Raças

Corgi: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno

Conheça mais sobre o Corgi, essa raça  super popular e amorosa!
Conheça mais sobre o Corgi, essa raça super popular e amorosa!

Dentre as raças de cachorro pequeno mais populares que existem, não dá para esquecer do Corgi. Com pelagem densa, patas curtas e orelhas grandes, ele é capaz de conquistar qualquer pessoa com carisma, energia e muita fofura. Embora existam diferentes variações da raça, como o Welsh Corgi Pembroke e o Welsh Corgi Cardigan, uma coisa é certa: esse cão é um companheiro para todas as horas. Para conhecer mais a fundo a raça Corgi, o Patas da Casa separou as principais informações sobre esse cachorrinho incrível.

Por trás da origem do cachorro Corgi

Assim como acontece com a maioria das raças de cachorro, é muito difícil definir a origem exata do Corgi, já que isso data de séculos atrás. Além disso, as duas variações da raça fazem com que a história desse pequeno cãozinho tenha diferentes versões. Contudo, acredita-se que o Welsh Corgi Cardigan foi trazido da Europa Central para Cardiganshire, em Gales, no Reino Unido. Na região, ele tinha o papel de protetor da família e até mesmo ajudante na caça, só mais tarde passou a ter a função de conduzir o rebanho de ovelhas, vacas e até mesmo pôneis galês. Por outro lado, existem histórias de que o Welsh Corgi Pembroke tem sua origem datada em Pembrokeshire, no País de Gales, onde servia como ajudante dos agricultores da região. Justamente por isso, o animal possui a fama de cão pastoreiro e costuma obedecer com facilidade os comandos dados.

Corgi: características físicas definem as variações da raça

É fácil confundir os diferentes tipos de Corgi, mas eles não são iguais e alguns detalhes os fazem peculiares. O rabo, por exemplo, é a característica física que mais difere as variações da raça. Enquanto o Welsh Corgi Cardigan possui uma longa cauda, o Pembroke Corgi tem o rabinho bem curtinho. Outro diferencial que pode facilitar na identificação da raça é a cor da pelagem do animal: o Cardigan Corgi costuma ser tigrado, vermelho, tricolor com pontos tigrados e tricolor com pontos vermelhos; já o Pembroke Welsh Corgi pode ter o pelo amarelo, vermelho, preto e castanho, com ou sem manchas. Independente disso, o cãozinho dessa raça costuma ser forte, baixo e robusto, o que lembra a aparência de raposas.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Como seria o seu domingo perfeito?

Como você fica em um dia de chuva?

Como seria a viagem ideal nas férias?

Como você costuma encontrar os amigos?

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Como é a sua rotina matinal?

Como é a sua agenda no fim de semana?

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
      O Welsh Corgi Cardigan é o mais raro dos tipos e possui o rabo longo e volumoso
    O Welsh Corgi Cardigan é o mais raro dos tipos e possui o rabo longo e volumoso
    Já o W  elsh Corgi Pembroke  é o tipo mais comum e popular, caracterizado principalmente pelo rabinho curto
    Já o W elsh Corgi Pembroke é o tipo mais comum e popular, caracterizado principalmente pelo rabinho curto
      O Welsh Corgi Cardigan é o mais raro dos tipos e possui o rabo longo e volumoso
    Já o W  elsh Corgi Pembroke  é o tipo mais comum e popular, caracterizado principalmente pelo rabinho curto

    Mais Lidas

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
    Adote um animal

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

    Se você está pensando em ter um pinscher na sua vida pode estranhar a numeração que normalmente acompanha o nome da raça. O cachorro pinscher é conhecido por ser bem pequeno, mas ainda assim há variações de tamanho: as classificações 0, 1, 2 ou miniatura são super importantes para saber a dimensão aproximada do cãozinho. Além disso, pode ajudar muito na hora de decidir pelo seu novo melhor amigo.

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
    Adote um animal

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!

    Às vezes, a vontade de adotar um gatinho é tão grande que acabamos nos precipitando e não dando a devida atenção a alguns detalhes muito importantes, como o sexo do filhote. É muito normal achar que adotou uma fêmea e só depois descobrir que o gato, na verdade, é macho. Nós sabemos que não é nada fácil diferenciar o órgão genital do gato logo nos primeiros meses de vida do animal. Se você faz parte deste time, não se preocupe, isso é muito comum!

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)
    Adote um animal

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)

    O Yorkshire é um cãozinho muito popular nos lares brasileiros. Pequeno, fofo, esperto e bem brincalhão: companheirismo é uma característica marcante nesses mini-cães, ideais para apartamentos, famílias com crianças ou mesmo pessoas que moram sozinhas e querem um amigo fiel. O Yorkshire Terrier é reconhecido de longe pelas duas cores na pelagem, o tamanho e por sua característica única: as orelhas para cima. Quer saber tudo sobre o cachorro yorkshire? Então continue acompanhando a leitura!

    Conheça as 10 raças de cachorro mais populares no Brasil!
    Adote um animal

    Conheça as 10 raças de cachorro mais populares no Brasil!

    Não há dúvidas de que os cachorros são os pets mais populares no Brasil. A fama de melhor amigo do homem não é à toa: 44,5% - ou seja, quase metade - dos lares têm pelo menos um cachorro no país, segundo a Faculdade de Medicina Veterinária da USP. Mas será que existe uma raça que é mais popular que as outras?

    A personalidade do cão Corgi é o que há de mais apaixonante sobre ele 

    Uma raça de cachorro perfeita para ser o cão de companhia tanto de famílias grandes e com crianças quanto de quem mora sozinho: esse é o Corgi. Companheiro, carinhoso e inteligente, ele adora se envolver nas atividades da família. Por isso, não estranhe se o cachorro Corgi o seguir pela casa. Por outro lado, se você mora sozinho e trabalha fora de casa, não precisa se preocupar: o cão da raça também curte momentos de tranquilidade e, por isso, não precisa de companhia o tempo inteiro. Outro ponto que vale ressaltar na personalidade do animal dessa raça é o instinto protetor. Por conta da sua origem pastoreira, ele costuma estar sempre em alerta e fazem de tudo para proteger a família - são mais observadores do que o normal e costumam latir bastante ao desconfiar de estranhos. Para evitar esse comportamento, é preciso acostumá-lo a ter outras pessoas e animais por perto desde filhotes.

    Corgi: cachorro requer alguns cuidados importantes com a saúde

    1) Alimentação: Manter uma dieta saudável e balanceada é fundamental para a saúde de qualquer animal. Quando se trata do cachorro Corgi, é importante que o tutor tenha atenção redobrada. Isso porque o cãozinho dessa raça tendem a comer além da conta, o que pode resultar em obesidade canina e complicações na coluna. Então, já sabe, né? Fique atento!

    2) Atividades físicas: O tamanho do Corgi pode até não fazer dele um grande atleta, como o Golden Retriever, mas isso não significa que o cãozinho não precise de doses diárias de exercícios. Por serem originalmente cães de pastoreio, a raça possui bastante energia e está a gastá-la com longas caminhadas. Por isso, é necessário manter uma rotina de atividades físicas com o seu amigo, incluindo idas ao parque de cachorro para que ele possa correr bastante até cansar. 

    3) Higiene e escovação: A saúde de qualquer bichinho também está ligada à sua higiene e, por isso, é fundamental tomar todos os cuidados necessários. No caso do Corgi, a escovação dos pelos deve ser feita diariamente, já que a pelagem do animal possui uma textura mais grossa do que a de outros cachorros e tende a soltar com facilidade. Já os banhos podem ser dados ao pet pelo menos uma vez por mês ou quando ele estiver muito sujo.

    4) Check-up: Outro fator importantíssimo é manter as visitas ao veterinário em dia. Ainda que o Corgi tenha uma saúde bastante resistente, o melhor remédio é sempre a prevenção - e o médico veterinário pode ajudar nisso. Quanto aos problemas mais comuns nesta raça são, quase sempre, relacionados à coluna e as articulações. Por ter as pernas mais curtinhas, o animal tende a sofrer lesões com mais facilidade durante pulos e corridas. Para evitar futuras complicações, o ideal é impedir que o Corgi filhote cresça pulando muito ou fazendo movimentos bruscos.  Além disso, os objetos pessoais do seu amigo, como cama, bebedouro e comedouro, devem estar em locais de fácil acesso para impedir o esforço físico. 

    O Corgi possui muita energia e amor para dar e, por isso, é ideal para quem busca um cão de companhia
    O Corgi possui muita energia e amor para dar e, por isso, é ideal para quem busca um cão de companhia

    Adestrar o cachorro Corgi não é uma tarefa difícil

    A combinação da vontade grande que o cachorro Corgi têm de agradar o dono com a inteligência e a obediência da raça fazem o processo de adestramento ser bem simples. O cãozinho vai fazer de tudo para mostrar que aprendeu os comandos e isso significa se esforçar e repetir movimentos sempre que puder. Para garantir um bom resultado, é importante manter sempre o treinamento com estímulos positivos, mesmo que o seu Corgi seja um pouco mais agitado que o normal e tenha dificuldades para manter o foco. Lembre-se: a paciência é a ferramenta fundamental para o ensinar o comportamento ideal a qualquer raça de cachorro. 

    Corgi: preço da raça pode variar de R$5.000 a R$7.500

    Se apaixonou pelo Corgi e está pensando em levar um para casa? Nesse caso, o primeiro passo é buscar por um canil específico da raça. Além disso, é importante ter em mente que uma das únicas maneiras de conseguir um dog desta raça no Brasil é adquirindo um Corgi Pembroke, já que a outra versão da raça é extremamente rara em terras brasileiras. Nesse caso, é preciso desembolsar um valor entre R$5.000 e R$7.500, que pode variar de acordo com o gênero e o pedigree do animal. 


    Redação: Úrsula Gomes

    Como ajudar uma ong de animais? Veja algumas dicas!

    Próxima matéria

    Como ajudar uma ong de animais? Veja algumas dicas!

    Boston Terrier: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequena
    Pequenos

    Boston Terrier: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequena

    Para quem sempre sonhou em ter um cachorro de raça pequeno, o Boston Terrier é a companhia certa! Embora ele ainda seja muito confundido com o Bulldog Inglês, o cãozinho desta raça tem qualidades únicas e excepcionais. Amigáveis, brincalhões e com muita energia, os cachorros da raça Boston Terrier são muito fáceis de lidar no dia a dia e amam agradar seus tutores. Além disso, eles são super adaptáveis e conseguem conviver bem em praticamente qualquer lugar. 

    Chihuahua: personalidade, saúde, cuidados e mais... saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno
    Pequenos

    Chihuahua: personalidade, saúde, cuidados e mais... saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno

    Quem nunca viu aquele cãozinho simpático de “Legalmente Loira”? Se você não lembra desse filme (ou não é da sua geração), deixou de conhecer uma das mais brilhantes atuações de um Chihuahua, o menor - e mais corajoso - cão do mundo. O cachorro é pequeno, mas sua origem é cercada de teorias e histórias: não se sabe ao certo se ele é descendente do Techichi, um cão selvagem do México pré-colonial, se surgiu na China e foi levado por comerciantes espanhóis para o restante do mundo ou se é resultado de cruzamentos do Techichi com alguma raça minúscula chinesa.

    Pinscher: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno
    Raças

    Pinscher: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno

    O Pinscher é uma das raças de cachorro mais populares do Brasil. Esse cachorro pequeno e leve é conhecido pela coragem e até por não levar desaforo para casa. Por outro lado, o cachorro Pinscher é muito companheiro. Uma curiosidade é em relação ao tamanho da raça: você pode encontrar as variações de Pinscher 0, Pinscher 1, Pinscher 2 e Pinscher miniatura. Conheça as características desse cãozinho! 

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)
    Raças

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)

    O Yorkshire é um cãozinho muito popular nos lares brasileiros. Pequeno, fofo, esperto e bem brincalhão: companheirismo é uma característica marcante nesses mini-cães, ideais para apartamentos, famílias com crianças ou mesmo pessoas que moram sozinhas e querem um amigo fiel. O Yorkshire Terrier é reconhecido de longe pelas duas cores na pelagem, o tamanho e por sua característica única: as orelhas para cima. Quer saber tudo sobre o cachorro yorkshire? Então continue acompanhando a leitura!

    Ver Todas >

    Gato frajola: tutores compartilham histórias com esses gatinhos que são puro amor
    Adote um animal

    Gato frajola: tutores compartilham histórias com esses gatinhos que são puro amor

    O gato frajola não é uma raça de gato. Na verdade, esse curioso nome se refere ao padrão de pelagem de gato preto e branco ou cinza e branco. Poucas pessoas sabem que a cor da pelagem pode ter relação com as características comportamentais do bichano - e isso já foi comprovado por diversos estudos -, então na hora de adotar um felino, isso também pode ser levado em conta. E não dá para negar que o gato branco e preto é apaixonante. 

    Gato Birmanês: conheça todas as características desse adorável felino
    Adote um animal

    Gato Birmanês: conheça todas as características desse adorável felino

    O Birmanês, que também é conhecido como gato Sagrado da Birmânia, é um animal super dócil e elegante que tem muita história para contar. O gato da Birmânia é descendente de animais que eram venerados como deuses entre o século XV e XVI nos templos budistas do sudeste asiático. Muito sensível, a raça de gato é conhecida pelo companheirismo, já que se apega facilmente à família humana. O gato Birmanês gosta de explorar e é curioso, mas diferente dos outros gatos, ele gosta da estabilidade do chão e não gosta muito de altura.

    Benefícios de ter um cachorro: veja em infográfico 7 motivos para adotar um cãozinho
    Adote um animal

    Benefícios de ter um cachorro: veja em infográfico 7 motivos para adotar um cãozinho

    Se você sempre sonhou em adotar cachorro, mas nunca teve coragem para isso, chegou a hora de entender porque esses animais são tão queridos. As vantagens de ter um cachorro vão muito além da fofura e diversão que os doguinhos podem proporcionar: com um cão do seu lado, é possível adquirir maior senso de responsabilidade e socialização. E não para por aí... quem tem um cachorro em casa nunca se sente sozinho, porque sempre tem o seu companheirinho de quatro patas para compartilhar os bons e maus momentos. Ainda não se convenceu? Então dá só uma olhada no infográfico que nós preparamos para te contar dos benefícios de ter um cachorro do seu lado!

    Como é o comportamento do labrador filhote?
    Adote um animal

    Como é o comportamento do labrador filhote?

    O Labrador é uma das raças de cachorro mais populares e queridas em todo o mundo. Seja adulto, filhote ou idoso, esse é um cão que faz muito sucesso em qualquer idade, mas ninguém pode negar que nos primeiros anos de vida esses doguinhos conseguem ser ainda mais encantadores. As fotos de Labrador filhote estão aí para provar que eles são donos de uma fofura e de um carisma que conquistam qualquer pessoa. 

    Ver Todas >