Cachorro

Coleira antipulgas: vale a pena apostar no tratamento para o seu cachorro?

Publicado - 26 Setembro 2023 - 17h29

Atualizado - 19 Abril 2024 - 12h18

A infestação de pulgas, certamente, está entre os principais medos dos donos de cachorros que têm a vida social ativa. O contato com diferentes animais em hotéis, clubinhos, pet shops e parques pode ser ótimo para a socialização do cachorro, mas também é o cenário perfeito para a transmissão das pulgas. Por isso, em vez de se preocupar apenas com como acabar com pulgas de cachorro depois que o seu amigo já estiver com o parasita, pode ser uma boa começar a pensar na prevenção — a coleira antipulgas, nesse caso, é uma das melhores opções.

Ainda assim, muita gente se pergunta se o investimento vale a pena e não faltam dúvidas sobre a coleira antipulgas. Como funciona? Quanto tempo dura? Como escolher o melhor para o seu pet? Para ajudar a solucionar todas essas questões, reunimos aqui tudo o que você precisa saber sobre a coleira antipulga (com o depoimento de uma mãe de pet de bônus). Dá uma olhada!

Como funciona a coleira antipulgas?

Durante o tempo em que estiver em contato com o pelo de cachorro, a coleira antipulgas libera progressivamente uma substância que se espalha por todo corpo do animal e é tóxica para as pulgas. Mas você não precisa se preocupar: ela não oferece nenhum risco à saúde do animal que estiver usando ou de outros que convivam com ele. A coleira antipulgas para cães é totalmente segura, e permite que seu cãozinho entre em contato com outros animais sem se contaminar. O cheiro da coleira antipulgas faz mal apenas para os parasitas, não para pets!

Imagem Quiz:Descubra quem é o seu cachorro no parcão!

Descubra quem é o seu cachorro no parcão!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Além do modelo tradicional, também existe a coleira antipulgas e carrapatos. Ou seja, é um modelo "dois em um", já que deixa o animal protegido contra os dois monstrinhos. A grande vantagem de investir nesse tipo de colar é que ele aumenta ainda mais a proteção do seu amigo. Por isso, para cães que vivem em quintais ou têm contato frequente com outros cães, pode ser uma boa investir nas coleiras antipulgas e carrapatos.

Quais as vantagens da coleira antipulgas para cachorro?

Uma coisa é certa: com a coleira antipulgas, cachorro fica protegido por muito mais tempo. Essa, inclusive, é uma das principais vantagens de escolher a coleira antipulgas em vez das outras formas de prevenção, já que ela funciona a longo prazo e pode durar até oito meses, em alguns casos.

E quanto tempo a coleira antipulgas começa a fazer efeito? Cerca de 24 horas após estar com a coleira antipulgas, os parasitas adultos são eliminados. A eliminação completa acontece aproximadamente 48 horas depois. A maneira como funciona coleira antipulgas é muito eficaz nesse quesito!

Quanto tempo dura o efeito da coleira antipulgas?

O intervalo de tempo mínimo costuma ser de dois meses, mas algumas coleiras antipulgas podem ser usadas por até oito meses sem precisar de troca. Isso vale para os dois modelos: o tradicional, e a coleira para cachorro antipulgas e carrapatos. No momento da compra, basta que você fique atento a esse detalhe e adapte a necessidade do seu animal ao seu orçamento antes de tomar a decisão final, ok?

 

Cadela com coleira antipulgas cheirando folhas no chão de parque

 

Como escolher a melhor coleira antipulgas para cachorro?

 

Além do tempo ideal de uso, você vai precisar levar outros detalhes em consideração na hora de escolher a coleira de cachorro contra infestação de pulgas. Uma das mais importantes é o porte do seu cachorro: cada modelo de coleira tem uma quantidade de inseticida suficiente para se espalhar pelo corpo do animal pelo tempo de uso proposto. 

Isso significa que a coleira antipulgas para Shih Tzu, que é um cachorro pequeno, não deve ser a mesma de um Labrador ou Golden Retriever, que são cachorros grandes. Por isso, você vai precisar escolher a versão compatível com o seu cachorro para garantir o sucesso do tratamento. 

Na hora de colocar a coleira no pescoço dele, ela deve ficar justa, mas não pode ser desconfortável: geralmente, uma folga de dois dedos é suficiente para não incomodar o animal. Mesmo comprando o tamanho ideal para o porte do seu cachorro, pode ser que a coleira seja grande demais e acabe sobrando um pedaço na ponta. É importante cortar esse excesso para que ele ou outro cachorro não corram o risco de mastigar e ingerir o inseticida.

Se você tem mais de um animal, também deve ficar atento para descobrir se eles não estão lambendo o inseticida um do outro ao longo do uso. Se eles têm o costume de brincar abocanhando o pescoço um do outro, pode ser necessário escolher outra forma de proteção, então converse com o seu veterinário antes de se decidir. 

Para a Amora, a coleira antipulgas foi a melhor escolha de proteção

Super sociável, a Amora está acostumada a passear e sempre teve muito contato com outros animais na rua e no parcão. Por isso, Ana Heloísa, sua tutora, decidiu que a coleira era a opção mais eficaz de proteção contra pulgas para ela. Olha o que ela contou pra gente: “Testamos de duas marcas e gostei mais do resultado da coleira que dura até 8 meses. Ela é mais cara que as outras mas diluindo o custo por esse tanto de meses - por que ela realmente dura esse tanto de tempo na Amora -, acaba saindo barato”.

Para Ana, outra vantagem da coleira é que, com ela, Amora não precisa tomar medicamentos por muito períodos de tempo prolongados: “Eu falo bem da coleira pra todo mundo que conheço porque além do custo, ela é prática, eficiente e não é uma medicação oral que pode intoxicar o fígado. Muita gente se preocupa se as coleiras antipulgas não são grudentas ou se têm cheiro forte. Não sei das outras mas não é o caso dessa. Ela é bem "sequinha", solta só um pouco de pó assim que você retira da embalagem, mas fora isso não se vê resíduos no pelo do cachorro”.

Publicado originalmente em: 23/09/2019
Atualizado em: 26/09/2023

Esses são os 210 nomes de cachorro macho mais famosos: encontre a melhor ideia para chamar o pet que acabou de adotar

Escolher um nome de cachorro macho nem sempre é fácil, já que a variedade de opções pode deixar muitos tutores perdidos. É possível ...

O cachorro mais popular de todos: saiba qual é a raça mais pesquisada no Brasil em 2024

As raças de cachorro mais populares geralmente incluem nomes como o Shih Tzu, Golden Retriever e Yorkshire. Mas sabia que tem um cão...

Esses são os 6 sinais mais comuns de verme de gato: alguns passam despercebidos até se você for um tutor muito atento

Assim como o verme em cachorro filhote e adulto, um dos problemas mais preocupantes que podem afetar os bichanos é o verme de gato. ...

Lulu da Pomerânia, Spitz Alemão e Zwergspitz são a mesma raça? Diferentes nomenclaturas causam confusão entre adotantes

O Spitz Alemão é uma das raças de cachorro favoritas para quem vive em apartamento. Além de pequeno, esse cãozinho conhecido pela pe...

Esses são os 210 nomes de cachorro macho mais famosos: encontre a melhor ideia para chamar o pet que acabou de adotar

Escolher um nome de cachorro macho nem sempre é fácil, já que a variedade de opções pode deixar muitos tutores perdidos. É possível ...

O menor gato do mundo é selvagem, praticamente cabe na palma da mão e tem a pelagem laranja

Quando pensamos no menor gato do mundo, é inevitável não considerar algumas raças de gato domésticas que são famosas pela baixa esta...

O cachorro mais popular de todos: saiba qual é a raça mais pesquisada no Brasil em 2024

As raças de cachorro mais populares geralmente incluem nomes como o Shih Tzu, Golden Retriever e Yorkshire. Mas sabia que tem um cão...

Plantei essa grama de gato e meus pets ficaram loucos: dá pra fazer com um ingrediente barato que você tem em casa

A grama de gato é uma plantinha cheia de benefícios e totalmente segura, cultivada especialmente para os bichanos. Além de deixar os...

Ver todas