Adoção animal

Gato Ashera: conheça todas as características do gato mais caro do mundo

Publicado - 29 Junho 2022 - 18h53

Atualizado - 19 Abril 2024 - 18h57

O Ashera é um gato híbrido que não é tão conhecido quanto outras raças, mas que leva a fama de gato mais caro do mundo. Isso se deve à sua origem, já que, diferentemente dos bichanos que nós conhecemos, o gato Ashera foi criado em laboratório e é uma mistura de várias raças de felinos domésticos e selvagens. A ideia era reproduzir um animal com aparência exótica e, ao mesmo tempo, dono de uma personalidade dócil, carinhosa e sociável. Será que isso foi realmente possível?

Não dá para negar que o gato Ashera tem muitas qualidades e desperta vários olhares por onde passa. Ele tem tudo para conquistar um espaço no coração dos gateiros de plantão, mas exige um enorme planejamento financeiro antes. Para conhecer mais a fundo o Ashera - preço, curiosidades, comportamento do gato e cuidados -, o Patas da Casa preparou uma matéria especial sobre a raça. Veja abaixo!

Qual é a história da origem do Ashera?

Se você já ouviu falar em gato híbrido, provavelmente já deve estar familiarizado com raças como o Savannah e o gato Bengal. Um nome que é pouco conhecido, mas que pertence ao grupo de animais híbridos, é o Ashera. A grande diferença é que, ao contrário das espécies mencionadas, o gato Ashera não deriva de um cruzamento “natural” entre um animal doméstico e outro selvagem. Na verdade, a criação do felino foi totalmente planejada e feita dentro de um laboratório nos Estados Unidos.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Essa é uma das raças de gato mais recentes, que surgiu no início do século XXI. A ideia da criação partiu de Simon Brodie, um cientista que, junto de outros geneticistas, conseguiu reproduzir o Ashera pelo laboratório Lifestyle Pets. Para chegar ao resultado atual, foram necessários vários testes - todos manipulados geneticamente por meio da inseminação artificial - que misturaram o leopardo asiático, serval africano e raças de gatos domésticos.

O objetivo principal era alcançar um gato com características físicas típicas de um felino selvagem, mas que apresentasse um comportamento mais próximo dos gatos domésticos e pudesse conviver com os humanos em harmonia.

As características físicas do gato Ashera são únicas

O Ashera é um gatinho que parece muito com um leopardo selvagem e também lembra um tigre. Ele tem uma pelagem bem marcada com um aspecto rajado, o que traz esse ar de gato “selvagem” para a raça. Além disso, o tamanho do Ashera é outro aspecto que impressiona: ele pode ter mais de um metro de comprimento e pesar entre 12 e 15 kg. Por isso, é considerado um gato gigante. Outras raças que fazem parte desse grupo seleto são o Maine Coon, que é o maior gato do mundo, e o Ragdoll.

O gato Ashera tem um corpo bastante esguio, musculoso e robusto. Ele pode ser encontrado com diferentes tipos de pelagem, sendo elas:

  • Ashera comum: é o tipo mais comum, caracterizado por uma pelagem creme com manchas marrons;
  • Ashera da neve: é caracterizado por uma pelagem esbranquiçada com manchas de âmbar intensas;
  • Ashera royal: é o tipo menos comum, caracterizado por uma pelagem creme com manchas ou listras pretas e laranjas;
  • Ashera hipoalergênico: é idêntico ao Ashera comum, mas é uma versão mais apropriada para quem sofre com alergia a gato;
gato ashera na cozinha
<strong>O gato Ashera pode ter diferentes variações de pelagem, e a neve é uma delas</strong>

Personalidade da raça de gato Ashera é amigável e tranquila

Mesmo sendo um gato gigante e que deriva do cruzamento entre felinos selvagens e domésticos, o Ashera não é um animal agressivo. Esqueça a imagem de gato arisco e pense em um gatinho dócil, sociável e com um temperamento fácil de lidar: esse é o Ashera. Ele gosta de brincar, tem um certo apego com a família, mas ao mesmo tempo é independente e precisa de alguns momentos sozinho aproveitando a própria companhia.

A convivência com esse pet é muito tranquila, e ele tem um comportamento bem calmo, no geral. Mas isso não significa que ele não gosta de interagir. Pelo contrário, o gato Ashera adora se divertir ao lado da família, e deve ser estimulado fisicamente e mentalmente todos os dias. Brinquedos para gatos e outras atividades são super bem-vindas na rotina!

Com os tutores, a raça de gato Ashera é muito amigável. Isso vale também para o relacionamento com crianças. Já com desconhecidos, o gatinho pode não se sentir tão confortável e à vontade, então não espere que ele seja totalmente receptivo com quem ele não conhece. Nesses casos, é mais comum que o Ashera prefira ficar isolado.

Se você tiver outros pets em casa, não vai precisar se preocupar em aprender como socializar gatos. O Ashera pode estranhar esse convívio no início - assim como o outro animal -, mas logo eles viram melhores amigos!

6 curiosidades sobre o gato Ashera

1) O Ashera foi criado geneticamente em um laboratório.

2) A raça de gato Ashera é infértil para evitar cruzamentos inadequados com outras raças.

3) Por ser infértil, não existem criadores de gato Ashera.

4) A empresa responsável por criar exemplares de gato Ashera é a Lifestyle Pets.

5) A Lifestyle Pets produz cerca de 100 Asheras por ano, então a lista de espera é bem grande e concorrida.

6) Existe uma certa variedade da raça de gato Ashera. O bichano pode ter dois tipos de pelagem, e tem a possibilidade de ser um gato hipoalergênico.

Filhote de gato Ashera: o que esperar e como cuidar?

O gato Ashera filhote é, basicamente, como qualquer outro gatinho! Ele é esperto, curioso e vai explorar tudo que estiver ao seu redor nos primeiros meses de vida (e depois disso também). O que difere esse animal dos demais é que, por ser uma raça que foi criada geneticamente em laboratórios, o Ashera não tem acesso a amamentação, por exemplo. O processo de aleitamento é feito com fórmulas artificiais, mas geralmente o filhote é entregue para a família quando já passou desta fase.

Por isso, é importante estar atento à alimentação do filhote de gato e escolher uma ração apropriada para a idade do felino. Isso vai fazer toda a diferença no processo de crescimento e desenvolvimento do animal, então o tutor deve conversar com um veterinário de confiança. A aplicação de vacinas e vermífugos também deve ser orientada por um especialista.
 

gato ashera na cama
<strong>Raça de gato Ashera muitas vezes é confundida com o Savannah</strong>

Cuidados com a rotina da raça de gato Ashera

Escovação dos pelos: é fundamental manter uma rotina de escovação dos pelos do gato Ashera. Isso ajuda a evitar o acúmulo de bolas de pelos no organismo do animal, e mantém a pelagem mais bonita e saudável.

Dentes: a saúde bucal dos bichanos precisa de atenção. Para evitar quadros de tártaro em gatos e doenças periodontais, escove os dentes do Ashera pelo menos três vezes na semana.

Orelhas: é bom verificar o ouvido do gato Ashera pelo menos uma vez a cada duas semanas. Se precisar, limpe a região com produtos específicos de uso veterinário.

Unhas: mesmo com arranhadores disponíveis, é necessário cortar a unha de gato de vez em quando. Observe o comprimento das garras e apare quando elas estiverem muito compridas.

Caixa de areia: é importante manter a caixa de areia para gatos sempre limpa. A areia deve ser trocada regularmente e o tutor deve limpar o acessório com água e sabão pelo menos uma vez por semana.

O que você precisa saber sobre a saúde do Ashera?

Como a raça de gato Ashera ainda é muito recente, não se sabe muito bem sobre a possibilidade de doenças genéticas. Em alguns casos, pode ocorrer a má formação do feto, mas isso não é passado para frente, já que todos os gatos são estéreis e não tem a possibilidade de cruzar com outros animais.

Mas assim como qualquer outro pet, é importante manter uma atenção especial com a saúde do Ashera e realizar check-ups regulares. Além disso, manter as vacinas para gatos sempre em dia, bem como a vermifugação e desparasitação, também são cuidados necessários para evitar doenças e problemas de saúde.

Gato Ashera: preço da raça ultrapassa R$ 500 mil

O Ashera é considerado o gato mais caro do mundo, e não é por menos: quando se trata desta raça, o preço é em dólar e por isso vai depender bastante da cotação atual do país. Além disso, como existem pelo menos quatro tipos diferentes de gato Ashera, valor também sofre a influência do tipo de pelagem. No geral, os exemplares mais “tradicionais” podem custar em torno de $ 125 mil, que, em reais, ultrapassa R$ 500 mil. Ou seja, é muito dinheiro envolvido na simples compra desta raça!

O motivo é bem simples: o Ashera não existe na natureza. Ele só é criado em laboratórios. Claro que existem pessoas que gostam de ter um animal de estimação exclusivo como esse, mas a verdade é que a espécie de gato híbrido não deveria ser financiada desta forma. Existem vários outras raças de gatos ou até mesmo gatinhos vira-latas que são mais acessíveis e estão por aí doidos para terem uma família, basta procurar um gatil de confiança! Já se a sua vontade é de ter mesmo um gato Ashera, é bom se preparar bastante para desembolsar uma “pequena” fortuna para adquirir um exemplar da raça.

Raio-x do gato Ashera

  • Origem: Estados Unidos
  • Cores: creme com manchas marrons, branca com manchas âmbar ou creme com manchas ou listras pretas e laranjas;
  • Personalidade: calmo, independente, sociável e adorável
  • Nível de energia: alto
  • Expectativa de vida: 16 anos

Redação: Juliana Melo

Gato

Os melhores gatos para famílias com crianças: veja a lista com as 10 raças mais indicadas

Quando se trata de escolher um bichano para as crianças, algumas raças de gato se destacam por serem os companheiros ideais. Com per...

Comportamento

Tem um gato arranhando o sofá? Cientistas identificaram as causas desse comportamento e mostram como fazer o pet parar

Conviver com um gato arranhando o sofá é um problema que vários tutores têm dificuldade de corrigir. Apesar de ser um instinto nato ...

Adote um animal

Nomes para cachorro com a letra A: mais de 100 ideias para nomear o seu pet

Pesquisar e selecionar nomes para cachorro para o mais novo integrante da família é uma das partes mais divertidas do processo de ad...

Adote um animal

Maltês: 12 coisas que você precisa saber antes de ter um

Se você está em busca de um cachorro fofo e cheio de personalidade, o Maltês talvez seja a escolha perfeita. Esperto, dócil e brinca...

Gato

Os melhores gatos para famílias com crianças: veja a lista com as 10 raças mais indicadas

Quando se trata de escolher um bichano para as crianças, algumas raças de gato se destacam por serem os companheiros ideais. Com per...

Comportamento

Tem um gato arranhando o sofá? Cientistas identificaram as causas desse comportamento e mostram como fazer o pet parar

Conviver com um gato arranhando o sofá é um problema que vários tutores têm dificuldade de corrigir. Apesar de ser um instinto nato ...

Adote um animal

Nomes para cachorro com a letra A: mais de 100 ideias para nomear o seu pet

Pesquisar e selecionar nomes para cachorro para o mais novo integrante da família é uma das partes mais divertidas do processo de ad...

Adote um animal

Maltês: 12 coisas que você precisa saber antes de ter um

Se você está em busca de um cachorro fofo e cheio de personalidade, o Maltês talvez seja a escolha perfeita. Esperto, dócil e brinca...

Ver todas