Gato

Veterinária lista 7 dicas para fazer seu gato beber mais água

Publicado - 10 Março 2020 - 17h15

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Claudia Veronica Calamari / Médica Veterinária

CRMV 10221-SP

Formada pela Universidade Paulista - UNIP (1996), Mestrado (2001) e Doutorado (2008) em Reprodução Animal pela Universidade de São Paulo - USP Proprietária do consultório Vetcalamari em Santo André.

Juliana Melo / Repórter

Jornalista formada pela Facha (Faculdades Integradas Hélio Alonso). Sempre amei o universo pet e meu sonho sempre foi ter um cachorro ou gato, mas essa ainda é uma realidade um pouco distante pra mim. Me sinto um pouco Felícia perto dos bichinhos, e acho fantástico poder entender um pouco melhor o comportamento deles e ajudar tantos tutores por aí!

A oportunidade de entrar na equipe do Patas da Casa foi incrível, porque apesar de não ter um pet, sempre tive muita vontade de conhecer e compreender melhor esse universo. Hoje me sinto praticamente uma ‘expert’ em comportamento de cães e gatos e uma das maiores incentivadoras da adoção animal.

• Filme com animal preferido: “Sempre ao Seu Lado”
• Uma raça de cachorro: Dachshund
• Uma raça de gato: Maine Coon
• A curiosidade favorita sobre cachorros: A maneira como um cão se comporta depende principalmente da criação que ele recebe
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatos enxergam os humanos como seus semelhantes (basicamente como se fôssemos gatos gigantes)
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar um cachorro ou gato é uma das decisões mais bonitas que alguém pode tomar, mas que precisa ser feita com muita responsabilidade
• Nome de pet favorito: Bilbo

Gatos são animais que não têm o hábito de beber muita água, o que pode ser muito prejudicial para a saúde dos rins - e é a principal preocupação entre os donos de felinos. “Será que eles não sentem sede?” é o que você deve estar se perguntando. Cláudia Calamari, médica veterinária formada pela Universidade Paulista (UNIP), explica o que acontece: “Gatos, normalmente, acabam ficando sentados e deitados praticamente o dia todo. O gato dorme bastante. Então, se a gente tiver um único pote de água disponível para o gato, muitas vezes ele fica até mesmo com preguiça de levantar de onde ele está para ir beber água”. Além disso, por serem descendentes de felinos selvagens do deserto, seu organismo já está acostumado a pouca água, o que faz com que demorem mais a sentir sede e, consequentemente, a beber água. Para manter seu bichano hidratado, Cláudia Calamari explica algumas dicas de como fazer o seu gato beber mais água . Veja a seguir!

1) Conheça os gostos do seu gato

Pode parecer óbvio, mas saber do que o seu gato gosta ou não é fundamental para chamar a atenção do bichano do jeitinho certo. Antes de sair investindo em produtos como fonte para gatos, por exemplo, certifique-se de que é algo que o seu felino realmente vai gostar e usar. Às vezes, medidas simples e econômicas, como acrescentar cubinhos de gelo no pote de água do seu gato, podem ser o suficiente para que seu amigo beba mais água. A especialista Cláudia Calamari explica que os gostos do animal são muito particulares. Então, o ideal é testar: “o que eu oriento ao proprietário é utilizar vários tamanhos de potes: potes grandes, baldes, potes de sorvete, pirex refratário”. Assim, basta prestar atenção a como seu gatinho se comporta com eles e escolher o que mais chama sua atenção. “Você vai observar. Se o meu gato gostou mais do pote branco de sorvete, eu uso mais o pote branco de sorvete”, complementa.

2) Quando investir em uma fonte para gatos?

Os gatos adoram água corrente! Tanto que uma situação muito comum é quando alguém esquece de fechar a torneira por completo e, pouco tempo depois, o bichano corre para aproveitar as gotinhas de água que ficam pingando. Porém, a veterinária Cláudia explica que, normalmente, orienta os tutores a não incentivar seu bichano a beber apenas água da torneira. O motivo é que em situações em que o tutor não estiver em casa, o pet pode acabar ficando sem beber água. Por outro lado, muitos gatos já tem esse estímulo. Nesse caso, uma dica é investir em uma fonte para gatos, ótima ideia para incentivá-los a beber mais água! “Se o gato já tem esse costume de beber água na torneira, você provavelmente terá que comprar uma ou duas fontes de água. Não adianta só comprar uma. Se você mora numa casa grande você tem que ter pelo menos mais de uma fonte”, explica. Mas é importante se atentar ao tipo de fonte antes de comprá-la, ok? Existem fontes decorativas, que não são recomendadas para esse tipo de situação, e aquelas que são próprias e indicadas para os animais.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

3) Coloque um bebedouro para gatos em cada cômodo da casa

Além de não ter o hábito de beber água, o gato também pode ser um bichinho bem preguiçoso. A distância do bebedouro se torna um obstáculo na hora de se hidratar. Para contornar isso, a dica da Cláudia é deixar um potinho com água em cada cômodo diferente. Assim, o animal não vai ter como arranjar desculpas para beber água quando bater a sede, já que o deslocamento não vai ser mais um problema. “Uma das maneiras de estimular o gato a beber água é distribuir mais potes. Em cada ambiente deve ter um pote de água porque a cada vez que o gato passar, ele vai parar e dar uma olhada. Aí, ele acaba ingerindo a água. Isso é uma maneira de estimular o gato a beber água”, esclarece Cláudia. Além disso, ela ressalta que o ideal é não colocar o pote de água tão perto do pote de ração: "A água vai ficar com cheiro e gosto de ração, isso evita também que eles bebam água".

 

Bebedouro para gatos: mesmo que eles gostem da água da torneira, o ideal é comprar um produto específico para issoFonte para gatos, semelhantes a um bebedouro, ajudam a estimular os felinos a beber mais águaO bigode de gato é muito sensí­vel ao contato. Escolha sempre potes do tamanho e formato ideal para o seu amigo

 

4) Sachê para gatos ajuda na hidratação

 

Nem todo mundo é fã dos famosos sachês para gatos, mas a verdade é que esse tipo de alimentação ajuda e muito na hora de manter seu amigo de quatro patas hidratado. Como os sachês têm cerca de 80% de água na sua composição, o gato acaba consumindo uma grande quantidade de água que ele não beberia normalmente. "Gatos que comem sachês de boa qualidade acabam ingerindo mais água e às vezes indo menos vezes ao pote. Eles até bebem menos água do pote, mas a hidratação junto com o alimento é a melhor hidratação”, explica. Além disso, uma dica extra que Cláudia dá é acrescentar um pouquinho mais de água na porção de sachê ou patê na hora de oferecer ao gato. 

5) Atente-se ao tamanho e formato do pote

Outro fator importante na hora de incentivar seu gato a beber mais água é ter atenção ao formato e tamanho do potinho. O bigode de gato é uma região bastante sensível e os animais normalmente não gostam de nenhum contato com essa parte do seu corpo. Por isso, o local em que ele vai beber água deve ser do tamanho e formato ideal para que o bigode não fique encostando na borda, porque isso pode incomodá-los bastante. “Uma coisa interessante sobre os potes pequenos é que muitas vezes o gato não gosta de encostar o bigode nas laterais. É por isso que eu falo que potes grandes ou até baldinhos grandes são uma maneira de estimular o gato a beber água”, explica Cláudia. Portanto, o ideal é procurar aqueles com tamanhos maiores, adequados ao do seu pet. “Infelizmente, no pet shop vemos que os potinhos de gato são minúsculos porque a gente acha que a boquinha deles é pequenininha e que eles gostam desses potes pequenos, mas o gato gosta de pote grande”, complementa.

6) Chá ou água saborizada para gatos: será que funciona?

Os chás costumam ser muito utilizados para tentar acalmar os animais ou até auxiliar no processo digestivo por causa de seus benefícios fitoterápicos. Mas sabia que essa também pode ser uma forma de fazer o felino ingerir mais água? Alguns gatos amam chá e a bebida pode ser oferecida a eles tranquilamente, desde que não haja cafeína ou açúcar em sua composição. Já outros tipos de líquidos, como as águas saborizadas, é melhor evitar. Os conservantes e o açúcar presente em bebidas desse tipo podem ser prejudiciais ao organismo do bichinho. De qualquer forma, é preciso saber que nem todo gato se adapta a esses outros tipos de bebida: “Testar chá e água saborizada você pode, mas às vezes o gato não se interessa por isso, ele se interessa por água mesmo”, afirma Cláudia.

7) Vale misturar água com a ração seca?

Alguns tutores pensam que acrescentar um pouquinho de água na ração seca pode parecer uma boa ideia, mas a verdade é que são poucos gatos que gostam disso, o que pode acabar gerando um desperdício. Além disso, conforme Cláudia explica, esse tipo de ração estraga rápido e adquire uma consistência desagradável quando molhada. “O seu gato deve comer no prazo máximo de meia hora a quarenta minutos, se não a ração vai começar a fermentar porque ela não está preparada para isso”, orienta. Na ração líquida, porém, a especialista diz que pode agregar um pouco mais de água sem problemas!

Redação: Juliana Melo e Maria Luísa Pimenta

O menor gato do mundo é selvagem, praticamente cabe na palma da mão e tem a pelagem laranja

Quando pensamos no menor gato do mundo, é inevitável não considerar algumas raças de gato domésticas que são famosas pela baixa esta...

Plantei essa grama de gato e meus pets ficaram loucos: dá pra fazer com um ingrediente barato que você tem em casa

A grama de gato é uma plantinha cheia de benefícios e totalmente segura, cultivada especialmente para os bichanos. Além de deixar os...

Salmiak: possível nova raça de gato com pelos "grisalhos" é descoberta por cientistas

Cerca de 74 raças de gato são oficialmente reconhecidas pela TICA (The International Cat Association), um órgão que registra os pedi...

Esses são os 6 sinais mais comuns de verme de gato: alguns passam despercebidos até se você for um tutor muito atento

Assim como o verme em cachorro filhote e adulto, um dos problemas mais preocupantes que podem afetar os bichanos é o verme de gato. ...

Esses são os 210 nomes de cachorro macho mais famosos: encontre a melhor ideia para chamar o pet que acabou de adotar

Escolher um nome de cachorro macho nem sempre é fácil, já que a variedade de opções pode deixar muitos tutores perdidos. É possível ...

O menor gato do mundo é selvagem, praticamente cabe na palma da mão e tem a pelagem laranja

Quando pensamos no menor gato do mundo, é inevitável não considerar algumas raças de gato domésticas que são famosas pela baixa esta...

O cachorro mais popular de todos: saiba qual é a raça mais pesquisada no Brasil em 2024

As raças de cachorro mais populares geralmente incluem nomes como o Shih Tzu, Golden Retriever e Yorkshire. Mas sabia que tem um cão...

Plantei essa grama de gato e meus pets ficaram loucos: dá pra fazer com um ingrediente barato que você tem em casa

A grama de gato é uma plantinha cheia de benefícios e totalmente segura, cultivada especialmente para os bichanos. Além de deixar os...

Ver todas