Cachorro

Coleira antipulgas: vale a pena apostar no tratamento para o seu cachorro?

Publicado - 26 Setembro 2023 - 17h29

Atualizado - 19 Abril 2024 - 12h18

A infestação de pulgas, certamente, está entre os principais medos dos donos de cachorros que têm a vida social ativa. O contato com diferentes animais em hotéis, clubinhos, pet shops e parques pode ser ótimo para a socialização do cachorro, mas também é o cenário perfeito para a transmissão das pulgas. Por isso, em vez de se preocupar apenas com como acabar com pulgas de cachorro depois que o seu amigo já estiver com o parasita, pode ser uma boa começar a pensar na prevenção — a coleira antipulgas, nesse caso, é uma das melhores opções.

Ainda assim, muita gente se pergunta se o investimento vale a pena e não faltam dúvidas sobre a coleira antipulgas. Como funciona? Quanto tempo dura? Como escolher o melhor para o seu pet? Para ajudar a solucionar todas essas questões, reunimos aqui tudo o que você precisa saber sobre a coleira antipulga (com o depoimento de uma mãe de pet de bônus). Dá uma olhada!

Como funciona a coleira antipulgas?

Durante o tempo em que estiver em contato com o pelo de cachorro, a coleira antipulgas libera progressivamente uma substância que se espalha por todo corpo do animal e é tóxica para as pulgas. Mas você não precisa se preocupar: ela não oferece nenhum risco à saúde do animal que estiver usando ou de outros que convivam com ele. A coleira antipulgas para cães é totalmente segura, e permite que seu cãozinho entre em contato com outros animais sem se contaminar. O cheiro da coleira antipulgas faz mal apenas para os parasitas, não para pets!

Imagem Quiz:Descubra quem é o seu cachorro no parcão!

Descubra quem é o seu cachorro no parcão!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Além do modelo tradicional, também existe a coleira antipulgas e carrapatos. Ou seja, é um modelo "dois em um", já que deixa o animal protegido contra os dois monstrinhos. A grande vantagem de investir nesse tipo de colar é que ele aumenta ainda mais a proteção do seu amigo. Por isso, para cães que vivem em quintais ou têm contato frequente com outros cães, pode ser uma boa investir nas coleiras antipulgas e carrapatos.

Quais as vantagens da coleira antipulgas para cachorro?

Uma coisa é certa: com a coleira antipulgas, cachorro fica protegido por muito mais tempo. Essa, inclusive, é uma das principais vantagens de escolher a coleira antipulgas em vez das outras formas de prevenção, já que ela funciona a longo prazo e pode durar até oito meses, em alguns casos.

E quanto tempo a coleira antipulgas começa a fazer efeito? Cerca de 24 horas após estar com a coleira antipulgas, os parasitas adultos são eliminados. A eliminação completa acontece aproximadamente 48 horas depois. A maneira como funciona coleira antipulgas é muito eficaz nesse quesito!

Quanto tempo dura o efeito da coleira antipulgas?

O intervalo de tempo mínimo costuma ser de dois meses, mas algumas coleiras antipulgas podem ser usadas por até oito meses sem precisar de troca. Isso vale para os dois modelos: o tradicional, e a coleira para cachorro antipulgas e carrapatos. No momento da compra, basta que você fique atento a esse detalhe e adapte a necessidade do seu animal ao seu orçamento antes de tomar a decisão final, ok?

 

Cadela com coleira antipulgas cheirando folhas no chão de parque

 

Como escolher a melhor coleira antipulgas para cachorro?

 

Além do tempo ideal de uso, você vai precisar levar outros detalhes em consideração na hora de escolher a coleira de cachorro contra infestação de pulgas. Uma das mais importantes é o porte do seu cachorro: cada modelo de coleira tem uma quantidade de inseticida suficiente para se espalhar pelo corpo do animal pelo tempo de uso proposto. 

Isso significa que a coleira antipulgas para Shih Tzu, que é um cachorro pequeno, não deve ser a mesma de um Labrador ou Golden Retriever, que são cachorros grandes. Por isso, você vai precisar escolher a versão compatível com o seu cachorro para garantir o sucesso do tratamento. 

Na hora de colocar a coleira no pescoço dele, ela deve ficar justa, mas não pode ser desconfortável: geralmente, uma folga de dois dedos é suficiente para não incomodar o animal. Mesmo comprando o tamanho ideal para o porte do seu cachorro, pode ser que a coleira seja grande demais e acabe sobrando um pedaço na ponta. É importante cortar esse excesso para que ele ou outro cachorro não corram o risco de mastigar e ingerir o inseticida.

Se você tem mais de um animal, também deve ficar atento para descobrir se eles não estão lambendo o inseticida um do outro ao longo do uso. Se eles têm o costume de brincar abocanhando o pescoço um do outro, pode ser necessário escolher outra forma de proteção, então converse com o seu veterinário antes de se decidir. 

Para a Amora, a coleira antipulgas foi a melhor escolha de proteção

Super sociável, a Amora está acostumada a passear e sempre teve muito contato com outros animais na rua e no parcão. Por isso, Ana Heloísa, sua tutora, decidiu que a coleira era a opção mais eficaz de proteção contra pulgas para ela. Olha o que ela contou pra gente: “Testamos de duas marcas e gostei mais do resultado da coleira que dura até 8 meses. Ela é mais cara que as outras mas diluindo o custo por esse tanto de meses - por que ela realmente dura esse tanto de tempo na Amora -, acaba saindo barato”.

Para Ana, outra vantagem da coleira é que, com ela, Amora não precisa tomar medicamentos por muito períodos de tempo prolongados: “Eu falo bem da coleira pra todo mundo que conheço porque além do custo, ela é prática, eficiente e não é uma medicação oral que pode intoxicar o fígado. Muita gente se preocupa se as coleiras antipulgas não são grudentas ou se têm cheiro forte. Não sei das outras mas não é o caso dessa. Ela é bem "sequinha", solta só um pouco de pó assim que você retira da embalagem, mas fora isso não se vê resíduos no pelo do cachorro”.

Publicado originalmente em: 23/09/2019
Atualizado em: 26/09/2023

Alimentação

7 alimentos que cachorro não pode comer de jeito nenhum - o último é o pior deles

Existe uma longa lista de alimentos que cachorro não pode comer. Por mais que os cãozinhos sejam membros oficiais da família e prese...

Comportamento

Cachorro caramelo invade aula de dança e resolve mostrar todo o seu gingado natural

O vira-lata caramelo é um verdadeiro símbolo do Brasil e dos brasileiros. Ele sempre está nas aventuras mais inusitadas possíveis. J...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Cuidados

Grupo de pets homenageia e pede justiça por Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião

O caso chocante do Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22), tem gerado grande rep...

Alimentação

7 alimentos que cachorro não pode comer de jeito nenhum - o último é o pior deles

Existe uma longa lista de alimentos que cachorro não pode comer. Por mais que os cãozinhos sejam membros oficiais da família e prese...

Comportamento

Cachorro caramelo invade aula de dança e resolve mostrar todo o seu gingado natural

O vira-lata caramelo é um verdadeiro símbolo do Brasil e dos brasileiros. Ele sempre está nas aventuras mais inusitadas possíveis. J...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Ver todas