Existem seis tipos de cachorro retriever. Os mais famosos são o Golden Retriever e o Labrador. Mesmo parecidos, cada raça desse grupo carreta particularidades e qualidades. A origem entre cada uma varia e o comportamento deles também são distintos. Mas há um detalhe em comum entre eles: o tamanho que varia de 40 a 60 centímetros. Ou seja, são cachorros de grande porte. Já retriever quer dizer “captura”. Isso significa que são cães de caça. Preparamos esse guia sobre os retrievers para você conhecer cada raça desse grupo de cachorro. Veja só!

1) O cachorro retriever mais famoso é o Golden


Golden Retriever é um ótimo nadador!
Golden Retriever é um ótimo nadador!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Essa é uma raça conhecida por ser muito companheira e carinhosa! Isso se deve ao fato de que são bem sociáveis e tranquilos. O Golden Retriever é originário das regiões do Rio Tweed, na Escócia. Ele é o resultado da mistura entre uma Water Spaniel fêmea e um descendente do Terra Nova com Setter Irlandês. O macho foi o responsável pela cor “dourada” dos pelos do Golden Retriever.

Na época, ao contrário da maioria dos cães que capturavam roedores, o Golden Retriever era responsável por caçar aves aquáticas. Por isso, eles são uma das raças de cachorro que gostam de nadar. Os Golden Retrievers também são bem preguiçosos e precisam de cuidados contra a obesidade canina. É importante praticar exercícios e fazer passeios diários com eles. Invista em enriquecimento ambiental!

2) Labrador também é um tipo de cachorro retriever


O Labrador é a raça de cachorro do filme Marley e Eu e é tão inteligente quanto o do filme!
O Labrador é a raça de cachorro do filme Marley e Eu e é tão inteligente quanto o do filme!

Mais conhecido apenas como Labrador, essa também é uma raça bem popular, que ganha mais fãs por onde passa. Esse cachorro tem fama de ser um cachorro inteligente e cheio de energia. A diferença entre o Labrador e o Golden já começa na origem: enquanto o primeiro veio da Escócia, na Grã Bretanha, a origem do Labrador é canadense.

As características entre as raças também variam. O Labrador tem uma pelagem densa, curta e lisa. Já o Golden tem os pelos mais longos e ondulados. Outra diferença é a cor dos pelos. O Golden, como o nome já diz, carrega um tom de dourado, e a cor mais comum do Labrador é creme (mas ele também pode nascer preto ou marrom). Também são cães sociáveis e são ótimos para morar com a família, principalmente crianças. Costuma ser saudável, mas na fase idosa pode apresentar problemas articulares.

3) Duck Tolling Retriever, da Nova Escócia, é um cachorro retriever com muita energia


O Duck Tolling Retriever é uma mistura de diversas raças
O Duck Tolling Retriever é uma mistura de diversas raças

O próprio nome desse cachorro já indica sua origem: Nova Escócia, uma província localizada no Leste do Canadá. Há vários descendentes por trás desse cãozinho: Golden Retriever, Labrador, Cocker Spaniel, entre outros. Os aspectos físicos desse cachorro são bem interessantes. O Retriever da Nova Escócia tem os pelos ruivos e com uma mancha branca que vai do pescoço até a barriga. Ele também carrega uma característica linha branca entre os olhos. Ao contrário da maioria dos Retrievers, o focinho dele é vermelho.

O Retriever da Nova Escócia é dotado de muita energia e precisa de muitas atividades. Circuito para cachorro e longos passeios são essenciais para ele. O adestramento canino também é muito importante. Tendem a ser sociáveis e brincalhões.

4) Curly Coated Retriever: um tipo de cachorro retriever cacheado! 

 

 


A pelagem cacheada é a maior característica do Curly Retriever
A pelagem cacheada é a maior característica do Curly Retriever

O Curly Coated Retriever (ou simplesmente Curly Retriever) é uma raça de cachorro de pelo cacheado. Sendo o mais antigo entre os tipos de cachorro retriever, há indícios de que ele já existia na Grã-Bretanha do século 17. Acredita-se que o pelo cacheado é resultado da mistura entre o English Water Spaniel, o Cão d’água Irlandês e o Setter Irlandês. Essa pelagem exige escovação diária e o banho e tosa trimming, no qual os pelos são aparados com uma tesoura. Já as cores do Curly Retriever são preto e castanho escuro. É tranquilo com outros animais e é fácil de treinar. No entanto, não é um bom cachorro para apartamento, pois a energia dele pede bastante espaço.

5) Flat-coated Retriever também é conhecido pela pelagem ondulada


Flat-coated Retriever costuma ser bem inteligente, aspecto herdado do Border Collie
Flat-coated Retriever costuma ser bem inteligente, aspecto herdado do Border Collie

A pelagem desse cachorro retriever tem uma leve semelhança com o Curly Retriever. No entanto, o Flat-coated Retriever tem menos cachos. Esse cachorro foi criado no Reino Unido, durante o século 18. Nessa época, era bem comum a prática de tiros a aves. Acredita-se que a raça foi feita para a busca das aves atingidas. Há indícios de que o cruzamento do Flat-coated reúne o Cão D’água, Water Spaniel e o Border Collie, o cachorro mais inteligente do mundo.

6) Chesapeake Bay Retriever: o único cachorro retriever criado nos Estados Unidos

 


Chesapeake Bay Retriever é norte-americano e resultado de uma mistura com Terra Nova
Chesapeake Bay Retriever é norte-americano e resultado de uma mistura com Terra Nova

O Chesapeake é um cachorro retriever natural dos Estados Unidos. A origem deste cão não é certa, mas há uma teoria de que eles foram criados a partir de um naufrágio em Maryland, nos EUA. Os filhotes de cachorro Terra Nova que sobreviveram ao desastre cruzaram com um tipo de Retriever e resultou nessa raça. O nome é uma referência à Baía de Chesapeake, que cobre o estado norte-americano.

Herdaram o porte robusto dos Terra Nova e isso justifica a força do Chesapeake. Assim como boa parte dos retrievers, também era usado na caça de aves. Porém, não é tão sociável como os demais e tende a ser desconfiado com estranhos, pois tem instinto protetor. Mas dentro de casa é super brincalhão com os tutores. Também exige exercícios e bastante espaço para brincar. A pelagem desse cachorro é densa e levemente cacheada, permitindo resistência a altas e baixas temperaturas. As cores do pelo do Chesapeake variam entre o castanho claro e escuro.

Redação: Erika Martins

Edição: Luana Lopes