Raças

Dachshund: características, comportamento e cuidados com a saúde... saiba tudo sobre a raça salsicha

Raça pequena e com muita personalidade: o cão Dachshund é um ótimo candidato para ser o seu melhor amigo
Raça pequena e com muita personalidade: o cão Dachshund é um ótimo candidato para ser o seu melhor amigo

Cachorro salsicha, Dachshund ou teckel: muitos são os nomes que definem essa raça de cães. Bem agitados e cheios de energia, o cãozinho de corpo alongado e patas curtas tornam qualquer brincadeira mais animada ainda, pois amam diversão e se dão super bem com crianças. A fama de bagunceiro pode até ter um fundo de verdade, mas o Dachshund é um cãozinho que, certamente, vai te conquistar e se tornará seu melhor amigo em pouco tempo. O Patas da Casa preparou um guia completo para você conhecer as principais características, cuidados e comportamentos sobre o cachorro salsicha.

Dachshund: cães da raça podem ter relação de amor e fidelidade com seus tutores

Reconhecer um cão Dachshund não é nada difícil. Nas ruas, é conhecido como cachorro salsicha ou linguicinha pelo corpo mais comprido e perninhas bem curtas, formato que se assemelha muito a esses alimentos. Também chamado teckel, o Dachshund é um excelente farejador devido ao seu focinho longo. Com o olhar sempre atento e curioso, esses cãezinhos estão sempre de olho em tudo que acontece à sua volta. É por isso que são bem protetores com seus tutores. Aliás, você sabia que a melhor parte de ter um amiguinho da raça salsicha é que ele é extremamente fiel? Eles são capazes de criarem um forte vínculo com seus donos. Ou seja: é um cachorro que sempre estará ao seu lado em todos os momentos!

Basset? Dachshund? Apesar dos vários nomes que denominam essa raça, Basset não é um deles. As orelhas caídas ao lado do rosto faz com que os salsichinhas sejam confundidos com os cães Basset Hound, uma raça que também tem o corpo em formato mais alongado. Mesmo com as semelhanças físicas, eles possuem um temperamento bem diferente. Os Dachshunds costumam ser mais agitados e expressivos, sempre preparados para soltar um latido daqueles com qualquer incômodo, enquanto os Basset Hound são pura tranquilidade.

Faça o quiz e descubra se você tem alergia a gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Como você fica ao chegar na casa de um amigo que tem um gato?

O que acontece quando se aproxima de gatinhos na rua ou em feiras de adoção?

As crises alérgicas costumam acontecer:

O que acontece quando você fica perto de alguém que está com a roupa cheia de pelos de gato?

Como seu corpo reage ao entrar em contato com um filhotinho de gato na rua?

Quais são os seus sintomas mais comuns durante uma crise alérgica?

O que você faz para melhorar um quadro de alergia?

É bem provável que você tenha alergia a gatos e precise consultar um especialista As crises alérgicas fazem parte da sua rotina, mas será que é por causa dos gatos? Passe livre para ter um gatinho: você não tem alergia aos bichanos!
    O cachorro salsicha pode ser muito amável e protetor, mas é preciso estabelecer alguns limites. O adestramento pode ajudar muito!
    O cachorro salsicha pode ser muito amável e protetor, mas é preciso estabelecer alguns limites. O adestramento pode ajudar muito!

    Mais Lidas

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
    Adote um animal

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

    Se você está pensando em ter um pinscher na sua vida pode estranhar a numeração que normalmente acompanha o nome da raça. O cachorro pinscher é conhecido por ser bem pequeno, mas ainda assim há variações de tamanho: as classificações 0, 1, 2 ou miniatura são super importantes para saber a dimensão aproximada do cãozinho. Além disso, pode ajudar muito na hora de decidir pelo seu novo melhor amigo.

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
    Adote um animal

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!

    Às vezes, a vontade de adotar um gatinho é tão grande que acabamos nos precipitando e não dando a devida atenção a alguns detalhes muito importantes, como o sexo do filhote. É muito normal achar que adotou uma fêmea e só depois descobrir que o gato, na verdade, é macho. Nós sabemos que não é nada fácil diferenciar o órgão genital do gato logo nos primeiros meses de vida do animal. Se você faz parte deste time, não se preocupe, isso é muito comum!

    Filhote de cachorro chorando à noite? Veja a explicação e dicas para acalmá-lo nos primeiros dias em casa
    Adote um animal

    Filhote de cachorro chorando à noite? Veja a explicação e dicas para acalmá-lo nos primeiros dias em casa

    A chegada de um filhote de cachorro ao novo lar é marcada por muita alegria e descobertas - da parte do animal e dos próprios donos. O cãozinho terá contato com cheiros que ele nunca sentiu, pessoas diferentes, um ambiente totalmente desconhecido. O novo papai ou mamãe de pet, por outro lado, está aprendendo sobre a rotina, como o sono e alimentação, e comportamentos do bichinho. Nos primeiros dias de adaptação na nova casa é comum ouvir o cachorro filhote chorando à noite. A reação imediata do tutor é ficar preocupado se ele está com fome ou sentindo dor, mas saiba esse comportamento é muito normal.

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)
    Adote um animal

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)

    O Yorkshire é um cãozinho muito popular nos lares brasileiros. Pequeno, fofo, esperto e bem brincalhão: companheirismo é uma característica marcante nesses mini-cães, ideais para apartamentos, famílias com crianças ou mesmo pessoas que moram sozinhas e querem um amigo fiel. O Yorkshire Terrier é reconhecido de longe pelas duas cores na pelagem, o tamanho e por sua característica única: as orelhas para cima. Quer saber tudo sobre o cachorro yorkshire? Então continue acompanhando a leitura!

    Dachshund: personalidade e comportamento

    Por mais brincalhão que o salsichinha seja, é preciso entender que eles também pode ser muito temperamental - o que não quer dizer que seja agressivo. Por serem cães muito vigilantes, o que pode acontecer é o cachorro ter um instinto protetor mais aguçado. Por isso, quando uma pessoa desconhecida se aproxima é normal o animal estranhar e reagir de uma forma um pouco inesperada e até agressiva. Normalmente, o cachorro logo se acostuma com

    Este tipo de comportamento pode ser facilmente corrigido com alguns treinamentos: o adestramento costuma ser muito eficaz para evitar que seu pet fique exaltado sem necessidade. Inclusive, o cão salsicha pode acabar ficando mal acostumado se não receber limites, já que a tendência é que eles criem suas próprias regras na rotina. Latidos e rosnadas podem se tornar comuns em qualquer ameaça, mas dificilmente partem para o ataque. O adestramento pode deixar esse processo mais tranquilo.

    Com o auxílio de um adestrador especializado, o seu pet vai se adaptar muito mais fácil às mudanças do dia a dia - e aquela eterna desconfiança com estranhos não vai mais afetar seu comportamento. Mas, vale lembrar que a sua presença é indispensável durante treinos, até mesmo para aprender como agir em qualquer situação.

    Cuidados com a pelagem do cachorro salsicha

    O Dachshund é uma raça que pode apresentar até três tipos de pelagem: curto, duro e longo. Além disso, a coloração pode ser mais uniforme, bicolor e até manchada - uma forma comum é a pelagem do Dachshund arlequim, com uma base escura e manchas mais claras. O cuidado e escovação vai depender justamente do tamanho dos pelos. Os cães com a pelagem curta precisam de uma escovação por semana e a tosa pode ser necessária de tempos em tempos (é importante sempre observar o seu bichinho). Já os cachorros com pelos mais duros ou longos precisam ser escovados de duas a três vezes por semana para evitar o embaraçamento. Neste caso, as tosas devem ser mais frequentes também.

    Cachorro salsicha: alimentação e passeios

    A alimentação é essencial para manter a saúde do seu cachorro da raça salsicha. Por isso, o seu amigo deve ser alimentado de duas a três vezes por dia - a quantidade vai variar de acordo com o peso e tamanho. Pensar na qualidade dos produtos também é importante! O ideal é oferecer ao seu pet uma ração super premium, que garantirá a nutrição completa e necessária para a manutenção da saúde. Se tiver dúvidas entre marcas e quantidade, você pode fazer uma visitinha ao veterinário para conversar e entender melhor as necessidades do seu cachorro.

    Com energia de sobra para pular, brincar e correr pelos lugares, sair para passear com o seu cachorro salsicha pode ser uma grande aventura! Elétricos, eles adoram fazer caminhadas ao ar livre e explorar parques e florestas. Se você mora próximo a um lugar parecido, fica a dica para curtir o fim de semana com o seu companheiro da melhor forma.

    Com a correria do dia a dia, esse tipo de passeio nem sempre é possível, mas ainda assim é muito importante que você tire pelo menos um tempinho do seu dia para dar uma voltinha com ele, mesmo que seja no quarteirão da sua rua. O ideal é que a caminhada aconteça pelo menos duas vezes ao dia, e não vai demandar muito tempo: 10 minutinhos já são mais do que suficientes para que ele satisfaça suas necessidades e gaste um pouquinho da energia acumulada. Como qualquer raça de cachorro, o pote de água deve estar sempre cheio e com água limpa e fresca - até mesmo porque os cães da raça salsicha são super energéticos e precisam se hidratar com frequência.

    O corpo alongado e as patas curtinhas são um alerta para problemas na coluna. Veja os cuidados que você precisa tomar!
    O corpo alongado e as patas curtinhas são um alerta para problemas na coluna. Veja os cuidados que você precisa tomar!

    Dachshund: cuidados com a saúde

    Em relação à saúde do Dachshund, alguns cuidados são essenciais: por causa do corpo muito comprido e patas mais curtas, o cachorro salsicha está mais propenso a desenvolver problemas na coluna. A doença mais comum é o acometimento do disco invertebral do animal, decorrente de movimentos simples, como subir e descer escadas. Para evitar esse tipo de problema, pode ser necessária a instalação de rampas que facilitem o acesso a camas, sofás e até outros andares da casa. Essa atitude pode preservar a saúde do seu cãozinho! A obesidade pode ser um fator sério no cão dachshund. O sobrepeso faz com que a sua coluna sofra maior pressão, o que consequentemente pode trazer mais problemas para esta parte do corpo do animal.

    Não é só a coluna do Dachshund que merece a sua atenção. Veja outros cuidados importantes:

    • Banho: a raça não demanda banhos frequentes, a não ser que o bichinho tenha se sujado em alguma de suas aventuras;
    • Orelhas: as orelhas caídas do seu cãozinho também precisam de um cuidado especial, já que fungos, bactérias e ácaros podem se instalar facilmente no local, ocasionando otites e outros problemas mais sérios;
    • Unhas: outro ponto importante é não deixar as unhas do seu pet muito grandes. A dica é começar a cortá-las desde cedo, sendo recomendado de uma a duas vezes por mês;
    • Dentes: A saúde bucal do seu bichinho também pode ser afetada por tártaro e outras bactérias, sabia? O indicado é que haja a escovação com regularidade.

    Filhote de Dachshund: dicas para adotar ou comprar

    Um cachorro salsicha filhote demanda muitos cuidados na fase inicial. Como os cães desta raça já são naturalmente pequenos, é de se esperar que os bebês sejam ainda menores e mais frágeis. Busque locais confiáveis e tire todas as dúvidas antes de levar o filhote para casa. E não se esqueça de levá-lo ao veterinário para tomar as vacinas, receber a recomendação de vermífugo e fazer alguns exames. Pode ser interessante já começar os treinos de adestramento nos primeiros meses de vida, assim, seu Dachshund vai crescer mais comportado e sociável.

    Redação: Juliana Melo

    Pinscher: da fama de nervosinho a fenômeno da internet, entenda como a raça conquistou os lares brasileiros

    Próxima matéria

    Pinscher: da fama de nervosinho a fenômeno da internet, entenda como a raça conquistou os lares brasileiros

    Fox Terrier: características físicas, personalidade, cuidados e muito mais... saiba tudo sobre a raça
    Pequenos

    Fox Terrier: características físicas, personalidade, cuidados e muito mais... saiba tudo sobre a raça

    Os cães do grupo Terrier fazem sucesso por onde passam, e com o Fox Terrier não é diferente. Ele representa perfeitamente as raças de cachorro desse grupo: é animado, ativo, cheio de energia, habilidoso e, claro, incrivelmente fofo. Muitas pessoas chegam a confundi-lo com o Fox Paulistinha, uma raça de Terrier originária do Brasil que descende do cruzamento do Fox Terrier com outros cães. No entanto, esses dois doguinhos são bem diferentes entre si, especialmente no que diz respeito à pelagem e traços físicos.

    Chihuahua: personalidade, saúde, cuidados e mais... saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno
    Pequenos

    Chihuahua: personalidade, saúde, cuidados e mais... saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno

    Quem nunca viu aquele cãozinho simpático de “Legalmente Loira”? Se você não lembra desse filme (ou não é da sua geração), deixou de conhecer uma das mais brilhantes atuações de um Chihuahua, o menor - e mais corajoso - cão do mundo. O cachorro é pequeno, mas sua origem é cercada de teorias e histórias: não se sabe ao certo se ele é descendente do Techichi, um cão selvagem do México pré-colonial, se surgiu na China e foi levado por comerciantes espanhóis para o restante do mundo ou se é resultado de cruzamentos do Techichi com alguma raça minúscula chinesa.

    Saiba tudo sobre o gato Himalaia: origem, características, personalidade, cuidados e muito mais
    Raças

    Saiba tudo sobre o gato Himalaia: origem, características, personalidade, cuidados e muito mais

    O gato Himalaia é, sem dúvidas, uma das raças mais queridinhas e desejadas pelos amantes de felinos. Ele reúne em sua genética a mistura de outras duas raças que são muito populares: o gato Persa e o Siamês. Ou seja, é carisma e fofura em dose dupla! Além disso, esse gatinho tem uma personalidade super dócil e tranquila, sendo a companhia perfeita para quem sempre sonhou em ter um bichinho de estimação. Se esse é o seu caso, ou se você já tem um gato do Himalaia e quer conhecer tudo sobre ele, essa matéria vai te ajudar bastante. 

    Tudo sobre o cachorro Boxer: origem, personalidade, saúde, características físicas e cuidados
    Grandes

    Tudo sobre o cachorro Boxer: origem, personalidade, saúde, características físicas e cuidados

    Se você sempre sonhou em ter um cachorro grande dentro de casa, a raça Boxer certamente é uma opção que não vai te decepcionar. Por trás da aparência robusta e que pode ser considerada até um pouco intimidante para alguns, existe um cãozinho companheiro e com muito amor para oferecer aos seus humanos. Conheça um pouco mais sobre o comportamento da raça, cuidados com a saúde e quanto custa um cachorro Boxer.

    Ver Todas >

    Maltês: 10 características da raça de cachorro pequeno
    Adote um animal

    Maltês: 10 características da raça de cachorro pequeno

    O Maltês é um dos cachorros pequenos que mais fazem sucesso. Ele é alegre, divertido e tem o carisma necessário para conquistar um lugarzinho no coração de qualquer um. Às vezes pode ser um pouco teimoso, mas nada que um bom treinamento não resolva. Para conhecer um pouco mais sobre o Maltês (personalidade, características físicas e alguns cuidados), preparamos uma matéria especial sobre esse peludinho. 

    Fox Terrier: características físicas, personalidade, cuidados e muito mais... saiba tudo sobre a raça
    Adote um animal

    Fox Terrier: características físicas, personalidade, cuidados e muito mais... saiba tudo sobre a raça

    Os cães do grupo Terrier fazem sucesso por onde passam, e com o Fox Terrier não é diferente. Ele representa perfeitamente as raças de cachorro desse grupo: é animado, ativo, cheio de energia, habilidoso e, claro, incrivelmente fofo. Muitas pessoas chegam a confundi-lo com o Fox Paulistinha, uma raça de Terrier originária do Brasil que descende do cruzamento do Fox Terrier com outros cães. No entanto, esses dois doguinhos são bem diferentes entre si, especialmente no que diz respeito à pelagem e traços físicos.

    Quais as raças de cachorro que mais costumam latir?
    Adote um animal

    Quais as raças de cachorro que mais costumam latir?

    O barulho de cachorros latindo muitas vezes é um problema para os vizinhos, mas é algo inevitável se você tem cães em casa. Os caninos usam os latidos para se comunicarem com o mundo e com as pessoas ao seu redor, então é natural que uma vez ou outra a gente ouça o latido de cachorro. Mas sabia que existem algumas raças que são mais barulhentas do que outras? É isso mesmo: têm cães que latem um pouco mais, enquanto outros latem com menos frequência. Listamos abaixo as raças de cachorro que mais costumam latir!

    Quais as principais características do filhote de Lhasa Apso?
    Adote um animal

    Quais as principais características do filhote de Lhasa Apso?

    As fotos de Lhasa Apso filhote não enganam: esse é um dos cachorrinhos mais fofos que existe. Ele consegue conquistar a todos muito facilmente - não é à toa que essa é uma das raças mais populares e queridinhas do Brasil. A personalidade do Lhasa Apso (filhote ou adulto) contribui muito para isso, já que o jeitinho doce, amigável e brincalhão nunca passa despercebido. 

    Ver Todas >