O cachorro Chow Chow tem cara de urso de pelúcia, mas o temperamento de um cão de guarda. Ele é considerado mais um daqueles cães que costumam ser exemplo do ditado “as aparências enganam”. Por trás de tanta fofura, o cachorro da raça Chow Chow é dono de uma postura imponente e personalidade forte. Desde quando ainda é um filhote, esse pet precisa de cuidados em relação ao seu comportamento, já que a raça tem tendências a ser dominante.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Ainda assim, o cachorro Chow Chow tem várias qualidades e pode se tornar o seu melhor amigo. Afinal, é impossível não se apaixonar por essa raça que tem a aparência de um mini leão. Se você quer saber tudo sobre Chow Chow, desde personalidade até cuidados e outras curiosidades, confira a matéria a seguir!

Raio-X do cachorro Chow Chow

  • Origem: China
  • Grupo:  Spitz e cães do tipo primitivo
  • Pelagem: abundante, densa e com um aspecto áspero ou liso
  • Cores: preto unicolor, vermelho, azul, fulvo, creme ou branco
  • Personalidade: independente, leal, reservado e tranquilo
  • Altura: 46 a 56 cm
  • Peso: 20 a 32 kg
  • Expectativa de vida: 9 a 15 anos

Origem do Chow Chow: raça surgiu na China muitos séculos atrás

A história da raça Chow Chow tem origem na China há mais de dois mil anos. Ela é considerada uma das raças de cachorro mais antigas do mundo e, por isso, é difícil ter muitos detalhes sobre seu surgimento. O que sabemos sobre o cachorro Chow Chow está presente em esculturas que foram feitas antes de Cristo. A raça em questão era muito usada como cão de guarda, caça e de tração, puxando carruagens e trenós.

A partir do século XVIII, o cãozinho foi levado da China para a Inglaterra, mas passou a ganhar popularidade apenas por volta de 1920, quando a Rainha Vitória se apaixonou por um Chow Chow. Cachorros da raça provavelmente são resultados de cruzamentos entre Mastim Tibetano e cães da família Spitz. Como saber tudo sobre a raça Chow Chow é complicado, pode ser que sua origem tenha relação com outras raças também. Vale dizer que assim como o Chow Chow, cachorro Shar Pei também tem a língua azul, o que pode significar que eles possuem ancestrais em comum.

Sobre o reconhecimento oficial da raça, uma curiosidade é que esses pets chegaram nos Estados Unidos antes de chegarem à Europa, em 1890. Sendo assim, alguns anos mais tarde, em 1903, o cachorro que parece um leãozinho - ou um ursinho - teve os padrões reconhecidos oficialmente pelo American Kennel Club.

Chow Chow: tamanho médio, língua azul e pelagem densa são características da raça

O Chow Chow é conhecido por ser o cachorro da língua azul, mas outra característica que chama a atenção é a pelagem. Bem densa e volumosa, a pelagem padrão da raça faz com que esse cãozinho se pareça com um mini leão e é a grande responsável por ele ser uma raça de cachorro fofo. Os pelos ainda podem ter um aspecto áspero com subpelo suave ou liso com textura bem felpuda. O comprimento, porém, nunca é excessivo e nem tão curto.

E quais são as cores do Chow Chow? No geral, a cor de cachorro mais comum é o caramelo. Porém, você também pode encontrar o Chow Chow branco, avermelhado, dourado, bege e até mesmo o Chow Chow preto. As cores devem ser únicas, sem a presença de manchas, mas podem variar entre uma tonalidade mais clara ou mais escura.

Um Chow Chow adulto tem porte médio, com altura que pode variar entre 46 e 56 centímetros. Já o peso costuma ter uma variação de 20 a 32 kg. Não existe mini Chow Chow. Ele é um cachorro que tem a estrutura corporal forte e postura imponente.

Alguns cães da raça Chow Chow têm dobrinhas na região do focinho, que devem ser bem cuidadas para evitar o desenvolvimento de alergias e dermatites. Além disso, outros traços típicos desse cão são a cauda que geralmente fica dobrada para o alto e as orelhas normalmente grandes e pontudas, mas que ficam disfarçadas pelo grande volume da pelagem.

 

Chow Chow filhote brincando com bolaChow Chow filhote deitado no gramadoChow Chow preto em cima de bancoChow Chow deitado perto de tapeteChow Chow andando ao ar livreChow Chow deitado na grama com língua de foraChow Chow filhote dormindoChow Chow sentadinhoChow Chow preto em casaChow Chow caramelo deitado na cozinhaDois Chow Chow no parqueChow Chow filhote deitado na grama

 

O cachorro Chow Chow tem personalidade protetora e dominante, mas é muito leal

  • Convivência

personalidade do Chow Chow é marcada por independência e desapego, mas com a cnovivência e a proximidade, o cãozinho costuma escolher um dos membros da família como o preferido. Ele não é muito fã de carinhos e gosta de ficar no seu canto, bem reservado e tranquilo. Por isso, ficam bem sozinhos caso o tutor precise ficar um tempo longe e são considerados uma das raças mais independentes.

A raça de cachorro Chow Chow é muito leal e bastante protetora. Por isso, se perceber uma situação de perigo envolvendo qualquer um dos tutores ou a casa, é comum que ele assuma essa faceta da personalidade. No geral, é um pet que não tem o costume de latir, então fique atento: quando isso acontecer, é bem provável que o cachorro Chow Chow queira te mostrar algo fora do comum.

O temperamento do Chow Chow é dominante, então alguns cães podem se tornar um pouco agressivos ao se sentirem incomodados. Isso também pode ocorrer se eles não receberem o ensinamento correto. Com estranhos, é bem comum que o Chow Chow assuma uma postura protetora e fechada: o ideal é deixar as visitas da sua casa sempre avisadas e ficar por perto. Além disso, é bom evitar a proximidade do cachorro com crianças sem supervisão, pois ele pode não gostar de algumas brincadeiras.

A socialização do Chow Chow filhote é fundamental para evitar problemas de comportamento. Não significa que o Chow Chow é traiçoeiro - isso, inclusive, não passa de um mito. A verdade é que, para Chow Chow, família é muito importante, sendo assim um cãozinho fiel e leal a todos, sempre disposto a fazer de tudo por quem ama e podendo se mostrar bem dócil dependendo da sua criação.

  • Socialização

socialização do filhote de Chow Chow é fundamental - e continua sendo importante nas outras fases da vida. Reservado, dominador e territorialista desde filhote, cachorro Chow Chow precisa crescer acostumado com outras pessoas, animais e com o movimento da sua casa e da rua para não correr o risco de desenvolver um comportamento agressivo.

Mesmo que não seja comum a todos os cachorros da raça Chow Chow, diferentes tipos de ataques podem acontecer eventualmente. Por ser desconfiado, esse é um cãozinho que pode dificultar a socialização no início por causa do seu lado independente, mas basta ter paciência. O processo será importante, pois o Chow Chow cresce muito mais dócil e amigável na presença dos outros. 

  • Adestramento

O adestramento do Chow Chow é um processo necessário para a convivência do cachorro com outras pessoas e animais. Também é uma forma de estreitar os laços com o pet e mostrar quem é o líder da casa de maneira saudável, com estímulos positivos. Porém, é uma tarefa difícil e que pede persistência e paciência do tutor.

Por ser uma das raças de cachorro mais teimosas e dominantes, o Chow Chow tem dificuldade em aceitar regras e comandos contrários à sua vontade. Ainda assim, com os estímulos corretos, como brinquedos e petiscos, você acaba conseguindo ensinar o que quiser para o seu amigo. 

Na hora de ensinar o cachorro Chow Chow, nunca use qualquer tipo de violência, punições ou atitudes agressivas: o efeito será completamente contrário e você pode acabar estimulando o mesmo tipo de reação nele. Por isso, opte sempre pelo adestramento positivo!

 

@deboramcf #cachorro #pet #animais #engraçados #brasileiro #chowchow #pobrezamiseravel ♬ som original - Débora

7 curiosidades sobre a raça de cachorro Chow Chow

  1. A cor azul da língua do Chow Chow costuma aparecer a partir da 8ª semana de vida.

  2. Se a cor da língua for azul, a raça é considerada pura. Se puxar para o rosa, o Chow Chow provavelmente passou por alguma alteração na genética (como a mistura com outras raças). 

  3. Antigamente, a pele do Chow Chow era um artigo de luxo, muito procurada no mercado de roupas. 

  4. A raça de cachorro Chow Chow possui mais dentes que as outras raças: eles têm 44 dentes, enquanto o normal é ter apenas 42.

  5. Uma grande curiosidade sobre o Chow Chow: raça de cachorro era usada como cão de guarda e tração, mas também já foi muito usado para brigar em rinhas de cães. 

  6. A carne do esse cachorro também era apreciada na alimentação chinesa. Por isso, uma hipótese é que o nome Chow Chow venha do chinês “xiao”, palavra que significa “alimento”.

  7. Para quem não sabe quantos filhotes em média tem um Chow Chow? Uma ninhada da raça pode gerar de 5 a 6 filhotes de uma vez só.

Filhote de Chow Chow: como cuidar e o que esperar do cãozinho?

Uma dúvida frequente entre os apaixonados pela raça é saber como cuidar de filhote de Chow Chow nos primeiros dias e meses de vida. A boa notícia é que assim como acontece com qualquer filhote de cachorro, não tem muito mistério! Os principais cuidados com o Chow Chow filhote são seguir o calendário de vacinas de cachorro e vermífugos à risca. Eles servem para garantir que seu pet fique protegido das doenças mais comuns que acometem os cachorros. Uma dica é iniciar os vermífugos com 30 dias, e a vacinação com o filhote de Chow Chow com 45 dias.

Raça Chow Chow possui um comportamento mais reservado desde cedo, então é normal que fique um pouco tímido no começo. Porém, logo ele vai se aproximando e se apegando à família, mostrando-se muito leal. Na fase de filhote, Chow Chow pode já apresentar alguns comportamentos de dominância e teimosia, mas em menor escala do que na vida adulta. Ainda assim, é nessa fase que se "molda" a personalidade do cãozinho, então esse é o melhor momento para dar início ao adestramento e a socialização, que terão os melhores resultados.

Geralmente, o cãozinho abre os olhos entre o 8º e o 10º dia de vida - e o tutor não deve forçar essa abertura, que pode ser prejudicial para a visão canina. Outro ponto importante é que a pelagem já precisa de escovação frequente desde cedo. Mesmo filhote, cachorro Chow Chow possui muitos pelos e, por isso, é uma das raças de cachorro que mais sentem calor. Portanto, mantenha o ambiente fresco e água sempre disponível.

Por fim, não esqueça de montar um enxoval para cachorro com tudo que ele precisa! Antes de levá-lo para casa, alguns itens que devem ser adquiridos são: caminha, bebedouro, comedouro, ração, petiscos, tapete higiênico, cortador de unhas e muitos brinquedos para fazer o enriquecimento ambiental! Esses gastos devem estar inclusos junto com o preço do Chow Chow filhote.

Fotos de cachorrinhos Chow Chow para se apaixonar

Chow Chow com língua de fora sentadoChow Chow em pé no parqueChow Chow preto com língua de fora ao ar livreChow Chow sérioChow Chow branco com língua de foraChow Chow marrom na praiaChow Chow preto de pé em parqueChow Chow feliz com a boca abertaChow Chow filhote em casaChow Chow preto com lago de fundoChow Chow caramelo em parqueChow Chow passeando

 

Cuidados com um Chow Chow são essenciais para oferecer mais qualidade de vida ao animal

  • Escovação: o recomendado na rotina de como cuidar do pelo do Chow Chow é escovar diariamente para evitar a formação de nós. Se for mais cômodo, você pode fazer isso três vezes na semana.

  • Tosa: tosar Chow Chow no verão não é recomendado, já que os pelos da raça funcionam como um isolante térmico. Caso sejam retirados, podem trazer consequências sérias à pele do animal. 

  • Banho: um dos cuidados com Chow Chow mais essenciais é sempre secá-lo muito bem após o banho. Isso evita o surgimento de dermatites e alergias, que têm grandes probabilidades de aparecerem por conta dos pelos densos.

  • Dobrinhas: a raça Chow Chow é cheia de dobrinhas de pele pelo corpo, que se tornam o ambiente perfeito para a proliferação de fungos. Por isso, uma dica de como cuidar de Chow Chow é lavar bem essas regiões e sempre deixá-las bem sequinhas.

  • Unhas: um dos cuidados com um Chow Chow também deve ser em relação às unhas. É fundamental cortar as unhas do cachorro para evitar arranhões e deixá-lo mais confortável ao caminhar. O ideal é que as unhas do Chow Chow sejam cortadas uma ou duas vezes todo mês. 

  • Dentes: escovar os dentes do cachorro Chow Chow com frequência é muito importante. Isso evita o acúmulo de sujeira e mau hálito, levando a doenças como tártaro em cachorro e gengivite. O ideal é escovar os dentes do cachorro Chow Chow pelo menos duas vezes por semana.

  • Olhos:  o Chow Chow é uma das raças que precisa de cuidados com os olhos. As dobrinhas na região favorecem acúmulo de sujeira e microrganismos na região que podem levar a problemas e infecções. Assim, manter a região sempre bem higienizada e seca é uma forma de como cuidar de Chow Chow.

O Chow Chow não precisa de atividades físicas muito pesadas

Para evitar que o cachorro da raça Chow Chow fique sedentário ou que apresente obesidade canina, o gasto diário de energia é é essencial. Porém, o Chow Chow não precisa de atividades pesadas para ter as necessidades satisfeitas. Passear com o cachorro em curtas distâncias já é suficiente para movimentar e oferecer os estímulos sociais da rua para o pet.

O cão Chow Chow, por ser muito independente, fica muito bem sozinho em casa durante o dia, mas não deixe de fazer essas caminhadas para que o animal não desenvolva mais o lado recluso da personalidade. Evitar o sedentarismo da raça também é uma das formas de prevenir a displasia de quadril, uma das doenças mais comuns na raça. 

O que você precisa saber sobre a saúde do Chow Chow?

O Chow Chow é um cachorro que tende a ser saudável, se bem cuidado. No entanto, é importante ficar atento com alguns problemas de saúde que são comuns na raça, em especial as dermatites em cachorro. Por ser bem peludo e com dobrinhas, a raça acumula umidade e sujeiras com facilidade, o que aumenta a propensão de problemas de pele.

Além disso, o entrópio em cães - quando as pálpebras ficam invertidas - também é uma situação frequente no cachorro Chow Chow. Outro quadro que demanda atenção é a displasia coxofemoral, quadro caracterizado pelo encaixe errado do osso do fêmur no quadril, o que pode causar bastante dor ao se locomover.

O acompanhamento com um médico veterinário de confiança é indispensável para cuidar da saúde do Chow Chow. Também é importante não atrasar as vacinas de cachorro e seguir o cronograma de vermífugos certinho, além de se prevenir com remédios antiparasitários ocasionalmente.

Chow Chow andando na gramaDois Chow Chows lado a lado em cima de toalha Chow Chow com coleira vermelhaChow Chow branco deitado na gramaChow Chow olhando para frenteChow Chow sendo escovadoChow Chow preto no pet shopChow Chow pegando solChow Chow filhote deitado no chão com língua de foraChow Chow passeando no parque

Chow Chow: preço do filhote não é dos mais caros

Afinal, quanto custa um cachorro Chow Chow? Em comparação com outras raças de cachorro, o Chow Chow chega a ter um preço amigável. É possível encontrar um filhote de Chow Chow por valores entre R$ 2.500 e R$ 6.000. O preço do Chow Chow vai depender, principalmente, das características físicas e genéticas do animal, além do criador escolhido e da cidade onde você mora.

Uma Chow Chow fêmea, por exemplo, costuma ser mais cara do que um macho. O mesmo vale para alguns padrões de cores: o cachorro Chow Chow branco, bem como o Chow Chow preto filhote, tendem a ter um custo mais elevado do que um exemplar dourado ou vermelho, que são mais comuns de serem encontrados. Em questão de preço, cachorro Chow Chow descendente de campeões também é mais caro.

Antes de finalizar a compra de um Chow Chow, porém, o ideal é que você escolha um canil de cachorro confiável. Por isso, busque referências para garantir que aquele estabelecimento é respeitoso, tanto com os filhotes quanto com os pais. Fique de olho para não financiar a criação clandestina e lembre-se: ao adquirir um Chow Chow filhote, preço não é o mais importante, e sim os cuidados que o animal recebe.

Perguntas e respostas sobre o Chow Chow

Qual é o preço de um Chow Chow?

O preço médio de um Chow Chow no Brasil costuma variar de R$ 2.500 a R$ 6.000, de acordo com a média dos principais canis do país. O quanto custa um Chow Chow vai depender das características físicas e genéticas do animal. Um cachorro Chow Chow preto filhote, por exemplo, pode ser mais caro do que um dourado porque é mais raro.

Qual o Chow Chow é bravo?

O cão da raça Chow Chow tem fama de bravo, mas não é bem assim. Ele, de fato, é protetor com quem ele ama e tem um forte instinto territorialista, além de ser muito reservado. Mas ele não ataca ninguém de graça. Além disso, com uma criação adequada, os cães da raça podem se tornar mais amigáveis.

O que devo saber antes de ter um Chow Chow?

Algumas dicas para diferenciar uma raça misturada de um Chow Chow: pelo curto ou médio é uma possibilidade, mas nunca longo; a língua deve ser sempre roxa ou azul, nunca rosada; os cães da raça têm 44 dentes, e não 42. Em questão de comportamento, a raça também é bem quietinha e independente.

Como se comporta o Chow Chow?

Sobre o Chow Chow, temperamento é sempre uma questão que precisa de atenção. Esses cachorros são dominantes, teimosos e territoriais. Eles se dão bem com a família humana, mas são desconfiados com quem não conhecem. Por isso, o adestramento e socialização dos filhotes é indispensável!

Quais são os tipos de Chow Chow?

Não existem tipos de Chow Chow diferentes, apenas cores de cachorro distintas. O mais popular é o vermelho/dourado, mas também existem variações como o Chow Chow branco e o Chow Chow preto.

Por que a língua do Chow Chow é azul?

O Chow Chow tem a língua azul por causa da presença concentrada de melanina nessa região. É esse pigmento que também colore a pelagem dos pets, e, no caso dos Chows Chows, elas aparecem em maior quantidade, conferindo a cor azulada ou arroxeada.

É Chaw Chaw ou Chow Chow?

A raça é chamada de muitas formas entre os brasileiros. Alguns chamam de cachorro Show Show, outros de Chau Chau ou até de Chou Chou. Filhote ou adulto, o nome certo desse cãozinho, na verdade, é raça Chow Chow. Também pode-se usar o hífen ou não (Chow-Chow).

Como lidar com a raça Chow Chow?

Como a raça Chow Chow tende a ser territorialista e difícil de aceitar bem a presença de estranhos e outros animais, é importante que ele seja socializado logo. A ideia de que o Chow Chow é traiçoeiro é bem equivocada: ele só é protetor e desconfiado com quem não conhece, mas é possível reverter isso com treinamentos.

Qual a vantagem de ter um Chow Chow?

O cachorro da raça Chow Chow é uma das raças mais independentes. Ele consegue ficar bem sem companhia, é reservado e não costuma dar muito trabalho, no geral. Ao mesmo tempo, é um cão bastante leal e que cria forte vínculo com os donos, mas sem dependência emocional.

Como criar um filhote de Chow Chow?

O filhote de Chow Chow deve entender desde cedo que o dono é que manda, e não o contrário. Apostar no adestramento e na socialização precoce do animal é a melhor forma de garantir isso. O cachorro Chow Chow filhote também deve ser estimulado da maneira correta, sempre com reforços positivos e nunca com punições.

Quando o Chow Chow troca de pelo?

Para quem se pergunta se o cachorro Chow-Chow solta muito pelo, a resposta é sim! Pelo menos duas vezes por ano as quedas se intensificam, pois faz parte do processo natural de troca de pelos dos cães. Geralmente, acontece na primavera e no outono, como se o corpo estivesse se preparando para a chegada do verão e do inverno.

Publicado originalmente em: 13/12/2019

Atualizado em: 26/02/2024