Comportamento animal

Estudante de veterinária vai tirar foto com capivara e cachorro caramelo rouba a cena com sua simpatia

Publicado - 03 Janeiro 2024 - 17h25

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

No Brasil, quando falamos em cachorro caramelo, é inevitável não associar o termo ao famoso vira-lata caramelo, uma figura simbólica nos lares brasileiros. Embora existam diferentes raças de cachorro com essa coloração, o vira-lata caramelo ocupa um lugar especial no imaginário brasileiro, tornando ele tão representativo quanto samba e futebol.

Uma estudante de Medicina Veterinária mostrou o porquê desses cãezinhos serem tão amados e queridos. Ao tentar tirar uma foto com uma capivara, um vira-lata caramelo roubou a cena, mostrando toda a sua doçura e simpatia que fazem dele um ícone nacional!

Símbolo do Brasil, vira-lata caramelo rouba coração de estudante de veterinária 

Quando falamos em cachorro caramelo, memes na internet é o que não faltam. Com todo seu charme e simpatia, esses peludos ganham o coração de qualquer um. Foi exatamente isso que aconteceu com a Dani Silveira, uma estudante da Universidade Federal de Goiás que viralizou nas redes ao postar uma foto ao lado de um vira-lata caramelo super simpático no campus da faculdade. A ideia inicial, na verdade, era tirar a foto com uma capivara, mas o doguinho também quis participar.

Imagem Quiz:Descubra se você é um cachorro ou um gato!

Descubra se você é um cachorro ou um gato!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Na foto, Dani aparece agachada e sorrindo ao lado do doguinho, que apoia a pata de cachorro no braço da estudante enquanto expressa um sorriso canino cativante. Em segundo plano, a capivara também aparece no registro, com uma pose mais séria e menos simpática que o cão. De acordo com os comentários da publicação, esse lindo cachorro vira-lata caramelo é chamado de Cleitim, um nome tão especial e único como ele.

Qual é a história do cachorro caramelo?

O cão vira lata caramelo é considerado por muitos um símbolo do Brasil, mas por trás de tanta fama, qual é a história desse doguinho? De acordo com um estudo chamado “projeto Muttmix”, realizado pela Associação Internacional de Consultores de Comportamento Animal (IAABC), a origem do cachorro vira lata não é muito clara, e é quase impossível determinar quais misturas de raças deu origem a essa cor.

Contudo, o que sabemos com certeza é que o fator genético tem grande influência nas cores de cachorro vira-lata. Então podemos assumir que, a partir das seleções de raças de cachorro diferentes, as características físicas predominantes se sobressaem. No caso do vira-lata caramelo, como a cor preta é um gene dominante (A) e o marrom é um gene recessivo (a),  é possível afirmar que após o cruzamento de cachorro, a cor caramelo só vai surgir no animal que não apresentar os dois genes dominantes (AA).

Porque existe tanto cachorro caramelo no Brasil?

Infelizmente, o Brasil é o país com um dos maiores números de animais abandonados no mundo. Em 2022, estima-se que o número de cachorros de rua no país era de aproximadamente 20 milhões. Durante muito tempo, o vira-lata caramelo foi um dos animais mais rejeitados para adoção - por isso se reproduziam com maior frequência nas ruas. Hoje, o caramelo, cachorro que é adorado por todos, já é mais popular. Isso porque esses peludos são leais e amorosos com os tutores, com certeza como forma de gratidão por receberem a chance de ter uma família. Ainda assim, existem muitos caramelinhos esperando um lar nos abrigos.

Suzi é uma vira lata caramelo disponível para adoção no Adota Patas
A Suzi é uma vira-lata caramelo castrada e saudável que está disponível para adoção no Adota Patas

Qual é a raça de um cachorro caramelo?

Existem algumas raças de cachorro em que a cor caramelo é muito comum, como o Cocker Spaniel Inglês, Labrador e Chow Chow. Porém, o famoso vira-lata caramelo não possui uma raça definida. Por isso eles são chamados de cães SRD, que significa sem raça definida. Eles surgem a partir do cruzamento de cachorros de raças distintas, e apresentam uma mistura de características físicas resultantes dessa seleção.  

Qual é o preço de um Vira-lata caramelo?

A boa notícia é que o preço do vira-lata caramelo é o amor. Para se ter esse pet que é símbolo do país, basta adotar um cachorro vira-lata em qualquer feirinha de adoção ou resgatá-lo das ruas. O processo de adoção também pode ser feito através de plataformas online que sejam de confiança.

O Adota Patas te ajuda a encontrar seu cachorro caramelo!

A adoção salva a vida de um bichinho abandonado ou sem lar. Em contrapartida, eles ensinam sobre responsabilidade, cuidado e amor - qualidades que nos tornam pessoas melhores. Não importa com qual espécie você se identifica mais, acredite: sempre terá o pet perfeito te esperando! Além de todo o suporte que você recebe do Patas da Casa para cuidar do seu pet, nós também te ajudamos a encontrar um novo amigo, seja um cachorro ou um gato. 

No Adota Patas, você preenche um formulário indicando exatamente o que busca em um novo pet de acordo com a sua rotina e prioridades (por exemplo, um cachorro que fique bem sozinho por algumas horas e goste de crianças ou um gato que não tem problemas em dividir a casa com outros bichinhos que você já tenha). A partir das suas respostas, a plataforma indica os animais disponíveis nas nossas instituições parceiras que atendem esses requisitos. Clique aqui para conhecer seu novo melhor amigo!

*O Adota Patas atualmente possui parceria com três ONG's em São Paulo. Se você não mora no Estado, fique atento que em breve chegaremos à sua região. 
 

Cachorro

"Hachiko - Para Sempre": novo filme inspirado na comovente história do leal cachorro japonês chega aos cinemas

Se você é uma daquelas pessoas que amam um bom filme de cachorro, temos uma boa notícia: um novo longa-metragem chegou aos cinemas n...

Comportamento

Filme para assistir com meu gato: 11 filmes protagonizados por gatinhos para ver acompanhado do seu pet

Quem precisa de uma noite badalada quando você pode aproveitar o momento para assistir filmes do lado do seu bichinho de estimação, ...

Cachorro

O Chow Chow é perigoso e hostil? Saiba o que é mito e o que é verdade sobre a personalidade da raça de cachorro

O Chow Chow é um cachorro de porte médio, super peludo e conhecido por ter a língua azul. A raça, de origem chinesa, conquista muito...

Cachorro

Samoieda: saiba como ter um cachorro da raça russa e outras curiosidades sobre a convivência com esse pet

O Samoieda é um dos cachorros mais bonitos que existem! Com uma pelagem branquinha e uma fisionomia que lembra bastante um lobo, a r...

Cachorro

"Hachiko - Para Sempre": novo filme inspirado na comovente história do leal cachorro japonês chega aos cinemas

Se você é uma daquelas pessoas que amam um bom filme de cachorro, temos uma boa notícia: um novo longa-metragem chegou aos cinemas n...

Comportamento

Filme para assistir com meu gato: 11 filmes protagonizados por gatinhos para ver acompanhado do seu pet

Quem precisa de uma noite badalada quando você pode aproveitar o momento para assistir filmes do lado do seu bichinho de estimação, ...

Gato

Tipos de gato Savannah: curiosidades sobre a raça híbrida que é uma das mais caras do mundo

Considerado um dos felinos mais caros do mundo, o gato Savannah é cheio de curiosidades e características impressionantes. A raça, q...

Cachorro

O Chow Chow é perigoso e hostil? Saiba o que é mito e o que é verdade sobre a personalidade da raça de cachorro

O Chow Chow é um cachorro de porte médio, super peludo e conhecido por ter a língua azul. A raça, de origem chinesa, conquista muito...

Ver todas