Cachorro

Cachorro defecando sangue: o que pode ser?

Publicado - 19 Outubro 2023 - 17h15

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

É inevitável ficar preocupado com o animal de estimação quando algo anormal está acontecendo com ele. Um cachorro com dor de barriga, por exemplo, é um sinal claro de que algo não está certo com a saúde do pet. O cocô de cachorro saudável tem o aspecto firme e castanho, enquanto o cachorro com diarreia elimina fezes mais pastosas. Mas e quando nos deparamos com o cachorro defecando sangue, o que pode ser? Para desvendar o que está por trás desse sintoma e o que fazer em caso de diarreia com sangue, conversamos com a veterinária Amanda Carloni, especialista em medicina veterinária preventiva. 

Cachorro defecando sangue: o que pode ser ?

A presença de sangue nas necessidades fisiológicas do pet pode indicar uma série de problemas que afetam a saúde do animal, mas será que é perigoso sangue nas fezes do cachorro? De acordo com Amanda, esse é um sintoma que pode sim indicar um grave problema — como um câncer —, mas também pode ser consequência de uma questão menos grave.

Dentre as principais causas desse sintoma, a veterinária destaca: 

Imagem Quiz:Teste seus conhecimentos sobre a saúde de cachorro!

Teste seus conhecimentos sobre a saúde de cachorro!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

  • Parasitas intestinais: as verminoses, como a giárdia canina, são uma das principais causas de sangue nas fezes do cachorro. O verme age no sistema digestivo do cachorro e causa a giardíase, uma zoonose que pode acometer os humanos. 
  • Infecções bacterianas ou virais: as infecções bacterianas ou virais podem inflamar o intestino do cachorro e provocar lesões que aparecem nas fezes do pet. A parvovirose canina é um exemplo de uma doença viral grave que afeta o sistema gastrointestinal do pet. 
  • Colite: uma das principais causas do cachorro com diarreia, a colite é resultado da inflamação do trato gastrointestinal do animal e na maioria das vezes está relacionado com a alergia alimentar em cães.  
  • Intoxicações alimentares: a ingestão de substâncias tóxicas presente em alguns alimentos, como cebola e alho, pode levar a complicações no sistema digestivo do animal e causar a gastroenterite canina, uma inflamação aguda que pode resultar em sangramento nas fezes.
  • Ingestão de objetos estranhos: ingerir objetos estranhos é um perigo para a saúde do animal por diversas razões, como a obstrução intestinal em cães. Os objetos podem gerar pequenas lesões no sistema gastrointestinal do cão que podem provocar sangramentos e desconforto. 
  • Neoplasias ou tumores no trato gastrointestinal: o câncer em cachorro no sistema gastrointestinal pode causar sangramento nas fezes do cão devido ao crescimento do tumor.
Alerta de imagens fortesfezes de cachorro

O que fazer em caso de diarreia com sangue?

A presença de sangue nas fezes pode ser indicativo de vários problemas de saúde graves, mas o que dar para o cachorro quando ele está evacuando sangue? Será que existe algum remédio para oferecer para o pet? Qual o remédio caseiro para cachorro com diarreia com sangue?

A veterinária Amanda explica a seguir exatamente o que fazer em caso de diarreia com sangue:

  1. Mantenha a calma para não estressar o cachorro;
  2. Isole o cão de outros animais para evitar a propagação de doenças;
  3. Evite alimentar o pet até obter orientação do veterinário;
  4. Anote as observações, como a quantidade de sangue e a frequência das evacuações sanguinolentas;
  5. Leve o cão ao médico veterinário para que seja feito o diagnóstico e indicado o tratamento mais adequado.

Ou seja, se você encontrou sangue nas fezes do cachorro, não tome nenhuma medida antes de levar seu amigo de quatro patas a um médico veterinário. Automedicar o animal sem um diagnóstico dado por um veterinário é super arriscado e pode piorar o quadro de saúde do cachorro. Apenas um especialista vai poder identificar qual das causas acima é o principal motivo do sangue nas fezes do animal.

Amanda ainda alerta sobre quais são os sinais de alerta que indicam que você deve procurar ajuda imediatamente: “Em casos de sangramento excessivo ou contínuo, abdômen distendido ou sensibilidade extrema, fraqueza extrema, letargia, perda de apetite, cachorro vomitando e evacuando sangue e mudanças drásticas no comportamento, procure um médico veterinário.”

Cachorro com dor de barriga: o que fazer?

E no caso de um um cachorro com dor de barriga, o que fazer? Quando nos deparamos com essa situação super desconfortável para o animal, logo nos perguntamos como aliviar esse incômodo. Será que existe remédio caseiro para cachorro com dor de barriga e vômito? E na hora de dar comida para o cachorro com infecção intestinal, o que devo oferecer?

A diarreia em cachorro pode deixar o animal desidratado, por isso ofereça muita água para o pet. Um remédio caseiro para cachorro com dor de barriga que pode ajudar no desconforto do animal e na hidratação são os chás. Sim, cachorro pode tomar chá, mas não são todos que podem ser oferecidos para o pet. Jamais ofereça chás cítricos, por exemplo. Opte por ervas como a camomila, hortelã, boldo e erva-doce, pois elas fazem muito bem para o trato gastrointestinal dos cães. 

Além disso, é importante suspender a alimentação do animal durante 12 horas, até a flora intestinal se recompor. Se após esse tempo o pet tiver não estiver evacuando mais, você pode oferecer alguns alimentos para cachorro, como batata doce, frango cozido e abóbora. Vale lembrar que esses alimentos precisam estar cozidos e sem nenhum tempero, ok?

Além disso, o probiótico para cachorro com diarreia também é super recomendado, pois ajuda a combater os micro-organismos que estão no intestino. Mas lembre-se sempre de consultar um veterinário antes de oferecer qualquer medicamento. 

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Cuidados

Grupo de pets homenageia e pede justiça por Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião

O caso chocante do Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22), tem gerado grande rep...

Comportamento

Quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Veja a lista!

Já parou para se perguntar quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Essa é uma questão que causa muita polêmica, mas que gera...

Comportamento

Nem Pitbull, nem Rottweiler: o cachorro com a mordida mais forte do mundo é uma raça com a pelagem fofinha

O Pitbull é um cachorro que normalmente é conhecido por toda a sua valentia e força, assim como o Rottweiler. São cães com postura i...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Cuidados

Grupo de pets homenageia e pede justiça por Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião

O caso chocante do Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22), tem gerado grande rep...

Comportamento

Quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Veja a lista!

Já parou para se perguntar quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Essa é uma questão que causa muita polêmica, mas que gera...

Ver todas