Adoção animal

Corgi: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno

Publicado - 04 Janeiro 2024 - 18h15

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Conhecido como o cachorro da Rainha, o Corgi é uma das raças mais populares que existem. A aparência fofinha dele ajuda bastante nisso: com pelagem densa, patas curtas e orelhas grandes, é difícil resistir aos encantos do Corgi. Raça também é capaz de conquistar qualquer pessoa com a sua personalidade cheia de carisma, energia e muita fofura. Esse é um cachorro inteligente, dócil e que costuma ser bem independente.

Embora existam diferentes variações da raça - Welsh Corgi Pembroke e Welsh Corgi Cardigan -, uma coisa é certa: esse cão é um companheiro para todas as horas. Que tal conhecer mais a fundo o cachorro Corgi? Preço, origem, características, temperamento, cuidados com a raça… enfim, separamos tudo que você precisa saber sobre esse cachorrinho incrível nessa matéria!

Raio-x do cachorro Welsh Corgi

  • Origem: Inglaterra
  • Grupo: Cães Pastores e Boiadeiros
  • Pelagem: curta ou média, com aspecto duro no caso do Cardigan e aspecto denso no caso do Pembroke
  • Cores: Pembroke com vermelho, “sable” (zibelina), fulvo, preto e castanho, com ou sem manchas brancas nos membros, no peito e no pescoço; e Cardigan com azul merle, tigrado, vermelho, castanho escuro, tricolor com pontos tigrados e tricolor com pontos vermelhos
  • Personalidade: companheiro, carinhoso, independente, brincalhão, protetor e independente
  • Altura: 25 a 30 cm
  • Peso: 9 a 12  kg
  • Expectativa de vida: 12 a 15 anos

Por trás da origem do cachorro Corgi

Assim como acontece com a maioria das raças de cachorro, é muito difícil definir a origem exata da raça Corgi, já que isso data de séculos atrás. Além disso, como essa é uma raça que tem duas variações, a história desse pequeno cãozinho acaba ganhando diferentes versões também.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Acredita-se que o Welsh Corgi Cardigan foi trazido da Europa Central para Cardiganshire, em Gales, no Reino Unido por volta de 1200 a.C. Ou seja, ele já existe há mais de 3 mil anos! Na região, o Corgi tinha o papel de protetor da família e até mesmo ajudante na caça, só mais tarde passou a ter a função de conduzir o rebanho de ovelhas, vacas e até mesmo pôneis galês.

Já o Welsh Corgi Pembroke teria surgido por volta de 1107 d.C. em Pembrokeshire, no País de Gales, onde servia como ajudante dos agricultores da região. Estudiosos, inclusive, suspeitam que a raça tenha surgido do cruzamento entre um Welsh Corgi Cardigan com um Spitz Alemão. Esse é um animal que possui a fama de cão pastoreiro e costuma obedecer com facilidade os comandos dados. As raças foram reconhecidas oficialmente como “distintas” em 1934 pelo Kennel Club.

Corgi é conhecido como cachorro da Rainha

A raça Corgi foi criada para o pastoreio de gado, mesmo que pareça estranho por causa de seu tamanho — ele chega a 30 centímetros e 15 quilos, em média. Sim, mesmo sendo bem menor, o Corgi era um cão de trabalho que auxiliava criadores de vacas, bois, ovelhas e até pôneis.

Indo um pouco contra a sua origem e mostrando seu potencial de cão de companhia, também se popularizou como a raça do cachorro da Rainha Elizabeth II, da Inglaterra. A monarca teve diferentes animais da raça Welsh Corgi Pembroke ao longo da vida. O primeiro cachorro da Rainha da Inglaterra da raça foi dado a ela pelo seu pai, quando ainda era mais nova.

Ela se apaixonou logo de cara pela raça! Cachorro da Rainha Elizabeth começou a se popularizar, principalmente na Inglaterra. Todos se perguntavam “qual a raça do cachorro da Rainha Elizabeth?”, e não há dúvidas de que ele realmente começou a fazer muito sucesso pelo país e no mundo.

Por amar tanto o cachorro, rainha Elizabeth II já teve, ao longo da vida, mais de 30 Corgis! Por isso, a raça do cachorro da Rainha da Inglaterra se tornou praticamente um símbolo da realeza. E tem mais história envolvendo esse cachorro: Rainha da Inglaterra levou alguns de seus Corgis para desfilarem na cerimônia de abertura das Olimpíadas de Londres, em 2012!

Corgi: características físicas definem as variações da raça

É fácil confundir os diferentes tipos de Corgi, mas eles não são iguais e alguns detalhes podem ajudar a distingui-los mais facilmente. O rabo, por exemplo, é a característica física mais marcante: enquanto o cachorro Welsh Corgi Cardigan possui uma longa cauda, o Pembroke Corgi tem o rabinho bem curtinho.

Outro diferencial que pode facilitar na identificação da raça é a cor da pelagem do animal: o Cardigan Corgi costuma ser azul merle, tigrado, vermelho, castanho escuro, tricolor com pontos tigrados e tricolor com pontos vermelhos; já o Pembroke Welsh Corgi pode ter o pelo uniforme em vermelho, castanho escuro, fulvo, preto e castanho, com ou sem manchas brancas nos membros, no peito e no pescoço.

Algumas características também são compartilhadas entre os dois tipos de Corgi: raça de cachorro pequeno costuma ser forte, baixa e robusta, o que lembra a aparência de raposas. A altura na cernelha costuma variar entre 25 e 30 cm, e o peso pode ser de 9 a 12 kg.

Condicionamento físico do cachorro Welsh Corgi pode surpreender

O tamanho do Corgi pode até não fazer dele um grande atleta, como o Golden Retriever, mas isso não significa que o cãozinho não precise de doses diárias de exercícios. Por serem originalmente cães de pastoreio, a raça possui bastante energia e precisa gastá-la com longas caminhadas. Por isso, é necessário manter uma rotina de atividades físicas com o seu amigo da raça Corgi, incluindo idas ao parque de cachorro para que ele possa correr bastante até cansar.

 

O Welsh Corgi Cardigan é o mais raro dos tiposJá o Welsh Corgi Pembroke é o tipo mais comum e popular, caracterizado pelo rabinho curtoOs diferentes tipos de Corgi são de apaixonar qualquer pessoaRaça Corgi: cachorro com pelagem tigrada é uma possibilidadeO Corgi preto é mais raro, mas igualmente encantadorO cachorro Welsh Corgi tem o corpo compacto e pernas curtasRaça Corgi: valor da raça é inestimável para quem procura um companheiro de quatro patasO Corgi é um cachorro parceiro e bem humorado

 

Personalidade do Corgi é marcada por companheirismo e independência

  • Convivência

A personalidade do Corgi é o que há de mais apaixonante sobre ele. Essa é uma raça de cachorro perfeita para famílias grandes, com ou sem crianças, como também para quem mora sozinho. Companheiro, carinhoso e inteligente são as melhores definições para o Corgi: raça de cachorro adora se envolver nas atividades da família e gosta de estar perto dos humanos. Por isso, não estranhe se ele é um cachorro que segue o dono pela casa. 

Por outro lado, se você mora sozinho e trabalha fora, não precisa se preocupar: o cachorro Corgi também curte momentos de tranquilidade e, por isso, não precisa de companhia o tempo inteiro. Ou seja, ele é um cãozinho bem independente e que consegue se cuidar no dia a dia, mesmo sem a supervisão dos humanos.

Outro ponto que vale ressaltar na personalidade das raças de cachorros Corgi é o instinto protetor. Ainda que não seja um cão agressivo, eles estão sempre a postos para defender sua família humana e afastar possíveis ameaças usando as cordas vocais. Por isso, os latidos de cachorro podem ser um tanto comuns na convivência com esses pets.

  • Socialização

Por conta da sua origem pastoreira, o cachorro Welsh Corgi - independentemente da sua variação - costuma estar sempre em alerta. O fato de serem tão observadores e naturalmente desconfiados faz com que os latidos aconteçam frequentemente, especialmente se o cãozinho detectar a presença de um estranho. Para evitar esse comportamento na raça Corgi, cachorro precisa estar acostumado a ter outras pessoas por perto desde filhotes. 

Já com crianças e outros animais, os cachorros da rainha Elizabeth são muito tranquilos. Por serem bem brincalhões, a convivência é facilitada. Mas ainda assim é importante que haja uma socialização adequada nos primeiros anos de vida do cãozinho por garantia.

  • Adestramento

Adestrar essa raça não é uma tarefa difícil. A combinação da vontade grande que o cachorro Corgi têm de agradar o dono com a inteligência e a obediência da raça fazem o processo de adestramento ser bem simples. O cãozinho vai fazer de tudo para mostrar que aprendeu os comandos e isso significa se esforçar e repetir movimentos sempre que puder. 

Para garantir um bom resultado, é importante manter sempre o treinamento com estímulos positivos, mesmo que o seu cãozinho seja um pouco mais agitado que o normal e tenha dificuldades para manter o foco. Lembre-se: a paciência é a ferramenta fundamental para o ensinar o comportamento ideal a qualquer raça de cachorro. 

7 curiosidades sobre o cachorro Corgi

  1. O Corgi é uma raça conhecida como “cachorro da Rainha”. Isso porque a rainha Elizabeth II era tão apaixonada pela raça que já chegou a cuidar de mais de 30 exemplares da raça!
  2. É impossível falar da raça Welsh Corgi Pembroke sem lembrar de Susan, uma cadelinha emblemática da Rainha Elizabeth II. 
  3. Se você gosta de Corgi, o filme de cachorro “Corgi: Top Dog” tem que entrar na sua listinha de animações para assistir!
  4. Ainda nas telinhas, o icônico personagem Raymond Holt do seriado Brooklyn 99 é dono de um cachorro Welsh Corgi chamado Cheddar.
  5. Apesar das patas curtinhas, o cachorro Corgi é muito atlético e se dá bem com vários esportes, como o agility canino.
  6. Em galês, o significado do nome “Corgi” é basicamente “cachorro anão” (o que reflete bem as características físicas da raça).
  7. O Corgi é um dos cachorros mais inteligentes do mundo, ocupando a 11ª posição no ranking de inteligência canina elaborado por Stanley Coren.

Filhote de Corgi: como cuidar e o que esperar do cãozinho?

Antes de comprar filhote de Corgi, existem algumas informações importantes para aprender a lidar com esse cachorrinho nos primeiros anos de vida. Para começar, os filhotes têm energia de sobra para gastar, mas também precisam de boas horas de descanso porque ainda estão se desenvolvendo. Por isso, é necessário oferecer um lar que atenda todas as necessidades da raça Corgi. Filhote ou adulto, todo cãozinho precisa de cuidados básicos.

Dessa forma, é bom ter em mente que além do preço do Corgi, valor aumenta conforme o tutor compra brinquedos, ração, comedouro, bebedouro, caminha, tapetes higiênicos, entre outros itens de higiene básica. Além disso, as consultas veterinárias, bem como a aplicação de vacina para cachorro, também devem entrar na lista de gastos com o Corgi filhote e adulto. Essa é a melhor forma de protegê-lo e cuidar da sua saúde, prevenindo várias doenças perigosas.

Vale lembrar também que quando filhote, Corgi deve ser adestrado e socializado! Embora seja um cãozinho tranquilo na fase adulta, é importante que ele cresça acostumado a lidar com diferentes tipos de pessoas e seja obediente. Não será um trabalho muito difícil já que quando falamos do Corgi, raça é bem inteligente!

 

O Corgi possui muita energia e amor para darO filhote de Corgi é muito fofinho e cheio de energiaCorgi: raça era utilizada como cão de pastoreio, por isso está sempre alertaOs cachorros Corgi têm longas orelhas que precisam de cuidados específicosRaça Corgi: filhote de cachorro deve ser vacinado e vermifugado antes dos primeiros passeiosO Corgi pode ter problemas na coluna por conta do corpinho alongadoCachorro Welsh Corgi é muito inteligente e aprende comandos facilmente

 

Corgi: cachorro requer alguns cuidados importantes com a sua rotina

  • Banho: para dar banho no cachorro Corgi, o ideal é manter a frequência de uma vez por mês ou quando o pet estiver muito sujo. Não esqueça de usar produtos adequados.

  • Escovação: por ter uma pelagem com textura mais grossa que a de outros cachorros, o Corgi precisa ser escovado diariamente para evitar os pelos espalhados pela casa. 

  • Unhas: a recomendação é cortar a unha de cachorro sempre que ela estiver muito comprida para evitar incômodos no animal. Você pode verificar isso a cada 15 dias ou uma vez por mês.

  • Dentes: assim como os humanos, os cães também podem sofrer com problemas bucais, como o tártaro. Por isso, você deve escovar os dentes do cachorro Welsh Corgi semanalmente.

  • Orelhas: como o Corgi possui longas orelhas, é bom checar a região semanalmente para evitar infecções no local. Para limpar os ouvidos do pet, utilize produtos específicos para cães.

O que você precisa saber sobre a saúde do Corgi?

Ainda que o Corgi tenha uma saúde bastante resistente, o melhor remédio é sempre a prevenção - e o médico veterinário pode ajudar nisso. Quanto aos problemas mais comuns nesta raça são, quase sempre, relacionados à coluna e as articulações. Por ter as pernas mais curtas, o animal tende a sofrer lesões com mais facilidade durante pulos e corridas.

Para evitar futuras complicações, o ideal é impedir que o Corgi filhote cresça pulando muito ou fazendo movimentos bruscos.  Além disso, os objetos pessoais do seu amigo, como cama, bebedouro e comedouro, devem estar em locais de fácil acesso para impedir o esforço físico que pode forçar ainda mais a coluna do cachorro.

Outro ponto importante é manter uma dieta saudável e balanceada. Quando se trata do Corgi, raça de cachorro precisa de atenção redobrada. Esse é um cão que tende a comer além da conta, o que pode resultar em obesidade canina e complicações na coluna. Então, já sabe, né? Fique atento!

Corgi: preço da raça pode variar de R$ 5.000 a R$ 7.500

Corgi, cachorro, preço: afinal de contas, quanto custa um Corgi? É bom se preparar financeiramente para adquirir um exemplar, pois esse não costuma ser um dos cães mais baratos por aí. Ainda que existam duas variações, que são o Welsh Corgi Cardigan e o  Welsh Corgi Pembroke, preço não tem muita diferença entre os dois tipos. O que pesa mais na hora do valor são as características físicas do animal.

Nesse sentido, vamos ao que interessa sobre o Corgi: preço. No caso de um cachorro Corgi filhote, preço pode variar entre R$ 5 mil e R$ 6 mil para os machos; e entre R$ 5.500 e R$ 7.500 para as fêmeas. Além do sexo, a linhagem e cores dos pelos do cachorro também podem influenciar no valor final, de forma que um Corgi preto pode ser mais caro do que um Corgi com pelos claros, por exemplo. Se o pet estiver vacinado, vermifugado e castrado, também tende a ter um custo mais elevado.

Outro ponto importante é que para adquirir a raça Corgi, valor não pode estar muito abaixo da tabela. Por isso, o primeiro passo é buscar por um canil de cachorro de confiança e que seja específico da raça. Certifique-se de que o local seja comprometido com o bem-estar animal, tanto dos pais quanto dos filhotes. 

Perguntas e respostas sobre o Corgi

Qual é o preço de um Corgi?

Para ter um Corgi filhote, preço varia entre R$ 5.000 e R$ 7.500, sendo que as fêmeas costumam ser mais caras do que os machos. O quanto custa um Corgi filhote, porém, é mais caro do que um animal já adulto, que pode ser encontrado por valores inferiores a esse. 

Por que Corgi é caro?

Se você pretende ter um Corgi, comprar um cachorro da raça pode ter um alto custo. Isso acontece porque a raça não é tão comum e possui características bem singulares - não é à toa que eles são chamados de cachorros da Rainha. Essa valorização, portanto, pode fazer com que eles sejam mais caros do que outras raças mais populares. Por isso, não se assuste com os valores do cachorro Corgi. Preço é mais caro mesmo!

O que saber antes de ter um Corgi?

O Corgi é um cachorro super ativo e, mesmo tendo as patinhas curtas, eles amam passear e se exercitar no geral. Além disso, é uma raça bastante inteligente e que pode ser ótima para o adestramento e esportes que estimulam as habilidades cognitivas, como o agility. No geral, quando falamos do Corgi, cachorro é muito amável e de temperamento equilibrado.

Quantos tipos de Corgi existem?

Há dois tipos de Corgis: cachorro pode ser da variação Pembroke ou da variação Cardigan. A principal diferença entre eles é o rabo, já que no do Pembroke Welsh Corgi, cachorro tem o rabo bem curtinho; enquanto o Cardigan tem a cauda mais alongada. 

Tem a raça Corgi no Brasil?

O cachorro da raça Corgi existe no Brasil, sim! No entanto, é mais fácil encontrar a variação Pembroke do que a Cardigan. Em todo caso, para adquirir um cachorro de raça com segurança, aqui vai uma dica ao procurar por um Corgi: valor não deve ser muito abaixo da média. Quando isso acontece, é porque provavelmente aconteceu uma mistura de cachorro Corgi. Valor deve ser sempre entre R$ 5 mil e R$ 7,5 mil.

Publicado originalmente em: 07/08/2020
Atualizado em: 04/01/2024

Cuidados

Voar com cachorro é seguro? Veja as regras para viajar com pet de avião na Gol, Latam e Azul

Após o trágico incidente envolvendo Joca, um Golden Retriever que morreu durante o transporte aéreo da companhia Gol na última segun...

Adote um animal

Gata viaja 70 km escondida embaixo de caminhão e é adotada após ser descoberta pela PRF

Viajar com gato não é uma tarefa tão simples. Os felinos normalmente são muito apegados com a rotina e não gostam de ser tirados da ...

Cuidados

O que o calor excessivo pode causar no cachorro?

Desde que ocorreu a trágica fatalidade de Joca, um Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22...

Comportamento

Gol suspende transporte de animais em porão de aeronaves após morte do Golden Retriever Joca

Nada de viajar com cachorro de avião por enquanto! Com a repercussão do caso do Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Go...

Cuidados

Voar com cachorro é seguro? Veja as regras para viajar com pet de avião na Gol, Latam e Azul

Após o trágico incidente envolvendo Joca, um Golden Retriever que morreu durante o transporte aéreo da companhia Gol na última segun...

Adote um animal

Gata viaja 70 km escondida embaixo de caminhão e é adotada após ser descoberta pela PRF

Viajar com gato não é uma tarefa tão simples. Os felinos normalmente são muito apegados com a rotina e não gostam de ser tirados da ...

Cuidados

O que o calor excessivo pode causar no cachorro?

Desde que ocorreu a trágica fatalidade de Joca, um Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22...

Comportamento

Gol suspende transporte de animais em porão de aeronaves após morte do Golden Retriever Joca

Nada de viajar com cachorro de avião por enquanto! Com a repercussão do caso do Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Go...

Ver todas