close
Raças

Border Collie: dicas de saúde, personalidade, preço... Saiba tudo sobre a raça de cachorro grande

Atualizado · 21 de fevereiro de 2022 · 10h51

Publicado · 10/09/2019 · 18h25

Conheça a raça de cachorro mais inteligente
Conheça a raça de cachorro mais inteligente

É muito comum classificarmos as raças de cachorro por características - sejam elas físicas ou comportamentais. O Border Collie é conhecido pelas duas: pela pelagem longa, lisa e bicolor e também por ser considerada a raça mais inteligente entre os cachorros. Há relatos da raça desde o século XVI e que eram ótimos cães pastoreios. Já como cães domésticos, os Border Collie têm a personalidade amável e brincalhona; um verdadeiro poço de energia. Para saber melhor sobre essa fama de espertão, outros traços da personalidade e quais cuidados necessário com o cachorro, o Patas da Casa preparou esse guia completo!

Border Collie: temperamento, personalidade e comportamento

Como já falamos, Border Collie é considerada a raça mais inteligente entre os cachorros. Essa classificação é dada de acordo com o quanto o cachorro demora a aprender truques e a ser adestrado para obedecer funções sem precisar de muitas repetições.

O comportamento familiar do Border Collie é outro ponto forte da raça. Além de obedientes, eles são muito alegres e adoram brincar. São os cachorros ideais para famílias que gostam de levar o cachorro para programas ao ar livre e com crianças! O lado pastor deles pode ser um pouco negativo se não for treinado corretamente. Eles podem se tornar agressivos com estranhos “invadindo” a casa; sejam humanos ou outros animais. Mas, como falamos, nada que um adestramento positivo bem feito não resolva.

Por terem bastante energia para gastar e serem inteligentes, os Border Collie podem se entediar facilmente. Isso quer dizer que é preciso fazer longos passeios diários ou gastar bastante energia no parcão ou estimular bastante seu cérebro com truques e desafios para evitar que a energia seja liberada com uma destruição básica em casa. Por esse motivo, o Border Collie não é muito indicado para viver em apartamento; a menos que você realmente pretenda que o cachorro seja seu companheiro fit de corridas e caminhadas diárias, ok?

Border Collie: cores e cuidados com os pelos

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria o seu domingo perfeito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você fica em um dia de chuva?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria a viagem ideal nas férias?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você costuma encontrar os amigos?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua rotina matinal?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua agenda no fim de semana?

Question Header Background

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    A raça precisa de atividades ao ar livre
    A raça precisa de atividades ao ar livre

    Mais Lidas

    Nome de cachorro macho: 100 ideias para chamar o seu novo filhote
    Adote um animal

    Nome de cachorro macho: 100 ideias para chamar o seu novo filhote

    Escolher como chamar o seu novo amigo é uma das tarefas mais desafiadoras para os tutores. No caso de nome para cachorro macho, existe uma infinidade de opções que podem entregar as características físicas e até mesmo a personalidade do animal. Com uma boa dose de criatividade e paciência, é possível criar nomes incríveis e bem peculiares - mas é claro que não podemos esquecer dos clássicos e queridinhos entre os pais e as mães de pet. 

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
    Adote um animal

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

    Poucos sabem, mas existe uma classificação para determinar cada tipo de Pinscher: tamanhos 0, 1, 2 e 3 são as variações comuns da raça. A numeração que normalmente acompanha o nome da raça do cãozinho pode até parecer estranha, mas é algo que ajuda a diferenciar os tipos de cachorro Pinscher de acordo com as peso e altura. Essa classificação, embora não seja reconhecida oficialmente, é adotada por muitos criadores e pais de pet por aí. 

    Nomes de cachorro fêmea: listamos 200 opções para você nomear a sua cadela
    Adote um animal

    Nomes de cachorro fêmea: listamos 200 opções para você nomear a sua cadela

    Dar as boas vindas a um pet em casa é ótimo, mas escolher nomes para cachorrinhas pode ser uma tarefa bem desafiadora. São tantas opções que achar um único apelido pode ser complicado. Quando se trata de nome para cachorra fêmea pequena, é comum que os nomes mais fofos e meigos sejam os preferidos entre os tutores. Você pode ir dos mais comuns exemplos de nome de cachorro - Meg ou Belinha - , apostar em um mais excêntrico - Faísca ou Medusa - ou tentar um mais engraçado.

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
    Adote um animal

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!

    A maioria das pessoas acha quase impossível descobrir o sexo do gato filhote. De fato, diferenciar o órgão genital do gato macho e gato fêmea nos primeiros meses de vida não é fácil. Mas descobrir esse "detalhe" é importante antes de levar um filhotinho pra casa. Não parece, mas é muito normal achar que adotou um gato fêmea e descobrir, depois, que se trata de um gato macho. !

    Fisicamente, a característica mais marcante é a pelagem longa e lisa. As combinações preto e branco e marrom e branco são as mais comuns, mas também podem apresentar as três cores. A raça costuma perder pelos durantes as épocas mais quentes mas, no Brasil, não é raro que isso aconteça durante o ano inteiro. 

    Para manter a pelagem saudável e brilhosa, a escovação diária e banhos regulares são os cuidados essenciais.  

    Border Collie: cuidados com a saúde da raça, ração e vacinas  

    Além dos cuidados com os pelos, os “pais” de Border Collie precisam sempre estimular seus cachorros tanto física quanto intelectualmente. Além dos passeios ao ar livre diariamente, brincadeiras enriquecedoras como jogar bolinhas e ensinar truques novos são muito atrativas para a raça. O segredo para o desenvolvimento deles é não deixá-los entediados. 

    A alimentação também precisa acompanhar o ritmo deles. O ideal é oferecer a ração super premium já que são nutricionalmente completas e, dependendo da marca, podem ser enriquecidas com Ômega 3 e 6 - importantes antioxidantes para a saúde dos cachorros, especialmente quando se fala de pele e pelos. Para saber sobre os tipos e quais são as ideais para cada fase de vida, confira essa matéria completa sobre ração. Sempre é bom lembrar que, caso o seu cachorro tenha alguma doença crônica que precisa de uma alimentação específica, o veterinário precisa ser consultado. Ele é quem vai poder te orientar sobre suplementação, troca de ração ou outra mudança.  

    A vacinação é outro ponto importante para garantir a qualidade de vida dos cachorros. Seguir o cronograma e manter a caderneta sempre em dia são cuidados essenciais e indispensáveis. Por isso, sempre que for comprar ou adotar um novo cachorrinho, é importante saber se já recebeu a primeira dose da vacina e vermífugos.  

    Cachorro Border Collie: preço e dicas para comprar 

    A raça é ideal para famílias com crianças
    A raça é ideal para famílias com crianças

    Um filhote de Border Collie para compra custa cerca de R$ 2.500 reais. Mas, a escolha não deve ser baseada em valores e sim de acordo com o canil. Border Collie é  uma raça muito procurada e escolher um canil que trate bem tanto as mães e pais quanto os filhotes, siga as regras de higiene e de saúde é essencial.

    Infelizmente, muitos donos de canis visam apenas o lucro e exploram à exaustão os cachorros reprodutores. Por isso, não tenha vergonha em pedir fotos dos pais, do local, de perguntar detalhadamente sobre as condições do canil, datas de vacinação, vermifugação, etc. Se possível, faça uma visita e conheça de perto. Um detalhe que pode fazer muita diferença é esperar que o filhote tenha entre 45 e 60 dias para ser separado da mãe. O ideal é que ele já tenha parado de mamar voluntariamente. Assim, você evita que seu cachorro tenha traumas e sofra pela separação. 

    Border Collie: curiosidades da raça  

    A raça também ficou conhecida por pastorear apenas com o olhar. Isso mesmo! Dizem que eles são capazes de “hipnotizar” e comandar outros animais apenas olhando. Quem tem um Border Collie, já deve ter percebido o olhar que fazem quando querem alguma coisa - e provavelmente conseguem. Ou seja, eles podem “hipnotizar” até mesmo os humanos! Como são muito  inteligentes, podem se aproveitar desse “super poder” e ganhar todos os petiscos do mundo! Brincadeiras à parte, os Border Collie são realmente muito inteligentes e sabem usar a seu favor.  

    Outra curiosidade é sobre as cores da sua pelagem. Quando as cores se misturam e formam uma aparência parecida ao mármore, eles são conhecidos como Border Collie Merle. Já o Border Collie marrom, também pode ter sua cor conhecida como "vermelho australiano".  

    Agora que você já sabe sobre a raça, quais os cuidados básicos e escolheu o canil, inspire-se em nomes para Border Collie de acordo com seus gostos pessoais! 

     

    Redação: Mariana Almeida 

    Como saber se o gato é macho ou fêmea em 4 passos

    Próxima matéria

    Como saber se o gato é macho ou fêmea em 4 passos

    Setter Irlandês: filhote, preço, personalidade.. saiba tudo sobre a raça
    Raças

    Setter Irlandês: filhote, preço, personalidade.. saiba tudo sobre a raça

    O cão Setter Irlandês é, sem dúvidas, uma das raças mais bonitas e amigáveis que existem. Com uma pelagem ruiva, longa, brilhante e sedosa, este é um cachorro que chama a atenção de todos ao seu redor - não é à toa que ele comumente é encontrado em exposições e concursos de beleza. Mas não é só assim que o Setter Irlandês conquista admiradores: o jeitinho doce e meigo também são traços incríveis deste cãozinho. Quer conhecer esta raça de cachorro mais a fundo? 

    Dogue Alemão: origem, porte, saúde, temperamento... saiba tudo sobre a raça de cachorro gigante
    Grandes

    Dogue Alemão: origem, porte, saúde, temperamento... saiba tudo sobre a raça de cachorro gigante

    Uma das raças de cachorros gigantes mais famosas é a do Dogue (ou Dog) Alemão, que também é conhecida como cão Dinamarquês. O motivo para isso é simples: trata-se da mesma raça do famoso personagem de desenho animado Scooby Doo. Mas a verdade é que o cão Dogue Alemão vai muito além do seu tamanho e aparência robusta: ele é um amigo de quatro patas extremamente leal, dócil e carinhoso. 

    Tudo sobre o Dálmata: conheça as características, personalidade e cuidados com essa raça de cachorro grande
    Grandes

    Tudo sobre o Dálmata: conheça as características, personalidade e cuidados com essa raça de cachorro grande

    Um cachorro Dálmata é facilmente reconhecido graças a sua aparência particular e também ao filme “101 Dálmatas”, desenho que se tornou muito popular na década de 60 e que faz um grande sucesso até hoje. Mas o que esse cãozinho tem de tão especial, além das suas famosas manchas? Para quem sempre quis ter um Dálmata para chamar de seu, chegou o momento de desvendar tudo sobre essa raça de cachorro grande: características físicas, temperamento, personalidade, que cuidados são necessários, preço e como é a saúde desse animal. Vem que a gente te conta!

    Fox Terrier: características físicas, personalidade, cuidados e muito mais... saiba tudo sobre a raça
    Pequenos

    Fox Terrier: características físicas, personalidade, cuidados e muito mais... saiba tudo sobre a raça

    Os cães do grupo Terrier fazem sucesso por onde passam, e com o Fox Terrier não é diferente. Ele representa perfeitamente as raças de cachorro desse grupo: é animado, ativo, cheio de energia, habilidoso e, claro, incrivelmente fofo. Muitas pessoas chegam a confundi-lo com o Fox Paulistinha, uma raça de Terrier originária do Brasil que descende do cruzamento do Fox Terrier com outros cães. No entanto, esses dois doguinhos são bem diferentes entre si, especialmente no que diz respeito à pelagem e traços físicos.

    Ver Todas >

    Adotado por um gato! Veja histórias que provam que gatos escolhem seus donos
    Adote um animal

    Adotado por um gato! Veja histórias que provam que gatos escolhem seus donos

    Você já ouviu falar que gatos escolhem seus donos? Muitos tutores tomam a decisão de adotar um gato, mas, diversas vezes, é o bichano quem faz essa escolha. Isso pode acontecer quando um gato aparece na sua porta ou começa a te seguir na rua, por exemplo. É praticamente impossível resistir a esses peludos e, então, o tutor decide acolher o gato que mostrou o interesse primeiro. Quer entender exatamente o que significa quando um gato te adota e como reconhecer o afeto do bichano? O Patas da Casa te explica tudo isso, além de contar as histórias de duas pessoas que foram adotadas por um gato. Elas provam que isso realmente pode acontecer e é a coisa mais linda! Confira a seguir!

    Zwergspitz (Lulu da Pomerânia): descubra algumas características sobre a raça
    Adote um animal

    Zwergspitz (Lulu da Pomerânia): descubra algumas características sobre a raça

    Você sabia que Zwergspitz é um dos nomes usados para chamar o famoso Spitz Alemão? Assim como sua versão menor, o Lulu da Pomerânia, a raça pode ser uma ótima companhia para você que busca um cachorro bom para o apartamento. O preço do Zwergspitz pode ser elevado mesmo com o tamanho pequeno, mas você já se perguntou por que eles não crescem?

    Descubra quais são as raças de gato mais comuns do Brasil
    Adote um animal

    Descubra quais são as raças de gato mais comuns do Brasil

    Existem muitas raças de gatos comuns no Brasil, já que o número de pessoas apaixonadas por esses peludos só aumenta a cada dia. A diversidade de raças permite que cada pessoa tenha um bichano que combine mais com a sua personalidade e, por isso, é cada vez mais crescente o número de casas com gatinhos. Mas afinal, quais são as raças de gatos mais comuns no Brasil? O Patas da Casa separou uma lista com 8 das raças mais encontradas e queridas pelos brasileiros. Confira!

    50 nomes para cadelas pequenas
    Adote um animal

    50 nomes para cadelas pequenas

    Poucas coisas são mais gostosas do que ter um novo filhote de cachorro em casa! Quando se trata de uma cadela pequena então, nosso dia a dia ganha uma companhia bem especial. Intuitivas, protetoras e, em geral, bastante amorosas, as cachorras pequenas têm muitas opções de nome à sua disposição.  Se você já está em busca de um nome de cadela pequena que seja original, bonito e de fácil compreensão, continue lendo e confira nossa lista de nomes. Cadelas merecem ser batizadas com toda a dedicação!

    Ver Todas >