Alimentação animal

Cachorro pode comer banana? Descubra os benefícios da fruta e como inserir na alimentação do seu peludo!

Publicado - 18 Setembro 2023 - 09h32

Atualizado - 26 Abril 2024 - 15h21

As frutas para cachorro são ótimas opções de petiscos para agradar o seu amigo de quatro patas. Afinal de contas, elas são essenciais para uma dieta rica, variada e saudável – além de serem deliciosas. Os cães podem tirar proveito da ingestão de determinadas frutas, mas não todas. É importante ter a consciência que, por mais benéficas que elas sejam para os humanos, existem algumas delas que não são apropriadas para o consumo canino.

Então será que o cachorro pode comer banana, uma das frutas mais populares e amadas no mundo? Quais devem ser os principais cuidados ao oferecer banana para cachorro? E quanto ao filhote de cachorro, pode comer banana ou não? O Patas da Casa esclarece tudo isso: descubra a seguir se pode dar banana para cachorro e como inserir a fruta na dieta dele.

Afinal, cachorro pode comer banana?

As bananas estão na lista de frutas que cachorro pode comer. Além do sabor que agrada em cheio ao paladar, a banana tem vitaminas e minerais importantes para a saúde animal. Então pode dar banana para cachorro sim, mas é importante tomar cuidado para não abusar da frequência e quantidade de fruta. As bananas são ricas em carboidratos e açúcares e, por isso, não devem fazer parte da dieta regular de um cachorro.

Imagem Quiz:O que seu cachorro faz para ganhar a comida dos humanos?

O que seu cachorro faz para ganhar a comida dos humanos?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Ah, e não tem diferença no tipo de banana que é oferecido, ao contrário do que alguns podem pensar. Isso quer dizer que o cachorro pode comer banana da terra da mesma forma que o cachorro pode comer banana prata. 

Quais são os principais benefícios da banana para cachorro?

No geral, a banana faz bem para cachorro. A fruta tem uma grande quantidade de fibras alimentares, que exercem um papel fundamental na digestão e ajudam a aliviar os problemas gastrointestinais do seu cão. Ela também contém flavonoides, que combatem os radicais livres, além de polifenóis, betacarotenos e alfacarotenos.

Com a banana, cachorro ainda aproveita outros nutrientes importantes. A fruta amarela e docinha é uma excelente fonte de:

Vitamina B6 - Oferece muitos benefícios aos cães, incluindo a prevenção das principais cardiopatias em cães. Ela também tem função anti-inflamatória e ajuda a acalmar o sistema nervoso do seu animal de estimação.

Vitamina C - Fornece propriedades antioxidantes poderosas que protegem o organismo canino dos efeitos dos radicais livres, o que garante o fortalecimento do sistema imunológico. A vitamina C em cães também auxilia no controle da pressão arterial.

Potássio - O alto teor de potássio nas bananas ajuda a fortalecer a estrutura óssea do animal, já que ele neutraliza os efeitos do excesso de sódio no corpo e permite que o organismo do seu cão tenha quantidades saudáveis ??de cálcio. O potássio também traz benefícios à tonificação dos músculos e fortalece os vasos sanguíneos.

Prebióticos - As bananas contêm prebióticos naturais (frutooligossacarídeos) que atuam como alimento para as bactérias saudáveis do intestino. Isso ajuda a equilibrar a flora intestinal dos cachorros, prevenindo infecções e facilitando a absorção adequada de nutrientes.

Magnésio - O magnésio da banana ajuda a promover a saúde dos ossos do cachorro e do coração, entre outros benefícios.

Energia - A banana também é uma ótima fonte de energia para os cães. Se você perceber que o seu bichinho está cabisbaixo, jogado no canto, um pedacinho de banana pode ser tudo que ele necessita para se animar e correr por aí.

Posso dar banana para cachorro filhote?

Sim, o cachorro filhote pode comer banana, desde que ele tenha mais de três meses de idade. A alimentação dos filhotes passa por diferentes etapas: começa pela amamentação, depois passa pela transição com a papinha e, enfim, chega aos alimentos sólidos. É por isso que só por volta do terceiro mês de vida do animal que pode dar banana para cachorro filhote. Nessa fase, ele provavelmente já passou por todas as etapas e já vai estar mais acostumado com diferentes texturas e sabores.

Ainda assim, é importante ter em mente que nem sempre o cãozinho gosta do alimento de primeira. Ou seja, você até pode dar banana pro cachorro, mas ele pode não aceitar muito bem a fruta. Por isso, vale observar a reação do animal nesse momento.

 

Dois cachorros comendo banana oferecida por pessoa

 

Pode dar casca de banana para cachorro?

Embora o interior da banana para cachorro seja seguro e saudável para oferecer aos cães, a casca é uma história completamente diferente. Mesmo que ela não seja tóxica, a casca de banana é de difícil digestão e pode causar uma obstrução intestinal, dependendo do porte do animal e da quantidade ingerida. Também corre o risco do seu animal de estimação ficar asfixiado. Por isso, cachorros podem comer banana, desde que a fruta esteja sem a casca.

Qual a quantidade ideal de banana para cachorro?

 

Como a maioria das frutas para cachorro, as bananas devem ser consumidas com moderação. Apesar de ser uma alternativa do petisco para cachorro, o excesso de banana deve ser evitado. Como é uma fruta rica em açúcares e carboidratos, ela pode causar ou agravar alguns problemas de saúde, como a obesidade canina e diabetes, se for consumida em quantidades excessivas. Uma boa regra é dar uma ou duas fatias de banana de cada vez. Na dúvida, consulte o veterinário de sua confiança.

Bananas podem ajudar a aliviar os sintomas do cachorro com diarreia?

Sim, as bananas podem ser usadas para aliviar os sintomas do cachorro com diarreia. A fruta contém pectina, um tipo de fibra solúvel que ajuda a diminuir a quantidade de água nas fezes, produzindo, assim, um cocô de cachorro mais firme.

Ao perceber que o seu cachorro está com diarreia, você pode amassar uma pequena quantidade de banana e misturá-la com a comida. Mas não pense que isso, por si só, já é um tratamento efetivo, ok?! É importante investigar a causa da diarreia junto a um profissional para garantir a saúde do pet. Mesmo porque, se o animal estiver com diarreia e comer muita banana, isso pode levá-lo à prisão de ventre — e aí, nesse caso, a banana faz mal para cachorro.

Resumindo: pode dar banana para o cachorro, mas seguindo alguns cuidados

Sobre a banana, pode dar para cachorro — desde que a fruta esteja descascada e seja oferecida em pequenas porções ocasionais. Os cães podem aproveitar os benefícios do alimento, mas o excesso (tanto em quantidade, quanto em frequência) pode deixar o cachorro com prisão de ventre. Além disso, quando o cachorro come banana demais, também fica mais suscetível a problemas como obesidade e diabetes.

Experimente fazer uma receita de biscoito para cachorro com banana, aveia e cenoura!

Agora que você já sabe que pode dar banana para cachorro, que tal transformar essa fruta deliciosa em petiscos? Para isso, é importante usar somente ingredientes que o cãozinho pode comer de forma segura. O cachorro pode comer banana com aveia, e também cenoura. Por isso, o Patas da Casa selecionou uma receita de biscoito para cachorro simples e nutritiva que você pode preparar hoje mesmo para o seu amigo de quatro patas. Confira! 

Ingredientes: 

  • 1 xícara de farinha de trigo integral ;
  • 1 xícara de aveia ;
  • 1 banana;
  • 2 cenouras;
  • 1 colher de chá de azeite;
  • 1 colher de chá de salsa;
  • 1 ovo inteiro ;

Passo a passo:

  1. Descasque e rale as cenouras;
  2. Em seguida, tire as cascas da banana e amasse até formar um purê;
  3. Depois, junte todos os ingredientes em uma tigela média até formar uma massa homogênea;
  4. Coloque a massa sobre uma superfície lisa com farinha para que ela não grude;
  5. Na sequência, abra a massa com a ajuda de um rolo até que ela fique com 1,5 cm de espessura;
  6. Forme os biscoitos com um cortador de sua preferência;
  7. Coloque os biscoitos em uma assadeira e leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 30 minutos;
  8. Depois desse tempo, você pode tirá-los do forno para obter biscoitos mais macios ou, então, deixá-los por mais 15 minutos com o forno desligado para que eles fiquem mais duros. 
  9. Armazene em um recipiente de vidro por até uma semana.

Publicado originalmente em: 04/05/2020
Atualizado em: 18/09/2023

Alimentação

7 alimentos que cachorro não pode comer de jeito nenhum - o último é o pior deles

Existe uma longa lista de alimentos que cachorro não pode comer. Por mais que os cãozinhos sejam membros oficiais da família e prese...

Comportamento

Cachorro caramelo invade aula de dança e resolve mostrar todo o seu gingado natural

O vira-lata caramelo é um verdadeiro símbolo do Brasil e dos brasileiros. Ele sempre está nas aventuras mais inusitadas possíveis. J...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Cuidados

Grupo de pets homenageia e pede justiça por Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião

O caso chocante do Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22), tem gerado grande rep...

Alimentação

7 alimentos que cachorro não pode comer de jeito nenhum - o último é o pior deles

Existe uma longa lista de alimentos que cachorro não pode comer. Por mais que os cãozinhos sejam membros oficiais da família e prese...

Comportamento

Cachorro caramelo invade aula de dança e resolve mostrar todo o seu gingado natural

O vira-lata caramelo é um verdadeiro símbolo do Brasil e dos brasileiros. Ele sempre está nas aventuras mais inusitadas possíveis. J...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Ver todas