Para garantir mais bem-estar ao pet, muitas pessoas se perguntam se pode castrar gato no cio. A castração é recomendada para evitar doenças, ajudar no controle populacional da espécie e prevenir gestações indesejadas para o pet. No entanto, no caso de gato fêmea, é importante levar os períodos de cio em consideração antes de agendar o procedimento no veterinário. Reunimos tudo que você precisa saber sobre o tema para se preparar para esse momento, incluindo os cuidados necessários após a cirurgia. Saiba mais!
Afinal, gato no cio pode ser castrado?
Teoricamente, o veterinário pode castrar gata no cio, mas essa não é a recomendação dos profissionais porque o risco de sangramento é bem maior - tanto durante o procedimento quanto ao longo da recuperação. É importante lembrar que a castração em fêmeas é mais invasiva do que a realizada em machos, uma vez que é preciso fazer um corte extenso na barriga para chegar ao útero e aos ovários. Por isso, muitos veterinários indicam fazer a castração do gato depois que o cio terminar, a não ser que se trate de uma emergência. Se estiver na dúvida sobre o caso do seu pet, busque a opinião de um profissional.
Como cuidar do gato castrado no cio?
Considerando as especificidades do seu pet, talvez o veterinário afirme que pode castrar o gato no cio. Independente de quando for realizado o procedimento, é importante tomar alguns cuidados especiais no pós-operatório da castração de gato para evitar sangramento ou dores desnecessárias. É recomendado que o gato use um colar elizabetano ou uma roupa cirúrgica para prevenir o contato das patas ou do focinho com o local da cirurgia, o que poderia gerar infecções ou irritações nos pontos. Além disso, o veterinário vai indicar alguns medicamentos que devem ser ingeridos ou aplicados sobre a cicatriz para diminuir o desconforto e auxiliar na recuperação. O repouso também é fundamental nas primeiras duas semanas. Siga direitinho essas orientações e entre em contato com o profissional que realizou a cirurgia caso tenha qualquer dúvida.
Gata castrada pode entrar no cio? Conheça a síndrome do ovário remanescente
Não é comum, mas a gata castrada pode entrar no cio se alguma parte do tecido do ovário não foi totalmente retirada durante a cirurgia, um quadro chamado de Síndrome do Ovário Remanescente. Preste atenção para os típicos sintomas de gata no cio, como miar alto à noite, ficar em posição de lordose e se esfregar nas pessoas e nos objetos. Se o pet exibir esses comportamentos mesmo após a castração, o ideal é voltar ao veterinário para que o quadro seja investigado e, se necessário, uma nova cirurgia seja feita.
Edição: Luana Lopes