Raças

Border Collie: dicas de saúde, personalidade, preço... Saiba tudo sobre a raça de cachorro grande

Conheça a raça de cachorro mais inteligente
Conheça a raça de cachorro mais inteligente

É muito comum classificarmos as raças de cachorros por características - sejam elas físicas ou comportamentais. O Border Collie é conhecido pelas duas: pela pelagem longa, lisa e bicolor e também por ser considerada a raça mais inteligente entre os cachorros. Há relatos da raça desde o século XVI e que eram ótimos cães pastoreios. Já como cães domésticos, os Border Collie têm a personalidade amável e brincalhona; um verdadeiro poço de energia. Para saber melhor sobre essa fama de espertão, outros traços da personalidade e quais cuidados necessário, o Patas da Casa preparou esse guia completo!

Border Collie: temperamento, personalidade e comportamento

Como já falamos, Border Collie é considerada a raça mais inteligente entre os cachorros. Essa classificação é dada de acordo com o quanto o cachorro demora a aprender truques e a ser adestrado para obedecer funções sem precisar de muitas repetições.

O comportamento familiar deles é outro ponto forte da raça. Além de obedientes, eles são muito alegres e adoram brincar. São os cachorros ideais para famílias que gostam de levar o cachorro para programas ao ar livre e com crianças! O lado pastor deles pode ser um pouco negativo se não for treinado corretamente. Eles podem se tornar agressivos com estranhos “invadindo” a casa; sejam humanos ou outros animais. Mas, como falamos, nada que um adestramento positivo bem feito não resolva.

Por terem bastante energia para gastar e serem inteligentes, os Border Collie podem se entediar facilmente. Isso quer dizer que é preciso fazer longos passeios diários ou gastar bastante energia no parcão ou estimular bastante seu cérebro com truques e desafios para evitar que a energia seja liberada com uma destruição básica em casa. Por esse motivo, o Border Collie não é muito indicado para viver em apartamento; a menos que você realmente pretenda que o cachorro seja seu companheiro fit de corridas e caminhadas diárias, ok?

Border Collie: cores e cuidados com os pelos

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Como seria o seu domingo perfeito?

Como você fica em um dia de chuva?

Como seria a viagem ideal nas férias?

Como você costuma encontrar os amigos?

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Como é a sua rotina matinal?

Como é a sua agenda no fim de semana?

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    A raça precisa de atividades ao ar livre
    A raça precisa de atividades ao ar livre

    Mais Lidas

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
    Adote um animal

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

    Se você está pensando em ter um pinscher na sua vida pode estranhar a numeração que normalmente acompanha o nome da raça. O cachorro pinscher é conhecido por ser bem pequeno, mas ainda assim há variações de tamanho: as classificações 0, 1, 2 ou miniatura são super importantes para saber a dimensão aproximada do cãozinho. Além disso, pode ajudar muito na hora de decidir pelo seu novo melhor amigo.

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
    Adote um animal

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!

    Às vezes, a vontade de adotar um gatinho é tão grande que acabamos nos precipitando e não dando a devida atenção a alguns detalhes muito importantes, como o sexo do filhote. É muito normal achar que adotou uma fêmea e só depois descobrir que o gato, na verdade, é macho. Nós sabemos que não é nada fácil diferenciar o órgão genital do gato logo nos primeiros meses de vida do animal. Se você faz parte deste time, não se preocupe, isso é muito comum!

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)
    Adote um animal

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)

    O Yorkshire é um cãozinho muito popular nos lares brasileiros. Pequeno, fofo, esperto e bem brincalhão: companheirismo é uma característica marcante nesses mini-cães, ideais para apartamentos, famílias com crianças ou mesmo pessoas que moram sozinhas e querem um amigo fiel. O Yorkshire Terrier é reconhecido de longe pelas duas cores na pelagem, o tamanho e por sua característica única: as orelhas para cima. Quer saber tudo sobre o cachorro yorkshire? Então continue acompanhando a leitura!

    Filhote de cachorro chorando à noite? Veja a explicação e dicas para acalmá-lo nos primeiros dias em casa
    Adote um animal

    Filhote de cachorro chorando à noite? Veja a explicação e dicas para acalmá-lo nos primeiros dias em casa

    A chegada de um filhote de cachorro ao novo lar é marcada por muita alegria e descobertas - da parte do animal e dos próprios donos. O cãozinho terá contato com cheiros que ele nunca sentiu, pessoas diferentes, um ambiente totalmente desconhecido. O novo papai ou mamãe de pet, por outro lado, está aprendendo sobre a rotina, como o sono e alimentação, e comportamentos do bichinho. Nos primeiros dias de adaptação na nova casa é comum ouvir o cachorro filhote chorando à noite. A reação imediata do tutor é ficar preocupado se ele está com fome ou sentindo dor, mas saiba esse comportamento é muito normal.

    Fisicamente, a característica mais marcante é a pelagem longa e lisa. As combinações preto e branco e marrom e branco são as mais comuns, mas também podem apresentar as três cores. A raça costuma perder pelos durantes as épocas mais quentes mas, no Brasil, não é raro que isso aconteça durante o ano inteiro. 

    Para manter a pelagem saudável e brilhosa, a escovação diária e banhos regulares são os cuidados essenciais.  

    Border Collie: cuidados com a saúde da raça, ração e vacinas  

    Além dos cuidados com os pelos, os “pais” de Border Collie precisam sempre estimular seus cachorros tanto física quanto intelectualmente. Além dos passeios ao ar livre diariamente, brincadeiras enriquecedoras como jogar bolinhas e ensinar truques novos são muito atrativas para a raça. O segredo para o desenvolvimento deles é não deixá-los entediados. 

    A alimentação também precisa acompanhar o ritmo deles. O ideal é oferecer a ração super premium já que são nutricionalmente completas e, dependendo da marca, podem ser enriquecidas com Ômega 3 e 6 - importantes antioxidantes para a saúde dos cachorros, especialmente quando se fala de pele e pelos. Para saber sobre os tipos e quais são as ideais para cada fase de vida, confira essa matéria completa sobre ração. Sempre é bom lembrar que, caso o seu cachorro tenha alguma doença crônica que precisa de uma alimentação específica, o veterinário precisa ser consultado. Ele é quem vai poder te orientar sobre suplementação, troca de ração ou outra mudança.  

    A vacinação é outro ponto importante para garantir a qualidade de vida dos cachorros. Seguir o cronograma e manter a caderneta sempre em dia são cuidados essenciais e indispensáveis. Por isso, sempre que for comprar ou adotar um novo cachorrinho, é importante saber se já recebeu a primeira dose da vacina e vermífugos.  

    Cachorro Border Collie: preço e dicas para comprar 

    A raça é ideal para famílias com crianças
    A raça é ideal para famílias com crianças

    Um filhote de Border Collie para compra custa cerca de R$ 2.500 reais. Mas, a escolha não deve ser baseada em valores e sim de acordo com o canil. Border Collie é  uma raça muito procurada e escolher um canil que trate bem tanto as mães e pais quanto os filhotes, siga as regras de higiene e de saúde é essencial.

    Infelizmente, muitos donos de canis visam apenas o lucro e exploram à exaustão os cachorros reprodutores. Por isso, não tenha vergonha em pedir fotos dos pais, do local, de perguntar detalhadamente sobre as condições do canil, datas de vacinação, vermifugação, etc. Se possível, faça uma visita e conheça de perto. Um detalhe que pode fazer muita diferença é esperar que o filhote tenha entre 45 e 60 dias para ser separado da mãe. O ideal é que ele já tenha parado de mamar voluntariamente. Assim, você evita que seu cachorro tenha traumas e sofra pela separação. 

    Border Collie: curiosidades da raça  

    A raça também ficou conhecida por pastorear apenas com o olhar. Isso mesmo! Dizem que eles são capazes de “hipnotizar” e comandar outros animais apenas olhando. Quem tem um Border Collie, já deve ter percebido o olhar que fazem quando querem alguma coisa - e provavelmente conseguem. Ou seja, eles podem “hipnotizar” até mesmo os humanos! Como são muito  inteligentes, podem se aproveitar desse “super poder” e ganhar todos os petiscos do mundo! Brincadeiras à parte, os Border Collie são realmente muito inteligentes e sabem usar a seu favor.  

    Outra curiosidade é sobre as cores da sua pelagem. Quando as cores se misturam e formam uma aparência parecida ao mármore, eles são conhecidos como Border Collie Merle. Já o Border Collie marrom, também pode ter sua cor conhecida como "vermelho australiano".  

    Agora que você já sabe sobre a raça, quais os cuidados básicos e escolheu o canil, inspire-se em nomes para Border Collie de acordo com seus gostos pessoais! 

     

    Redação: Mariana Almeida 

    Bichon Frisé: tudo sobre a raça de cachorro pequeno (+ galeria com 50 fotos)

    Próxima matéria

    Bichon Frisé: tudo sobre a raça de cachorro pequeno (+ galeria com 50 fotos)

    Chihuahua: personalidade, saúde, cuidados e mais... saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno
    Pequenos

    Chihuahua: personalidade, saúde, cuidados e mais... saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno

    Quem nunca viu aquele cãozinho simpático de “Legalmente Loira”? Se você não lembra desse filme (ou não é da sua geração), deixou de conhecer uma das mais brilhantes atuações de um Chihuahua, o menor - e mais corajoso - cão do mundo. O cachorro é pequeno, mas sua origem é cercada de teorias e histórias: não se sabe ao certo se ele é descendente do Techichi, um cão selvagem do México pré-colonial, se surgiu na China e foi levado por comerciantes espanhóis para o restante do mundo ou se é resultado de cruzamentos do Techichi com alguma raça minúscula chinesa.

    Dogue Alemão: origem, porte, saúde, temperamento... saiba tudo sobre a raça de cachorro gigante
    Grandes

    Dogue Alemão: origem, porte, saúde, temperamento... saiba tudo sobre a raça de cachorro gigante

    Uma das raças de cachorros gigantes mais famosas é a do Dogue (ou Dog) Alemão, que também é conhecida como cão Dinamarquês. O motivo para isso é simples: trata-se da mesma raça do famoso personagem de desenho animado Scooby Doo. Mas a verdade é que o cão Dogue Alemão vai muito além do seu tamanho e aparência robusta: ele é um amigo de quatro patas extremamente leal, dócil e carinhoso. 

    Tudo sobre o Dálmata: conheça as características, personalidade e cuidados com essa raça de cachorro grande
    Grandes

    Tudo sobre o Dálmata: conheça as características, personalidade e cuidados com essa raça de cachorro grande

    Um cachorro Dálmata é facilmente reconhecido graças a sua aparência particular e também ao filme “101 Dálmatas”, desenho que se tornou muito popular na década de 60 e que faz um grande sucesso até hoje. Mas o que esse cãozinho tem de tão especial, além das suas famosas manchas? Para quem sempre quis ter um Dálmata para chamar de seu, chegou o momento de desvendar tudo sobre essa raça de cachorro grande: características físicas, temperamento, personalidade, que cuidados são necessários, preço e como é a saúde desse animal. Vem que a gente te conta!

    Tudo sobre o cachorro Boxer: origem, personalidade, saúde, características físicas e cuidados
    Grandes

    Tudo sobre o cachorro Boxer: origem, personalidade, saúde, características físicas e cuidados

    Se você sempre sonhou em ter um cachorro grande dentro de casa, a raça Boxer certamente é uma opção que não vai te decepcionar. Por trás da aparência robusta e que pode ser considerada até um pouco intimidante para alguns, existe um cãozinho companheiro e com muito amor para oferecer aos seus humanos. Conheça um pouco mais sobre o comportamento da raça, cuidados com a saúde e quanto custa um cachorro Boxer.

    Ver Todas >

    Saluki: 10 coisas que você precisa saber sobre a raça de cachorro grande
    Adote um animal

    Saluki: 10 coisas que você precisa saber sobre a raça de cachorro grande

    O cachorro Saluki não é uma das raças mais conhecidas aqui no Brasil, mas é um cãozinho que definitivamente merece destaque. Com um corpo esbelto e atlético, o Saluki é uma ótima companhia para diversos momentos, desde que ele tenha um espaço apropriado para gastar toda a sua energia. Além disso, cuidados com a rotina e a saúde do cachorro também exigem certa atenção por parte do tutor. 

    Como ajudar uma ong de animais? Veja algumas dicas!
    Adote um animal

    Como ajudar uma ong de animais? Veja algumas dicas!

    As ongs são instituições que fazem um trabalho de conscientização e apoio a causas específicas. As ongs focadas na causa animal ajudam os bichinhos abandonados, vítimas de maus-tratos e que precisam de um lar. Esse trabalho tem um elevado custo e, por isso, essas organizações precisam da ajuda financeira para tudo, da alimentação dos pets até a manutenção do abrigo. Mas você sabia que você pode ajudar ongs de animais de outras formas além do dinheiro? 

    Gato frajola: tutores compartilham histórias com esses gatinhos que são puro amor
    Adote um animal

    Gato frajola: tutores compartilham histórias com esses gatinhos que são puro amor

    O gato frajola não é uma raça de gato. Na verdade, esse curioso nome se refere ao padrão de pelagem de gato preto e branco ou cinza e branco. Poucas pessoas sabem que a cor da pelagem pode ter relação com as características comportamentais do bichano - e isso já foi comprovado por diversos estudos -, então na hora de adotar um felino, isso também pode ser levado em conta. E não dá para negar que o gato branco e preto é apaixonante. 

    Gato Birmanês: conheça todas as características desse adorável felino
    Adote um animal

    Gato Birmanês: conheça todas as características desse adorável felino

    O Birmanês, que também é conhecido como gato Sagrado da Birmânia, é um animal super dócil e elegante que tem muita história para contar. O gato da Birmânia é descendente de animais que eram venerados como deuses entre o século XV e XVI nos templos budistas do sudeste asiático. Muito sensível, a raça de gato é conhecida pelo companheirismo, já que se apega facilmente à família humana. O gato Birmanês gosta de explorar e é curioso, mas diferente dos outros gatos, ele gosta da estabilidade do chão e não gosta muito de altura.

    Ver Todas >