Gato

Gato na primavera: tudo sobre os principais cuidados com os pets na estação

Publicado - 26 Setembro 2023 - 12h18

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Já reparou no gato soltando muito pelo na primavera? Cuidar de gato não é um bicho de sete cabeças, mas cada estação do ano precisa de uma atenção especial. No inverno, o gato sente frio e precisa se manter aquecido para evitar gripes e resfriados. Já no verão, é comum você encontrar um gato com calor — e nesses casos, é necessário seguir algumas recomendações para refrescar o pet. E na primavera, será que você sabe quais são os principais cuidados?

Nessa época do ano, é bem provável que você vá encontrar seu gato perdendo pelo e tendo que lidar com alguns probleminhas desagradáveis, como alergias e pulgas. Por isso, o Patas da Casa preparou um guia com tudo que você precisa saber, desde a pulga de gato até os cuidados com a pelagem e hidratação do pet.

Gato perdendo muito pelo na primavera: é normal?

Sim, é normal o gato cair pelo na primavera! O gato soltando muito pelo nessa época acontece por causa de um processo natural de troca de pelos. É como se o corpo do animal estivesse se preparando para a chegada do verão, substituindo a pelagem densa do inverno por uma pelagem mais leve e apropriada para os dias quentes. 

Imagem Quiz:Teste seus conhecimentos sobre a saúde de gato!

Teste seus conhecimentos sobre a saúde de gato!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Resumidamente, o gato troca de pelo de acordo com cada estação do ano. No verão e no inverno, as quedas são menos intensas porque eles já estão com a pelagem adequada. Já na primavera e no outono, o pelo de gato passa por essas mudanças para se preparar para a estação seguinte. Por isso, não estranhe se encontrar seu gatinho soltando muito pelo na primavera!

Como amenizar a queda de pelo em gato na primavera?

O pelo de gato caindo na primavera é inevitável. No entanto, existem algumas dicas que ajudam a evitar que os pelos mortos se acumulem e se espalhem pela casa e pelas roupas do tutor. Para saber como melhorar queda de pelo, gato na primavera precisa dos seguintes cuidados:

  • Aumentar a frequência de escovação dos pelos. Em gatos muito peludos, o cuidado deve ser diário. Em gatos de pelagem mais rasteira, o cuidado deve ser de três a quatro vezes por semana.
  • Usar uma escova para gatos apropriada para os pelos do animal. Outra possibilidade é investir em uma luva para tirar pelos de gato.
  • Limpar a casa com certa frequência. Para isso, o aspirador de pó e o rolo removedor de pelos são grandes aliados, evitando que os pelos se acumulem nos lugares.
Gato sendo escovado
O gato na primavera pode perder mais pelo que o normal

Perda de pelo localizada em gatos precisa de atenção especial

Embora o gato caindo pelo seja normal na primavera, é importante ficar atento com alterações que fujam do comum. A troca de pelos é um processo que acontece de forma uniforme por todo o corpo do animal. Ou seja, se você começar a perceber falhas no pelo do gato — que é quando acontece uma queda mais localizada —, pode ser sinal de algum problema dermatológico. 

Nesses casos, vale a pena investigar o verdadeiro motivo por trás disso. Dermatites, reações alérgicas e alopecia são alguns quadros que podem ocasionar a falha no pelo do gato. Por isso, não hesite em procurar a ajuda de um profissional. 

Ah, e lembre-se: não existe remédio caseiro para parar de cair pelo de gato — só quem pode diagnosticar e indicar o melhor tratamento é o médico veterinário. Por outro lado, pode ser necessário investir em uma ração para queda de pelos em gatos, que ajuda a fortalecer os fios do pet.

Pulga de gato é outro problema que afeta os pets na primavera

A proliferação de pulgas e carrapatos aumenta nas estações mais quentes, que é o clima mais propício para a reprodução dos parasitas. Por isso, o problema já começa a aparecer na primavera e requer bastante atenção.

Se você é adepto da criação indoor e o seu bichano não convive com outros pets, dificilmente terá com o que se preocupar. Porém, se for um gato caseiro que convive com cães e outros animais, vive em casas com quintais ou tem livre acesso às ruas, é bom ter muito cuidado! As coleiras antipulgas são uma boa solução para evitar infestações. Mas, além disso, é bom investir em um remédio de pulga para gato só por precaução. 

Remédio, pulga, gato: uma boa notícia é que, além dos medicamentos que vendem nos pet shops, também existem receitas caseiras que ajudam a eliminar os parasitas do ambiente. Vinagre de maçã, spray de limão e uma mistura de água e sal são algumas opções interessantes para botar em prática. Porém, elas não são indicadas para o pet, e sim para limpar a casa!

Além do remédio para pulga, gato precisa de proteção solar

As pulgas e carrapatos são um grande problema, mas outro “vilão” que não deve ser esquecido  são os raios solares. Os gatinhos amam tomar banho de sol, mas a exposição pode ser perigosa a longo prazo e causar problemas como o câncer de pele. Animais com a pelagem mais curta e/ou clara, como o gato branco, precisam tomar muito cuidado com os raios solares na primavera e verão. Para garantir a segurança dos bichanos, o protetor solar para gatos é um bom aliado!

Gato se coçando
Pulga de gato: remédios podem ajudar a eliminar os parasitas

Alergia em gato pode ser comum durante a primavera

É na primavera que acontece a polinização das flores. Se por um lado, a vista fica muito mais bonita e florida; por outro, o pólen tem um alto potencial de causar alergia em gatos. As crises alérgicas geralmente se manifestam por meio de secreções nasais, rinite, asma, coceira e vermelhidão na pele. Em casos mais graves, podem ocorrer também diarreias e vômito.

Vale ressaltar que, se você tiver um bichano alérgico, o mais indicado é fazer o acompanhamento com um veterinário de confiança. Na internet até pode existir remédio caseiro para alergia em gatos, principalmente quando a alergia é na pele. O aloe vera, por exemplo, tem propriedade calmante e pode aliviar a coceira. Contudo, muitas dessas alternativas “caseiras” podem ser arriscadas sem a orientação de um profissional.

O cio de gato também é mais frequente primavera

Quem tem um gato não castrado deve se preparar nessa época do ano. Para quem não sabe, é muito comum ver a gata no cio com mais frequência em períodos de maior incidência solar — ou seja, na primavera e verão. Isso significa que o ciclo reprodutivo das fêmeas pode acontecer mais vezes durante essas estações.

Como esse é um período delicado e que vem com mudanças bruscas de comportamento da fêmea e do macho, a castração de gato é a melhor maneira de solucionar o problema. Ela evita fugas inesperadas, deixa os gatos bem mais tranquilos, previne várias doenças (como o câncer de mama) e, ainda por cima, evita que mais gatinhos sejam abandonados. 

Não esqueça de incentivar a hidratação dos bichanos

Os gatos não têm o hábito de beber água com tanta frequência. Por conta disso, eles são mais suscetíveis a problemas renais. Nos dias mais quentes, eles até podem gostar de se refrescar com o líquido, mas para saber como fazer o gato beber mais água, a melhor dica é apostar em fontes de água, que mantém o líquido em movimento e mais fresco — e os gatos amam!

Outras dicas que podem ser seguidas são: espalhar mais potes de água pela casa, colocar cubinhos de gelo nos bebedouros nos dias abafados, dar sachê para gatos com maior frequência e apostar em petiscos refrescantes, como um picolé de frutas (sem adição de açúcar nem outros ingredientes).

Resumindo: 6 cuidados importantes com o gato na primavera

  1. Escovação dos pelos — Como não existe nenhum remédio para parar de cair pelo de gato, a melhor solução é aumentar a frequência da escovação. Isso ajuda (e muito!) a amenizar os pelos espalhados pela casa. 
  2. Diferenciar a troca de pelos de um problema dermatológico — O gato troca de pelo sim, mas se reparar que esse é um problema que atinge somente uma parte do corpo do pet, vá ao veterinário!
  3. Cuidado com pulgas e carrapatos — Com um bom remédio para pulga, gatos ficam protegidos contra esses temidos parasitas. A limpeza da casa também é importante, assim como o cuidado com outros pets que convivam com o bichano.
  4. Atenção com as alergias — As plantas para gatos podem ser um problema. Ao perceber uma possível alergia em gatos, não tome nenhuma atitude por conta própria. Consulte um veterinário para saber como proceder.
  5. Manter vacinas em dia — Assim como em qualquer época do ano, estar com as vacinas de gato em dia é essencial para prevenir uma série de doenças perigosas. Nada de atrasos, hein?!
  6. Estimular a hidratação do pet — Aposte em bebedouros e fontes de água para gatos, além de outras opções que ajudem o pet a se refrescar, como os sachês e petiscos gelados.
     
Gato

Os melhores gatos para famílias com crianças: veja a lista com as 10 raças mais indicadas

Quando se trata de escolher um bichano para as crianças, algumas raças de gato se destacam por serem os companheiros ideais. Com per...

Comportamento

Tem um gato arranhando o sofá? Cientistas identificaram as causas desse comportamento e mostram como fazer o pet parar

Conviver com um gato arranhando o sofá é um problema que vários tutores têm dificuldade de corrigir. Apesar de ser um instinto nato ...

Cuidados

Areia de mandioca para gatos: veterinária destrincha tudo sobre a areia do momento, benefícios e indicações

De um tempo para cá, a procura pela areia de mandioca para gatos cresceu consideravelmente. Devido a esse movimento dos consumidores...

Gato

O gato Bengal é selvagem, híbrido ou doméstico? Curiosidades sobre os instintos da raça que parece um leopardo

O gato Bengal é uma das raças mais exóticas que existem por uma razão simples: eles são bem parecidos visualmente com o leopardo, um...

Gato

Os melhores gatos para famílias com crianças: veja a lista com as 10 raças mais indicadas

Quando se trata de escolher um bichano para as crianças, algumas raças de gato se destacam por serem os companheiros ideais. Com per...

Comportamento

Tem um gato arranhando o sofá? Cientistas identificaram as causas desse comportamento e mostram como fazer o pet parar

Conviver com um gato arranhando o sofá é um problema que vários tutores têm dificuldade de corrigir. Apesar de ser um instinto nato ...

Adote um animal

Nomes para cachorro com a letra A: mais de 100 ideias para nomear o seu pet

Pesquisar e selecionar nomes para cachorro para o mais novo integrante da família é uma das partes mais divertidas do processo de ad...

Adote um animal

Maltês: 12 coisas que você precisa saber antes de ter um

Se você está em busca de um cachorro fofo e cheio de personalidade, o Maltês talvez seja a escolha perfeita. Esperto, dócil e brinca...

Ver todas