Não é novidade que os felinos adoram brincar e fazem isso durante toda a vida. Não é à toa que os bigodudos conseguem transformar uma simples bolinha de lã em um brinquedo de gato. Entretanto, apesar da capacidade do animal de transformar qualquer coisa em brincadeira, o tutor precisa levar em consideração que existem alguns brinquedos para gatos que são capazes de estimular e entreter ainda mais o seu bichano. Quer descobrir quais são? A gente te conta! Veja um guia completo com todas as opções para divertir o seu amigo - desde bolinha para gato à brinquedos de papelão.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Como escolher os melhores brinquedos para gato?

Antes de comprar um brinquedo de gato, é importante levar em consideração a personalidade do seu bichano. Ele é um animal mais tranquilo ou agitado? Seu gato é mais vertical ou horizontal? É mais velho, filhote ou adulto? Todas essas questões podem te ajudar a esclarecer quais os melhores brinquedos para divertir o seu amigo. Para os filhotes, por exemplo, a varinha para gatos é uma boa opção para ajudar a estreitar os laços entre o tutor e o animal. Para saber qual é o brinquedo ideal para presentear o seu felino, separamos algumas opções abaixo!

1. Arranhador para gatos é o queridinho e ainda ajuda a estimular um comportamento natural

Se você tem um gatinho em casa, sabe bem como eles adoram arranhar alguns móveis. Acontece que quando são criados ao ar livre, em contato com a natureza, desgastar as unhas em pedras e troncos faz parte do instinto natural dos felinos. Como os bichanos que vivem em apartamento não têm essa facilidade, eles buscam locais que possam fazer essas atividades. Por isso, o arranhador para gatos é um dos brinquedos mais amados pelos bichos. Para gatos que moram em apartamentos, o modelo é uma forma do seu amigo se exercitar e fortalecer os músculos, além de servir para afiar as unhas. Em diferentes tamanhos e formatos, o acessório é um bom investimento para o seu amigo! Como recompensa, você ganha o benefício de não ter os móveis arranhados.

2. Bolinha para gatos é o brinquedo perfeito para estimular e divertir o seu gatinho

A bolinha para gatos pode variar de forma, tamanho e material, mas sempre é uma ótima escolha para entreter o seu amigo felino. Mas, para garantir que a diversão na medida certa, é importante escolher uma bolinha de acordo com as características do seu bichano. Para um gatinho mais assustado, por exemplo, a bolinha para petiscos ou a bolinha com erva de gato podem ser uma boa opção. Já para um animal mais valente e curioso, os modelos com piscam são ideias. Além destes, outros modelos com penas e arranhadores também podem estimular o pet.

Para incluir esse brinquedo de gato na rotina do seu pet, você pode ensiná-lo a trazer a bolinha para você. É fácil: você joga a bola e, toda vez que ele trouxer o brinquedo de volta, ofereça petiscos ou um carinho. Com algumas repetições e paciência, ele vai associar a brincadeira a um agrado.

 

Bolinha para gatos com petiscos estimulam o animal a desvendar um desafio Arranhador para gatos é uma alternativa para poupar seus móveis e ainda incentivar um comportamento natural dos felinos Laser para gatos pode estressar o animal. É preciso respeitar os limites dele e usar o brinquedo com moderação!

 

3. Laser para gato: veja como brincar com o seu bichano

 

O laser para gatos atrai a atenção dos humanos como um brinquedo interessante e que vai gerar reações engraçadas no animal. O que pouca gente sabe é que o ponto luminoso, usado da forma inadequada, pode prejudicar bastante o gatinho. O seu bichano não consegue capturar a presa, o que pode causar um sentimento de frustração e desinteresse no bichano ao longo prazo. Por isso, o brinquedo deve ser usado de forma consciente: movimentos baixos e sinuosos, imitando uma presa. Além disso, é importante recompensar o gato no final da brincadeira para que ele não se frustre e não conseguir nada durante a caça. Se possível, é melhor evitar e investir em outros brinquedos mais adequados, ok?! 

4. Brinquedos com material reciclado: diversão também pode ajudar o meio ambiente

- Arranhador de caixa de papelão: Sabe aquela caixa de papelão que aparente não ter utilidade? Ela pode virar um ótimo arranhador para gatos! Para poupar os móveis da casa e garantir a diversão do seu bichano, você vai precisar recortar algumas tiras do mesmo tamanho, colar uma na outra e deixar disponível para a apreciação do seu felino depois que secar. Se apenas o papelão não for suficiente, pode incrementar a estrutura com o sisal, que é uma corda bem baratinha e fácil de ser encontrada.

- Caixa de leite com petiscos: Esse é um dos brinquedos para gatos mais econômicos e simples. Para fazê-lo, basta uma caixa ou garrafa de leite vazia, algo para fazer furos nela e grãos de ração ou petiscos. O brinquedo pode ter vários buracos para saída dos petiscos, mas também pode se tornar mais desafiador se você fizer apenas um ou dois furos do tamanho do alimento. A experiência de caçar a própria comida certamente vai aflorar e estimular os instintos de caça do seu gatinho. 

- Rolhas com penas: Se você o costume de beber vinho nos fins de semana, saiba que a rolha da garrafa da bebida também pode servir de entretenimento para o seu gatinho. Nesse caso, você vai precisar fazer um furo na rolha, de cima para baixo, usando um alfinete. Depois, passa por dentro do buraco algumas penas e deixá-las bem fixadas: certamente ele vai amar correr pela casa empurrando o brinquedo com a pata ou jogando para o alto com a boca. É muito indicado para gatos curiosos e observadores! 

 

A varinha para gatos é um ótimo brinquedo para o dono estreitar os laços com o animal Os brinquedos de papelão sÃo ecológicos, práticos e também garantem a diversão do seu bichinho

 

5. Varinha para gatos ajuda a aumentar a relação de amizade e confiança entre gatos e humanos

 

Se o objetivo é aumentar a interação entre o dono e o seu pet, a varinha para gatos é ideal para isso. Em diferentes cores, tamanhos e modelos, este tipo de brinquedo para gato ajuda o felino a exercitar o seu instinto de caçador. Mas não pense que basta apenas mover a varinha na frente do animal para começar a brincadeira. Como o seu instinto de caça é bem aguçado, é preciso de um pouco mais de esforço do seu tutor: movimentos leves e delicados como se fosse uma presa na natureza.

Como fazer brinquedos para gatos: veja uma ideia simples e rápida para colocar em prática

Não existem dúvidas de que proporcionar uma casa mais "gatificada" estimula os instintos naturais e ainda faz o bichano se movimentar. Mas, ao contrário do que pensam, não é preciso gastar muito para enriquecer o ambiente em que seu gatinho vive. Para isso, um circuito com caixas de papelão pode ser uma boa opção. Primeiro, imagine o tamanho do circuito. Ele pode ser horizontal ou vertical, dependendo do espaço disponível na casa e da personalidade do gato. Para colocar a ideia em prática, basta unir as caixas usando cola quente ou fita adesiva e, em seguida, deixar uma abertura para que eles possam entrar e sair das caixas. Os formatos podem ser da maneira que você preferir, com direção na horizontal ou pequenas torres, por exemplo. O importante é que o gatinho se divirta e se movimente pelas caixas, explorando o ambiente. 

Redação: Úrsula Gomes