Alimentação animal

Cachorro pode comer mamão? Descubra se a fruta é indicada para cães e como inserir na dieta

Publicado - 15 Setembro 2023 - 16h22

Atualizado - 22 Abril 2024 - 00h18

Como as frutas fazem parte de uma dieta humana saudável, muitas vezes assumimos que elas também são benéficas para os nossos animais de estimação. Mas será que isso quer dizer o cachorro pode comer mamão? De fato, a alimentação natural traz uma série de vantagens para a saúde dos cães, acrescentando vitaminas, minerais e antioxidantes necessários ao organismo dos bichinhos. No entanto, o mamão para cachorro, assim como qualquer outra fruta, precisa de atenção antes de ser incluído no cardápio.

Saber exatamente quais são as frutas que o cachorro pode comer é importantíssimo. Isso porque, embora muitas delas sejam excelentes para os animais, nem todas podem ser oferecidas a eles. A seguir, descubra se o seu cachorro pode comer mamão e todos os cuidados!

Afinal de contas, cachorro pode comer mamão?

Os benefícios do mamão para a saúde são inúmeros: a fruta é rica em fibras e enzimas saudáveis que têm o poder de melhorar o funcionamento digestivo como um todo. Ela também contém vitaminas A, C, E e K, além de ácido fólico, cálcio e potássio, que fazem muito bem ao coração e sistema imunológico.

Imagem Quiz:O que seu cachorro faz para ganhar a comida dos humanos?

O que seu cachorro faz para ganhar a comida dos humanos?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Mas então será que pode dar mamão para cachorro? A resposta é sim! O cachorro pode comer mamão papaia, desde que a quantidade e a frequência não sejam exageradas. Também é importante avaliar a saúde do animal antes de fazer a inclusão da fruta na rotina. Cães em condições de saúde normais podem aproveitar as propriedades nutricionais do alimento, já um cachorro com diarreia não, uma vez que o mamão possui um efeito laxante.

Além de nutritivo, o mamão tem a suculência e textura que agrada o paladar dos bichinhos. No verão, a fruta geladinha é uma boa opção de lanche saudável e uma excelente fonte de hidratação para os nossos amigos peludos.

4 benefícios do mamão para a saúde dos cães

1) Fonte de fibras — As fibras ajudam a regular o trânsito intestinal dos pets. Por isso, o mamão acaba sendo um ótimo aliado de quem quer saber como soltar o intestino do cachorro e evitar a prisão de dentre.

2) Poucas calorias — O mamão tem um baixo teor calórico, o que faz dele uma boa opção de petisco para cães com sobrepeso. Ainda assim, é importante ter atenção com as quantidades oferecidas!

3) Rico em vitaminas — Essa é uma fruta rica em vitaminas para cachorro, principalmente as vitaminas A e C. A primeira atua na manutenção da visão e da pele; enquanto a vitamina C ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

4) Fonte de minerais — O mamão para cachorro ainda tem uma boa quantidade de minerais, como potássio, cálcio e magnésio. Por isso, o seu amigo pode aproveitar todos esses nutrientes!

Como dar mamão para cachorro?

Para variar o cardápio do seu amigo com mamão, pode dar para cachorro ocasionalmente em pequenos pedaços cortados sem casca e sem semente. Alguns dos principais cuidados nessas horas são: 

  • Oferecer mamão para cachorro sem exceder a quantidade indicada pelo veterinário, uma vez que o alto teor de açúcar e fibra pode causar distúrbios digestivos no seu cãozinho.
  • Retirar as sementes de mamão para cachorro, que contêm pequenas quantidades de cianeto (substância tóxica para os cães).
  • Descasque o mamão para cachorro, pois a casca não é muito digerível e pode gerar obstrução gastrointestinal no bichinho.
  • Você pode dar mamão para cachorro cortadinho, ou até bater no liquidificador e congelar (o que rende uma opção refrescante para aliviar o calor do seu cachorro no verão).

Cães de qualquer porte podem consumir a fruta. Ou seja, um Shih Tzu pode comer mamão da mesma forma que um cachorro maior, como um Labrador ou Golden Retriever. A principal diferença, nesses casos, é a quantidade que cada animal pode comer do alimento. 

Também é importante frisar que se o animal tiver restrições alimentares por alguma questão de saúde, é fundamental consultar um veterinário antes de decidir dar mamão para cachorro. Só assim é possível receber todas as orientações e descobrir se, por exemplo, um cachorro diabético pode comer mamão papaia e qual é a quantidade indicada.

Cachorro pode comer casca de mamão?

Não! Uma das coisas que o cachorro não pode comer de jeito nenhum é a casca do mamão. Apesar de não ser potencialmente tóxica como as sementes, a casca não é facilmente digerida pelo organismo do animal e pode acarretar em uma obstrução intestinal em cães. Além disso, corre o risco de ter um cachorro engasgado, asfixiado ou até com problemas gastrointestinais. Por isso, mesmo sabendo que posso dar mamão pro meu cachorro, devemos sempre descascar a fruta.

Cachorro pode comer mamão desidratado?

As frutas desidratadas concentram uma grande quantidade de açúcar. Nesse caso, o mamão faz mal para cachorro devido ao excesso de açúcar presente no alimento e é um grande perigo para animais que sofrem com a diabete canina. Portanto, é melhor evitar oferecer qualquer tipo de snack desidratado. Aposte sempre na fruta descascada e sem sementes!

Cachorro lambendo picolé

Frutas para cachorro em forma de petisco: prepare um snack saudável de mamão com gengibre

 

Agora que você já sabe que pode dar mamão para cachorro, que tal preparar uma deliciosa receita de petiscos naturais com a fruta? A nossa sugestão leva poucos ingredientes e tem um toque todo especial do gengibre. O seu pet certamente vai amar!

Ingredientes:

  • 1 xícara de farinha de arroz integral;
  • ½ xícara de mamão cortado em cubos pequenos;
  • ? xícara de iogurte natural (e sem açúcar);
  • ½ colher de chá de gengibre fresco (picado finamente) ou 1 colher de chá de gengibre em pó;
  • 1 colher de sopa de óleo de coco.

Modo de preparo:

  • Pre-aqueça o forno a 180°C;
  • Misture todos os ingredientes em uma tigela grande;
  • Mexa até tudo ficar homogêneo. Se necessário, misture com as mãos;
  • Coloque a mistura sobre uma superfície enfarinhada e, então, abra a massa com um rolo até ela ficar com meio centímetro de espessura;
  • Corte a massa com o cortador de sua preferência;
  • Coloque os biscoitos em uma assadeira;
  • Asse por 25 minutos, até dourar.

Bônus: snack congelado de mamão para cães

O snack congelado de mamão para cães é uma opção refrescante para os dias mais quentes, ajudando a aliviar os incômodos de um cachorro com calor. Além de ser uma receita econômica, ela é muito rápida e fácil de preparar. Veja:

  • Corte o mamão ao meio e retire as sementes com a ajuda de uma colher grande;
  • Em seguida, descasque a pele e corte a fruta em pedaços pequenos e médios;
  • Coloque no liquidificador e, depois, adicione água. Misture até ficar homogêneo;
  • Por fim, despeje o líquido em moldes de silicone ou em uma forminha de gelo até congelar.

Atenção às frutas que pode dar para cachorro!

Antes de acrescentar frutas frescas à dieta regular do seu cãozinho, é preciso considerar a quantidade, o valor nutricional e a segurança do que está sendo oferecido a ele. Se pintar alguma dúvida sobre quais frutas o cachorro pode comer, fale com um veterinário de sua confiança. Afinal de contas, dieta e nutrição têm um impacto importante na saúde de cachorro, tanto positivo como negativamente.

Publicado originalmente em: 24/04/2020
Atualizado em: 15/09/2023

Adoção

Esses são os 210 nomes de cachorro macho mais famosos: encontre a melhor ideia para chamar o pet que acabou de adotar

Escolher um nome de cachorro macho nem sempre é fácil, já que a variedade de opções pode deixar muitos tutores perdidos. É possível ...

Raças

O cachorro mais popular de todos: saiba qual é a raça mais pesquisada no Brasil em 2024

As raças de cachorro mais populares geralmente incluem nomes como o Shih Tzu, Golden Retriever e Yorkshire. Mas sabia que tem um cão...

Raças

Lulu da Pomerânia, Spitz Alemão e Zwergspitz são a mesma raça? Diferentes nomenclaturas causam confusão entre adotantes

O Spitz Alemão é uma das raças de cachorro favoritas para quem vive em apartamento. Além de pequeno, esse cãozinho conhecido pela pe...

Raças

Baixa manutenção: para os especialistas, essas são as raças de cachorro que demandam menor gasto com o veterinário

Adotar ou comprar um cachorro é uma decisão que exige muita responsabilidade. Afinal, ao levar um pet para casa, os tutores se compr...

Adoção

Esses são os 210 nomes de cachorro macho mais famosos: encontre a melhor ideia para chamar o pet que acabou de adotar

Escolher um nome de cachorro macho nem sempre é fácil, já que a variedade de opções pode deixar muitos tutores perdidos. É possível ...

Raças

O menor gato do mundo é selvagem, praticamente cabe na palma da mão e tem a pelagem laranja

Quando pensamos no menor gato do mundo, é inevitável não considerar algumas raças de gato domésticas que são famosas pela baixa esta...

Raças

O cachorro mais popular de todos: saiba qual é a raça mais pesquisada no Brasil em 2024

As raças de cachorro mais populares geralmente incluem nomes como o Shih Tzu, Golden Retriever e Yorkshire. Mas sabia que tem um cão...

Cuidados

Plantei essa grama de gato e meus pets ficaram loucos: dá pra fazer com um ingrediente barato que você tem em casa

A grama de gato é uma plantinha cheia de benefícios e totalmente segura, cultivada especialmente para os bichanos. Além de deixar os...

Ver todas