Existem vários temperos que fazem parte da nossa culinária, e por isso é muito comum que surjam dúvidas como: cachorro pode comer cebola e alho? Quais temperos são liberados para os pets? Na hora de preparar um petisco em casa ou até mesmo começar uma dieta com alimentação natural, alguns condimentos podem complementar o sabor. No entanto, saber o que o cachorro pode comer ou não é fundamental para não oferecer nenhum alimento potencialmente tóxico para esses animais.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Para tirar a dúvida se pode temperar comida para cachorro, os temperos que cachorro pode comer e quais condimentos são proibidos na dieta canina, o Patas da Casa preparou uma matéria esclarecendo tudo isso. 

Afinal, pode temperar comida para cachorro?

Existem temperos que o cachorro pode comer que não farão mal algum a ele. No entanto, a recomendação é evitar condimentos na alimentação canina - ou usar o mínimo possível - por precaução. Caso queira utilizar um tempero em específico para o preparo de petiscos para cachorro, é sempre bom consultar um médico veterinário de confiança para ter todas as orientações necessárias.

Para quem se pergunta se cachorro pode comer carne temperada, por exemplo, a resposta é: depende do tempero. O sal é altamente contraindicado, podendo causar uma série de problemas gastrointestinais no animal. A cebola e o alho também são ingredientes nocivos e que não devem fazer parte do cardápio.

Quais temperos que cachorro pode comer?

Para quem pensa que todos os temperos são prejudiciais para a saúde do cachorro, não é bem assim que funciona. Na verdade, há condimentos que não apenas são liberados, como podem fazer bem para o organismo dos pets, desde que em poucas quantidades. Caso você esteja se perguntando se pode temperar comida para cachorro, algumas opções de ingredientes saudáveis e que podem ser incluídos nas receitas são:

  • Manjericão
  • Salsinha
  • Orégano
  • Coentro
  • Tomilho
  • Açafrão (ou cúrcuma)
  • Alecrim
  • Azeite de oliva
  • Gengibre
  • Hortelã
  • Canela

A recomendação é de uma pitada para cada refeição, principalmente quando falamos de uma alimentação natural para cães.


Quais temperos cachorro pode comer: manjericão é um dos ingredientes liberados
Quais temperos cachorro pode comer: manjericão é um dos ingredientes liberados

4 temperos que cachorro não pode comer de jeito nenhum!

Mesmo sabendo quais temperos cachorro pode comer, muita gente se esquece de dois ingredientes principais que fazem parte da maioria das receitas que preparamos: o alho e a cebola. Eles fazem parte da família Allium, que compreende também a cebolinha e o alho-poró. Todos esses ingredientes são extremamente tóxicos para cães, podendo deixar o cachorro envenenado.

Isso acontece porque eles contém um composto chamado tiossulfato, que causa a destruição dos glóbulos vermelhos e pode desencadear um quadro de anemia hemolítica no cachorro. Além disso, as substâncias presentes no alho, alho-poró, cebola e cebolinha também comprometem a hemoglobina, proteína responsável por transportar nutrientes e oxigênio pelo organismo. Ou seja, o consumo destes ingredientes acaba impactando no corpo inteiro do animal.

Vale destacar ainda que o tutor deve ficar atento aos sinais de um cachorro intoxicado. Após ingerir - de forma acidental ou não - qualquer um dos condimentos mencionados, é comum observar quadros de vômito, diarreia, aumento da frequência cardíaca, xixi de cachorro avermelhado e apatia. Se houver qualquer suspeita de que seu amigo comeu o que não devia, é fundamental levá-lo ao veterinário imediatamente.

Redação: Juliana Melo

Edição: Luana Lopes