Cuidados dos animais

Filhote de cachorro troca de dente? Saiba tudo sobre a dentição canina

Publicado - 22 Dezembro 2023 - 13h50

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Já se perguntou se o cachorro troca de dente quando é filhote? O dente de cachorro filhote, além de pequeno e muito fininho, costuma despertar muita curiosidade nos pais de pet que nunca tiveram um bichinho de estimação antes. Depois que os primeiros dentinhos nascem, os cuidados também com a dentição também devem começar. Mas, em algum momento, você deve perceber que o dente de cachorro filhote cai. Então, o que fazer nessas horas?

Quer saber se o cachorro troca de dente, quando isso acontece, que mudanças podem ser observadas nessa fase e os principais cuidados antes e após a troca de dentição? É hora de resolver esse mistério! Abaixo, você confere tudo que precisa saber sobre troca de dente, cachorro e muito mais (com direito a algumas dicas de como fazer cachorro parar de morder!).

Cachorro troca de dente?

O dente de cachorro filhote é temporário, então sim: o cachorro troca de dente. Isso acontece, inclusive, bem no comecinho da infância do animal. O dente de filhote de cachorro cai após um tempo e dá lugar à dentição permanente, que é aquela que vai acompanhar o cãozinho até o final da sua vida.

Imagem Quiz:Teste seus conhecimentos sobre a saúde de cachorro!

Teste seus conhecimentos sobre a saúde de cachorro!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Os dentes definitivos são em maior quantidade, sendo 42 elementos no total - e é aqui que nascem, inclusive, os molares permanentes. Eles são maiores, mais fortes e resistentes, e normalmente têm uma coloração menos esbranquiçada, puxando para o tom de marfim.

Quais dentes do cachorro caem?

O cachorro troca os dentes de leite, que são compostos por incisivos, caninos e pré-molares. Ou seja, os únicos dentes que não fazem parte do processo de troca são os molares, que já vêm com a dentição definitiva. Eles não fazem parte do período de quando cai os dentes do cachorro.

Cachorro tem dente de leite?

Os primeiros dentinhos que nascem na boca de um filhote de cachorro são os decíduos, também chamados de dentes de leite. Eles surgem quando o animal tem entre 2 e 3 semanas de vida, e todo o processo de desenvolvimento da dentição canina - pelo menos nessa primeira etapa - vai até a 8ª semana de vida do cão. Então a resposta é sim: o cachorro tem dente de leite, e eles não são os mesmos que fazem parte da arcada dentária permanente.

São 28 dentes temporários no total, divididos em incisivos, caninos e pré-molares. Uma curiosidade é que, diferentemente dos dentes de cachorro permanentes, a dentição de leite é bem branquinha (por isso muitos comparam com a cor do leite), pontiaguda e com um aspecto mais fino e frágil.

Com quantos dias um filhote de cachorro nasce os dentes?

Tem quem pense que o cachorro nasce com dente, mas não! Assim como os bebês, os cães nascem sem os dentes. Dessa forma, na dentição canina, filhotes têm os primeiros dentinhos de leite a partir de três semanas de idade. Depois disso, o dente de cachorro cai por volta de quatro meses de idade. Nesse processo de troca de dentes, cachorro adquire a dentição permanente.

Quais as diferenças entre o dente de cachorro de leite e o permanente?

O dente de cachorro de leite - também chamado de decíduo - é menor, mais branquinho e pontiagudo, e vêm em menor quantidade: são apenas 28 dentes. Já os permanentes são maiores e com uma tonalidade mais amarelada, puxando para o marfim, e vêm em maior quantidade: são 42 dentes, no total.

Cachorro brincando com mordedor

Com quantos meses cai o dente do cachorro?

Essa é uma dúvida comum, principalmente porque o cachorro troca de dente de forma tão sutil que muitas vezes boa parte do processo passa despercebida pelos tutores. Mas, de qualquer forma, é bom se preparar para isso e saber com quantos meses o cachorro perde os dentes de leite, até mesmo para não haver nenhuma preocupação desnecessária se você perceber que seu doguinho está banguela.

E com quantos meses o cachorro troca de dente? Os dentes de cachorro começam a cair por volta dos 4 meses de idade, mas toda a troca pode demorar até 7 meses para ser finalizada. Ou seja, é normal cair dente de cachorro com 4 meses e, entre 2 e 3 meses, o seu cãozinho já está com um sorriso completamente novo antes mesmo de completar um ano de vida!

Quando o dente do cachorro cai ele sente dor?

Quando o cachorro troca dente, ele não sente dor por causa da queda dos dentes de leite. O que pode gerar dor e incômodo, na verdade, é o nascimento dos novos dentinhos. Uma das maneiras de identificar isso é que o cachorro fica querendo morder tudo.

O que fazer quando o dente do cachorro cai?

Ter cachorro banguelo não deve ser motivo de preocupação. Esse é um processo natural que acontece. Mas, por ser incômodo, algumas recomendações são comprar brinquedos mordedores e dar início à escovação dos dentes de cachorro.

Quais sinais indicam a troca de dentição canina?

Como já foi dito, quando o dente de cachorro filhote cai é algo muito sutil e até mesmo imperceptível se você não tiver um olhar mais atento. Não é à toa que uma situação muito comum é quando o animal acaba engolindo o próprio dente ou brinca com ele depois de caído. 

Não é necessário tentar agilizar a queda, pois o dente de cachorro cai naturalmente e não causa nenhuma dor ao animal. Já se você tentar fazer isso por conta própria, pode acabar sendo algo doloroso e incômodo para ele.

Enquanto os novos dentes de cachorro estão prestes a nascer, é possível perceber alguns sinais mais evidentes. Alguns sintomas de dente nascendo em cachorro são:

  • Cachorro morde tudo que encontra pela frente
  • Inflamação da gengiva (que pode vir acompanhada de sangramentos)
  • Dor ou sensibilidade na região
  • Coceira

Dependendo do caso, quando o dente de cachorro cresce de novo o animal pode ficar um pouco mais incomodado com o processo e apresentar sintomas mais preocupantes, como apatia e diarreia.

É possível ver o cachorro chorando também por conta do incômodo. Se isso acontecer, é importante buscar ajuda de um profissional - de preferência especializado em odontologia veterinária - para garantir que não há nenhuma interferência ou anomalia na troca de dente de cachorro.

Meu cachorro engoliu os dentes, o que fazer?

Pode ficar tranquilo: mesmo que ele engula, isso não vai fazer mal para ele. Como o dente de cachorro é bem pequeno, ele consegue passar sem dificuldade pelo trato gastrointestinal do animal e, posteriormente, será expelido nas fezes do animal.

O que fazer quando o cachorro está trocando os dentes?

  1. Verifique se tudo está acontecendo do jeito certo. Nem sempre os dentes nascem corretamente ou têm espaço suficiente para nascerem, então é fundamental supervisionar isso - até mesmo como uma forma de evitar a dentição canina dupla. 
  2. Mantenha a higiene bucal do pet em dia. É importante escovar os dentes do cachorro regularmente nessa fase, mas sempre com muita cautela e atenção para não machucá-lo.
  3. Evite oferecer alimentos muito duros nesse momento. Os cães podem ficar apáticos porque comer com um dente mole não é muito prazeroso, então prefira uma ração úmida ou umedeça os grãos de ração seca com um pouco de água antes de dar para o filhote.
  4. Ofereça um mordedor para cachorro filhote apropriado. Ele deve ser mais molinho, mas resistente o suficiente para não estragar com facilidade e vai ajudar a aliviar os incômodos dos novos dentes.
  5. Não tente arrancar o dente de leite. Isso pode acabar deixando o cachorro com dor, e pode até gerar algum tipo de trauma no animal.
  6. Evite brincadeiras que forcem o dente do cachorro, como cabo de guerra. Isso pode acabar arrancando os dentes dele antes do tempo. Sempre deixe tudo acontecer naturalmente.
Cachorro escovando os dentes

Os dentes de cachorro de leite não caíram: e agora?

Existem algumas raças em que o dente de cachorro simplesmente não cai. É o que acontece normalmente com o Maltês, Yorkshire, Lhasa Apso e Pinscher. Nesses casos, a dentição permanente nasce atrás dos dentes decíduos e dá origem ao que é chamado de "dente tubarão" ou dentição dupla. 

Dentição canina dupla pode ser um problema para o pet

A importância de observar se a troca de dente do cachorro está ocorrendo de acordo com o planejado é porque, em alguns casos, o animal pode sofrer com um problema que chamamos de dentição dupla. Isso acontece quando os dentes de leite do cão não caem, e os definitivos nascem mesmo sem espaço adequado na cavidade bucal.

Na prática, isso quer dizer que o animal fica com dois dentes, um atrás do outro, resultando em um cachorrinho com dente pra fora. É algo que precisa ser tratado com um veterinário especializado em odontologia, pois pode prejudicar o animal a longo prazo e causar maior acúmulo de tártaro em cachorro e até mau hálito. Durante a troca de dente, cachorro deve ter todos os dentes trocados para não sofrer com a dentição dupla.

Saiba como escovar dente de cachorro com um passo a passo

1º passo — Tenha em mãos os produtos certos para cuidar da higiene bucal do seu pet. A escova de dente, bem como a pasta de dente para cachorro, devem estar separadas no local.

2º passo — Escolha um momento que seu doguinho esteja mais tranquilo e relaxado. Se ele estiver muito agitado, provavelmente não vai dar certo. 

3º passo — O animal precisa se sentir confortável com o seu toque próximo ao focinho dele. Por isso, inicie esse movimento gradualmente e observe como ele se comporta. Caso ele se sinta incomodado, faça uma espécie de adestramento positivo e ofereça um petisco para incentivá-lo.

4º passo — Quando ele estiver mais receptivo, comece acariciando o exterior da sua boca e, em seguida, o seu interior.

5º passo — Massageie a gengiva com o seu próprio dedo em um primeiro momento. Depois, você deve utilizar uma gaze e repetir isso. Por último, faça o mesmo movimento, mas com a escova de dente para cachorro.

6º passo — A escovação deve ser iniciada com movimentos circulares. Em seguida, deve seguir o sentido da gengiva para a ponta dos dentes repetidas vezes.

7º passo — Se o cãozinho estiver respondendo bem, você deve tentar escovar os dentes do cachorro na parte mais interna, próxima à língua.

Um ponto importante é lembrar que os cães não podem utilizar o mesmo creme dental que os humanos. Por isso, não esqueça de comprar uma pasta de dente para cachorro que seja de uso apropriado para esses animais. Existem várias opções no mercado pet, mas para não haver erros o melhor a se fazer é pedir a sugestão de um médico veterinário de confiança.

Com qual idade o filhote para de morder e qual a melhor maneira de lidar com o hábito?

Mesmo sabendo que dente de cachorro cai com quantos meses, é bom se preparar para a fase de mordidas do cãozinho! É claro que, enquanto são filhotes, a tendência de morder qualquer coisa que estiver ao seu alcance é ainda maior. Mas o período em que isso normalmente fica mais evidente é entre os 4 e 7 meses de idade do animal, que é justamente quando o cachorro troca de dentes e fica com a gengiva muito mais sensível e incomodada com a transição entre uma dentição e outra.

Por outro lado, existem vários cãezinhos que, mesmo na fase adulta, também continuam com o hábito das mordidas, então não é algo que simplesmente vai parar de acontecer. O animal, na verdade, precisa ser treinado para abandonar esse hábito - e o tutor deve saber como conduzir a situação do jeito certo.

Se você está se perguntando como fazer filhote parar de morder - ou até mesmo como amenizar esse comportamento em um animal adulto -, a resposta é investir nos acessórios certos e adestrar o animal. Ele precisa aprender que não pode sair mordendo qualquer coisa, e o instinto deve ser direcionado para brinquedos como um mordedor para cachorro. Assim ele se entretém, mas não destrói as coisas ao seu redor.

Publicado originalmente em: 16/03/2022
Atualizado em: 22/12/2023

Cuidados

Voar com cachorro é seguro? Veja as regras para viajar com pet de avião na Gol, Latam e Azul

Após o trágico incidente envolvendo Joca, um Golden Retriever que morreu durante o transporte aéreo da companhia Gol na última segun...

Cuidados

O que o calor excessivo pode causar no cachorro?

Desde que ocorreu a trágica fatalidade de Joca, um Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22...

Comportamento

Gol suspende transporte de animais em porão de aeronaves após morte do Golden Retriever Joca

Nada de viajar com cachorro de avião por enquanto! Com a repercussão do caso do Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Go...

Gato

Gato idoso: veja neste infográfico como cuidar do felino na terceira idade

Cuidar de gato idoso é uma tarefa desafiadora para muitos tutores. Realmente esses pets precisam de muita atenção e cuidados, mas is...

Cuidados

Voar com cachorro é seguro? Veja as regras para viajar com pet de avião na Gol, Latam e Azul

Após o trágico incidente envolvendo Joca, um Golden Retriever que morreu durante o transporte aéreo da companhia Gol na última segun...

Adote um animal

Gata viaja 70 km escondida embaixo de caminhão e é adotada após ser descoberta pela PRF

Viajar com gato não é uma tarefa tão simples. Os felinos normalmente são muito apegados com a rotina e não gostam de ser tirados da ...

Cuidados

O que o calor excessivo pode causar no cachorro?

Desde que ocorreu a trágica fatalidade de Joca, um Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22...

Comportamento

Gol suspende transporte de animais em porão de aeronaves após morte do Golden Retriever Joca

Nada de viajar com cachorro de avião por enquanto! Com a repercussão do caso do Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Go...

Ver todas