas marcantes

O gato Abissínio tem traços físicos bastante peculiares, sendo uma raça de gato que parece onça parda (animal também conhecido como puma). Para começar, o Abissínio possui o formato da sua cabeça triangular, com contornos levemente arredondados, e orelhas grandes e abertas para cima que parecem estar sempre atentas ao que acontece ao seu redor. Os olhos dessa raça de gato tipo onça também são bastante expressivos (o que ajuda na linguagem corporal felina), podendo aparecer nas cores verde, avelã ou amarelado.

Já a pelagem do Abissínio, gato de porte médio, é densa, sedosa e curta. A cor da pelagem pode ser encontrada em diferentes cores: tons alaranjados (que são os mais comuns), marrons ou azuis. Geralmente, os tons alternam entre claro e escuro (sendo a parte mais escura na linha da coluna e suavizando nas partes internas). O gato Abissínio possui um peso médio de 5 a 6 kg, com um corpo bem definido e musculoso, e isso não é à toa: o Abissínio tende a ser muito ativo e gosta de estar em constante movimento. Por isso, essa raça de gato tipo onça também possui pernas longas, que ajudam nos saltos.

Abissínio: gato é incrivelmente dócil, carinhoso e brincalhão

Os gatos têm fama de reservados, quietos e independentes; mas não é isso que acontece quando falamos do Abissínio. Gato desta raça, diferente da maioria, tem um comportamento totalmente contrário: é super amoroso, adora interagir com a família, e chega até mesmo a ser um pouco dependente dos humanos. O gato Abissínio se apega rapidamente às pessoas que convivem com ele, e é bastante comum vê-lo pedindo carinho em vários momentos do dia, parecendo até mesmo um cachorro. O Abissínio pode ser a companhia ideal para quem procura um amigo de quatro patas bem afetuoso e comunicativo. Além do mais, sua personalidade bastante amigável permite que se dê muito bem com praticamente todo mundo: adultos, crianças e até mesmo outros animais - inclusive cães. Por isso, a convivência costuma ser muito fácil para todos e o processo de socialização também acontece com facilidade.

O Abissínio é um gato extrovertido que adora brincar e possui uma energia que parece ser infindável, pois está sempre procurando novas formas de se divertir. É difícil encontrar o gato Abissínio totalmente parado: está sempre ou brincando sozinho ou chamando seu tutor para se divertir junto. Muitas pessoas, inclusive, acreditam que esse é um felino que “nunca cresce” e, por isso, costuma apresentar um comportamento tão dócil e carismático que lembra muito os filhotes. Mas além dessa doçura, o Abissínio tem outra qualidade impressionante: inteligência. O gato Abissínio é considerado uma das raças de gato mais inteligentes que existem. Isso pode ser muito perceptível durante o adestramento, pois o felino consegue aprender os truques com facilidade. Sua curiosidade e empolgação fazem com que, para ele, o processo seja algo divertido e mais um momento de proximidade com o tutor.

Curiosidades do Abissínio: conheça alguns segredos da raça

  • O Abissínio quase foi extinto após o fim da Segunda Guerra Mundial, assim como várias outras raças de gato. A sorte foi que, um pouco antes, alguns Abissínios sofreram algumas mudanças na Grã-Bretanha, o que permitiu que a raça fosse praticamente recriada através de Abissínios de outras partes do mundo.
  • Nas décadas de 60 e 70 houve uma epidemia de leucemia felina. Novamente, o Abissínio quase foi extinto mas conseguiu ser salvo
  • O gato Abissínio ama subir em árvores e é ótimo nisso. Por isso, fique atento às cortinas e prateleiras dentro de casa, pois na falta de árvores ele vai escalar qualquer coisa que esteja no alto!

O Abissínio é um gato extremamente popular

Sem dúvidas, o gato Abissínio é uma das raças mais populares que existem! Seu sucesso acontece principalmente nos Estados Unidos e na Europa, sendo considerado uma das mais queridas entre os gatos de pelo curto. Nesses países, o Abissínio só fica atrás mesmo do gato Siamês no quesito popular. Não é à toa que a raça já foi salva duas vezes de extinção. O que não faltou foi gente se empenhando para manter o Abissínio sempre presente!

 

O filhote de gato Abissínio é muito curioso, traço marcante de sua personalidade inteligenteO gato Abissínio é sociável e adora interagir com seus humanos e outros animaisO Abissínio também pode ser encontrado com tons azulados e cinzaImpossível ver um Abissínio filhote e não sentir vontade de adotar umAbissínio: gato da raça é muito ativo e adora brincarO gato Abissínio filhote possui um jeitinho dócil e ama ficar com a famíliaO Gato Abissínio filhote é, definitivamente, uma fofura! Como resistir?Abissínio: gato dessa raça é um verdadeiro companheiro para todas as horas (e todos os carinhos)

 

Alguns cuidados gerais com o gato Abissínio que todo tutor deve ter 

 

• Escovação dos pelos do Abissínio:

Recomenda-se que o tutor escove os pelos do Abissínio uma vez na semana ou, no máximo, a cada 15 dias. Tudo vai depender da necessidade do seu gatinho, já que em algumas épocas do ano o felino pode soltar mais pelo do que em outras. A escovação do Abissínio ajuda a remover a pelagem morta e deve ser feita com uma escova ou luva específica para isso. Fora a escovação, os pelos do gato Abissínio não precisam de outros cuidados específicos.

• Unhas e dentes do Abissínio requerem atenção:

Cortar as unhas do gato Abissínio é fundamental para evitar que ele machuque a si mesmo ou aos outros, e é uma prática que deve ser feita mensalmente. Além disso, o gato Abissínio, assim como os humanos, também precisa escovar os dentes para evitar diversos problemas bucais, que são um verdadeiro perigo. 

• Alimentação do Abissínio é importante para mantê-lo saudável:

A alimentação é um dos pontos mais importantes na hora de cuidar de gatos. Portanto, para um Abissínio, invista em uma ração para gato de qualidade que esteja de acordo com a fase de vida do seu bigodudo. Para alimentar o Abissínio, existem várias opções, da ração seca aos sachês. Basta escolher a de sua preferência! Além disso, petiscos também são muito bem vindos de vez em quando para dar aquele “mimo” ao seu amigo de quatro patas.

• Hidratação do gato Abissínio precisa ser estimulada:

Não só o Abissínio mas os felinos em geral normalmente não bebem muita água, e é preciso encontrar formas de estimular isso, pois a falta de hidratação adequada é o principal motivo para diversos problemas renais. Por isso, para fazer seu gato Abissínio se hidratar melhor, além dos sachês para gatos, uma outra opção é investir em fontes de água, que estão sempre dispostas com água fresquinha e filtrada. Outra ideia é espalhar potinhos de água em diferentes cômodos da casa.

• Brincadeiras devem fazer parte do cotidiano do Abissínio:

Ativo e com muita energia para gastar, o gato Abissínio adora um novo brinquedinho, principalmente se for daqueles interativos e que despertam a curiosidade. Esses bichanos, inclusive, são capazes de se entreter por horas a fio com qualquer objeto que seja do seu interesse. O Abissínio também adora pular e explorar todos os cantos da casa. Por isso, antes de adotar um Abissínio, uma boa ideia é planejar a gatificação do ambiente, investindo em nichos e lugares adaptados para o gato poder brincar à vontade. 

Filhote de Abissínio: gato tem jeitinho brincalhão desde cedo

O filhote de gato Abissínio precisa de alguns cuidados para ter um desenvolvimento saudável. Antes de tudo, é fundamental cumprir o calendário de vacinação e vermifugação para deixar seu gatinho protegido de algumas doenças. Além disso, o Abissínio filhote deve ter os acessórios necessários para sua vivência como caminha, bebedouro e comedouro, além da caixa de areia do gato. A alimentação do filhote de Abissínio deve ser feita com os nutrientes essenciais para a sua faixa etária. O Abissínio filhote já é bem inteligente e espertinho. Além disso, é bem brincalhão, então faça questão de passar um tempinho com ele e ajudá-lo a se divertir.  

Gato Abissínio pode ter predisposição à problemas nos rins e nos dentes

No geral, não tem muito com o que se preocupar com a saúde do Abissínio. Gato da raça costuma ser bastante saudável, principalmente se receber todos os cuidados básicos e estiver com o calendário de vacinações sempre em dia. Os check-ups regulares do Abissínio com um veterinário, aliás, são de extrema importância para saber como anda a saúde do seu amigo. O gato Abissínio é uma raça que possui predisposição genética para uma doença renal conhecida como amiloidose renal. Trata-se de um quadro grave que, se não receber os devidos cuidados, pode levar o animal a óbito, mas que costuma afetar apenas uma pequena parcela da população de felinos. Além disso, o tutor de um gato Abissínio deve estar sempre atento aos cuidados com os dentes do gato, pois os bichanos desta raça são mais suscetíveis ao desenvolvimento de certos problemas bucais, como cáries, gengivite e tártaro.

Gato Abissínio: preço do filhote não é muito caro

Está pensando em comprar gato Abissínio? Antes de mais nada, certifique-se de procurar um lugar de confiança. Para comprar gatos de qualquer raça, inclusive o Abissínio, gatil precisa ter boas referências e levar a sério o bem-estar dos bichinhos. Embora não seja uma das tarefas mais fáceis encontrar um gato Abissínio filhote no Brasil, pois é uma raça que é mais popular lá fora, a boa notícia é que você não precisará gastar fortunas para adquirir o bichano. Para comprar o gato do Egito, preço costuma variar entre R$1000 e R$2000. Essa variação não é muito grande. No gato do Egito, valor vai depender, principalmente, da linhagem do animal. 

Raio-X do Gato Abissínio: saiba as principais características da raça

  • Porte: Médio
  • Média de altura: 30 cm
  • Peso: 5 a 6 Kg
  • Pelo: Densa, sedosa e curta
  • Cores: Tons alaranjados, marrons ou azuis.
  • Expectativa de vida: 12 anos

 Redação: Juliana Melo e Maria Luísa Pimenta

 

Publicada originalmente em: 07/08/2020

Atualizada em: 27/09/2021

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Gato

Qual o maior gato selvagem do mundo? Descubra quais são os grandes felinos mais impressionantes

Gatos selvagens sempre chamam atenção e despertam curiosidade, principalmente os de grande porte. A verdade é que “gato selvagem” nã...

Adote um animal

Gata viaja 70 km escondida embaixo de caminhão e é adotada após ser descoberta pela PRF

Viajar com gato não é uma tarefa tão simples. Os felinos normalmente são muito apegados com a rotina e não gostam de ser tirados da ...

Gato

Gato idoso: veja neste infográfico como cuidar do felino na terceira idade

Cuidar de gato idoso é uma tarefa desafiadora para muitos tutores. Realmente esses pets precisam de muita atenção e cuidados, mas is...

Alimentação

7 alimentos que cachorro não pode comer de jeito nenhum - o último é o pior deles

Existe uma longa lista de alimentos que cachorro não pode comer. Por mais que os cãozinhos sejam membros oficiais da família e prese...

Comportamento

Cachorro caramelo invade aula de dança e resolve mostrar todo o seu gingado natural

O vira-lata caramelo é um verdadeiro símbolo do Brasil e dos brasileiros. Ele sempre está nas aventuras mais inusitadas possíveis. J...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Ver todas