Cachorro

Encontrou sangue nas fezes do cachorro? Veja os problemas que o sintoma pode indicar

Publicado - 15 Dezembro 2023 - 16h44

Atualizado - 22 Abril 2024 - 00h23

Encontrar sangue nas fezes do cachorro é um sinal de que algo está fora do normal. O cocô com sangue em cachorro é uma questão que deve ser sempre levada a sério. Há diversas razões para isso acontecer, desde um episódio momentâneo - mais simples de resolver - até doenças mais graves - como a gastroenterite hemorrágica ou câncer em cachorro. Em todo caso, o cachorro cagando sangue merece uma atenção especial desde a primeira vez em que acontece.

Vale dizer que o sangue nas fezes de cachorro pode ser de tipos diferentes, então é importante diferenciar o que cada um quer dizer. Quer entender qual é a relação entre sangue, fezes, cachorro e a saúde do seu pet? O Patas da Casa te ajuda a entender o que o cachorro evacuando sangue pode significar. Confira!

Cachorro fazendo fezes mole com sangue é um sinal de que ele não está bem

Quando o cão está passando por algum problema de saúde, o corpo tenta avisar isso com vários sintomas. O cachorro fazendo cocozinho mole com sangue é um desses sinais que pode estar relacionado a diversas doenças. Como é um sintoma amplo, há uma dúvida comum ao ver sangue nas fezes de cachorro: o que pode ser?

Imagem Quiz:Teste seus conhecimentos sobre a saúde de cachorro!

Teste seus conhecimentos sobre a saúde de cachorro!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

A verdade é que a diarreia com sangue no cachorro pode significar desde um sinal de infecção viral até a ingestão de um corpo estranho. Por isso, quando o cachorro faz fezes com sangue é necessário correr para o veterinário. Somente um profissional conseguirá dar o diagnóstico correto sobre a saúde do cachorro. Diarreia com sangue, ou até um cocô mais durinho com a presença de um líquido sanguinolento, precisam de atenção.

Para te preparar caso veja que seu cachorro fez fezes com sangue, confira as doenças mais comuns: 

  • Parvovirose
  • Cachorro intoxicado 
  • Verminose
  • Ingestão de corpos estranhos (como brinquedos e outros objetos)
  • Giardíase
  • Tumores intestinais

É importante identificar o tipo de sangue nas fezes de cachorro

Observar a aparência das fezes de cachorro com sangue pode não ser uma tarefa muito agradável, mas é essencial para conseguir descrevê-la corretamente para que o veterinário possa determinar a origem do problema. Outra ideia que pode facilitar também é tirar algumas fotos de fezes de cachorro com sangue, assim o próprio veterinário verá o que aconteceu.

Há dois tipos de fezes com sangue em cachorro: a hematoquezia em cães, que é caracterizada por uma coloração vermelha brilhante, e a melena, definida pelo surgimento de fezes de cachorro com sangue mais escuro. Assim, além do sangue nas fezes, cachorro pode ter o cocô com duas "tonalidades" diferentes. Mas ao ver o cachorro defecando sangue, o que pode ser afinal?

Fezes do cachorro com sangue: quando é um sinal de hematoquezia em cães e o que isso significa?

A hematoquezia em cães é caracterizada pela presença de sangue vermelho — brilhante e fresco — nas fezes. Cachorro com sangue no cocô com essas características geralmente são indicação de um sangramento no sistema digestivo inferior do animal, incluindo o cólon ou o reto.

Esse tipo de fezes do cachorro com sangue pode ser consequência de um problema menor e passageiro. No entanto, se o evento for persistente, pode sinalizar algo mais sério e não deve ser ignorado. Cachorro defecando sangue, nesses casos, precisa de uma avaliação profissional.

Veja algumas das possíveis causas da hematoquezia em cães:

  • Lesões retais quando o cão engole materiais não digeríveis e/ou pontiagudos, como fragmentos ósseos, pedaços de plástico, farpas de madeira e meias;
  • Agentes infecciosos, como bactérias, protozoários e parasitas intestinais (como a giárdia em cães);
  • Parvovirose, uma doença viral séria, frequentemente encontrada em filhotes não vacinados;
  • Pólipos no cólon, reto ou ânus;
  • Gastroenterite hemorrágica (caracterizada por grandes quantidades de fezes soltas e sanguinolentas); 
  • Hemorroidas;
  • Alergias alimentares, intolerâncias, ingestão de comida estragada, alterações na dieta e superalimentação;
  • Doenças inflamatórias intestinais, como a colite;
  • Saculite anal (inflamação dos sacos anais);
  • Ingestão de sangue (ao lamber uma ferida, por exemplo);
  • Estresse por mudanças de rotina.

Sangue do tipo melena: cachorro evacuando sangue pode ser grave

No caso da melena, cachorro evacua fezes com sangue de aspecto diferente. Diferentemente da hematoquezia em cães, que apresenta sinais de sangue fresco, a melena aponta o surgimento de sangue digerido nas fezes. Ou seja, o sangramento começa no sistema digestivo do cachorro superior e pode representar um problema de saúde mais grave.

A aparência clássica da melena são fezes negras, brilhantes, pegajosas e fétidas. Como a cor do sangue no cocô do cachorro é mais escura, geralmente é mais difícil identificar sua presença. Uma boa dica é transferir as fezes para cima de um guardanapo ou folha de papel branca para visualizar melhor.

Veja algumas das possíveis causas da melena em cães:

  • Tumores ou câncer, especialmente em cachorros mais velhos;
  • Irritação e ulceração intestinal, causadas pela administração prolongada de corticosteroides e agentes anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), como a aspirina e o paracetamol;
  • Algumas doenças metabólicas, como insuficiência renal em cães e hepática, pancreatite canina e hipoadrenocorticismo;
  • Parasitas;
  • Úlceras pépticas;
  • Exposição a toxinas ou corpos estranhos no sistema gastrointestinal;
  • Traumas e complicações pós-cirúrgicas (o problema pode aparecer até 72 horas após a cirurgia);
  • Distúrbios que envolvem coagulação anormal do sangue. O veneno de rato pode causar distúrbios de coagulação e sangramento, por exemplo.

Saúde de cachorro: fezes gelatinosa com sangue pode ser sinal de vermes

Um cachorro com diarreia com sangue pode ser sinal de parasitas intestinais (verme em cachorro) e o mesmo acontece com as fezes gelatinosas. O problema pode atingir cães de diferentes idades, mas é mais comum em filhotes. A vermifugação, porém, ajuda a combater isso. Outros sinais de verminoses em cães, além do cocô de cachorro com sangue gelatinoso/mole, são: febre, apatia, perda de apetite e fraqueza.

Atenção! Imagens fortes a seguirA hematoquezia em cães possui sangue vermelho com aspecto mais brilhante e frescoNa melena, cachorro apresenta fezes escuras, pegajosas e com odor fétido

 

Cachorro fazendo fezes mole com sangue requer um diagnóstico para começar melhor o tratamento

Assim que notar o cachorro fazendo fezes mole com sangue, tente identificar qual é o tipo de cocô sangrento (hematoquezia ou melena). Caso fique na dúvida, tire uma foto ou recolha uma amostra para que o veterinário de sua confiança possa analisar precisamente.

A maioria das causas do cachorro com sangue nas fezes é secundária ou passa rapidamente. Porém, algumas são mais graves e precisam de atenção veterinária imediata, como o câncer e a parvovirose. "“Em casos de sangramento excessivo ou contínuo, abdômen distendido ou sensibilidade extrema, fraqueza extrema, letargia, perda de apetite, cachorro vomitando e evacuando sangue e mudanças drásticas no comportamento, procure um médico veterinário", orienta a médica veterinária Amanda Carloni.

Após a análise fecal, o médico levará em conta o histórico de saúde completo do animal e identificará outros sintomas. Para ajudar a diagnosticar o que causa o sangue nas fezes de cachorro, alguns testes podem ser feitos, como o raio-X para verificar sinais incomuns no abdômen e no trato digestivo. Exames físicos e de urina, biópsias de tecidos, colonoscopia e exames de sangue em cachorro completos também poderão ser realizados. 

Sangue nas fezes do cachorro filhote requer mais atenção ainda

Se quando um cachorro adulto fica doente já é motivo de preocupação, o cuidado deve ser ainda maior no filhote. Nessa fase da vida, o sistema imunológico do pet ainda está sendo desenvolvido, deixando-o mais suscetível a doenças. Ao encontrar sangue nas fezes do cachorro filhote, é fundamental levar o bichinho imediatamente ao veterinário.

Uma das principais causas do filhote defecando sangue é a parvovirose canina. Essa doença grave acomete principalmente os cachorrinhos que não se vacinaram contra a enfermidade. O vírus resistente ataca as células intestinais e deixa o cãozinho muito debilitado, podendo levar à morte rapidamente. Por isso, o filhote defecando sangue precisa ser diagnosticado urgentemente para que se descubra a causa do problema e receba o tratamento adequado.

Tratamento de fezes de cachorro com sangue depende da causa

Uma dúvida é comum sobre o sangue nas fezes do cachorro: como tratar o quadro? Ao ver um cachorro evacuar sangue repetidas vezes ou com outros sintomas associados, o mais recomendado é procurar ajuda veterinária imediata. O tratamento do cachorro com fezes com sangue pode variar de caso a caso, dependendo da doença ou complicação de saúde que provocou o sintoma.

Há casos menos perigosos que podem incluir a prescrição de probióticos, administração de antibióticos, anti-inflamatórios e alterações na dieta do animal (como a adição de fibras). Já condições médicas de fezes com sangue no cachorro mais graves podem exigir hospitalização e até intervenção cirúrgica. Portanto, assim que notar no cachorro cocô com sangue, é fundamental agir rápido, pois há risco de morte para o cão.

Como prevenir o cachorro fazendo fezes mole com sangue?

Com sangue nas fezes, cachorro algum está completamente bem. Para evitar que o seu pet desenvolva esse tipo de problema, há certas medidas de prevenção que você pode introduzir no dia a dia. Manter objetos perigosos e toxinas fora do alcance do animal, seguir uma alimentação adequada para cães, perceber comportamentos anormais de estresse, aplicar vermífugo para cachorro e dar as vacinas necessárias são algumas delas.

Se a origem do cachorro fazendo cocô com sangue for algo que fuja do seu controle, ligue para o veterinário assim que reparar a presença de fezes com sangue. Cachorro pode precisar de ajuda. Se o seu animal de estimação estiver agindo normalmente, com apetite e um bom nível de energia, geralmente é seguro esperar até o dia seguinte para procurar o atendimento.

Publicado originalmente em: 20/04/2020
Atualizado em: 15/12/2023

Cuidados

Caso Joca: o que o calor excessivo pode causar no cachorro?

Desde que ocorreu a trágica fatalidade de Joca, um Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22...

Cuidados

Voar com cachorro é seguro? Veja as regras para viajar com pet de avião na Gol, Latam e Azul

Após o trágico incidente envolvendo Joca, um Golden Retriever que morreu durante o transporte aéreo da companhia Gol na última segun...

Comportamento

Gol suspende transporte de animais em porão de aeronaves após morte do Golden Retriever Joca

Nada de viajar com cachorro de avião por enquanto! Com a repercussão do caso do Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Go...

Gato

Dermatite em gatos: 6 sinais da doença de pele para ficar de olho

Há muitos tipos de doenças de pele em gatos. Os quadros mais comuns são a sarna, micose e a dermatite. No caso da dermatite em gatos...

Cuidados

Caso Joca: o que o calor excessivo pode causar no cachorro?

Desde que ocorreu a trágica fatalidade de Joca, um Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22...

Cuidados

Voar com cachorro é seguro? Veja as regras para viajar com pet de avião na Gol, Latam e Azul

Após o trágico incidente envolvendo Joca, um Golden Retriever que morreu durante o transporte aéreo da companhia Gol na última segun...

Adote um animal

Gata viaja 70 km escondida embaixo de caminhão e é adotada após ser descoberta pela PRF

Viajar com gato não é uma tarefa tão simples. Os felinos normalmente são muito apegados com a rotina e não gostam de ser tirados da ...

Comportamento

Gol suspende transporte de animais em porão de aeronaves após morte do Golden Retriever Joca

Nada de viajar com cachorro de avião por enquanto! Com a repercussão do caso do Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Go...

Ver todas