Se questionar se o cachorro pode comer melão e qualquer outra fruta é super válido, já que existem muitos alimentos que devem ser evitados na dieta canina. Saber se o cachorro pode comer maçã, banana ou melancia, por exemplo, vai ajudar o tutor na rotina com o pet e evitar quadros como engasgo, obstrução e até intoxicação alimentar. As frutas são alimentos ricos em nutrientes, mas a maçã para cachorro pode fazer mal? Como oferecer do jeito certo? O cachorro pode comer casca de maçã? E as sementes? Fomos atrás de respostas para essas perguntas: descubra a seguir se pode dar maçã para cachorro ou não!

Cachorro pode comer maçã e faz muito bem!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

A maçã para cachorro está liberada na dieta canina. A textura crocante e o líquido docinho da fruta são alguns atrativos para os pets. A casca da maçã é rica em fibras, nutriente que ajuda no trânsito intestinal e absorção de açúcares, além de fazer bem para o coração do cachorro, já que suas moléculas protegem veias e artérias. A maçã também é uma fruta com alta concentração de vitamina A. A característica lipossolúvel desta vitamina auxilia na síntese de hormônios, impactando na saúde da pele e dos olhos do cachorro.


Cachorro pode comer casca de maçã, mas as sementes devem ser descartadas
Cachorro pode comer casca de maçã, mas as sementes devem ser descartadas

“Posso dar maçã para cachorro?” Descubra se a casca e as sementes estão liberadas

Agora que você já sabe que pode dar maçã para o cachorro, é importante se atentar a alguns detalhes sobre as partes da fruta que podem ser oferecidas ao pet. A boa notícia é que cachorro pode comer casca de maçã e se beneficiar das propriedades dessa parte da fruta. Como dito acima, a casca da fruta é fonte de fibras e vai ajudar na sistema digestivo do cachorro e também a proteger o coração e as artérias. Agora se a dúvida é se pode dar semente de maçã para cachorro, a resposta é NÃO! Nesse caso, a maçã faz mal para cachorro e pode até levá-lo a um quadro de intoxicação se consumida em excesso.

A semente da maçã possui altas concentrações de cianeto, uma substância que não é metabolizada pelo organismo canino. Além disso, as sementes podem causar obstrução intestinal, já que dificilmente o cachorro vai conseguir mastigá-las. Em excesso, o cianeto pode trazer problemas à saúde do seu pet. Portanto, maçã é bom para cachorro, desde que as sementes sejam retiradas. Também não é indicado dar o talo da fruta.

Como oferecer maçã para cachorro?

O cachorro filhote pode comer maçã também, mas nesse caso os pedaços devem ser menores ou amassadinhos para não causar engasgos ou dificuldades para engolir. Já os cães que já desenvolveram a arcada dentária vão amar a textura da fruta, que é saborosa e fácil de morder. O recomendado é não dar a maçã para cachorro inteira (até porque cachorro não pode comer semente né?!). O ideal é cortar em cubos ou lâminas.

Posso dar maçã para o meu cachorro todos os dias?

Até o alimento mais saudável do mundo não vai fazer bem ao cachorro se ele comer todos os dias. Apesar de ter muitas propriedades benéficas ao organismo do animal, a maçã é fonte de carboidratos, que em excesso pode contribuir para a obesidade canina. Lembre-se que a base da dieta do seu cachorro deve ser a ração, alimento completo que oferece todos os nutrientes necessários para a manutenção do organismo dele. Frutas para cachorros devem ser oferecidas esporadicamente e apenas como petiscos, nunca substituindo as refeições. A dica é dar a maçã para cachorro geladinha nos dias mais quentes. Ele vai adorar!

Redação: Luana Lopes