Especial fim de ano!

Cachorro pode comer alguma coisa da ceia de Natal?

Publicado - 15 Dezembro 2023 - 17h36

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

A lista de alimentos proibidos para cachorro é algo que todo tutor deve saber de cor. Em festividades como o Natal, toda a família se reúne para celebrar e trocar presentes, mas tem uma coisa que é muito esperada durante todo o ano: as comidas gostosas da ceia. Farofa, peru, nozes, panetone, salpição e outras delícias são itens obrigatórios na noite de Natal. Mas como os cães ficam nessa história toda? Para incluir os peludos na festividade, é preciso saber o que cachorro pode comer ou não nas festas de fim de ano para não colocar a saúde deles em risco. Por isso, é preciso recordar quais são os alimentos que cachorro não pode comer na ceia de Natal para não estragar a festa de fim de ano com uma intoxicação. Como os peludos também merecem um espacinho nessa festa, o Patas da Casa vai te dizer o que dar para o seu cachorro de Natal. Vem conferir! 

Quais são os alimentos da ceia de Natal?

A lista de alimentos que são tradicionalmente servidos durante a festa de Natal é bem longa: tem peru, chester, tender, salpicão, salada de maionese, farofa, arroz com passas, bacalhau, panetone e a famosa rabanada. Contudo, é preciso ter muito cuidado na hora de oferecer um alimento dessa lista para o pet, pois alguns deles podem ser bem prejudiciais para a saúde do cachorro. Veja quais são os alimentos da ceia de natal e os alimentos que cachorro não pode comer de jeito nenhum durante a festividade: 

  • Farofa: o cachorro pode comer farinha de mandioca para enriquecer a alimentação, contudo, a farofa da ceia não deve ser oferecida para o pet. Além de ser muito gordurosa, as farofas de Natal costumam conter uva passas, que podem afetar o funcionamento dos rins do cão. Além disso, as farofas são temperadas com alho e cebola, que são super tóxicos. Ou seja, o cachorro pode comer farinha, mas ele não pode comer farofa de Natal. 
  • Salpicão: está enganado quem pensa que cachorro pode comer maionese, item que normalmente está entre os ingredientes do salpicão. Além de ser um prato muito pesado, o salpicão não é digerido facilmente pelo organismo do animal. 
  • Molhos: os molhos são um veneno para seu cachorro, sejam eles industrializados ou não. A quantidade de tempero que os molhos contém podem irritar o sistema digestivo do cachorro, que é muito sensível. O cachorro vomitando amarelo pode ser uma consequência da ingestão desse tipo de molho.
  • Nozes: as nozes não são metabolizadas pelo organismo canino e podem deixar o cachorro com dor de barriga, diarreia e vômitos. 
  • Uva: seja passas ou in natura, a uva é uma das frutas para cachorro mais perigosas. Em grandes quantidades, pode sobrecarregar os rins do animal e até levar à morte. 
  • Rabanada: nem pense que pode dar rabanada para cachorro. Além de ser um alimento cheio de açúcares, a fritura é super perigosa e pode causar pancreatite canina
  • Panetone: assim como a rabanada, o panetone é um alimento que contém açúcar, então nada de oferecer para o cão, independentemente se ele for de frutas cítricas ou chocolate.
  • Chocolate: o chocolate é perigosíssimo devido a presença da substância teobromina, que é super tóxica para o animal. Ou seja, dar chocolate para cachorro pode até matá-lo. 
  • Ossos de aves: osso para cachorro faz mal e oferece riscos de perfurar os órgãos do animal, por isso, nada de dar o osso da coxa do chester ou peru para alegrar o peludo.

O que dar para o seu cachorro de Natal?

Se você quer saber o que dar para o seu cachorro no Natal para incluí-lo na festividade, escolha opções de alimentos seguros e que não vão fazer mal para o pet. Você pode sim incluir nessa lista algumas comidas típicas do Natal, desde que preparadas de maneira correta para não fazer mal. Confira a lista de alimentos que cachorro pode comer durante o natal: 

Imagem Quiz:Quem é seu cachorro na festa da família? Faça o quiz e descubra!

Quem é seu cachorro na festa da família? Faça o quiz e descubra!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

  • Arroz: o cachorro pode comer arroz no Natal, mas ele precisa ser preparado sem sal ou nenhum tempero. Não ofereça quantidades exageradas de arroz para não deixar o animal empanturrado. 
  • Frutas: a lista de frutas que pode dar para cachorro é gigante, mas é preciso muita atenção para não oferecer uma que faça mal, como frutas cítricas, abacate, uva e carambola. As frutas para cachorro que estão liberadas são kiwi, melancia, morango, manga, banana, melão, goiaba, pêssego, ameixa, mirtilo, maçã e pera. Contudo, existem frutas que exigem algumas restrições. Por exemplo, o cachorro pode comer mamão, mas como essa fruta tem um efeito laxante, ela não deve ser oferecida em grandes quantidades. 
  • Legumes: as verduras e legumes para cachorro  são opções super saudáveis para compor a ceia de Natal canina. Você pode oferecer cenoura, batata doce, abóbora, abobrinha, brócolis, chuchu, couve, espinafre e até repolho. Porém, é preciso saber como preparar legumes para cachorro de maneira correta, por isso é importante pesquisar como o legume ou verdura deve ser preparado, antes de oferecer para o pet. Lembre-se de não adicionar sal na receita!
  • Bacalhau: por incrível que pareça, o cachorro pode comer bacalhau, um alimento que possui todos os aminoácidos necessários para a dieta canina, mas ele precisa estar fresco e sem temperos. Jamais o bacalhau dessalgado deve ser oferecido para o pet devido a grande quantidade de sódio, que pode sobrecarregar os rins e o coração. 
  • Peru e chester: pode dar Chester para cachorro sem nenhum problema. Contudo, apenas as partes brancas da carne devem ser oferecidas, e o alimento precisa estar sem temperos como o sal, alho e cebola. Uma dica é fazer uma parte separada e usar temperos que cachorro pode comer, como manjericão, cúrcuma, tomilho, azeite de oliva e salsinha. Se a dúvida é se cachorro pode comer pele de frango, a resposta é não! A pele é gordurosa e pode deixar o cachorro com diarreia. Se você quer economizar, saiba que o cachorro pode comer frango, então você pode preparar um peito de frango em vez das tradicionais aves natalinas, já que ele é um alimento mais barato. Lembre-se de não exagerar na quantidade.
  • Tender: o tender está liberado para a alegria dos cães, mas deve ser oferecido sem tempero e em poucas quantidades.
cachorro de chapéu de natal com um frango assado na frente
Pode dar chester para cachorro desde que seja oferecido sem pele e sem a adição de sal

Riscos de oferecer comida que cachorro não pode comer no Natal 

Os petiscos são uma das formas de dizer eu te amo para cachorro. Contudo, como vimos acima, é preciso ter cuidado com a ceia de Natal. Isso porque o sistema gastrointestinal dos humanos funciona de maneira bem diferente dos pets, e por isso existem alimentos que não podem ser oferecidos para o animal. Então nada de oferecer para o cão um alimento do seu prato, porque alguns ingredientes podem não ser digeridos pelo organismo canino e ainda podem deixar o cachorro doente.

Consulte um veterinário para saber o que dar para o seu cachorro no Natal

Embora esses alimentos que cachorro pode comer sejam seguros para o pet, é preciso ter muito cuidado com cãezinhos que possuem problemas de saúde. A diabetes em cachorro, por exemplo, é uma condição que restringe a alimentação canina e precisa de cuidados especiais. Outro exemplo é o cachorro obeso, que precisa de uma dieta balanceada. Por isso, se o seu cãozinho possui algum problema de saúde, o ideal é tirar as dúvidas com o médico veterinário para saber o que dar para o seu cachorro de Natal. 
 

Adote um animal

Qual é o maior cachorro do mundo? Conheça 6 raças gigantes que batem recordes no quesito tamanho

Você já se perguntou qual é o maior cachorro do mundo? Existe uma grande variedade de raças com características físicas diferentes, ...

Cachorro

Qual o significado de sonhar com cachorro atacando?

O significado de sonhar com cachorro é muito variado. Não é possível dizer que isso sempre vai representar algo positivo ou negativo...

Cachorro

Quais são os tipos da doença do carrapato em cachorro? Conheça as características de cada uma

A doença do carrapato em cachorro é um dos maiores temores dos tutores. O que nem todo mundo sabe é que existem diferentes tipos da ...

Cachorro

Como identificar a doença do carrapato em cachorro? Vets recomendam prestar atenção a esses 8 sinais na rotina do pet

A doença do carrapato em cachorro é uma das enfermidades mais perigosas e traiçoeiras que existem no universo canino. Infelizmente, ...

Gato

O gato Bengal é selvagem, híbrido ou doméstico? Curiosidades sobre os instintos da raça que parece um leopardo

O gato Bengal é uma das raças mais exóticas que existem por uma razão simples: eles são bem parecidos visualmente com o leopardo, um...

Adote um animal

8 características do Sphynx, o gato sem pelo

A aparência única e charmosa do Sphynx gera muita curiosidade. Afinal, não é todo dia que a gente encontra um gato sem pelo por aí, ...

Adote um animal

Qual é o maior cachorro do mundo? Conheça 6 raças gigantes que batem recordes no quesito tamanho

Você já se perguntou qual é o maior cachorro do mundo? Existe uma grande variedade de raças com características físicas diferentes, ...

Cachorro

Qual o significado de sonhar com cachorro atacando?

O significado de sonhar com cachorro é muito variado. Não é possível dizer que isso sempre vai representar algo positivo ou negativo...

Ver todas