Gato

Cio de gato: saiba tudo sobre as fases, alterações comportamentais e tempo do cio nos felinos

Publicado - 28 Maio 2021 - 18h24

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

O cio de gato é marcado pelas tentativas de fuga, mudanças no comportamento e por ser um período estressante tanto para o bichinho como para o tutor. O cio da gato nada mais é que o período fértil do ciclo reprodutivo felino, em que há busca pelo acasalamento. Por isso, a fêmea passa a dar sinais de que está receptiva ao macho. Todo pai ou mãe de gato não castrado precisa de paciência e atenção nesse momento. O Patas da Casa explica todos os detalhes sobre esse período para você entender as fases, como acontece e o que fazer para ajudar uma gata no cio.

Quando acontece o primeiro cio de gata?

O primeiro cio da gata surge quando ela atinge a puberdade. Isso geralmente acontece entre os cinco e nove meses de vida, quando a gata inicia seu primeiro ciclo estral (ciclo reprodutivo). As condições para o primeiro cio aparecer são, principalmente, a raça e o peso corporal.

É comprovado que gatas de raça com pelos longos demoram mais a alcançar a puberdade que as de pelo curto. Gatas da raça Siamês, que possuem a pelagem mais curta, chegam à puberdade por volta do nono mês. Já as da raça Persa, com pelagem mais longa, podem demorar 18 meses.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Para chegar à maturidade sexual, a gata precisa ter peso igual ou maior que dois terços de seu peso adulto. Além disso, gatas que ficam expostas à luz solar por muito tempo desde o nascimento ou que tem uma relação intensa de contato com machos podem chegar à puberdade mais cedo. Assim que alcançar a puberdade, ela se torna fértil.

O cio de gato é mais comum em estações de dias longos

Os gatos são animais poliéstricos sazonais - ou seja, tem mais de um ciclo reprodutivo por ano e geralmente acontece em um período específico. O ciclo estral é controlado pelo fotoperíodo, o período de exposição à luz solar. Esse tempo deve ser de 12 a 14 horas por dia. Por isso, é mais comum a gata entrar no cio em estações com dias mais longos e, consequentemente, com maiores períodos de sol - como a primavera. Uma teoria para explicar porque os gatos entram no cio em períodos que têm mais sol é a relação com o instinto de caçador. Épocas com dias mais longos são melhores para caçar e alimentar.

cio de gato: gata no cio

Fases do ciclo reprodutivo: entenda casa etapa

 

O ciclo reprodutivo de uma gata passa por quatro fases: proestro, estro, anestro e diestro. O cio como conhecemos, com a gata apresentando comportamento diferente e dengoso, corresponde ao estro, fase em que ocorre de fato o acasalamento.

Proestro: essa fase dura aproximadamente um ou dois dias. As gatas já podem apresentar alguns sinais sutis de carinho e roçar o corpo em alguns objetos e no tutor, mas são quase imperceptíveis. Então, dificilmente dá para saber quando ela está no proestro. A gata começa a liberar os feromônios que atraem os machos, mas ainda não quer o acasalamento. Quando o macho se aproxima, ela o repele. Também pode sair um pouco de muco da vulva.

Estro: pode durar até 19 dias, mas a média é aproximadamente seis. A gata apresenta comportamentos receptivos ao macho: flexiona os membros torácicos, eleva o quadril e adquire uma posição de lordose. Também desvia a cauda para um dos lados, deixando a vulva livre. Ela permite que o macho faça a monta e que ocorra o acasalamento. No estro, há alta concentração do hormônio estrogênio, até a ovulação. 

Diestro: essa é a fase lútea do ciclo, que ocorre logo após a ovulação. É formado o corpo lúteo que produz progesterona. Essa fase é necessária para a manutenção da gravidez. No diestro, a gata não apresenta comportamento sexual. Em gatos que ovularam e foram fecundados, ocorre a gestação. Nesse caso, a fase do diestro dura entre 35 e 70 dias. Se após ovular não houver fecundação, a gata pode ter pseudo gravidez, mas não apresenta sintomas. Nos casos em que a gata não engravida, o diestro dura aproximadamente 30 dias. 

Interestro: é o curto período de tempo sem atividade ou comportamentos sexuais entre um estro e outro em fêmeas que não ovularam. Dura em média se dias, mas pode variar entre dois e 19. 

Anestro: essa fase costuma ocorrer nas estações de dias curtos, quando não há atividade e nem comportamentos sexuais. A fêmea não se interessa e nem aceita o macho. Dura por volta de 90 dias e os níveis de estrogênio e progesterona se mantém em níveis basais, ou seja, níveis normais de repouso.  

Como é o comportamento da gata no cio?

Durante as fases de proestro e de estro - principalmente na segunda -, a gatinha apresenta algumas alterações no comportamento. Na tentativa de atrair a atenção do macho para o acasalamento, ela fica mais agitada. Além de adotar posturas físicas propícias ao acasalamento, também passa a se esfregar em objetos e pessoas, passa a comer menos e ronrona muito. O miado de gato no cio fica muito alto, longo e intenso e pode até parecer um grito. Esse som costuma incomodar a família e os vizinhos, mas é a tentativa da fêmea de chamar atenção do macho. Outras questões que envolvem o cio: gata fica muito dengosa e sempre buscando atenção e carinho, além de poder demarcar o território com jatos de urina.

gata no cio miando

Existe cio de gato macho?

 

O cio de gato macho é diferente do cio da gata fêmea. O hormônio testosterona começa a agir sob o sistema nervoso durante o período perinatal, mas só se desenvolve mais a partir dos três meses. O macho completa a maturidade sexual entre os nove e 12 meses de idade. O cio de gato macho não é tão falado porque não tem um período certo. Ele está preparado para acoplar o ano inteiro, só depende da permissão da gata. Assim que sentem o cheiro do feromônio lançado por elas e ouvem o miado de gato no cio, eles já se preparam para acasalar. Apesar de não existir um período preciso, no inverno os gatos costumam ter menos desejo - mas podem entrar no cio mesmo assim, se a gata também estiver. No período, apresentam comportamentos alterados, ficando mais agressivos, urinando em locais impróprios e com tentativas de fuga (podendo voltar machucados).

Quanto tempo dura o cio de um gato?

É difícil saber quanto tempo dura o cio de gato, pois depende de muitos fatores externos. O cio, mais especificamente as fases de proestro e estro - em que os gatos apresentam comportamentos sexuais e desejo de acasalamento - , podem variar entre cinco e 20 dias. A média é em torno de sete dias. Se não houver acasalamento ou fecundação, a gata pode entrar no cio novamente em pouco tempo. Também não existe um número exato de quantas vezes por ano a gata entra no cio por conta de fatores externos, como raça, peso, contato com machos, luz e clima. Mas nos meses com dias mais longos a frequência é alta, chegando a acontecer de duas em duas semanas. 

Depois de parir, quanto tempo o gato entra no cio novamente?

Nas primeiras semanas após o parto da gata, a mãe está próxima dos filhos e amamentando. Após as primeiras quatro semanas, os filhotes começam a interagir entre si e com o ambiente à sua volta, de modo que a mãe se afasta um pouco. A partir desse momento, a gata já pode entrar no cio, principalmente se estiver em uma estação do ano propícia. Mas lembre-se que por conta de todos os fatores externos já mencionados, é difícil ter uma precisão exata. Portanto, a gata já está pronta para um novo cio após o parto, mas quando vai acontecer depende de outras questões.

O que fazer para ajudar a gata no cio?

A gata no cio está sensível e dengosa, então dê muito carinho e atenção. Brinque com ela, fique por perto e lembre-se de manter portas e janelas sempre fechadas para evitar fugas atrás do macho. Então, fique sempre de olho e não a perca de vista. Como o período do cio é muito delicado e altera até mesmo a rotina da família, é importante considerar a castração para oferecer mais qualidade de vida para o animal. 

Castração ou vacina para cio de gato: qual a melhor opção?

A castração é a melhor saída para evitar a gravidez indesejada de gato. Depois de castrada, a gatinha não entrará mais no cio, evitando alterações comportamentais da época e incômodos, tanto para a gata como para o tutor. Além disso, a castração previne doenças graves, como piometria e tumores de mama. Se a gata acabou de parir, espere pelo menos dois meses antes de castrá-la, para dar tempo do desmame dos filhotes. A vacina para cio de gato pode parecer uma boa solução, mas na realidade é prejudicial: pode causar infecções no útero, tumores mamários, desequilíbrio hormonal e hiperplasia mamária . Muitos optam pela vacina anticoncepcional por ser mais barata e por medo da cirurgia para castração. Na realidade, a cirurgia é completamente segura e traz outros benefícios além de parar o cio. O ideal é consultar um médico veterinário para saber qual a melhor opção para sua gata.  

Redação: Maria Luísa Pimenta

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Cachorro

Parada cardiorrespiratória em cachorro: tudo que pode causar

Nos últimos dias, não se fala em outra coisa que não seja a história de um Golden Retriever chamado Joca, cachorro que morreu em via...

Gato

Qual o maior gato selvagem do mundo? Descubra quais são os grandes felinos mais impressionantes

Gatos selvagens sempre chamam atenção e despertam curiosidade, principalmente os de grande porte. A verdade é que “gato selvagem” nã...

Adote um animal

Gata viaja 70 km escondida embaixo de caminhão e é adotada após ser descoberta pela PRF

Viajar com gato não é uma tarefa tão simples. Os felinos normalmente são muito apegados com a rotina e não gostam de ser tirados da ...

Alimentação

7 alimentos que cachorro não pode comer de jeito nenhum - o último é o pior deles

Existe uma longa lista de alimentos que cachorro não pode comer. Por mais que os cãozinhos sejam membros oficiais da família e prese...

Comportamento

Cachorro caramelo invade aula de dança e resolve mostrar todo o seu gingado natural

O vira-lata caramelo é um verdadeiro símbolo do Brasil e dos brasileiros. Ele sempre está nas aventuras mais inusitadas possíveis. J...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Ver todas