A raça de gato mais cara e uma das mais raras do mundo é o gato Savannah. De fato, esse é um animal único, e a explicação está na sua origem: o gato Savannah surgiu a partir do cruzamento de um felino africano (Serval) com um doméstico, virando basicamente um Serval domesticado. Muito selvagens, os Servais são animais enormes, que medem cerca de 70 cm de altura e pesam até 25 kg: o “Gato da Savana” é quase como um leopardo domesticado e até as pintas pelo corpo são bem semelhantes.

Qual raça de gato você é?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Raça Savana ou Savannah? Qual o jeito certo de escrever? A verdade é que não faz diferença, pois as duas maneiras estão corretas. O gato gigante Savannah tem várias nomenclaturas e é classificado em 5 grupos que definem suas características e personalidade em geral. Para te ajudar a conhecer melhor o gato Serval - preço, comportamento, tipos e cuidados com a raça -, preparamos uma matéria especial sobre esse adorável felino!

A origem da raça de gato Savannah é surpreendente

Diferente de outras raças de gato, a história do gato Savannah é relativamente recente. Tudo começou em 1986, quando a gatinha doméstica da americana Judee Frank deu à luz a um gato híbrido, resultado do cruzamento com um Serval Africano. Tanto o gato quanto à raça foram chamados de Savannah, que é o nome que perdura até hoje. Ele foi criado por uma outra criadora, chamada Suzi Mustacio, e três anos mais tarde descobriu-se que Savannah estava grávida de três outros gatinhos, que partiram do cruzamento com um outro felino doméstico. Enquanto isso, Suzi escreveu dois artigos sobre o gato Serval que chamaram a atenção de um outro criador, chamado Patrick Kelley, que foi o grande responsável pela criação da raça de gato Savannah junto de Joyce Sroufe.

Para se ter uma ideia, embora o primeiro Serval doméstico tenha nascido em 1986, foi somente no ano de 2012 que a raça Savana passou a ser reconhecida oficialmente pelo TICA (The International Cat Association). É por isso que o gato de Savana é uma raça super recente e rara, além de ser considerada uma das raças mais caras de gato do mundo. Para se ter uma ideia, quando se trata do “Serval cat”, preço pode chegar a R$ 50 mil!

Gato Savannah: raça tem grandes semelhanças com o Serval

O gato Savannah é magro e muito grande, com pernas compridas que chamam muita atenção - não é à toa que ele faz parte do grupo de raças de gato gigantes. No entanto, com os cruzamentos das gerações de Savana, gato hoje em dia pode ser encontrado com um tamanho “padrão” que varia entre 50 e 60 cm de comprimento (em alguns casos, pode ser mais ou menos do que isso). Já o peso vai depender muito da linhagem: enquanto o gato Savannah F5 pesa até 11 kg, o Savannah F1 pode atingir até 25 kg.

O que chama atenção logo no começo no gato Serval são as orelhas, que diferentemente das orelhas de outros felinos, são grandes, pontiagudas, um pouco mais juntas que o normal e viradas para a frente. Outra característica marcante são os olhos da raça Savana: redondos, de cor clara e com uma linha, parecida com a marca de um delineador, que seguem em direção ao focinho. Esses felinos tão exóticos são cheios de curiosidades e costumes que se assemelham um pouco ao lado selvagem do Serval - inclusive, por isso algumas pessoas costumam se referir a raça como “Serval cat” ou “gato Serval”.

Entenda as numerações do gato Savannah e como isso determina o seu temperamento

O gato Savannah possui cinco gerações que ajudam a identificar o temperamento, tamanho e espécie do felino. São definidos pela letra F, sendo o gato Savannah F1, F2, F3, F4 e F5. Entenda cada um dos números abaixo:

  • Gato Savannah F1

O gato Savannah F1 vem do cruzamento direto de um gato doméstico com o felino selvagem Serval. Nesse caso, são gatos que podem ter uma parcela maior de comportamento selvagem. Isso não significa que não são gatos carinhosos, apenas que podem não aceitar alguns comportamentos que um gato 100% domesticado aceitaria.

Um exemplo é o gato no colo. O Savannah F1 é irresistível, mas não tente pegá-lo, ok?! Apenas aproveite a sua companhia quando ele se esfregar em suas pernas ou estiver por perto. No caso da geração F1, Savannah cat pode não se apegar com tanta facilidade.

Esses são os maiores gatos da raça Savana, justamente por serem tão próximos do Serval, que é um felino imenso por natureza. Por isso, podem pesar entre 15 kgs e 25 kgs. É o gato mais caro, em comparação com as outras gerações.


  • Gato Savannah F2

O gato Savannah F2 tem ainda uma chance considerável de expressar características de um comportamento selvagem, já que é a geração que vem imediatamente após o cruzamento de um gato Serval F1 com um animal doméstico. O peso varia de 15 kg a 20 kg, e por isso ainda se assemelha bastante aos felinos da geração F1.

Embora o gato Savannah F2 possa sentir afeto pela família e por outros animais do local, ainda não são gatos apegados ou extremamente carinhosos. Também é um dos gatos mais caros, mas com um custo inferior à geração F1.


  • Gato Savannah F3

O gato Serval da geração F3 (geralmente surgidos a partir do cruzamento entre gatos F2) já é ideal para famílias e pessoas que gostam de ter a companhia e a atenção de um bichano. Eles se parecem mais com os gatos domésticos, ainda que sejam maiores que a maioria, com peso entre 12 kg e 17 kg.

O gato Savannah F3 tem uma parcela de suas características influenciadas pelo lado selvagem, no entanto, são felinos que podem se apegar a poucos humanos. Em comparação com as gerações anteriores de gato Savannah, valor do F3 é bem mais em conta (mas ainda assim é um gato caro).


  • Gato Savannah F4

O gato Savannah F4 tem um instinto selvagem quase nulo, mas ainda é possível perceber resquícios dos seus ancestrais. Quando se trata da geração F4, Savannah é bem semelhante aos gatos domésticos em questão de comportamento, mas é maior do que os felinos que encontramos por aí, podendo pesar entre 8 kg e 12 kg (sendo ainda menor que o gato Savannah da geração F3).

São gatos mais carinhosos, que gostam de ganhar carinho e convivem bem com crianças e outros animais. Outro ponto importante é que, diferente da geração F1 que é o gato mais caro do mundo, o Savannah F4 tem um preço bem mais acessível.


  • Gato Savannah F5

A última geração do gato Savannah, também conhecido como F5, é praticamente um Serval doméstico, pois são os felinos mais domesticados possíveis. Como não há nenhum indício de cruza direta com o Serval, seu comportamento não sofre grandes interferências selvagens. Portanto, são pets domésticos, porém um pouquinho maiores: eles pesam entre 6 e 11 kg por causa da influência do Serval.

Os gatinhos Savannah F5 são carinhosos, apegados e ideais para grandes ou pequenas famílias. Além disso, essa é a versão mais barata possível da raça e está longe de ser o gato mais caro do mundo.

 

Gato Savannah F1: esse peludo tem mais características com o Serval do que os outros.O gato Savannah da geração F2 ainda mantém boa parte do comportamento selvagemServal doméstico F3 é um pouco mais parecido com os felinos domésticos, mas tem lado selvagemGeração F4: gato Savannah é maior que o dos gatos domésticos, mas se parece menos com o ServalGato Savannah F5: esse já não tem quase nenhuma aproximação com o Serval

 

Raças de gatos híbridos: quais instintos do gato Savannah permanecem?

 

Como já deu para perceber, o gato Savannah é uma raça com várias particularidades. Enquanto as gerações F4 e F5 são mais dóceis e parecidas com um gato doméstico, as versões F1, F2 e F3 ainda carregam muitas heranças selvagens dos seus antepassados. Dentre os instintos selvagens, pode-se destacar a desconfiança e necessidade de preservar o “lado caçador” dos felinos. Isso quer dizer que são gatos que precisam de um espaço adequado para explorarem e exercerem seus instintos. Sobre a desconfiança, não quer dizer que o gato Savannah é um gato arisco, mas não espere que as gerações F1, F2 e F3 sejam totalmente apegadas com humanos, porque não vai acontecer.

Quanto ao gato Savannah F5 e F4, o enriquecimento ambiental muitas vezes já é suficiente para dar conta do recado. Instalação de nichos e prateleiras, além de arranhadores, são fundamentais para garantir o bem-estar do pet que, assim como qualquer outro felino domesticado, também precisa de estímulos frequentes.

Como é a convivência com a raça de gato Savannah?

Isso vai depender muito da geração de gato Savannah que o tutor escolher. É delicado generalizar o comportamento e temperamento do Serval doméstico porque são aspectos que podem variar muito e que estão intimamente ligados com a proximidade ao Serval Africano. O que se sabe, porém, é que no geral a raça Savana tende a ser muito ativa e está sempre procurando alguma coisa para fazer. São animais extremamente curiosos e um tanto extrovertidos, já que adoram brincar e correr por aí.

A raça de gato Savannah também pode se entediar com facilidade, por isso é importante saber como estimular o pet fisicamente e mentalmente. Muitas pessoas também chegam a comparar o comportamento do Savannah com os cães, pois as versões mais domesticadas gostam de estar sempre perto da sua família humana. Apesar de não ser uma das raças mais carinhosas do mundo, o gato Serval tem seu próprio jeitinho de demonstrar afeto. 

Vale destacar que aqueles que pertencem às gerações F4 e F5 também podem conviver bem com crianças e outros animais de estimação, desde o tutor saiba como socializar gatos desde filhote.

O gato Savannah ama água e é um ótimo companheiro para passeios

Esqueça a ideia de que felinos não gostam de água, porque o gato Savannah é totalmente o oposto disso. A raça adora água, por isso dar um banho nesse felino não vai ser muito difícil. Em dias mais quentes, vale a pena estimular o gato Serval a brincar na água: eles gostam e ainda se refrescam. 

Além do mais, não é um eufemismo falar que esses gatinhos parecem cães: o gato Savannah tem o costuma de seguir os donos (no caso de gerações mais domésticas como F4 e F5) e é cheio de energia. Para gastar esse lado mais energético da raça, os passeios são uma ótima opção.

O gato Serval pode ser acostumado a passear diariamente, e para melhorar essa experiência ele super aceita o uso de coleira, então fica a dica! No geral, são gatos que precisam de bastante espaço para correrem, brincarem e caçarem - e os passeios ajudam a suprir essa necessidade.

 

Raça de gato da Savana: desde filhote, esse peludo já pode começar a usar coleirasGato mais caro do mundo: a geração F1 da raça Savana pode custar até R$ 50 milO gato Serval - ou raça Savana - gosta de passear e se adapta facilmente com a coleiraSavannah cat: quanto mais domesticado e distante do Serval, mais dócil e carinhoso será o felinoO gato Savannah mantém alguns instintos naturais, como de explorar o local

 

4 curiosidades sobre o gato Savannah

 

1) Para quem não sabe qual é o gato mais caro do mundo, a resposta é o gato Savannah. No entanto, o que poucas pessoas sabem é que o valor da raça depende de cada geração: gato mais caro do mundo é o F1, mas existem felinos com valores mais acessíveis que pertencem à geração F4 e F5.

2) Além de ser a raça de gato mais cara do mundo, o Savannah é uma das raças mais raras e recentes que existem. 

3) Muitas pessoas confundem a raça Savana com o gato Bengal (o famoso gato-de-bengala). As duas espécies, de fato, compartilham algumas semelhanças físicas, mas o gato Savannah é muito maior do que o gato Bengal em todos os aspectos.

4) Por ter pernas bem compridas, a raça de gato Savannah tem grandes habilidades de salto e atinge longas distâncias. Para se ter uma ideia, o gato Serval consegue alcançar até 2,5 metros de altura. Impressionante, né?

Savannah cat: o gato híbrido precisa de alguns cuidados com a sua rotina

  • Escovação: cuidar dos pelos do gato Savannah não é muito difícil, basta escová-los cerca de duas vezes por semana para deixar a pelagem bonita e saudável.

  • Banho: apesar de não ser recomendado para muitos felinos, a raça Savana gosta de se molhar e não dispensa um bom banho. No entanto, é importante que a frequência seja baixa para não remover a oleosidade natural de seus pelos - no máximo, uma vez por mês.

  • Unhas:arranhador para gatos é indispensável não apenas para cuidar do bem-estar do Savannah, como também para manter as garras afiadas. Porém, também é importante apará-las de tempos em tempos para garantir o conforto do pet.

  • Dentes: é indicado escovar os dentes do gato Serval semanalmente para manter uma boa higiene bucal e prevenir problemas como o tártaro e o mau hálito.

Como é a saúde do gato Savannah?

O gato gigante Savannah não costuma ter problemas de saúde muito específicos e é considerado um dos gatos mais saudáveis do mundo. Alguns estudos mostram que, contudo, eles podem ter problemas com medicamentos injetáveis, como vacinas e anestésicos. Isso ocorre porque ele é um gato híbrido: o que eles ganham de resistência à doenças com a mistura, perdem na questão do uso desses medicamentos.

Outra curiosidade sobre o Savana: gato dessa raça costuma ser estéril, já que tem uma parte da sua genética com o Serval. Por isso, a maior parte deles já sai dos gatis castrados. Os que ficam só costumam reproduzir para gerações inferiores (F3, F4 e F5). Outra curiosidade é que, na natureza selvagem, o gato Serval é bem exigente quando o assunto é encontrar uma parceira para reprodução.

Gato Savannah: preço varia de acordo com as gerações da raça

Que essa raça é cara, todo mundo sabe, mas será que você tem uma ideia de quanto custa um gato Savannah? Como já foi dito, quando o assunto é preço, gato Savannah se divide em gerações e cada uma possui um valor específico. Quanto mais próximo do Serval, preço será mais caro. 

  • Gato Savannah F1: preço fica na faixa de R$ 50 mil

  • Gato Savannah F2: preço fica na faixa de R$35 mil a R$40 mil


  • Gato Savannah F3: preço fica na faixa de R$10 mil a R$15 mil


  • Gato Savannah F4: preço fica na faixa de R$6 mil


  • Gato Savannah F5: preço fica na faixa de R$4 mil

Ah, e não basta procurar na internet por “Savannah, gato, preço”. Para adquirir um gato de raça com segurança, é importante buscar um gatil que conheça muito bem os padrões genéticos da raça para não cair em ciladas. Não esqueça de ver se o local cuida bem dos animais. Para ter um gatinho de raça como o Savannah cat, preço nem sempre é o mais importante, mas sim garantir que esses animais não sejam explorados nem maltratados. Por isso, procure um lugar de confiança e que tenha boas referências!

Perguntas e respostas sobre o gato Savannah

Qual é o preço de um gato Savannah?

Para ter um gato Savannah, preço em reais varia de R$ 4.000 a R$50.000. A diferença é mensurada, principalmente, levando em consideração a geração que o animal pertence (F1, F2, F3, F4 ou F5). Para adquirir um animal mais selvagem da raça de gato Savannah, valor é mais alto; já quem quer ter um gato mais domesticado, valor é mais baixo.

Qual é o gato mais caro do Brasil?

O gato da Savannah figura entre as raças de gato mais caras que existem (tanto no Brasil, quanto em outros países). Outros felinos domésticos que estão incluídos na lista são o Ashera, Bengal, Sphynx, Toyger e Gato de Pelo Curto Inglês.

Quanto custa um gato Savannah F4?

A geração F4 do gato Savanah é uma das mais domésticas possíveis, por isso o preço é mais baixo e fica em torno de R$ 6.000. Outra possibilidade é a geração F5, que tem um custo ainda menor e pode ser encontrada por valores a partir de R$ 4.000.

Qual é a raça de gato mais bonito do mundo?

Quando o assunto é a beleza do gato, raça Savannah está entre os bichanos mais belos! Como a aparência dele é bem exótica e selvagem, logo chama a atenção das pessoas. Outros gatos que estão na lista são o Bengal, Ragdoll, Siamês e Persa.

Qual o temperamento do gato Savannah?

O temperamento do Savannah pode ser um pouco imprevisível porque depende da geração dele. Mas, no geral, quando falamos do Savannah, gato tem um forte instinto caçador e gosta de perseguir qualquer coisa. Ele não é do tipo que gosta de colo e carinho, mas cria um forte vínculo com a família.

Publicada originalmente em: 30/10/2019

Atualizada em: 21/09/2023