Comportamento animal

Cachorro salivando muito: veja as causas da baba em excesso

Publicado - 06 Outubro 2023 - 18h21

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

Encontrar o cachorro salivando muito pode ligar o alerta de muitos pais de pet. A salivação canina é um processo natural que desempenha múltiplas funções no organismo do animal, mas é compreensível que os tutores fiquem preocupados ao ver seu cachorro babando muito. Entretanto, é importante destacar que a produção de saliva desempenha papéis cruciais, como a lubrificação da boca e a participação em processos metabólicos. Para esclarecer melhor o que está por trás do cachorro babando, o que pode ser e como agir, o Patas da Casa vai te mostrar as principais causas da baba em excesso. Confira!

Quando o cachorro fica salivando muito, o que pode ser? 

O cachorro salivando muito pode ser causado por várias razões, algumas das quais são super normais, já que a saliva desempenha um papel muito importante na digestão dos animais. Porém, é importante ficar atento quando há saliva em excesso, especialmente quando é acompanhado de outros sinais, pois o exagero pode indicar algum problema na saúde do cachorro. Mas afinal,  quando o cachorro fica salivando muito, o que pode ser?

  • Alimentação: assim como os humanos que salivam quando sentem o cheiro de comida gostosa, o peludo pode salivar mais do que o normal quando sente o aroma de comidas que eles gostam, pois o cérebro canino aciona as glândulas salivares do animal quando um alimento apetitoso é oferecido, como é o caso do sachê para cachorro. Esse comportamento é bastante comum e não apresenta nenhum risco para o peludo.
  • Temperatura: em dias mais quentes, o cachorro com calor pode salivar mais do que o habitual, pois a salivação ajuda na regulação da temperatura corporal do animal. Após passear com cachorro em dias quentes, por exemplo, é possível notar essa alteração na quantidade de saliva. Vale lembrar que é preciso de alguns cuidados no verão para que o peludo não sofra com as altas temperaturas, como evitar passear entre as 10 da manhã e 16 da tarde.
  • Excitação: quando ficam muito animados e empolgados, não é difícil se deparar com um cachorro salivando. Essa é uma resposta fisiológica natural do organismo animal desencadeada por emoções intensas que, normalmente, vem acompanhada de outros comportamentos caninos, como abanar o rabo.
  • Problemas dentários: em casos de tártaro em cachorro, gengivite ou de dente de cachorro quebrado, não se assuste se o animal salivar mais do que o normal. O incômodo e a dor provocada por essas condições de saúde podem estimular a produção de saliva no cão. Nesse caso, é necessário levar o peludo para uma consulta para aliviar o desconforto.
cachorro babando espuma
Cachorro babando espuma pode acontecer em decorrência do envenenamento
  • Intoxicação alimentar: existem alguns alimentos que o cachorro não pode comer de jeito nenhum que podem desencadear a salivação excessiva como resposta, como é o caso do chocolate e da cebola.  O envenenamento provocado por ingestão de substâncias tóxicas também pode desencadear esse quadro, mas, nesse caso, você pode se deparar com um cachorro salivando muito e tremendo. 
  • Cinomose: provocada por um vírus altamente contagioso que pode ser fatal para os cães,  a cinomose é uma doença gravíssima que causa a salivação em excesso nos animais. No entanto, há outros sintomas que devem ser observados, além do cachorro babando.
  • Raiva: a raiva canina é uma das doenças que podem deixar o cachorro babando muito. Essa zoonose é super perigosa, tanto para os cães quanto para os humanos. Além da salivação, é possível perceber quadros de agressividade, agitação e até convulsões.
  • Problemas neurológicos: como a salivação é controlada pelo sistema nervoso, qualquer distúrbio neurológico pode deixar o cachorro babando, como problemas na deglutição. A epilepsia canina, por exemplo, é uma condição caracterizada pelo desequilíbrio elétrico cerebral que também pode provocar a  salivação, mas nesse caso, o cachorro baba espuma.
  • Ansiedade ou estresse: o cachorro estressado ou ansioso, assim como no caso de cães excitados, também podem salivar muito devido a resposta fisiológica natural do organismo desencadeada por emoções.

Como saber se o cão está intoxicado?

É preciso muita atenção no cachorro babando espuma, pois esse é um sinal de cachorro intoxicado. Outras formas de identificar uma possível intoxicação é se houver vômitos, dificuldade locomotora e sonolência. Se você perceber esses sinais no peludo, não hesite em levá-lo ao veterinário.

Imagem Quiz:Teste seus conhecimentos sobre a saúde de cachorro!

Teste seus conhecimentos sobre a saúde de cachorro!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Quais são os sintomas da cinomose?

A doença pode manifestar nos cães espasmos, baba gosmenta, apatia, diarreia, vômitos, dores abdominais e até paralisia. Em caso de suspeita, leve imediatamente o cão para uma clínica veterinária.

O que fazer quando o cachorro está salivando muito?

Antes de dizer o que fazer ao ver o cachorro salivando muito, é preciso saber que existem raças de cachorros com lábios mais caídos que tendem a salivar mais, como é o caso do Labrador, Bulldog e São Bernardo. No caso desses animais, nada precisa ser feito, pois a salivação não representa riscos para a saúde do peludo. Mas e quando você deve se preocupar com o cachorro salivando muito? O que fazer? 

Quando a cor ou textura da baba do cachorro mudar, como no caso de uma baba gosmenta ou espumosa, ou a saliva estiver acompanhada de outros sintomas, como vômitos, febre e diarreia, é sinal de que algo está errado com o seu pet. Nesses casos, é recomendado levar o peludo para uma consulta veterinária para que ele seja avaliado. 

Cachorro salivando muito da raça Bulldog
Cachorro babando muito: raças como Bulldogs salivam mais por causa da anatomia do focinho

Saliva de cachorro cura ferida humana?

A afirmação de que a saliva de cachorro cura ferida humana não é verdadeira! Pelo contrário, a saliva do cachorro não tem propriedades curativas e pode até piorar as feridas dos seres humanos. A presença de bactérias e germes na saliva podem aumentar o risco de infecções do machucado. Por isso, em hipótese nenhuma ela deve ser usada como medicamento humano.
 

Adote um animal

Qual é o maior cachorro do mundo? Conheça 6 raças gigantes que batem recordes no quesito tamanho

Você já se perguntou qual é o maior cachorro do mundo? Existe uma grande variedade de raças com características físicas diferentes, ...

Cachorro

Qual o significado de sonhar com cachorro atacando?

O significado de sonhar com cachorro é muito variado. Não é possível dizer que isso sempre vai representar algo positivo ou negativo...

Cachorro

Quais são os tipos da doença do carrapato em cachorro? Conheça as características de cada uma

A doença do carrapato em cachorro é um dos maiores temores dos tutores. O que nem todo mundo sabe é que existem diferentes tipos da ...

Cachorro

Como identificar a doença do carrapato em cachorro? Vets recomendam prestar atenção a esses 8 sinais na rotina do pet

A doença do carrapato em cachorro é uma das enfermidades mais perigosas e traiçoeiras que existem no universo canino. Infelizmente, ...

Gato

O gato Bengal é selvagem, híbrido ou doméstico? Curiosidades sobre os instintos da raça que parece um leopardo

O gato Bengal é uma das raças mais exóticas que existem por uma razão simples: eles são bem parecidos visualmente com o leopardo, um...

Adote um animal

8 características do Sphynx, o gato sem pelo

A aparência única e charmosa do Sphynx gera muita curiosidade. Afinal, não é todo dia que a gente encontra um gato sem pelo por aí, ...

Adote um animal

Qual é o maior cachorro do mundo? Conheça 6 raças gigantes que batem recordes no quesito tamanho

Você já se perguntou qual é o maior cachorro do mundo? Existe uma grande variedade de raças com características físicas diferentes, ...

Cachorro

Qual o significado de sonhar com cachorro atacando?

O significado de sonhar com cachorro é muito variado. Não é possível dizer que isso sempre vai representar algo positivo ou negativo...

Ver todas