close
Cachorro

Corpo do cachorro: descubras as características mais curiosas da espécie canina

Atualizado · 29 de dezembro de 2021 · 10h56

Publicado · 29/12/2021 · 10h55

O corpo do cachorro esconde diversas surpresas que você nem imagina
O corpo do cachorro esconde diversas surpresas que você nem imagina

Desvendar o corpo do cachorro é uma missão e tanto! Afinal, ele é cheio de curiosidades que muitos tutores não fazem ideia que existem. Quem vê o focinho de cachorro, por exemplo, mal imagina que é ali que se encontra a impressão digital do animal. Ou que os dentes de cachorro podem nos indicar qual é a idade do animal. Se você quer saber mais sobre as partes do corpo do cachorro e as surpresas que elas escondem, confira a matéria a seguir!

A pata de cachorro é bem gordurosa, o que ajuda a pisar em superfícies frias

A pata de cachorro é repleta de curiosidades! Ela tem muitos ossos que ajudam na sustentação do animal,  mas além disso, serve até como uma forma de comunicação: se o cachorro levanta a pata da frente, por exemplo, está chamando o tutor para brincar.

A pata de cachorro é composta por coxins digitais (os dedos, que servem de amortecedores), coxins do metacarpo (que seriam as palmas das mãos), coxins do carpo (o “freio” do cão nas patas dianteiras), ergôs (quinto dedo interno e que tem a função de segurar comida e objetos) e unhas (garras que precisam ser sempre cuidadas). A pata de cachorro tem muita gordura, o que possibilita pisar em terrenos frios sem problemas. Porém, isso pode incomodar o pet em pisos quentes, pois esquenta demais. Assim, evite passear com o cão em horários que a temperatura estiver mais alta.

O focinho de cachorro tem um olfato 40 vezes mais apurado que o dos humanos

O focinho de cachorro é considerado a impressão digital dos cães. Ele é cheio de linhas que são únicas em cada pet, sendo assim sua própria identidade! O focinho de cachorro tem cerca de 200 milhões de células olfativas, característica que torna o olfato canino 40 vezes mais apurado que o dos humanos. Não é à toa que eles estão sempre farejando tudo por aí e alguns até trabalham como cães farejadores. Além disso, você já deve ter reparado que o focinho de cachorro está sempre molhado. Isso acontece porque a umidade é uma maneira de melhorar a captação de odores do ar. O focinho úmido ainda auxilia no controle da temperatura corporal pela respiração. O formato do focinho de cachorro tem impacto na capacidade respiratória. Cães braquicefálicos, por exemplo, têm o focinho curto, o que dificulta a respiração.

A forma como os cachorros enxergam é bem diferente

Os olhos são mais uma das partes do corpo do cachorro cheia de surpresas. Você já deve ter ouvido que cães veem preto e branco, mas não é assim. A forma como os cachorros enxergam permite a identificação de cores, mas em menor quantidade. O vermelho e o verde não são diferenciados pelos cães, enquanto o azul e o amarelo são mais fáceis de identificar. A falta de todas as cores faz com que a maneira como os cachorros enxergam seja mais acinzentada - daí a fama de ver preto e branco. No geral, a visão do cachorro não é boa, mas, por outro lado, tem habilidades curiosas. Os olhos do cão são capazes de captar uma grande quantidade de luz, resultando em uma excelente visão noturna. Além disso, a anatomia do corpo de cachorro faz seus olhos serem um pouco lateralizados, garantindo uma boa visão periférica.

A orelha de cachorro consegue captar frequências sonoras extremamente elevadas

Se a forma como os cachorros enxergam não é tão boa, a audição canina compensa. Cães captam sons em uma frequência de até 40.000 Hz - o dobro dos humanos! Por isso, é tão comum vermos um cachorro com medo de fogos, já que sua audição sensível torna o som ainda mais alto. A orelha de cachorro é dividida em ouvido externo (onde as ondas sonoras começam a ser captadas e enviadas), ouvido médio (onde fica o tímpano) e ouvido interno (onde fica a cóclea, órgão de fato responsável pela audição canina e o sistema vestibular, que controla o equilíbrio). Os tipos de orelha de cachorro são variados: têm cães de orelha grande ou pequena, ereta, semi ereta ou caída e pontuda, triangular ou arredondada. Além disso, a orelha de cachorro pode se mexer de muitas maneiras, sendo até uma forma de comunicação. Isso acontece graças aos 18 músculos presentes na região.

Qual raça de gato você é?

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

O que você mais gosta de fazer nos momentos de lazer?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Se você pudesse se descrever com uma palavra, quais das opções a seguir escolheria?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Alguém te chamou para sair para um lugar inusitado, o que você pensa?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você fica depois de dormir pouco na noite anterior?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Você viajou e se perdeu em uma cidade que não conhece muito: o que passa pela sua cabeça?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Quais dessas características você procuraria em um pet?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

O que seus amigos próximos pensam sobre você?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você gosta de curtir as férias?

Question Header Background

Sua personalidade aventureira combina com o Bobtail Japonês! Você é divertido assim como o gato Siamês! Sua personalidade ranzinza combina com o gato Maine Coon! Você é preguiçoso como um gatinho Persa!
    O ouvido e o focinho de cachorro são responsáveis pela audição e olfato bastante apurados
    O ouvido e o focinho de cachorro são responsáveis pela audição e olfato bastante apurados

    Mais Lidas

    A cor da pelagem do gato determina a personalidade dele? Veja o que a ciência tem a dizer!
    Comportamento animal

    A cor da pelagem do gato determina a personalidade dele? Veja o que a ciência tem a dizer!

    Gato cinza, branco, preto, laranja, rajado ou com cores misturadas: o que não falta é variedade quando o assunto é a cor do gato. Esse, inclusive, acaba sendo um dos maiores critérios que os tutores usam na hora de adotar um bichano e, acredite se quiser, isso pode ajudar bastante a entender o comportamento do animal no dia a dia. Nem todo mundo sabe, mas é possível definir a personalidade dos gatos pela cor (ou pelo menos chegar muito próximo disso).

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor
    Comportamento animal

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor

    A companhia dos felinos é uma delícia, mas tem lá seus desafios, principalmente na hora de tentar entender a linguagem dos gatos. Por serem mais reservados, muitos tutores ficam na dúvida se esses animais realmente apreciam a presença dos humanos, se perguntando como os gatos nos veem. Será que eles são capazes de nos entender? Como o gato reconhece seu dono? Como saber se eles gostam da gente? Para tentar desvendar de uma vez por todas alguns dos comportamentos do gato em relação ao seu tutor, preparamos uma matéria bem especial. Vem com a gente e saiba mais sobre o assunto!

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)
    Comportamento animal

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)

    Os felinos não são muito associados com o ato de morder. Diferente dos cachorros, o comportamento é bem menos frequente nos felinos. É justamente por isso que muita gente acaba ignorando as mordidas por subestimar a força do animal e achar que não vai machucar. A mordida de gato não só pode ocorrer por muitos motivos, como também podem causar acidentes. Geralmente, os gatos dão alguns sinais que antecipam a mordida e é importante que você aprenda a reconhecê-los, assim como também entender as razões que levam o felino a ter essa atitude. Preparamos uma matéria completa sobre o assunto, então chega mais e vem entender porque os gatos mordem!

    Por que os gatos afofam as cobertas e os humanos
    Comportamento animal

    Por que os gatos afofam as cobertas e os humanos

    Quem tem um gatinho já deve ter percebido que eles costumam afofar ou “amassar pãozinho” em algumas circunstâncias específicas. Os movimentos lembram uma massagem. Antes de deitar, quando estão no colo do dono ou quando encontram uma coberta fofinha e macia. Se mesmo sem saber porquê eles fazem isso a gente já acha a coisinha mais linda do mundo, imaginem depois de saber? Vem com a gente desvendar!

    Os dentes de cachorro revelam a idade de um cão

    Além da alimentação, os dentes de cachorro ajudam a pegar objetos, fazem parte das brincadeiras e, é claro, é com ele que o cãozinho morde objetos. No total, são 42 dentes de cachorro divididos em caninos, incisivos, molares e pré-molares. Uma curiosidade sobre os dentes de cachorro é que eles também caem! Os cães possuem dentes de leite e passam pelo processo de troca de dentição canina por volta dos 4 a 7 meses de idade. É bem rápido e, muitas vezes, o tutor nem percebe que aconteceu. Mas quando os dentes de cachorro estão caindo o pet sente coceira e, para aliviar, morde qualquer coisa que esteja na frente. Outra curiosidade sobre os dentes de cachorro é que é possível descobrir a idade do cão por ele: até 1 ano, são branquinhos e arredondados; entre 1 ano e meio e 2 anos, os incisivos são mais quadrados; após os 6, todos são mais quadrados e os caninos mais arredondados. 

    O corpo de cachorro por dentro funciona por meio de sistemas

    Assim como os humanos, o corpo do cachorro é controlado por sistemas trabalhando em conjunto para garantir o bom funcionamento do organismo. O corpo do cachorro por dentro tem muitos órgãos que também existem no corpo humano. O sistema nervoso controla a maioria dos órgãos do animal, cuidando das funções sensoriais, motoras, integrativas e adaptativas. Já o sistema respiratório cuida das funções relacionadas à respiração e o digestivo faz a digestão. Aliás, a forma como o corpo do cachorro por dentro realiza a digestão é curiosa: o sistema digestivo de um cão atua com uma rapidez muito maior que em outros animais. 

    O rabo de cachorro tem osso e pode nos dizer como o cão se sente

    Muitas pessoas não sabem, mas o rabo de cachorro tem ossos. Ele é uma extensão da coluna vertebral e é formado por vértebras separadas por discos intervertebrais que amortecem e possibilitam um movimento rápido. O número de vértebras varia entre 5 e 20, o que significa que essa parte do corpo do cachorro pode ter diferentes tamanhos. O rabo de cachorro tem papel fundamental na linguagem canina, com diversos significados. O cachorro com rabo pra cima e balançando rapidamente, por exemplo, significa que está feliz. Já o rabo de cachorro em pé e para fora é sinal de que ele está alerta. O rabo de cachorro ainda libera feromônios que provocam reações em outros cães, como é o caso do cachorro macho que solta feromônios sexuais para atrair a fêmea. Por isso é tão comum ver um cachorro cheirando o rabo do outro

    O cérebro de cachorro compreende certas palavras que nós dizemos

    cérebro de cachorro é extremamente curioso. Cães são animais inteligentes e possuem cerca de 530 milhões de neurônios. Você tem a sensação de que o seu cachorro entende tudo que você fala? É porque entende sim! Apesar de ser irracional, o cérebro de cachorro consegue entender certas palavras e comandos, principalmente se estimulados pela repetição. Além disso, ele faz um enorme esforço para compreender o que o humano quer dizer. Estudos já comprovaram que o cérebro de cachorro tem maior atividade ao ouvir palavras desconhecidas, pois estão tentando entender o significado. Além disso, o cão tem memória! Algumas pesquisas provam que o cérebro de cachorro é capaz de guardar informações. Por isso, podem recordar comandos mesmo que passem muito tempo sem ouvi-los.

    Redação: Maria Luísa Pimenta

    Quando é hora de trocar o arranhador do gato?

    Próxima matéria

    Quando é hora de trocar o arranhador do gato?

    Gato Manês: descubra curiosidades, características, personalidade e cuidados com o
    Raças

    Gato Manês: descubra curiosidades, características, personalidade e cuidados com o "Manx cat"

    Diferente de quem prefere cachorros, os amante de felinos normalmente não se importam tanto com a raça antes de comprar ou adotar um gatinho. Mas mesmo que isso não seja um fator primordial na hora de escolher seu amigo de quatro patas, é bom saber que existem diferentes tipos de raça de gato. Dentre elas, o “Manx cat” - também conhecido como Gato Manês - é uma das mais populares e que carrega uma característica muito particular: os animais dessa raça não têm rabo. Parece esquisito, mas o que falta de rabo, sobra em amor! Saiba mais sobre a raça de gato que vai conquistar o seu coração a seguir.

    Poodle: veja o infográfico e conheça todas as características da raça de cachorro
    Raças

    Poodle: veja o infográfico e conheça todas as características da raça de cachorro

    O Poodle é um dos cães mais populares do mundo, e não faltam motivos para isso. Além dos pelos encaracolados de diferentes cores, que são típicos da raça, a inteligência, curiosidade e obediência do cachorro Poodle são traços que chamam a atenção. Mas como será que esse cãozinho é no dia a dia? Quais são as principais características e que cuidados devem ser tomados com o animal?

    Bullmastiff: origem, características e cuidados... conheça a raça de cachorro do Reino Unido
    Raças

    Bullmastiff: origem, características e cuidados... conheça a raça de cachorro do Reino Unido

    A raça Bullmastiff é um cachorro grande e robusto, mas que não deixa a desejar no temperamento afetuoso e gentil. Esse cãozinho britânico, que surgiu no século XIX, conquista as pessoas por onde passa. Sempre em alerta, ativo, companheiro e fiel aos tutores, o Bullmastiff estará sempre pronto para proteger a família e seu território. Por não ser uma raça de cachorro tão comum no Brasil, elaboramos um guia com todas as informações que você precisa saber sobre o Bulmastiff, que também é chamado por Bulmastife e Bulmastife Boxer. 

    Tudo sobre o cachorro Boxer: origem, personalidade, saúde, características físicas e cuidados
    Grandes

    Tudo sobre o cachorro Boxer: origem, personalidade, saúde, características físicas e cuidados

    Se você sempre sonhou em ter um cachorro grande dentro de casa, a raça Boxer certamente é uma opção que não vai te decepcionar. Por trás da aparência robusta e que pode ser considerada até um pouco intimidante para alguns, existe um cãozinho companheiro e com muito amor para oferecer aos seus humanos. Conheça um pouco mais sobre o comportamento da raça, cuidados com a saúde e quanto custa um cachorro Boxer.

    Ver Todas >

    Como treinar um cachorro? Aprenda de uma vez por todas como funciona o adestramento de cães
    Comportamento animal

    Como treinar um cachorro? Aprenda de uma vez por todas como funciona o adestramento de cães

    O adestramento de cães é mais do que ensinar truques engraçadinhos: os treinos ajudam o pet a conviver melhor com a sociedade e melhora a relação dele com o tutor. Os doguinhos gostam de brincar, correr, fazer bagunça e não possuem entendimento sobre os limites das brincadeiras e comportamentos, principalmente quando filhotes. O adestramento de cachorro corrige problemas comportamentais e deixa o cachorro mais adaptado ao ambiente humano, além de fazê-lo reconhecer o dono como seu líder.

    Passear com cachorro: tudo sobre o comportamento dos cães durante os passeios
    Comportamento animal

    Passear com cachorro: tudo sobre o comportamento dos cães durante os passeios

    Passear com cachorro é sempre uma experiência única! Cada pet reage ao passeio de uma maneira diferente. Alguns são mais calmos, outros mais agitados; existem cachorros medrosos e os sociáveis que amam interagir com todos. Seja como for, passear com o cachorro é um hábito que deve fazer parte da rotina, pois traz inúmeros benefícios ao animal. Saber como passear com cachorro corretamente, porém, é algo que depende de cada cãozinho. Por isso, conforme for passeando com cachorros, é importante que o tutor observe o temperamento do pet com outros cães e pessoas. 

    Brinquedos para cachorro: como descobrir o tipo preferido do seu pet?
    Comportamento animal

    Brinquedos para cachorro: como descobrir o tipo preferido do seu pet?

    Os brinquedos para cachorro são totalmente necessários para gastar a energia dos pets e estimulá-los de diferentes maneiras. Além de entretê-los, eles também ajudam a melhorar as habilidades cognitivas do animal e evitam transtornos psicológicos, como o estresse e a ansiedade. Mas como descobrir os brinquedos para cachorro preferidos do seu amigo? Bom, existem várias opções divertidas para presentear os doguinhos, desde a bolinha de cachorro até mordedores, brinquedos interativos e de corda. 

    Cachorro castrado cruza? Veja se é possível!
    Comportamento animal

    Cachorro castrado cruza? Veja se é possível!

    É evidente que um pet que passa pela cirurgia de castração não terá filhotes, mas você sabe se o cachorro castrado cruza? Essa é uma dúvida muito comum, principalmente porque os hormônios sexuais são reduzidos com a cirurgia. É preciso entender se é normal quando o cachorro castrado sente vontade de cruzar, pois dessa maneira o tutor terá mais certeza sobre como lidar com a situação. 

    Ver Todas >