close
Raças

Gato Ashera: conheça todas as características do gato mais caro do mundo

Atualizado · 29 de junho de 2022 · 18h53

Publicado · 29/06/2022 · 18h53

O Ashera é o gato mais caro do mundo porque ele não existe na natureza e é criado em laboratório
O Ashera é o gato mais caro do mundo porque ele não existe na natureza e é criado em laboratório

O Ashera é um gato híbrido que não é tão conhecido quanto outras raças, mas que leva a fama de gato mais caro do mundo. Isso se deve à sua origem, já que, diferentemente dos bichanos que nós conhecemos, o gato Ashera foi criado em laboratório e é uma mistura de várias raças de felinos domésticos e selvagens. A ideia era reproduzir um animal com aparência exótica e, ao mesmo tempo, dono de uma personalidade dócil, carinhosa e sociável. Será que isso foi realmente possível?

Não dá para negar que o gato Ashera tem muitas qualidades e desperta vários olhares por onde passa. Ele tem tudo para conquistar um espaço no coração dos gateiros de plantão, mas exige um enorme planejamento financeiro antes. Para conhecer mais a fundo o Ashera - preço, curiosidades, comportamento do gato e cuidados -, o Patas da Casa preparou uma matéria especial sobre a raça. Veja abaixo!

Qual é a história da origem do Ashera?

Se você já ouviu falar em gato híbrido, provavelmente já deve estar familiarizado com raças como o Savannah e o gato Bengal. Um nome que é pouco conhecido, mas que pertence ao grupo de animais híbridos, é o Ashera. A grande diferença é que, ao contrário das espécies mencionadas, o gato Ashera não deriva de um cruzamento “natural” entre um animal doméstico e outro selvagem. Na verdade, a criação do felino foi totalmente planejada e feita dentro de um laboratório nos Estados Unidos.

Essa é uma das raças de gato mais recentes, que surgiu no início do século XXI. A ideia da criação partiu de Simon Brodie, um cientista que, junto de outros geneticistas, conseguiu reproduzir o Ashera pelo laboratório Lifestyle Pets. Para chegar ao resultado atual, foram necessários vários testes - todos manipulados geneticamente por meio da inseminação artificial - que misturaram o leopardo asiático, serval africano e raças de gatos domésticos.

O objetivo principal era alcançar um gato com características físicas típicas de um felino selvagem, mas que apresentasse um comportamento mais próximo dos gatos domésticos e pudesse conviver com os humanos em harmonia.

As características físicas do gato Ashera são únicas

O Ashera é um gatinho que parece muito com um leopardo selvagem e também lembra um tigre. Ele tem uma pelagem bem marcada com um aspecto rajado, o que traz esse ar de gato “selvagem” para a raça. Além disso, o tamanho do Ashera é outro aspecto que impressiona: ele pode ter mais de um metro de comprimento e pesar entre 12 e 15 kg. Por isso, é considerado um gato gigante. Outras raças que fazem parte desse grupo seleto são o Maine Coon, que é o maior gato do mundo, e o Ragdoll.

O gato Ashera tem um corpo bastante esguio, musculoso e robusto. Ele pode ser encontrado com diferentes tipos de pelagem, sendo elas:

  • Ashera comum: é o tipo mais comum, caracterizado por uma pelagem creme com manchas marrons;
  • Ashera da neve: é caracterizado por uma pelagem esbranquiçada com manchas de âmbar intensas;
  • Ashera royal: é o tipo menos comum, caracterizado por uma pelagem creme com manchas ou listras pretas e laranjas;
  • Ashera hipoalergênico: é idêntico ao Ashera comum, mas é uma versão mais apropriada para quem sofre com alergia a gato;
Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria o seu domingo perfeito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você fica em um dia de chuva?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria a viagem ideal nas férias?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você costuma encontrar os amigos?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua rotina matinal?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua agenda no fim de semana?

Question Header Background

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    O gato Ashera pode ter diferentes variações de pelagem, e a "neve" é uma delas
    O gato Ashera pode ter diferentes variações de pelagem, e a "neve" é uma delas

    Mais Lidas

    Nome de cachorro macho: 100 ideias para chamar o seu novo filhote
    Adote um animal

    Nome de cachorro macho: 100 ideias para chamar o seu novo filhote

    Escolher como chamar o seu novo amigo é uma das tarefas mais desafiadoras para os tutores. No caso de nome para cachorro macho, existe uma infinidade de opções que podem entregar as características físicas e até mesmo a personalidade do animal. Com uma boa dose de criatividade e paciência, é possível criar nomes incríveis e bem peculiares - mas é claro que não podemos esquecer dos clássicos e queridinhos entre os pais e as mães de pet. 

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
    Adote um animal

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

    Poucos sabem, mas existe uma classificação para determinar cada tipo de Pinscher: tamanhos 0, 1, 2 e 3 são as variações comuns da raça. A numeração que normalmente acompanha o nome da raça do cãozinho pode até parecer estranha, mas é algo que ajuda a diferenciar os tipos de cachorro Pinscher de acordo com as peso e altura. Essa classificação, embora não seja reconhecida oficialmente, é adotada por muitos criadores e pais de pet por aí. 

    Nomes de cachorro fêmea: listamos 200 opções para você nomear a sua cadela
    Adote um animal

    Nomes de cachorro fêmea: listamos 200 opções para você nomear a sua cadela

    Dar as boas vindas a um pet em casa é ótimo, mas escolher nomes para cachorrinhas pode ser uma tarefa bem desafiadora. São tantas opções que achar um único apelido pode ser complicado. Quando se trata de nome para cachorra fêmea pequena, é comum que os nomes mais fofos e meigos sejam os preferidos entre os tutores. Você pode ir dos mais comuns exemplos de nome de cachorro - Meg ou Belinha - , apostar em um mais excêntrico - Faísca ou Medusa - ou tentar um mais engraçado.

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
    Adote um animal

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!

    A maioria das pessoas acha quase impossível descobrir o sexo do gato filhote. De fato, diferenciar o órgão genital do gato macho e gato fêmea nos primeiros meses de vida não é fácil. Mas descobrir esse "detalhe" é importante antes de levar um filhotinho pra casa. Não parece, mas é muito normal achar que adotou um gato fêmea e descobrir, depois, que se trata de um gato macho. !

    Personalidade da raça de gato Ashera é amigável e tranquila

    Mesmo sendo um gato gigante e que deriva do cruzamento entre felinos selvagens e domésticos, o Ashera não é um animal agressivo. Esqueça a imagem de gato arisco e pense em um gatinho dócil, sociável e com um temperamento fácil de lidar: esse é o Ashera. Ele gosta de brincar, tem um certo apego com a família, mas ao mesmo tempo é independente e precisa de alguns momentos sozinho aproveitando a própria companhia.

    A convivência com esse pet é muito tranquila, e ele tem um comportamento bem calmo, no geral. Mas isso não significa que ele não gosta de interagir. Pelo contrário, o gato Ashera adora se divertir ao lado da família, e deve ser estimulado fisicamente e mentalmente todos os dias. Brinquedos para gatos e outras atividades são super bem-vindas na rotina!

    Com os tutores, a raça de gato Ashera é muito amigável. Isso vale também para o relacionamento com crianças. Já com desconhecidos, o gatinho pode não se sentir tão confortável e à vontade, então não espere que ele seja totalmente receptivo com quem ele não conhece. Nesses casos, é mais comum que o Ashera prefira ficar isolado.

    Se você tiver outros pets em casa, não vai precisar se preocupar em aprender como socializar gatos. O Ashera pode estranhar esse convívio no início - assim como o outro animal -, mas logo eles viram melhores amigos!

    6 curiosidades sobre o gato Ashera

    1) O Ashera foi criado geneticamente em um laboratório.

    2) A raça de gato Ashera é infértil para evitar cruzamentos inadequados com outras raças.

    3) Por ser infértil, não existem criadores de gato Ashera.

    4) A empresa responsável por criar exemplares de gato Ashera é a Lifestyle Pets.

    5) A Lifestyle Pets produz cerca de 100 Asheras por ano, então a lista de espera é bem grande e concorrida.

    6) Existe uma certa variedade da raça de gato Ashera. O bichano pode ter dois tipos de pelagem, e tem a possibilidade de ser um gato hipoalergênico.

    Filhote de gato Ashera: o que esperar e como cuidar?

    O gato Ashera filhote é, basicamente, como qualquer outro gatinho! Ele é esperto, curioso e vai explorar tudo que estiver ao seu redor nos primeiros meses de vida (e depois disso também). O que difere esse animal dos demais é que, por ser uma raça que foi criada geneticamente em laboratórios, o Ashera não tem acesso a amamentação, por exemplo. O processo de aleitamento é feito com fórmulas artificiais, mas geralmente o filhote é entregue para a família quando já passou desta fase.

    Por isso, é importante estar atento à alimentação do filhote de gato e escolher uma ração apropriada para a idade do felino. Isso vai fazer toda a diferença no processo de crescimento e desenvolvimento do animal, então o tutor deve conversar com um veterinário de confiança. A aplicação de vacinas e vermífugos também deve ser orientada por um especialista.

    Raça de gato Ashera muitas vezes é confundida com o Savannah
    Raça de gato Ashera muitas vezes é confundida com o Savannah

    Cuidados com a rotina da raça de gato Ashera

    Escovação dos pelos: é fundamental manter uma rotina de escovação dos pelos do gato Ashera. Isso ajuda a evitar o acúmulo de bolas de pelos no organismo do animal, e mantém a pelagem mais bonita e saudável.

    Dentes: a saúde bucal dos bichanos precisa de atenção. Para evitar quadros de tártaro em gatos e doenças periodontais, escove os dentes do Ashera pelo menos três vezes na semana.

    Orelhas: é bom verificar o ouvido do gato Ashera pelo menos uma vez a cada duas semanas. Se precisar, limpe a região com produtos específicos de uso veterinário.

    Unhas: mesmo com arranhadores disponíveis, é necessário cortar a unha de gato de vez em quando. Observe o comprimento das garras e apare quando elas estiverem muito compridas.

    Caixa de areia: é importante manter a caixa de areia para gatos sempre limpa. A areia deve ser trocada regularmente e o tutor deve limpar o acessório com água e sabão pelo menos uma vez por semana.

    O que você precisa saber sobre a saúde do Ashera?

    Como a raça de gato Ashera ainda é muito recente, não se sabe muito bem sobre a possibilidade de doenças genéticas. Em alguns casos, pode ocorrer a má formação do feto, mas isso não é passado para frente, já que todos os gatos são estéreis e não tem a possibilidade de cruzar com outros animais.

    Mas assim como qualquer outro pet, é importante manter uma atenção especial com a saúde do Ashera e realizar check-ups regulares. Além disso, manter as vacinas para gatos sempre em dia, bem como a vermifugação e desparasitação, também são cuidados necessários para evitar doenças e problemas de saúde.

    Gato Ashera: preço da raça ultrapassa R$ 500 mil

    O Ashera é considerado o gato mais caro do mundo, e não é por menos: quando se trata desta raça, o preço é em dólar e por isso vai depender bastante da cotação atual do país. Além disso, como existem pelo menos quatro tipos diferentes de gato Ashera, valor também sofre a influência do tipo de pelagem. No geral, os exemplares mais “tradicionais” podem custar em torno de $ 125 mil, que, em reais, ultrapassa R$ 500 mil. Ou seja, é muito dinheiro envolvido na simples compra desta raça!

    O motivo é bem simples: o Ashera não existe na natureza. Ele só é criado em laboratórios. Claro que existem pessoas que gostam de ter um animal de estimação exclusivo como esse, mas a verdade é que a espécie de gato híbrido não deveria ser financiada desta forma. Existem vários outras raças de gatos ou até mesmo gatinhos vira-latas que são mais acessíveis e estão por aí doidos para terem uma família, basta procurar um gatil de confiança! Já se a sua vontade é de ter mesmo um gato Ashera, é bom se preparar bastante para desembolsar uma “pequena” fortuna para adquirir um exemplar da raça.

    Raio-x do gato Ashera

    • Origem: Estados Unidos
    • Cores: creme com manchas marrons, branca com manchas âmbar ou creme com manchas ou listras pretas e laranjas;
    • Personalidade: calmo, independente, sociável e adorável
    • Nível de energia: alto
    • Expectativa de vida: 16 anos

    Redação: Juliana Melo

    Quais são os tipos de gato Vira-Lata mais populares do Brasil?

    Próxima matéria

    Quais são os tipos de gato Vira-Lata mais populares do Brasil?

    Gato Angorá: veja o infográfico e conheça todas as características da raça gigante
    Raças

    Gato Angorá: veja o infográfico e conheça todas as características da raça gigante

    O gato Angorá tem uma aparência sofisticada que atrai facilmente os olhares (e admiração) dos gateiros de plantão. Na maioria das vezes, esses bichanos têm olhos claros e uma pelagem branquinha, longa e muito sedosa. Mas engana-se quem pensa que o gato da raça Angorá é só um rostinho bonito. Quem tem a chance de conviver com esse bichano sabe do que estamos falando: a personalidade do gato Angorá - filhote e adulto - é totalmente apaixonante.

    Poodle: veja o infográfico e conheça todas as características da raça de cachorro
    Raças

    Poodle: veja o infográfico e conheça todas as características da raça de cachorro

    O Poodle é um dos cães mais populares do mundo, e não faltam motivos para isso. Além dos pelos encaracolados de diferentes cores, que são típicos da raça, a inteligência, curiosidade e obediência do cachorro Poodle são traços que chamam a atenção. Mas como será que esse cãozinho é no dia a dia? Quais são as principais características e que cuidados devem ser tomados com o animal?

    Gato Birmanês: conheça todas as características desse adorável felino
    Raças

    Gato Birmanês: conheça todas as características desse adorável felino

    O Birmanês, que também é conhecido como gato Sagrado da Birmânia, é um animal super dócil e elegante que tem muita história para contar. O gato da Birmânia é descendente de animais que eram venerados como deuses entre o século XV e XVI nos templos budistas do sudeste asiático. Muito sensível, a raça de gato é conhecida pelo companheirismo, já que se apega facilmente à família humana. O gato Birmanês gosta de explorar e é curioso, mas diferente dos outros gatos, ele gosta da estabilidade do chão e não gosta muito de altura.

    Tudo sobre o Terra Nova: conheça todas as características desse cachorro grande
    Grandes

    Tudo sobre o Terra Nova: conheça todas as características desse cachorro grande

    O Terra Nova é uma raça de cachorro grande que, apesar do corpo musculoso e robusto, é muito dócil e amigável. Ele chama bastante atenção por conta do seu tamanho e também ser bem peludinho, lembrando bastante um ursinho de pelúcia - ou, nesse caso, um ursão. Dentre uma das características mais marcantes da raça, podemos destacar o seu lado atlético e a paixão que o cachorro Terra Nova tem por água. É isso mesmo: esta é uma das raças de cachorro que mais gosta de nadar e brincar na água.

    Ver Todas >

    Pai de pet: 5 motivos para adotar um cachorro ou gatinho
    Adote um animal

    Pai de pet: 5 motivos para adotar um cachorro ou gatinho

    Você se considera um pai de pet? Com o dia dos pais chegando, sempre surge a polêmica em torno desse termo. Enquanto alguns dizem que dia dos pais de pet não existe, outros afirmam que a data pode ser sim comemorada por essas pessoas. Mesmo que sejam relações diferentes, não podemos negar que os pais de pet também têm uma relação especial com seus animais de estimação. Ao adotar cachorro ou adotar gato, você escolhe cuidar de um ser com todo o seu amor e carinho, além de ter responsabilidade. Por isso, podemos dizer que, de certa forma, pai de pet também é pai.

    Bulldog Americano: conheça algumas características da raça de cachorro
    Adote um animal

    Bulldog Americano: conheça algumas características da raça de cachorro

    Existem vários tipos de Bulldog, e cada variação tem suas particularidades. Os mais populares são o Bulldog Inglês e o Francês, mas um outro cãozinho que pode surpreender muitas famílias é o Bulldog Americano (ou American Bulldog). A raça tem um porte grande e, apesar da expressão carrancuda, é um cachorro amigável, extremamente leal e muito devoto à família. Que tal conhecer mais a fundo o Bulldogue Americano? 

    Gato Egeu: 10 curiosidades para conhecer a raça
    Adote um animal

    Gato Egeu: 10 curiosidades para conhecer a raça

    Raças de gatos branco chamam a atenção de qualquer um com sua aparência fofa, sejam elas totalmente branquinhas ou com pelagens bicolores. Angorá, Ragdoll e Himalaio são algumas das que mais fazem sucesso. Mas a verdade é que existem muitas outras raças que se enquadram nesse grupo, algumas delas bem desconhecidas. Esse é o caso do gato Egeu, muito famoso na Grécia mas dificilmente encontrado em outros países.

    Como saber se o gato é macho ou fêmea em 4 passos
    Adote um animal

    Como saber se o gato é macho ou fêmea em 4 passos

    Aprender como saber se o gato é macho ou fêmea é algo muito importante caso o tutor não saiba o sexo do animal. Adotar ou resgatar um gato e não saber se ele é macho ou fêmea é algo mais comum do que se imagina. Quando nascem, os bichanos são muito parecidos e a tarefa de como identificar o sexo do filhote não é tão fácil. Em muitos casos, até mesmo na idade adulta é difícil. 

    Ver Todas >