Comportamento animal

Seu cachorro morde durante as brincadeiras? Adestrador explica o que motiva esse comportamento e como corrigir

Publicado - 20 Maio 2020 - 17h05

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

O seu cachorro morde muito? Ao adotar um cachorro filhote, já esperamos muitas bagunças, dentinhos afiados roendo móveis e até mordidinhas durante as brincadeiras. No entanto, alguns animais de estimação viram adultos e continuam com a mania de morder as pessoas da casa, tanto para brincar como para chamar a atenção. Seja qual for o propósito, as mordiscadas não são nada agradáveis e devem ser corrigidas o quanto antes.

Mas como evitar esse tipo de comportamento canino? Quais são os motivos? São muitas dúvidas que passam pela cabeça dos tutores que têm ferinhas mordedoras em casa. Para saná-las, batemos um papo com o adestrador Renan Berçot , do Rio de Janeiro, que realiza consultorias presenciais e online para transformar um cachorro que morde em um cãozinho exemplar. Confira a entrevista!

Patas da Casa: O cachorro mordendo o dono pode ser apenas uma brincadeira ou indicar outra motivo?

Renan Berçot: Antes de qualquer coisa, é preciso entender qual é o motivo da mordida de cachorro para poder corrigi-las. É super natural um cão morder durante as brincadeiras, inclusive entre eles. Se o animal estiver com algum problema, ele vai demonstrar, não só com mordidas, mas também com a linguagem corporal. Os sinais incluem ficar com o corpo paralisado em sinal de atenção, pupilas dilatadas e lambidas frequentes no próprio focinho. Quando ele começa a se afastar, isso também pode ser um sinal, assim como testa franzida, orelhas voltadas para trás e rosnados.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Porém, nem todo rosnado  de cachorro é ruim; o cão também rosna brincando, por exemplo. Balançar a cauda também nem sempre é um fator de felicidade - se o cachorro está com o corpo todo parado e com o rabo balançando, isso pode indicar que algo não está bem com ele. Ao identificar esses fatores, é importante desenvolver atividades mentais com o cachorro, passear, ir a lugares diferentes... Tudo isso tem potencial para ajudar um cão a suprir suas necessidades e ter uma qualidade de vida melhor. Como consequência, as mordidas e comportamentos ruins podem diminuir.

PC: Atividades físicas podem gastar a energia e diminuir os episódios do cachorro mordendo?

RB: A atividade física tem que ser bem pensada para cada caso, de cão para cão. Mesmo assim ela não é uma garantia de que o animal de estimação pare totalmente com as mordidas durante as brincadeiras. Muita agitação, inclusive, pode até fazer com o que animal morda mais. Por isso, é importante trabalhar o estado emocional do cão e incentivá-lo a ficar mais calmo antes de brincar ou sair de casa. Se um cãozinho costuma ficar muito agitado na hora dos passeios, por exemplo, você deve fazer com que ele se acalme primeiro, evitando que ele reforce o estado de euforia.

PC: Alguns brinquedos para cachorro podem inibir as mordidas durante as brincadeiras?

RB: Muitos brinquedos para cachorro podem ajudar os animais domésticos a pararem de morder as pessoas durante as brincadeiras. Os produtos específicos para roer, como os ossos naturais e de nylon, cascos e chifres de boi e dispensadores de comida podem ajudar o cão a aprender o que pode ou não ser mordido por ele.

 

cachorro mordendo um mordedor para cachorro
A mordida de cachorro pode ser direcionada para um brinquedo!

PC: A troca de dentes é um período que pode fazer o cachorro morder mais?

 

RB: O filhote de cachorro tem a necessidade de morder, especialmente porque ele sente cócegas na gengiva durante a troca de dentes. Nessa fase, quando ele está aprendendo o que são as mordidas, é importante sempre oferecer brinquedos específicos para esse propósito. Isso ajuda a direcionar as mordidas, evitando que roam móveis ou estraguem outros objetos da casa. Além dos brinquedos que mencionei anteriormente, coisas geladas também ajudam a aliviar o desconforto da gengiva e fazer com o que o cão morda somente o que deve.

PC: A alimentação do cachorro pode influenciar na diminuição ou no aumento das mordidas?

RB: No caso de um cachorro mordendo, o que pode ajudar a diminuir esse comportamento é a forma com que você oferece o alimento natural ou ração a ele.  Recursos de alimentação ativa, como dispensers de comida ou outros brinquedos que ele tenha que morder para obter os petiscos, estimulam o cão a trabalhar mentalmente e gastar energia.

PC: O adestramento feito pelo próprio dono pode evitar a mordida de cachorro?

RB: Sim, o adestramento feito pelo tutor, com o uso das técnicas adequadas, pode fazer com que o cão pare de morder tudo e todos. De quebra, o treinamento aumenta o vínculo de confiança entre o animal e seu dono. A pessoa pode buscar auxílio de uma aula online, ou mesmo presencial, mas é importante que ela participe ativamente e treine o animal com dedicação. Até mesmo que não tem dinheiro para pagar um profissional pode treinar bem o seu cachorro. Há muita informação útil na internet para ajudar.

PC: Quando o dono deve identificar que precisa da ajuda de um profissional de adestramento para corrigir o cachorro mordendo?

RB: O ideal é que os tutores conversem com um especialista em comportamento canino antes de adotar um cachorro. Isso ajuda a entender se eles estão preparados para receber o animal em casa e se realmente é o melhor momento. Ao traçar todo o planejamento, a pessoa terá mais condições de educar o cão de maneira correta. O trabalho de prevenção, portanto, é o melhor caminho; educar o cão antes que ele crie hábitos errados.

No entanto, se esse cuidado prévio não acontecer, é importante procurar ajuda profissional se o cachorro começar a morder demais ou demonstrar sinais de agressividade e estresse. 

PC: Dicas gerais que você pode dar para evitar que o cão morda os donos durante as brincadeiras.

RB: É muito bacana fazer um trabalho de inibição da mordida com o cão ainda novinho. As mordidinhas suaves até podem ser toleradas, mas se ele aplica um pouco mais de força, você deve cessar a brincadeira, falar “ai”, virar as costas e sair. Não precisa necessariamente corrigir o comportamento, focar no erro; basta que o animal entenda que a mordida dele fez a diversão acabar. Em paralelo, durante os momentos de descontração, você pode direcionar as mordidas para os brinquedos. No fim, o mais importante para adestrar seu pet é ter muita dedicação e paciência com ele.

Redação:  Guilherme Segal

Comportamento

Filme para assistir com meu gato: 11 filmes protagonizados por gatinhos para ver acompanhado do seu pet

Quem precisa de uma noite badalada quando você pode aproveitar o momento para assistir filmes do lado do seu bichinho de estimação, ...

Cachorro

O Chow Chow é perigoso e hostil? Saiba o que é mito e o que é verdade sobre a personalidade da raça de cachorro

O Chow Chow é um cachorro de porte médio, super peludo e conhecido por ter a língua azul. A raça, de origem chinesa, conquista muito...

Cachorro

Samoieda: saiba como ter um cachorro da raça russa e outras curiosidades sobre a convivência com esse pet

O Samoieda é um dos cachorros mais bonitos que existem! Com uma pelagem branquinha e uma fisionomia que lembra bastante um lobo, a r...

Cachorro

Dogo Argentino: 10 curiosidades para conhecer o cachorro parecido com Pitbull

O Dogo Argentino é um cachorro grande e imponente. Em um primeiro momento, ele pode até assustar quem não conhece, principalmente po...

Comportamento

Filme para assistir com meu gato: 11 filmes protagonizados por gatinhos para ver acompanhado do seu pet

Quem precisa de uma noite badalada quando você pode aproveitar o momento para assistir filmes do lado do seu bichinho de estimação, ...

Gato

Tipos de gato Savannah: curiosidades sobre a raça híbrida que é uma das mais caras do mundo

Considerado um dos felinos mais caros do mundo, o gato Savannah é cheio de curiosidades e características impressionantes. A raça, q...

Cachorro

O Chow Chow é perigoso e hostil? Saiba o que é mito e o que é verdade sobre a personalidade da raça de cachorro

O Chow Chow é um cachorro de porte médio, super peludo e conhecido por ter a língua azul. A raça, de origem chinesa, conquista muito...

Adote um animal

Os nomes para gatos fêmeas mais famosos do momento: 100 dicas para escolher como chamar seu novo pet em 2024

Existem muitas opções de nomes para gatos fêmeas para escolher depois da adoção.  A inspiração para nomes de gatos pode vir de ...

Ver todas