As feridas em cachorro podem ter muitas causas e é preciso avaliar a gravidade da situação. Se o seu cão surgiu com algum arranhão ou machucados de leve depois de brincar muito com outros animais, o melhor é observar, mas se as feridas na pele do cachorro apareceram do nada, você precisa ficar atento e buscar ajuda veterinária. Pode ser um caso de dermatite atópica, alergia de contato ou até picada de carrapato. O Patas da Casa preparou um guia com as feridas de cachorro mais comuns. Vamos conferir?
Dermatite atópica: um problema que causa muito incômodo
A dermatite tem sido a grande causa das alergias que andam surgindo nos cães. Ela se divide em tipos, sendo a dermatite atópica mais comum - se desenvolve a partir do contato de ácaros, poeiras ou fungos com o animal. O cachorro começa a se coçar de uma maneira excessiva, usando as patas e até os dentes. A doença pode desencadear queda de pelo, manchas vermelhas pelo corpo e infecções no ouvido, como a otite.
Feridas em cachorro causadas por pulgas e carrapatos
Uma dermatite que apresenta feridas, além da atópica, é aquela causada por mordidas de pulgas e carrapatos. Os parasitas, em contato com a pele do animal, podem machucar e ferir a região. É muito importante manter o antiparasitário do seu cão em dia, mesmo que ele não tenha tendência a ter alergias por causa das pulgas.
Alergia de contato: acessórios podem causar feridas na pele do cachorro
Pouca gente imagina, mas a roupinha ou outros acessórios podem ferir seriamente o seu cachorro. A chamada alergia de contato pode ser causada pelo tecidos de roupas para cães, coleiras antipulgas que possuem componentes químicos e até mesmo peitorais, quando muito apertados ou feito de um material que pode provocar assaduras. O ideal é buscar acessórios que não apertem o corpo do animal e sejam feitos com tecidos mais leves.
Sarna: cachorro com feridas na pele e pelo caindo pode ser indicativo da doença
Quando falamos de sarna em cães, precisamos ter em mente que ela se divide em dois tipos, a sarna sarcóptica e a sarna demodécica. A sarna que consideramos comum é a sarna sarcóptica, que é altamente transmissível para outros animais e até humanos, levando o animal a se coçar sem parar. Esse tipo de sarna causa manchas vermelhas pelo corpo, feridas, coceira e queda de pelo. A sarna demodécica, por sua vez, não causa feridas no corpo do animal, pois não gera coceira, mas apresenta características específicas e deve ser tratada assim que for identificada.
Cachorro com alergia e lambedura excessiva não combinam!
Embora a língua dos caninos possua propriedades específicas capazes de cicatrizar qualquer machucado, a lambedura em excesso em uma ferida pode ocasionar ainda mais problemas e desenvolver o que chamamos de “Dermatite por Lambedura”. Ao se lamber em excesso, os cães podem infeccionar ainda mais o machucado que está aberto, pois a língua possui algumas bactérias que podem prejudicar a cicatrização do machucado. Nesses casos, é considerado o uso de um colar elizabetano para que o cão não lamba o local ferido.




Mais Lidas

Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!
Uma das partes mais difíceis de ter um cachorro em casa é o momento em que eles adoecem — e isso piora quando a doença é das mais sérias, como a cinomose. Causada por um vírus, se não for tratada da forma correta, a cinomose em cães pode ser fatal não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele. Para entender um pouco mais sobre o que é cinomose canina, seus sintomas, causa e o tratamento, o Patas da Casa conversou com a veterinária Kelly Andrade, do Paraná. Dê uma olhada, aqui embaixo, nas instruções da profissional!

Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?
Gatos são animais conhecidos pelas suas frequentes fugas quando estão no cio, mas você sabe por quê? Sabe a partir de qual idade a fêmea pode ter o primeiro cio? Esse período pode ser bastante estressante para o felino - e também para o dono -, pois o comportamento do animal muda bruscamente. Está preparado e já está ciente de quanto tempo dura o cio do gato? Nessa matéria vamos tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente!

Doença do carrapato: sintomas, tratamento, tem cura... Tudo sobre o parasita em cachorros!
A doença do carrapato é uma das mais conhecidas entre os pais de pet e também uma das mais perigosas para os cachorros. Transmitida pelo carrapato marrom, bactérias e protozoários invadem a corrente sanguínea e os sintomas variam de acordo com o grau da doença e podem causar coloração amarela na pele e mucosas, distúrbios de coagulação, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo, sangramento nasal e, em casos mais raros, problemas neurológicos e até mesmo a morte do cachorro. Para ajudar a esclarecer dúvidas sobre a doença do carrapato, o Patas da Casa entrevistou a veterinária Paula Ciszewsi, de São Paulo. Confira abaixo!

Cachorro ofegante: quais problemas o sintoma pode indicar?
Encontrar o cachorro ofegante não é uma questão incomum na vida dos tutores. Normalmente, os peludos ficam mais cansados depois de um longo passeio ou brincadeiras, mas quando não houve nenhum estímulo é preciso ficar atento. Observe alguns sinais do cachorro ofegante: língua pra fora pode indicar calor ou cansaço, agora se o sintoma estiver acompanhado de tremores ou cachorro com dificuldade de respirar, o ideal é levá-lo imediatamente ao veterinário. Para saber como diferenciar e se há necessidade de buscar ajuda médica, nós conversamos com Ricardo Duarte, que é docente do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário FMU, de São Paulo.
Feridas em cachorro: o que fazer?
Caso você encontre feridas na pele do cachorro, o primeiro passo é tentar manter o machucado limpo para evitar que infeccione. Para isso, basta o uso de uma gaze com Álcool 70, Rifocina ou um spray antisséptico. Não use algodão, pois pode deixar alguma fibra no machucado. Esse é o primeiro passo apenas para deixar a situação menos incômoda ao seu peludo. Depois, repare se há mais feridas ao longo do corpo do animal.
Como tratar feridas em cachorro?
Ao observar feridas na pele do cachorro, o ideal é buscar ajuda de um veterinário nos primeiros sinais de algo mais sério. Só o profissional será capaz de diagnosticar propriamente aquele machucado e indicar o remédio para alergia de cachorro. Em muitos casos, é recomendado o uso de anti-inflamatórios, antibióticos, shampoos específicos, ômega-3 (como suplemento para fortalecer o pelo e a pele do animal), antiparasitários no caso de sarnas, entre outros. O veterinário indicará caso seja necessário o uso de pomada.
Porém, se você não pode ir ao veterinário assim que diagnosticar as feridas, existem truques e receitas de remédio caseiro para ferida de cachorro. Não use nada disso caso a ferida no seu animal esteja aberta, em carne viva ou com tecidos mortos. Confira abaixo o que você pode usar para aliviar o incômodo do machucado no seu filhote:
-
Aloe Vera
Muito indicado para casos de queimadura em humanos, a Aloe Vera é uma planta com propriedades calmantes e anti inflamatórias. Ela colabora para a regeneração dos tecidos da pele, aliviando a dor e a coceira no local, sendo um poderoso remédio para ferida de cachorro. Você pode procurar pelo produto já pronto em farmácias ou arrumar a planta.
-
Folhas de Couve
Uma solução barata e com propriedades de cura pouco conhecidas é a folha de couve. Rica em vitamina A, B e C, as folhas podem ajudar a cicatrizar machucados. Para usá-la, contudo, é necessário fazer um emplastro, que é o ato de amolecer a folha para formar uma pasta.
Redação: Júlia Cruz
