Cachorro

Como acabar com pulgas de cachorro: um guia completo sobre tipos de remédios e coleiras antipulgas

Publicado - 01 Julho 2019 - 17h05

Atualizado - 22 Abril 2024 - 00h50

Saber como matar pulga de cachorro faz toda a diferença na hora de cuidar da saúde e bem-estar dos nossos amigos peludos. Como o ciclo de vida desses parasitas é acelerado, qualquer mínimo sinal de infestação de pulgas em cachorro requer muita atenção e cuidado, pois o problema pode se agravar bastante se não for tratado a tempo. Então como acabar com pulgas em cachorro, afinal?

A verdade é que existem vários métodos bem eficazes para cuidar de um cachorro cheio de pulga. Além de remédios e outros produtos, remédios caseiros muitas vezes também ajudam a eliminar essas monstrinhas do ambiente e do corpo do animal. Por isso, se seu cachorro tem o costume de frequentar lugares com outros animais ou passar muito tempo no quintal de casa, é importante saber como eliminar pulgas do cachorro. Ah, e não se preocupe: a gente separou as melhores soluções para o problema, é só continuar lendo!

Cachorro com pulga: o que fazer? Descubra diferentes opções de produtos para acabar com pulgas de cachorro

Matar pulga de cachorro é, sim, muito importante, mas como identificar o problema em primeiro lugar? Tudo começa com um coça-coça interminável, demonstração de que o animal está, no mínimo, super incomodado com alguma coisa no corpo. Em alguns casos, a queda de pelo e a anemia vêm junto, mas basta uma análise rápida para confirmar as desconfianças: é bem provável que o seu cachorrinho tenha virado o hospedeiro de pulgas.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Para quem não sabe como é a pulga de cachorro, esses insetos têm uma coloração escura e são fáceis de serem identificados na pelagem do pet, especialmente durante a escovação. Se for o caso, é hora de buscar alternativas para saber como eliminar pulgas de cachorro. Felizmente, não existe muito mistério nessa parte: você pode encontrar uma série de produtos disponíveis no mercado. Descubra, aqui embaixo, o que é bom para pulga de cachorro e qual o melhor anti pulgas para cães para atender às suas necessidades!

1) Para matar pulgas em cachorro, shampoo antipulgas é uma boa solução

O shampoo para cachorro antipulgas é, geralmente, uma das primeiras opções de tratamento contra os parasitas. Em grandes infestações, o produto atenua o problema, mas deve ser usado junto de outros medicamentos para garantir um resultado eficaz. Já nos casos mais leves, muitas vezes o shampoo é suficiente para matar as pulgas existentes e repelir a chegada de novas por alguns dias. Ou seja, essa é uma ótima maneira de como eliminar as pulgas do cachorro rapidamente e quando não se trata de uma grande infestação.

2) Como eliminar pulgas: cachorro pode usar um anti pulgas líquido

Os produtos anti pulgas de uso tópico geralmente são aplicados no dorso do animal e se espalham pelo seu corpo através das glândulas de gordura. Também chamados de anti pulgas líquido, eles possuem um efeito bem rápido que age praticamente de forma imediata. Assim como o shampoo, esses anti pulgas têm função preventiva por alguns dias, evitando que novas parasitas se instalem no organismo do seu pet. Portanto, se você quer saber o que fazer com pulgas em cachorros, fica a dica!

3) As pomadas anti pulgas são uma forma de como tratar pulga em cachorro

Para eliminar pulgas de cachorro, as pomadas também são uma alternativa possível. Assim como os produtos líquidos, o produto é aplicado em um determinado ponto do corpo do animal e aos poucos se espalha ao longo dos dias. O único negativo é que se você quer aprender como acabar com as pulgas no cachorro rapidamente, essa não é a melhor solução. Mesmo que sejam eficazes, as pomadas anti pulgas costumam demorar um pouco para cobrir todo o corpo do cachorro, então não são indicadas para quem precisa de resultados rápidos.

4) Comprimidos anti pulgas também ajudam a matar pulgas no cachorro

Se você estiver lidando com uma infestação grande, os remédios comprimidos são uma ótima solução de como acabar com as pulgas do cachorro. Além de matar os parasitas que já estiverem no corpo do animal, eles também protegem seu bichinho por tempo suficiente para limpar o ambiente e tomar outras providências em relação ao problema. Existem medicamentos, inclusive, que têm um efeito imediato e ajudam a proteger o seu peludinho por vários meses. Ou seja, além de ser uma maneira de como matar pulgas no cachorro, os comprimidos também servem como uma proteção a mais para os animais.

5) Como tirar as pulgas de cachorro: coleira anti pulgas é um investimento a longo prazo

Por último, uma forma de como matar pulga em cachorro bem simples é investindo em um acessório muito conhecido no universo pet: a coleira anti pulgas. Essa é uma das principais escolhas de tratamento imediato de antipulgas para cães e funciona bem a longo prazo. Na hora de comprar, você vai precisar escolher por quanto tempo ela deve ser usada e o intervalo de proteção oferecido para o animal. Ao longo do tempo de uso, ela libera uma substância que protege o cão e os locais por onde ele passa. Como o uso prolongado pode causar irritações e alergias na pele do cachorro, antes de tomar a decisão final, se aconselhe com o seu veterinário, ok?


Como acabar com as pulgas do meu cachorro: o sha  mpoo antipulgas é uma das principais soluções
Como acabar com as pulgas do meu cachorro: o sha mpoo antipulgas é uma das principais soluções

Para acabar com pulgas no cachorro de uma vez por todas, você também precisa cuidar do ambiente em que ele fica

Não pense que saber o que é bom para acabar com pulga de cachorro é suficiente para mantê-lo afastado do problema. Com um ciclo de vida acelerado, esses parasitas podem se reproduzir e acabar atacando o corpo do seu amigo mais rápido do que você imagina. Por isso, além de controlar a infestação de pulgas em cachorro, o ambiente em que ele fica também precisa de atenção para evitar a reprodução e a multiplicação dos ovos e larvas do inseto que já devem estar espalhadas por onde ele passou. Assim, você vai conseguir prolongar o efeito do tratamento. 

Para garantir um bom resultado, as duas etapas do processo — no cachorro e na casa — devem acontecer no mesmo dia, ok? Depois que a fase mais crítica passar, você pode prevenir um novo ataque das pulgas aplicando os produtos abaixo de vez em quando, mesmo que não haja nenhum sinal dos pequenos insetos por perto.  Veja como tirar as pulgas do cachorro do ambiente:

Pesticida: para quintais grandes e áreas infestadas de pulgas, o nevoeiro de pesticida é uma das principais opções para exterminar as pulgas de uma vez por todas. Antes disso, porém, o ideal é retirar o animal do ambiente para que ele não seja contaminado com o produto químico;

Spray anti pulgas: uma das principais opções para aplicação em ambientes internos, o spray anti pulgas está disponível no mercado em diferentes versões, como as para locais externos e, até mesmo, as que podem ser usadas diretamente no animal. Além de ser um produto que tira pulga de cachorro do ambiente, ele tem ação imediata e é ótimo para controlar pequenas infestações de pulgas;

Dedetização: como aplicar qualquer pesticida diretamente na parte interna de casas e apartamentos não é recomendado por questões de saúde, se o seu cachorrinho criado em casa ficar com pulgas, a dedetização específica para esse problema é uma das principais soluções. Além disso, outras formas de como acabar com a pulga de cachorro é aspirando tapetes, cortinas, colchões, estofados e pisos regularmente para retirar o excesso de ovos de pulgas dos lugares e lavando roupas e roupas de cama. 

Como acabar com pulgas no cachorro: remédio caseiro é uma aposta

Para quem quer tentar controlar a situação em casa sem apelar para os diferentes tipos de produtos químicos, existem remédios caseiros que podem ser usados para combater as pulgas de cachorro. Mas fique atento: dependendo do tipo e tamanho da infestação de pulgas em cachorro, pode ser necessário apostar num tratamento mais ofensivo. Veja, aqui embaixo, algumas formas naturais de como matar as pulgas do cachorro do ambiente:

Óleo de citronela: conhecido por evitar a proliferação de insetos diversos, o óleo de citronela também funciona como uma forma de como acabar com pulgas em cachorros e gatos;

Sal: para conseguir um resultado pontual no local onde as pulgas estão infestadas, o que é bom para pulgas de cachorro é a utilização de sal de cozinha comum, já que ele desidrata e mata os insetos. Aplique o produto em cima das parasitas, deixe agir por até dois dias e retire os resíduos com aspirador de pó;

Vinagre de maçã e limão: se você já passou por algo do tipo “meu cachorro está com pulga, o que fazer?”, nós temos a resposta: aplicar a misturinha de vinagre de maçã e limão é uma das melhores opções. Além de não ser nada tóxico, o líquido apresenta bons resultados no combate às pulgas.

Redação: Ariel Cristina Borges e Juliana Melo

Gato

Concurso elege as fotos de pets mais engraçadas do mundo todo. Conheça os 30 finalistas!

Cachorros, gatos e outros animais são conhecidos por serem fofinhos, mas ao mesmo tempo eles também podem render ótimos registros fo...

Cachorro

Esse alimento barato e milagroso promete aumentar a imunidade do cachorro doente. O que especialistas dizem?

A alimentação de cachorro, seja à base de ração ou não, desempenha um papel fundamental na saúde e bem-estar dos animais de estimaçã...

Comportamento

"Dinofauro" da vida real: cadela com mandíbula curta reproduz meme e ganha o coração da internet

Você se lembra do meme do dinofauro, aquele dinossauro de brinquedo azul com problema de dicção que ficou super conhecido no Faceboo...

Comportamento

Mulher vai abastecer o carro e se depara com a cena mais linda do mundo envolvendo frentista e vira-lata caramelo

Existem vários motivos para adotar um vira-lata caramelo. Um deles é porque esses cãezinhos se destacam bastante pelo carisma e doçu...

Gato

Concurso elege as fotos de pets mais engraçadas do mundo todo. Conheça os 30 finalistas!

Cachorros, gatos e outros animais são conhecidos por serem fofinhos, mas ao mesmo tempo eles também podem render ótimos registros fo...

Cachorro

Esse alimento barato e milagroso promete aumentar a imunidade do cachorro doente. O que especialistas dizem?

A alimentação de cachorro, seja à base de ração ou não, desempenha um papel fundamental na saúde e bem-estar dos animais de estimaçã...

Comportamento

"Dinofauro" da vida real: cadela com mandíbula curta reproduz meme e ganha o coração da internet

Você se lembra do meme do dinofauro, aquele dinossauro de brinquedo azul com problema de dicção que ficou super conhecido no Faceboo...

Comportamento

Mulher vai abastecer o carro e se depara com a cena mais linda do mundo envolvendo frentista e vira-lata caramelo

Existem vários motivos para adotar um vira-lata caramelo. Um deles é porque esses cãezinhos se destacam bastante pelo carisma e doçu...

Ver todas