A giárdia canina é uma doença parasitária que afeta o trato intestinal do cachorro. A doença pode causar muito desconforto no pet e ainda ser transmitida para os humanos. Em alguns casos é mais leve e em outros pode evoluir para um quadro mais crítico, por isso é importante que o tratamento seja iniciado ao primeiro sinal da doença. A giárdia canina pode até mesmo matar em casos mais graves. Para descobrir se seu cãozinho está com a infecção, o tutor deve ficar atento aos sintomas, sendo o principal deles a diarreia característica da doença.

O que é a giárdia canina?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

A doença parasitária é causada pelo protozoário Giardia lamblia, que se aloja no trato intestinal do cachorro. Já instalado, o parasita causa alterações gástricas no bichinho. O contágio se dá por meio do contato ou ingestão de água, alimentos ou fezes de animais contaminados que tenham os oocistos do protozoário. Ao ser ingerido, esses oocistos se instalam no intestino do cachorro e começam a se reproduzir. A giárdia em cães é uma zoonose - isto é, pode ser transmitida para humanos. Portanto, lave sempre as mão depois de manusear as fezes do seu cachorro. Além disso, a giárdia consegue se manter por muito tempo no ambiente, então cuide sempre da higiene do local.


A giárdia em cachorro causa diarreia, cansaço e até mesmo desidratação
A giárdia em cachorro causa diarreia, cansaço e até mesmo desidratação

Os sintomas são a principal forma de descobrir a giárdia em cães

Uma vez instalada no organismo do cachorro, a doença começa a provocar alterações no intestino. As células da região são afetadas, dificultando a digestão e o processo de absorção dos nutrientes. Quando isso acontece, alguns sintomas começam a surgir. O mais comum é a diarreia, que possui um odor característico e pode ser líquida ou pastosa. Os sintomas mais frequentes na giárdia em cachorro são: 

  • Diarreia líquida ou pastosa com cheiro ruim
  • Sangue nas fezes
  • Vômito
  • Gases
  • Dor abdominal
  • Perda de apetite
  • Perda de peso
  • Cansaço
  • Desidratação severa, em casos mais graves

Higiene e vacina são essenciais na prevenção da giárdia em cachorro

O diagnóstico da giárdia em cães costuma ser feito com exames de fezes e sorológicos. Após o quadro ser confirmado, começa o tratamento feito com antibiótico para giárdia canina prescrito pelo veterinário. Porém, em casos mais graves de desidratação, pode ser necessária a reposição de eletrólitos com soro.

A prevenção da giárdia canina está muito ligada à higiene. É importante cuidar do ambiente para evitar a giárdia canina. Tratamento caseiro pode ser utilizado na desinfecção do local, com uma solução de amônia quaternária, como o cloreto de benzalcônio. Também evite levar seu pet para passear em lugares públicos que sejam sujos e não deixe que ele se aproxime das fezes de outros animais. Vale lembrar que uma das principais formas de prevenção da giárdia canina é a vacina, que apesar de não ser obrigatória pode deixar seu pet protegido contra a doença. 

Redação: Maria Luísa Pimenta