Adoção animal

Border Collie: dicas de saúde, personalidade, preço... saiba tudo sobre a raça de cachorro grande

Publicado - 20 Fevereiro 2024 - 17h46

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

A raça de cachorro Border Collie é conhecida tanto por ter uma pelagem longa, lisa e bicolor, quanto por ser considerada a raça mais inteligente do mundo. O que poucos sabem é que, assim como a aparência, a personalidade do Border Collie é encantadora. Há relatos de que a raça existe desde o século XVI, quando eram ótimos cães pastoreios. Hoje, como cães de companhia, eles têm a personalidade amável e brincalhona. Além disso, são conhecidos por serem um verdadeiro poço de energia.

Mas antes de decidir ter um cãozinho desse em casa, é importante conhecê-lo muito bem. Para saber melhor sobre a fama de espertão, quanto custa um Border Collie, outros traços da personalidade e quais são os cuidados necessários com o cachorro desta raça, o Patas da Casa preparou esse guia completo!

Raio-X do Border Collie 

  • Origem: Grã-Bretanha
  • Grupo: Cães Pastores e Boiadeiros
  • Pelagem: longa ou curta e lisa
  • Cores: bicolor, tricolor ou merle com branco
  • Personalidade: brincalhão, obediente, alegre, leal e atlético 
  • Altura: 46 a 56 cm
  • Peso: 12 a 20 kg
  • Expectativa de vida: 10 a 17 anos

Conheça a história da origem do Border Collie

Quando falamos da história do Border, cachorro foi originado na Grã-Bretanha e há relatos de que ele existe desde o século XVI. A raça era muito utilizada para cuidar do rebanho e do gado, principalmente em regiões montanhosas. Por esse motivo, ele era um cão de trabalho que exercia frequentemente a função de cachorro pastoreio.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Uma das habilidades mais incríveis da raça, inclusive, era a capacidade de realizar o pastoreio sem latir nem mordiscar os outros animais. Tudo isso demonstrou, desde o início, a imensa inteligência do cachorro Border Collie. Não é à toa que a raça é considerada a mais inteligente de todas, segundo um estudo feito pelo psicólogo norte-americano Stanley Coren.

Ainda que existam registros de que a raça surgiu no século XVI, foi somente em 1925 que o nome do cachorro foi oficializado como uma referência à uma região presente na fronteira entre Escócia e Inglaterra que leva o nome de Borders. Anos depois, em 1995, esse cãozinho foi oficialmente reconhecido pelo American Kennel Club.

Características do Border Collie: tamanho médio e pelagem macia são aspectos que se sobressaem

Fisicamente, a característica mais marcante do Border Collie é a pelagem longa e lisa. O que poucas pessoas sabem é que também existe o Border Collie pelo curto. Por causa dessa diferença de pelagem, muitos tutores se perguntam se esse é um cachorro que solta muito pelo. Independentemente da variação de pelo longo ou curto, a raça costuma perder pelos durante as épocas mais quentes. Mas, no Brasil, isso pode acontecer o ano inteiro.

Outra dúvida que costuma ser recorrente sobre o Border Collie: tamanho. A raça de cachorro Border mede de 46 a 56 cm e o peso fica em torno de 12 a 20 kg. Ele é um cachorro de porte médio a grande, com corpo atlético e robusto. Não existe Border Collie pequeno. Além disso, esse é um cão que possui um tronco longo e um focinho afiado, mas curto.

As diferenças entre o cachorro Border e o Pastor-de-shetland

É muito comum confundir o Pastor-de-shetland e o Border Collie por conta das características físicas semelhantes das duas raças. Mas, apesar de os dois serem cães de pastoreio, eles possuem algumas diferenças - a começar pelo tamanho. Enquanto o cachorro Border Collie tem porte médio a grande, o Pastor-de-shetland só tem o porte pequeno. O tipo de pelagem também é diferente, já que o Pastor-de-shetland costuma ter uma aparência mais felpuda do que o Border.

Border Collie: cores da raça são bem variadas

Você sabe quais são as cores do Border Collie? As combinações preto e branco ou marrom e branco são as mais comuns de serem vistas. No entanto, é possível encontrar cores variadas em padrões bicolores ou tricolores. Seja qual for a cor do Border, ele sempre terá uma faixa branca do focinho até o topo da cabeça, deixando o rosto branquinho. 

No caso de um Border Collie bicolor, as combinações de cores possíveis são:

  • Border Collie preto e branco
  • Border Collie cinza e branco
  • Border Collie marrom e branco
  • Border Collie vermelho e branco

Já se for um Border Collie tricolor, mesclam-se branco, marrom, preto, azul ou lilás. Além deles, existe ainda o Border Collie merle. Cães com coloração merle possuem uma diferença no padrão genético e possuem uma pelagem de padrão “marmorizado”, com algumas manchas espalhadas. O cachorro Border não é o único a ter a coloração merle. O Pastor Australiano, Pastor-de-shetland e Corgis são outros exemplos de cães que têm essa cor.

Fotos de Border Collie

 

Border Collie preto e branco na florestaQuatro tipos diferentes de Border Collie correndoBorder Collie brincando com o dono ao ar livreBorder Collie com a cabeça passando por cercaBorder Collie deitado na gramaBorder Collie com pote de ração do ladoBorder Collie com uma orelha levantada ao ar livreBorder Collie com língua de foraBorder Collie em campo de floresBorder Collie participando de agilityBorder Collie deitado feliz com língua de foraDois cachorros Border Collie

 

O Border Collie tem personalidade brincalhona e obediente

  • Convivência

O Border Collie é a raça de cachorro mais inteligente do mundo. Essa classificação é dada de acordo com o quanto o cachorro demora a aprender truques e a ser adestrado para obedecer funções sem precisar de muitas repetições. O comportamento familiar do Border é outro ponto forte da raça. Além de obedientes, esses cães são conhecidos por serem muito alegres e adorarem brincar.

Os cachorros Border são ideais para famílias que gostam de levar o cachorro para programas ao ar livre. Se tiver crianças, melhor ainda! Eles se dão super bem com os menores e amam qualquer atividade fora de casa. A única atenção é com relação ao lado pastor deles, que pode ser um pouco negativo se o animal não for treinado corretamente.

Cães dessa raça podem estranhar desconhecidos “invadindo” a casa; sejam humanos ou outros animais. Não quer dizer que o Border Collie é bravo, ele só está em constante estado de alerta para qualquer situação que ele considera ameaçadora ou perigosa. Mas, como falamos, nada que um adestramento positivo bem feito não resolva.

Por terem bastante energia para gastar e serem inteligentes, também são cães que podem se entediar facilmente. Isso quer dizer que é preciso fazer longos passeios diários e estimular bastante o cérebro dele com truques e desafios. Essa simples atitude já ajuda a evitar uma destruição básica em casa. Por esse motivo, o Border Collie não é muito indicado para viver em apartamento - a menos que você realmente pretenda que o cachorro seja seu companheiro de corridas e caminhadas diárias.

  • Socialização

Quando falamos do Border, cachorro é muito amável com a família, mas tende a ser mais reservado com estranhos. Ele não dá tanta abertura para quem não conhece, mas não é agressivo - apenas tímido e um pouquinho desconfiado. É um cachorro que também costuma se dar bem com crianças, principalmente as mais velhas e que já têm alguma noção de como lidar com pets.

Com outros cachorros, o Border Collie também não enfrenta grandes problemas, mas tem mais facilidade em interagir com o sexo oposto. De toda forma, o ideal é apostar na socialização precoce da raça. Isso ajuda o animal a crescer acostumado com diferentes pessoas e animais, e melhora a convivência no geral.

  • Adestramento

A quantidade de coisas que o Border Collie é capaz de fazer por causa de sua inteligência surpreende qualquer um. O animal consegue se adaptar facilmente a qualquer situação e ambiente. Além disso, ele é considerado uma das raças mais fáceis de adestrar. Cachorro é tão inteligente que aprende qualquer comando com facilidade, incluindo truques especiais como ensinar cachorro a sentar, dar a pata, deitar e rolar.

Esses truques podem ser ensinados quando o pet ainda é um filhote de Border Collie. A raça costuma aprender com ainda mais rapidez nessa idade. Outra curiosidade sobre o cachorro Border Collie é que ele é um ótimo atleta, ideal para participar de circuitos de agility, que treinam a obediência e habilidades cognitivas do pet.

 

@adestramentocommaya Respondendo a @ꜜ ??? • ✧₊ A Maya não sabe lavar a louça, mas ela sabe passar pano no chão!! ? #bordercollie #cachorrointeligente #adestramento #vidadeempregado #cachorrosdotiktok #cachorro ♬ Funny - Gold-Tiger

6 curiosidades sobre o Border Collie

  1. A raça de cachorro Border Collie ficou conhecida por pastorear apenas com o olhar. Isso mesmo! Dizem que eles são capazes de “hipnotizar” e comandar outros animais apenas olhando. Quem tem um cão da raça já deve ter percebido o olhar que fazem quando querem alguma coisa - e provavelmente conseguem. Ou seja, eles podem “hipnotizar” até mesmo os humanos! 
  2. O Border Collie é um cachorro de pastoreio que, por muito tempo, foi criado para trabalhar no campo. Seu papel era conduzir rebanhos, sempre com muita eficiência. Até hoje, o cachorro é uma das raças de cães mais usadas para trabalho, atuando na condução de rebanhos com maestria e paciência. O fato da raça ser muito inteligente e obediente faz todo o diferencial no sucesso do seu trabalho. 
  3. Outra curiosidade é sobre as cores da pelagem. O Border Collie marrom pode ter a cor conhecida como "vermelho australiano" - e é uma cor que tem se popularizado bastante entre os fãs da raça.
  4. O nome Border Collie faz referência ao trabalho que a raça exerce como cachorro de pastoreio, como também ao local em que ela foi originada. “Border” significa “fronteira” e “Collie” significa “útil”. 
  5. Uma dica para quem busca ideias de nomes para Border Collie é escolher palavras que remetam a cor do animal. Um cachorro Border branco e preto pode ser chamado de Xadrez, enquanto um cãozinho merle pode levar o nome de Manchinha. 
  6. Há quem se refira a essa raça de forma um tanto equivocada, como é o caso de quem o chama de cachorro Border Cooler, por exemplo.
  7. Para quem não sabe, o Border Collie mais caro do mundo se chama Radar e é brasileiro. O cãozinho foi vendido por R$ 160 mil, em Minas Gerais, a um pecuarista de Pernambuco.

Border Collie filhote: como cuidar e o que esperar do cãozinho?

O cachorro Border Collie filhote é uma fofura, mas que não pode ser levado imediatamente para a nova casa após o nascimento. É necessário esperar que o filhote de Border Collie tenha entre 45 e 60 dias para ser separado da mãe. O ideal é que ele já tenha parado de mamar voluntariamente. Só depois disso é que é possível pegar o cãozinho e fazer a introdução alimentar com uma ração adequada para filhotes.

Nesse momento, também é importante montar um enxoval para cachorro com tudo que ele vai precisar. Isso significa incluir alguns gastos com tapetes higiênicos, ração, petiscos, pote de comida, bebedouro, caminha, brinquedos e muito mais. Lembre-se que tudo deve estar à disposição do pet antes de recebê-lo em casa.

Outros cuidados que devem ser tomados são fazer um check-up geral da saúde do pet, aplicar todas as doses de vacinas para cachorro obrigatórias e seguir à risca o calendário de vermifugação. Com a saúde protegida, o tutor pode iniciar os passeios na rua com o pet, além de fazer a socialização com outros animais. Vale lembrar que na hora de comprar um Border Collie, venda e compra responsável é fundamental. 

Fotos de cachorro Border Collie filhote

 

Filhotes de Border Collie juntosBorder Collie filhote deitado na gramaBorder Collie merle ao ar livreBorder Collie brincando de cabo de guerraBorder Collie deitado em cima de folhas secasBorder Collie filhote correndoBorder Collie cheirando flor amarelaBorder Collie merle com a língua de foraBorder Collie de pelo curtoBorder Collie deitado perto das pernas dos donosBorder Collie pegando frisbee no arBorder Collie merle deitado na grama

 

Cuidados com o Border Collie filhote ou adulto

  • Banho: para manter a pelagem saudável e brilhosa, banhos regulares são um cuidado essencial com um Border Collie. Use sempre produtos específicos para cães.
  • Escovação: os pelos da raça Border exigem, no mínimo, duas escovações semanais. Isso vai ajudar a remover os fios mortos que se acumulam.
  • Unhas: a unha de cachorro não deve ficar muito comprida e se desgasta naturalmente, mas é bom ficar atento. Observe o crescimento das garras e, se necessário, corte as unhas do Border Collie mensalmente.
  • Dentes: é muito importante escovar os dentes do cachorro Border com frequência para evitar a formação de tártaro em cachorro. O ideal é ao menos duas vezes na semana. 
  • Ouvido: as orelhas do cachorro Border Collie são bem peludas, então é importante que elas estejam sempre bem limpas e secas para evitar infecções no local. 
  • Exercícios: além dos passeios diários, brincadeiras como jogar bolinhas e ensinar truques novos são muito atrativas para a raça. O segredo para o desenvolvimento do Border Collie filhote é não deixá-lo entediado. 

O que você precisa saber sobre a saúde do cachorro Border Collie?

O Border Collie tem tendência a problemas como displasia coxofemoral, hérnia de disco e problemas oculares. Por isso, é importante ter um acompanhamento veterinário. Sempre é bom lembrar que, caso o seu cachorro tenha alguma doença crônica, o veterinário precisa ser consultado. Ele é quem vai poder te orientar sobre suplementação, troca de ração ou outra mudança.

As vacinas para cachorro Border Collie são outro ponto importante para garantir a qualidade de vida dos pets. Seguir o cronograma e manter a caderneta de vacinação sempre em dia são cuidados essenciais e indispensáveis. Por isso, sempre que for comprar ou adotar um filhote Border Collie, é importante saber se ele já recebeu a primeira dose da vacina e vermífugos. As vacinas para cachorro da raça devem ser aplicadas a partir dos 45 dias de vida com reforço anual. 

Border Collie: preço varia de acordo com características do cachorro

Se você quer comprar um Border Collie filhote, preço deve ser bem pesquisado. A raça não é das mais caras, mas ao mesmo tempo exige certo planejamento financeiro, como qualquer outro cãozinho. E quanto custa um Border Collie? O preço de um filhote da raça varia entre R$ 1.800 e R$ 6.000, segundo a média dos canis brasileiros. Porém, isso vai depender de alguns fatores do Border Collie. Valor fica mais alto se for uma fêmea, por exemplo, e existem outras características que também podem influenciar nisso.

Quando falamos do preço, Border Collie filhote também sofre variações de acordo com a cor dos pelos. O cachorrinho vermelho ou marrom é mais desejado e, por isso, mais caro. Já se tiver a pelagem branca e preta, preço do Border fica mais em conta por ser um padrão mais fácil de encontrar. O tipo de pelagem é outro aspecto que influencia no preço. Filhote Border Collie pelo curto costuma ser mais barato que o cão de pelo longo. 

Como adquirir um cão da raça com segurança?

A escolha não deve ser baseada em valores e sim de acordo com o canil. Border Collie é uma raça muito procurada e escolher criadores que tratem bem tanto as mães e pais quanto os filhotes é essencial. Infelizmente, muitos donos de canil de cachorro visam apenas o lucro e exploram à exaustão os cachorros reprodutores. 

Não tenha vergonha em pedir fotos dos pais, do local, de perguntar detalhadamente sobre as condições do canil, datas de vacinas, vermifugação e outros detalhes importantes sobre a saúde do cachorro Border Collie. Preço nunca deve ser o único fator a ser levado em consideração! Se possível, faça uma visita e conheça de perto. Além do mais, peça o pedigree de cachorro por precaução.

Perguntas e respostas sobre o cachorro Border Collie

Qual o preço do cachorro Border Collie?

O preço de um Border Collie filhote fica entre R$ 1.500 e R$ 6.000, dependendo do canil e das características do cachorro. Geralmente, quando falamos do cachorro Border Collie, valor vai depender de fatores como as cores dos pelos, sexo e linhagem genética do animal.

Como saber se o Border Collie é puro?

A cor da pelagem é uma das principais características dessa raça. De acordo com a Federação Internacional de Cinofilia (FCI), a única cor que não é aceita é o branco puro. Além disso, o cachorro Border costuma ter um porte de médio a grande, pesando até 20 kg e medindo até 56 cm.

Qual a vantagem de ter um Border Collie?

Adulto ou filhote, Border Collie é um cão inteligente, determinado e muito leal. Ele tem energia de sobra para brincar, mas também é dedicado e um grande companheiro dos humanos. É uma raça ideal para quem gosta de uma rotina mais movimentada, já que ele é bem ativo.

Quanto tempo o Border Collie pode ficar sozinho?

O cachorro da raça aguenta poucas horas sozinho. O ideal é não deixá-lo desacompanhado por muito tempo, pois ele é bem apegado com a família e precisa de atenção. O enriquecimento ambiental até ajuda, mas não supre a ausência dos tutores.

Qual a força da mordida de um Border Collie?

A raça Border não está entre os cachorros com mordida mais forte. Ela sequer aparece na lista, mas para se ter uma ideia, alguns cães que se destacam nesse quesito são o Kangal, com 746 PSI, e o Pitbull, com 235 PSI.

Como é ter um Border Collie em apartamento?

O Border Collie, filhote ou adulto, costuma ser bem agitado. Por isso, o ideal é que a raça não viva em espaços muito pequenos ou restritos. A criação de um Border em apartamento exige dedicação em dobro, tanto para passear com o cachorro diariamente como para oferecer outras atividades no dia a dia que satisfaça às necessidades do pet.

Publicado originalmente em: 10/09/2019
Atualizado em: 20/02/2024

Cuidados

Caso Joca: o que o calor excessivo pode causar no cachorro?

Desde que ocorreu a trágica fatalidade de Joca, um Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22...

Cuidados

Voar com cachorro é seguro? Veja as regras para viajar com pet de avião na Gol, Latam e Azul

Após o trágico incidente envolvendo Joca, um Golden Retriever que morreu durante o transporte aéreo da companhia Gol na última segun...

Adote um animal

Gata viaja 70 km escondida embaixo de caminhão e é adotada após ser descoberta pela PRF

Viajar com gato não é uma tarefa tão simples. Os felinos normalmente são muito apegados com a rotina e não gostam de ser tirados da ...

Comportamento

Gol suspende transporte de animais em porão de aeronaves após morte do Golden Retriever Joca

Nada de viajar com cachorro de avião por enquanto! Com a repercussão do caso do Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Go...

Cuidados

Caso Joca: o que o calor excessivo pode causar no cachorro?

Desde que ocorreu a trágica fatalidade de Joca, um Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22...

Cuidados

Voar com cachorro é seguro? Veja as regras para viajar com pet de avião na Gol, Latam e Azul

Após o trágico incidente envolvendo Joca, um Golden Retriever que morreu durante o transporte aéreo da companhia Gol na última segun...

Adote um animal

Gata viaja 70 km escondida embaixo de caminhão e é adotada após ser descoberta pela PRF

Viajar com gato não é uma tarefa tão simples. Os felinos normalmente são muito apegados com a rotina e não gostam de ser tirados da ...

Comportamento

Gol suspende transporte de animais em porão de aeronaves após morte do Golden Retriever Joca

Nada de viajar com cachorro de avião por enquanto! Com a repercussão do caso do Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Go...

Ver todas