Será que o cachorro pode comer abacate? A verdade é que existem muitas frutas que o cachorro pode comer e são benéficas se incluídas na alimentação do pet. Melancia, melão, maçã e banana para cachorro são algumas alternativas seguras e nutritivas. Porém, também existe uma lista de frutas que o cachorro não pode comer. Elas podem, inclusive, causar uma intoxicação alimentar no cachorro, resultando em quadros de diarreia, vômitos e condições mais graves.

Passeio, comida ou você? Qual o grande amor da vida do seu cachorro?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Uma opção que gera bastante dúvida se pode ou não ser ofertada é o abacate para cachorro. Apesar de ser rica em fibras e potássio, há quem diga que uma substância presente na casca, miolo e caroço da fruta é capaz de fazer muito mal aos pets. Quer saber saber tudo sobre o consumo do abacate (pode dar para cachorro, riscos e cuidados)? Veja o que o Patas da Casa descobriu se o cachorro pode comer abacate ou não!

Cachorro pode comer abacate?

Será que pode dar abacate para o cachorro? Muitos tutores acreditam que todas as frutas para cachorro estão liberadas na dieta. Mas não é bem assim que funciona. Por mais que o abacate seja benéfico para os humanos, não é isso que acontece quando o cachorro come abacate. A fruta, na verdade, é bem perigosa para a saúde desses animais.

E por que não pode dar abacate para cachorro? O abacate contém uma substância chamada persina, que é altamente tóxica para pets. Ela está presente no miolo, caroço, casca e na própria folha do abacateiro. Além da intoxicação, há o risco de o animal desenvolver pancreatite após o consumo do abacate. Cachorro, portanto, não pode comer a fruta. É por isso, o abacate está entre os alimentos proibidos para cães

cachorro pode comer abacate: pug lambendo a casca de abacate

Os perigos de dar abacate para cachorro

Como já deu para perceber, quando falamos da saúde do cachorro, abacate é um grande perigo. A persina pode prejudicar bastante a saúde dos peludos e, por isso, quem pensa que pode dar abacate pra cachorro está colocando a vida do pet em risco. Mas quais são os efeitos colaterais que a persina gera no organismo do animal? Por que abacate faz mal para cachorro?

De acordo com um estudo científico da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), essa substância pode causar uma série de problemas de saúde nos cães, como:

  • falta de ar
  • inchaço abdominal
  • acúmulo do líquido na barriga
  • vômitos
  • diarreia
  • edema pulmonar
  • insuficiência cardíaca
  • morte

Alguns desses sintomas podem surgir em até 24 horas depois que o cachorro come abacate. Mas calma! Você pode salvar a vida do seu bichinho seguindo nossa dica do tópico abaixo.

cachorro comendo maçã

Meu cachorro comeu abacate: o que fazer?

Muita gente ainda acredita que cachorros podem comer abacate e acabam oferecendo a fruta sem saber os altos riscos da persina para a saúde dos animais. Se esse foi o seu caso, fique calmo, você pode salvar a vida do seu cãozinho levando-o o quanto antes ao veterinário. 

Mesmo que depois de comer o abacate, cachorro não tenha desenvolvido nenhum sintoma de intoxicação, como diarreia, vômito e falta de ar, é importante que um profissional avalie o estado do animal. Se necessário, solicite exames e recomende o uso de medicamentos para que o cachorro não desenvolva nenhum tipo de complicação após a ingestão da fruta.

Ainda segundo o estudo científico da UFRGS, na maioria dos casos, para evitar que o cachorro tenha sérios problemas após ter comido o abacate, é recomendado fazer o uso de diuréticos e remédios antiarrítmicos, dependendo do quadro clínico do animal. 

Para evitar que o seu pet tenha intoxicação, deixe-o bem longe das frutas que não pode dar para cachorro, como abacate, uva, abacaxi, laranja, maracujá, entre outras. 

Nada de abacate! Cachorro pode comer outras opções de frutas

Para quem se pergunta se o cachorro pode comer abacate ou não, a questão está respondida. A ideia de que Shih Tzu pode comer abacate, assim como outros cães, pode até ser fatal para o pet — então é bom evitar. Mas, por mais que o abacate esteja entre as frutas que cachorro não pode comer, existem muitas outras alternativas saudáveis e liberadas para o seu cão se deliciar com uma frutinha todos os dias. Dentre elas, temos:

Lembre-se de remover sementes e caroços antes de oferecer qualquer fruta e sempre considere o tamanho e as necessidades dietéticas do seu cão ao escolher petiscos. As frutas e nenhum outro snack pode substituir a ração de cachorro, que deve ser a base da dieta dos cães.

Publicado originalmente em: 20/09/2023

Atualizado em: 20/03/2024