Raças

Gato Chartreux: saiba tudo sobre a raça de pelagem cinza

 Conheça mais sobre o Chartreux, essa raça de gato cinza dócil e amorosa!
Conheça mais sobre o Chartreux, essa raça de gato cinza dócil e amorosa!

O Chartreux é uma de raça gato cinza bastante querida entre os apaixonados por felinos. E não é à toa, né? Extremamente dócil e carinhoso, é muito fácil entender o motivo por trás da paixão dos gateiros por esse bichano de pelagem cinza e focinho gordinho, o que lembra bastante um ursinho de pelúcia. Muitas vezes comparado aos cachorros pelo seu comportamento, o gato Chartreux costuma ser muito apegado aos seus humanos. Ou seja, esse é um gato muito companheiro, tranquilo e curioso! Se você quer saber mais sobre a raça, reunimos aqui as principais informações sobre a origem, o temperamento, os cuidados e as curiosidades sobre o gato Chartreux. Vem se apaixonar por esse felino!

A origem do Chartreux é cercada de teorias

Assim como acontece com outras raças de gato, a origem Chartreux é rodeada de mistérios. Enquanto alguns acreditam que esse gato cinza foi criado por monges no mosteiro francês Le Grand Chartreux - o que explica o nome do animal -, outras teorias afirmam que ele é originário das montanhas da Turquia e do Irã e que foi introduzido no território francês apenas durante a Idade Média. A primeira teoria é a mais aceita (e lógica) e diz que esses felinos foram criados a partir da seleção de gatos Azuis Russos com o objetivo de garantir animais que apenas miassem, o que ajudaria a não distrair os monges em suas orações e tarefas. Além disso, eles tinham um papel fundamental de proteger os mosteiros. Isso mesmo! Essa pequena raça de gato cinza eram responsável por defender os manuscritos e, principalmente, as dependências dos templos.

Gato Chartreux é conhecido por estar sempre sorrindo

Com o seu corpo compacto e robusto que lembra o de um urso de pelúcia, o gato Chartreux é um forte candidato a fazer qualquer um se apaixonar. Embora seja conhecido pelo porte médio, o felino dessa raça conta com uma variação considerável em relação ao peso e tamanho. Os machos, por exemplo, podem apresentar um porte de médio para grande e pesar até 7 kg. Em contrapartida, as fêmeas podem ter um porte médio para pequeno e não ultrapassam a marca de 4 kg. Com traços levemente marcados que são característicos da raça, como as orelhas pequenas e erguidas e pescoço curto e grosso, o Chartreux também chama muita atenção por causa do formato do seu focinho estreito e com almofadinhas no bigode, o que gera a sensação de que o bichano está sempre sorrindo.

Além disso, outra característica física que não passa despercebida no Chartreux é a sua pelagem. Com pelos densos, duplos e sempre na cor cinza, esses felinos são bem peludinhos e têm uma facilidade maior em isolar o frio e a umidade do corpo. Justamente por esse motivo, quem decide adotar o gato Chartreux deve ter em mente que a pelagem do animal requer alguns cuidados especiais.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Como seria o seu domingo perfeito?

Como você fica em um dia de chuva?

Como seria a viagem ideal nas férias?

Como você costuma encontrar os amigos?

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Como é a sua rotina matinal?

Como é a sua agenda no fim de semana?

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    O gato Chartreux é extremamente companheiro e não dispensa uma boa dose de carinho
    O gato Chartreux é extremamente companheiro e não dispensa uma boa dose de carinho

    Mais Lidas

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
    Adote um animal

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

    Se você está pensando em ter um pinscher na sua vida pode estranhar a numeração que normalmente acompanha o nome da raça. O cachorro pinscher é conhecido por ser bem pequeno, mas ainda assim há variações de tamanho: as classificações 0, 1, 2 ou miniatura são super importantes para saber a dimensão aproximada do cãozinho. Além disso, pode ajudar muito na hora de decidir pelo seu novo melhor amigo.

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
    Adote um animal

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!

    Às vezes, a vontade de adotar um gatinho é tão grande que acabamos nos precipitando e não dando a devida atenção a alguns detalhes muito importantes, como o sexo do filhote. É muito normal achar que adotou uma fêmea e só depois descobrir que o gato, na verdade, é macho. Nós sabemos que não é nada fácil diferenciar o órgão genital do gato logo nos primeiros meses de vida do animal. Se você faz parte deste time, não se preocupe, isso é muito comum!

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)
    Adote um animal

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)

    O Yorkshire é um cãozinho muito popular nos lares brasileiros. Pequeno, fofo, esperto e bem brincalhão: companheirismo é uma característica marcante nesses mini-cães, ideais para apartamentos, famílias com crianças ou mesmo pessoas que moram sozinhas e querem um amigo fiel. O Yorkshire Terrier é reconhecido de longe pelas duas cores na pelagem, o tamanho e por sua característica única: as orelhas para cima. Quer saber tudo sobre o cachorro yorkshire? Então continue acompanhando a leitura!

    Filhote de cachorro chorando à noite? Veja a explicação e dicas para acalmá-lo nos primeiros dias em casa
    Adote um animal

    Filhote de cachorro chorando à noite? Veja a explicação e dicas para acalmá-lo nos primeiros dias em casa

    A chegada de um filhote de cachorro ao novo lar é marcada por muita alegria e descobertas - da parte do animal e dos próprios donos. O cãozinho terá contato com cheiros que ele nunca sentiu, pessoas diferentes, um ambiente totalmente desconhecido. O novo papai ou mamãe de pet, por outro lado, está aprendendo sobre a rotina, como o sono e alimentação, e comportamentos do bichinho. Nos primeiros dias de adaptação na nova casa é comum ouvir o cachorro filhote chorando à noite. A reação imediata do tutor é ficar preocupado se ele está com fome ou sentindo dor, mas saiba esse comportamento é muito normal.

    Como é a personalidade do gato Chartreux?

    Basta um pouco de convivência com um gato Chartreux para notar que o animal pode ser um ótimo companheiro. Extremamente carinhoso e dócil, esse gato de raça cinza é bastante sociável e convive em harmonia com outros animais de estimação e crianças. O Chartreux não perde uma oportunidade de brincar e se divertir ao lado dos seus humanos - o que faz com que ele seja constantemente comparado com cães. Além disso, outras particularidades desse bichano são a sua inteligência e paciência. Por esse motivo, é muito raro se deparar com a cena de um gato Chartreux se metendo em brigas ou reagindo de forma agressiva. Os felinos dessa raça costumam se esconder ao notar qualquer tipo de confronto até sentirem que o ambiente está mais tranquilo. Errados não estão, não é mesmo? 

    O gato Chartreux merece alguns cuidados especiais

    Se você pretende dar as boas-vindas a um Chartreux na sua casa, é importante que saiba que, assim como qualquer outro bicho de estimação, ele também requer certos cuidados. Com a saúde em dia, o bichano tem uma expectativa de vida de 12 a 15 anos. Para ajudar os gateiros de plantão, listamos alguns hábitos fundamentais para garantir a longevidade desse gato cinza: 

    - Escovação dos pelos e banho: por ter a pelagem dupla, o gato Chartreux requer uma escovação diária para manter o aspecto brilhoso e sedoso dos pelos. Além disso, esse simples hábito pode ajudar a prevenir a formação de bolas de pelo, que podem causar quadros sérios, como obstruções intestinais. Já os banhos não são tão necessários, mas podem acontecer sempre que os bichanos estiverem sujos.

    - Higiene: entre os cuidados com a higiene do Chartreux, não podemos esquecer de uma parte importante do corpo do animal: as orelhas. Elas devem ser limpas com um pedaço de algodão e um removedor de cera de ouvido específico para animais. Em hipótese alguma enfie objetos pontiagudos, como pinças e cotonetes, no ouvido do seu gatinho, isso pode machucar alguma parte sensível da região e trazer problemas. Além disso, outro cuidado fundamental é quanto a higiene bucal do felino. Assim como os humanos, eles também devem escovar os dentes para evitar problemas bucais, como o tártaro.

    - Alimentação: a dieta é outro fator que pode influenciar diretamente na saúde do gato. No geral, recomenda-se as rações Premium ou Super Premium, que são mais nutritivas. Além disso, também é importante buscar uma ração para gatos que corresponda à fase de vida do bichano. Os filhotes, por exemplo, necessitam de uma dieta mais específica para se desenvolverem fortes e saudáveis e, por isso, devem consumir apenas alimentos indicados para essa faixa etária.

    - Vacinação: além dos cuidados diários, as visitas ao veterinário também devem fazer parte da rotina do felino. Isso mesmo! Nada de concordar com aquele velho pensamento de que gatos não precisam ir com tanta frequência ao médico. Na verdade, o acompanhamento regular pode garantir a longevidade do seu amigo, já que ajuda a diagnosticar doenças de forma precoce e mantém as vacinas do gato em dia. 

    O gato Chartreux, assim como qualquer bichinho de estimação, requer alguns cuidados
    O gato Chartreux, assim como qualquer bichinho de estimação, requer alguns cuidados

    O que você precisa saber sobre a saúde do Chartreux?

    Uma das principais vantagens de ter um Chartreux é que esse gato cinza costuma ser muito saudável e tem poucas tendências para desenvolver problemas de saúde. A luxação patelar, no entanto, é a condição mais comum da raça. Isso ocorre devido as patinhas curtas ou médias do animal, que podem aumentar os riscos de impacto na rótulas desses felinos, facilitando o deslocamento. Por isso, é importante que o tutor realize exames com frequência. Além disso, a obesidade é outro quadro que pode se desenvolver na raça. Nesse caso, a solução é manter uma dieta equilibrada e saudável. Ah, e não se esqueça: as brincadeiras e exercícios físicos devem fazer parte da rotina do animal também, ok? Isso ajuda a diminuir as chances de ganho de peso!

    Chartreux: gato cinza pode chegar a R$3,5 mil

    Se encantou pelo Chartreux e está pensando em levar um para casa? Nesse caso, o primeiro passo é buscar por um gatil específico da raça. Depois, é importante se certificar de que o local escolhido possui uma boa referência para ter certeza de que todos os animais são bem tratados e evitar cair em possíveis ciladas. Por último, você vai precisar desembolsar uma quantia que pode variar entre R$ 1.500 e R$ 3.500, de acordo com a linhagem do animal.

    Redação: Úrsula Gomes

     

    Bichon Frisé: tudo sobre a raça de cachorro pequeno (+ galeria com 50 fotos)

    Próxima matéria

    Bichon Frisé: tudo sobre a raça de cachorro pequeno (+ galeria com 50 fotos)

    Gato Azul Russo: saiba tudo sobre a raça
    Raças

    Gato Azul Russo: saiba tudo sobre a raça

    Com uma pelagem cinza, o gato Azul Russo - também conhecido como Russian Blue - é dono de uma beleza inconfundível e capaz de conquistar facilmente o coração de qualquer pessoa com sua personalidade doce e calma. A raça é originária da Rússia e considerada bastante rara, mas ainda assim muitas pessoas ao redor do mundo se fascinam pelo Azul Russo e não hesitam em procurar um bichano para chamar de seu. 

    Van Turco: saiba tudo sobre essa raça de gato
    Raças

    Van Turco: saiba tudo sobre essa raça de gato

    Já ouviu falar no gato Turkish Van? Também chamado de Van Turco ou o contrário, Turco Van, o animal desta raça é muito cobiçado e especial aos olhos dos amantes de felinos. Extremamente dócil e cativante, não é muito difícil entender por que as pessoas se apaixonam por esse bichano de pelagem felpuda e macia. Mas afinal, que outras características são típicas desta raça de gato? Como é a personalidade dele? Que cuidados são necessários no dia a dia do gatinho? Para desvendar todas essas questões, preparamos uma matéria com tudo que você precisa saber sobre o Van Turco. Dá só uma olhada!

    Boston Terrier: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequena
    Pequenos

    Boston Terrier: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequena

    Para quem sempre sonhou em ter um cachorro de raça pequeno, o Boston Terrier é a companhia certa! Embora ele ainda seja muito confundido com o Bulldog Inglês, o cãozinho desta raça tem qualidades únicas e excepcionais. Amigáveis, brincalhões e com muita energia, os cachorros da raça Boston Terrier são muito fáceis de lidar no dia a dia e amam agradar seus tutores. Além disso, eles são super adaptáveis e conseguem conviver bem em praticamente qualquer lugar. 

    Dogue Alemão: origem, porte, saúde, temperamento... saiba tudo sobre a raça de cachorro gigante
    Grandes

    Dogue Alemão: origem, porte, saúde, temperamento... saiba tudo sobre a raça de cachorro gigante

    Uma das raças de cachorros gigantes mais famosas é a do Dogue (ou Dog) Alemão, que também é conhecida como cão Dinamarquês. O motivo para isso é simples: trata-se da mesma raça do famoso personagem de desenho animado Scooby Doo. Mas a verdade é que o cão Dogue Alemão vai muito além do seu tamanho e aparência robusta: ele é um amigo de quatro patas extremamente leal, dócil e carinhoso. 

    Ver Todas >

    Saluki: 10 coisas que você precisa saber sobre a raça de cachorro grande
    Adote um animal

    Saluki: 10 coisas que você precisa saber sobre a raça de cachorro grande

    O cachorro Saluki não é uma das raças mais conhecidas aqui no Brasil, mas é um cãozinho que definitivamente merece destaque. Com um corpo esbelto e atlético, o Saluki é uma ótima companhia para diversos momentos, desde que ele tenha um espaço apropriado para gastar toda a sua energia. Além disso, cuidados com a rotina e a saúde do cachorro também exigem certa atenção por parte do tutor. 

    Como ajudar uma ong de animais? Veja algumas dicas!
    Adote um animal

    Como ajudar uma ong de animais? Veja algumas dicas!

    As ongs são instituições que fazem um trabalho de conscientização e apoio a causas específicas. As ongs focadas na causa animal ajudam os bichinhos abandonados, vítimas de maus-tratos e que precisam de um lar. Esse trabalho tem um elevado custo e, por isso, essas organizações precisam da ajuda financeira para tudo, da alimentação dos pets até a manutenção do abrigo. Mas você sabia que você pode ajudar ongs de animais de outras formas além do dinheiro? 

    Gato frajola: tutores compartilham histórias com esses gatinhos que são puro amor
    Adote um animal

    Gato frajola: tutores compartilham histórias com esses gatinhos que são puro amor

    O gato frajola não é uma raça de gato. Na verdade, esse curioso nome se refere ao padrão de pelagem de gato preto e branco ou cinza e branco. Poucas pessoas sabem que a cor da pelagem pode ter relação com as características comportamentais do bichano - e isso já foi comprovado por diversos estudos -, então na hora de adotar um felino, isso também pode ser levado em conta. E não dá para negar que o gato branco e preto é apaixonante. 

    Gato Birmanês: conheça todas as características desse adorável felino
    Adote um animal

    Gato Birmanês: conheça todas as características desse adorável felino

    O Birmanês, que também é conhecido como gato Sagrado da Birmânia, é um animal super dócil e elegante que tem muita história para contar. O gato da Birmânia é descendente de animais que eram venerados como deuses entre o século XV e XVI nos templos budistas do sudeste asiático. Muito sensível, a raça de gato é conhecida pelo companheirismo, já que se apega facilmente à família humana. O gato Birmanês gosta de explorar e é curioso, mas diferente dos outros gatos, ele gosta da estabilidade do chão e não gosta muito de altura.

    Ver Todas >