Você já ouviu falar em cachorro de pastoreio? Border Collie, Pastor Alemão e Boiadeiro-australiano são alguns exemplos de raças inicialmente criadas para auxiliar no trabalho de pastorear vacas, ovelhas e bois no campo. Sítios e fazendas eram suas casas e eles exerciam esse "trabalho" com maestria. O cachorro pastoreio normalmente é muito disciplinado e obediente, além de ter a inteligência como um fator que facilita os treinamentos e o foco na atividade. Apesar de levarem o trabalho a sério, os cães com essa característica amam se sentir desafiados, por isso tudo se torna uma grande brincadeira.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O porte e o nível de energia do cachorro pastor demanda que ele esteja sempre em movimento. Com o passar dos anos, esses cães "invadiram" o meio urbano também, e podem ser criados em apartamentos desde que haja um cuidado maior ainda com o gasto de energia. O Patas da Casa reuniu informações interessantes sobre o que as raças de cachorro pastor fazem. Confira abaixo!

Como surgiram as raças de cachorro pastoreio?

Pastorear é ser um tipo de guardião da fazenda, com a função de ajudar a proteger e unir rebanhos. Certas raças de cães foram adequadas a partir de cruzamentos e otimização genética para exercer essa atividade. Ainda sim, existiam dois tipos de cachorro de pastoreio. O cachorro pastor de ovelhas fica encarregado de controlar o rebanho para que não haja dispersão. Já o pastoreio de bovinos acontece de forma diferente. Nesse caso, são os bois e vacas que se agrupam ao redor do cão. Eles se sentem protegidos de predadores e mais seguros com a presença do pet. Interessante, né?!

 

 

O Pastor Alemão é um cachorro que pastoreia ovelhasO Border Collie possui uma inteligência destacável no pastoreio de rebanhosPastor Belga é uma das raças de cachorro de pastoreio mais conhecidasWelsh Corgi Pembroke é uma raça de cachorro pastoreio de porte pequeno

 

Quais as principais características de um cachorro de pastoreio?

 

Cada raça de cachorro de pastoreio terá suas próprias habilidades. Entretanto, esses animais possuem, de modo geral, algumas características em comum. Quando falamos de cães de trabalho, logo pensamos em cães com um porte imponente. Mas apesar disso, alguns cachorros de pastoreio possuem porte médio e pequeno.

Entre as principais habilidades dessa classificação canina estão a audição canina aguçada, forte instinto protetor, agilidade, temperamento amoroso e personalidade fiel e obediente. Esses animais possuem tanta facilidade para aprendizagem que mesmo não vivendo em fazendas algumas raças acabam exercendo funções de trabalho policial e outras. Já os cães dessas raças que vivem em meios urbanos desenvolvem habilidades para a prática de esporte e aprendizado de comandos.

Vale lembrar que não basta apenas a raça do animal para que ele comece a pastorear. Apesar de serem muito intuitivos, esses peludos precisam de um adestramento adequado para exercer a função. Eles já possuem as habilidades, mas precisam de um treinamento para melhorar a comunicação com o tutor.

Conheça algumas raças de cachorro pastor

Seja no campo ou nas cidades, as raças de cachorro pastoreio são extremamente populares. Por conta da personalidade dócil e inteligência, eles integram famílias e se dão muito bem com crianças, idosos e até outros animais, sendo ótimos cães de companhia. Confira abaixo algumas raças dessa classificação:

  • Pastor Alemão: esse animal é um famoso cachorro pastoreio de ovelha. Um excelente aliado da proteção do lar, ele encanta a todos por onde passa. O adestramento da raça é essencial mesmo que não cumpra nenhuma função de trabalho, pois o animal costuma desconfiar de estranhos.

  • Border Collie: esse pet é outro cachorro que pastoreia ovelha e se destaca por sua incrível inteligência. Ele aprende truques com extrema facilidade e é o exemplo perfeito de cão obediente. Sendo sempre esperto e ativo, o Border Collie tem muita agilidade e carisma.

  • Pastor Belga: esse cãozinho é extremamente dócil e possui uma capacidade de vigilância incrível. Com um grande instinto protetor, a raça Belga se torna a alegria de qualquer família que o tem em casa.

  • Welsh Corgi Pembroke: essa raça é o exemplo de cachorro de pastoreio de porte pequeno. O Corgi é um animal dócil, amigável, protetor, atento e ágil. Além de tudo, essa raça apresenta uma imensurável fofura que deixa qualquer coração mole.

Redação: Hyago Bandeira