Cachorro

Sarna de cachorro: veterinária responde 11 perguntas sobre a doença que atinge os cães

Publicado - 05 Agosto 2021 - 19h18

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Uma das grandes preocupações de qualquer pai de pet é a sarna em cachorro. A doença de pele é bastante comum, causada por ácaros que se alojam em diferentes partes do corpo do animal e causa grande desconforto. Mas, apesar de ser um quadro comum, a sarna de cachorro costuma despertar dúvidas sobre a sua transmissão, tipos de sarna e até mesmo quanto ao tratamento e prevenção da patologia. Por isso, para esclarecer os mitos e verdades sobre a sarna canina, o Patas da Casa conversou com a médica veterinária Marcia Lima (do canal @DCãoeGato ), que é especializada em dermatologia veterinária.

1) É verdade que existe somente um tipo de sarna em cachorro?

Marcia Lima: Não. A sarna de cachorro, na verdade, é o nome da doença causada por alguns ácaros. O cão pode ser parasitado pelo ácaro que vive no ouvido e, nesse caso, chamamos de Sarna Otodécica. Além dessa, o cão também pode adoecer com as sarnas Sarcóptica e Demodécica.

2) A sarna sarcóptica pode ser transmitida para os humanos?

M.L.: Sim, a Sarna Sarcóptica, ou Escabiose, é causada por um ácaro chamado Sarcoptes. Bem pouco exigente quanto ao tipo de hospedeiro e por habitar a superfície da pele, esse ácaro passa fácil, pelo contato, de pessoa para pessoa, para o cão, para o gato e para vários outros animais. Sentar-se no mesmo local que alguém parasitado ou compartilhar roupas e utensílios de difícil higienização (tecidos, papelão, pelúcia etc) pode também favorecer a transmissão.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

3) Existem outros tipos de sarna canina que também podem ser transmitidas para os humanos?

M.L.: Não. O ácaro causador da Sarna Otodécica é um pouco "mais exigente" que aquele da Sarna Sarcóptica e apenas aceita se alimentar do cerúmen de cães, gatos e furões. E o ácaro causador da Sarna Demodécica é tão, mas tão "exigente", que classificamos como ácaro espécie-específico, porque só parasita uma determinada espécie. O ácaro Demodex do cão é só do cão, assim como o Demodex do ser humano é só nosso. Sim, quase todos os mamíferos possuem a sua própria Demodex específica, como parte da microbiota da pele. Assustador, não é mesmo?

4) Coceira intensa é o único sintoma da sarna de cachorro?

M.L.: Não. O sintoma vai depender sempre de onde o causador da sarna canina habita e do que ele se alimenta (do estrago que faz no local). Assim, a sarna de ouvido habita o conduto auditivo externo e alimenta-se de cerúmen. Em pequenas quantidades não incomoda o cão, mas o comum é haver muitas centenas delas dentro da orelha, caminhando, passeando e mastigando a gordurinha do cerúmen. Nesse caso, causa enorme desconforto e coceira.

A sarna Sarcóptica, ao contrário, mesmo em pequenas quantidades, causa muita confusão e coceira na pele, porque enquanto toda a família do ácaro habita a superfície e se alimenta da queratina da "casquinha de fora da pele", as fêmeas fazem túneis para colocar os ovos bem protegidos. Elas fazem como toupeiras, escavando túneis de até 1 centímetro de extensão. Inflama e coça demais. E conforme o animal esfrega, carrega parte da família dos ácaros pra um novo local do corpo.

E, por fim, a Sarna Demodécica. Essa praticamente não causa coceira, nem desconforto. A Demodex cresce e multiplica dentro do folículo piloso, causando apenas falha na pelagem. Depois de muitos folículos parasitados, é comum ocorrer, como consequência, a infecção local pelas bactérias da superfície da pele. Nessa situação, o cão coça um pouco, pela piodermite oportunista.

5) Um cachorro com a imunidade baixa tem mais chances de desenvolver a sarna demodécica?

M.L.: Na verdade, o ácaro Demodex, causador dessa sarna em cachorro, é parte da microbiota da pele normal, ou seja, habita e protege a pele da sua espécie favorita. Mas em algumas situações de fragilidade do sistema imunológico (no cão, é uma condição genética que faz com que não sintetize alguma defesa natural contra essa sarna apenas), pode multiplicar demais e superpopular a pele, deixando de proteger e passando a parasitar o folículo piloso.

sarna de cachorro: cão tomando banho

6) A sarna canina otodécica - ou sarna de ouvido - pode ser confundida com a otite? 

M.L.: Como a otite é a inflamação do conduto auditivo, então tecnicamente, a Sarna Otodécica é uma otite parasitária. As outras causas de inflamação do ouvido do cão causam alterações muito parecidas. Antigamente, acreditava-se que a presença de muito cerúmen, de cor escura (e os livros citavam inclusive o termo: escura como "borra de café) era indicativo de Sarna Otodécica, porém com o avanço da tecnologia, hoje sabemos que independentemente da causa da agressão, haverá maior produção de cerúmen como mecanismo de primeira defesa e a cor é irrelevante, por não ser patognomônica/exclusiva de nenhum dos tipos de otite.

Hoje, a melhor forma de identificar o tipo de otite (fúngica, bacteriana, seborreica/ceruminosa, alérgica ou parasitária) é fazer um exame de triagem bem rapidinho e pouco invasivo, chamado Citologia Otológica, com auxílio de um microscópio. Porque nem toda otite causa desconforto ou sinais aparentes, vale pontuar a importância de sempre pedir ao médico veterinário por esse exame, como rotina, durante as consultas preventivas dos cães.

7) É verdade que a sarna notoédrica é uma doença exclusivamente felina?

M.L.: Não. Enquanto o primo, Sarcoptes, pega quase qualquer um que encontrar, o ácaro Notoedres tem um gosto mais refinado e tenta "manter a dieta" , preferindo a pele dos gatos. Mas se não tiver gato, vai cachorro e vai ser humano mesmo! A escabiose causada pela Notoedres não é específica dos gatos, sendo uma zoonose tão desconfortável quanto a causada pela Sarna Sarcóptica. 

8) O remédio para sarna de cachorro é sempre a melhor opção para curar a doença?

M.L.: Sim e não. Lembrando que sarna é o nome da doença, e com os medicamentos ditos acaricidas, podemos matar os ácaros que estiverem parasitando a pele do cão. Nesse sentido, sim, os medicamentos bem administrados e pelo tempo correto sempre curam a escabiose e a Sarna Otodécica. Porém, apesar de eliminar os ácaros causadores da Sarna Demodécica e controlarem as alterações da pele, o remédio para sarna em cachorro acaricida não é capaz de curar a fragilidade/característica genética do animal. Nesse caso, temos cura clínica e parasitológica, mas não a cura genética, e em algum tempo, a pele pode voltar a ficar parasitada novamente. 

9) Existem produtos específicos - como shampoos e sabonetes - para tratar a sarna em cachorro?

M.L.: Existem, mas entendendo que cada ácaro habita um local da pele diferente, fica fácil de perceber que um shampoo para sarna canina não será eficaz dentro do conduto auditivo e nem será capaz de alcançar o interior do folículo piloso, onde o ácaro Demodex está. Com raras exceções, os sabonetes em geral não têm pH adequado para a pele dos cães. Shampoos podem ser utilizados na pele de quem tem escabiose, mas o efeito acaricida desse tipo de produto cessa com o enxágue. Hoje temos à disposição opções mais seguras para o cão e com efeito protetor muito maior, chegando a vários meses, inclusive. 

10) A alimentação pode ajudar a proteger contra a sarna canina?

M.L: A boa nutrição com certeza melhora a qualidade da saúde do cachorro, tanto dos pelos quanto da pele, mas não o suficiente para garantir que se encostar numa Sarcoptes "cheia de fome" não haverá risco de desenvolver esse tipo de sarna canina, por exemplo. 

11) É possível prevenir a sarna em cachorro?

M.L.: Culturalmente, ninguém faz medicação preventiva de piolhos nos filhos quando começam a frequentar a escolinha, mesmo sabendo do maior risco da parasitose na primeira infância. Sendo o cão também um membro da família, é de se esperar o espanto e a resistência das pessoas, mas a melhor prevenção para a sarna de cachorro atualmente é o uso de antiparasitários seguros durante toda a vida do animal. A qualidade de vida do cão depende de uma boa saúde e para isso a prevenção constante das parasitoses, inclusive das sarnas de pele, é essencial.

Redação: Juliana Melo

Alimentação

7 alimentos que cachorro não pode comer de jeito nenhum - o último é o pior deles

Existe uma longa lista de alimentos que cachorro não pode comer. Por mais que os cãozinhos sejam membros oficiais da família e prese...

Comportamento

Cachorro caramelo invade aula de dança e resolve mostrar todo o seu gingado natural

O vira-lata caramelo é um verdadeiro símbolo do Brasil e dos brasileiros. Ele sempre está nas aventuras mais inusitadas possíveis. J...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Cuidados

Grupo de pets homenageia e pede justiça por Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião

O caso chocante do Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22), tem gerado grande rep...

Alimentação

7 alimentos que cachorro não pode comer de jeito nenhum - o último é o pior deles

Existe uma longa lista de alimentos que cachorro não pode comer. Por mais que os cãozinhos sejam membros oficiais da família e prese...

Comportamento

Cachorro caramelo invade aula de dança e resolve mostrar todo o seu gingado natural

O vira-lata caramelo é um verdadeiro símbolo do Brasil e dos brasileiros. Ele sempre está nas aventuras mais inusitadas possíveis. J...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Ver todas