Raças de cachorro

11 curiosidades sobre o cachorro Border Collie

Publicado - 20 Maio 2021 - 17h17

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

O cachorro Border Collie é, sem dúvidas, uma das raças que mais chamam a atenção por onde passa. A pelagem longa e sedosa certamente é um dos motivos para isso, mas ninguém pode negar que um outro fator que se destaca é o nível de inteligência desse cãozinho. Além de inteligentes, existem várias outras curiosidades sobre o Border Collie que poucas pessoas sabem. Por isso, separamos uma lista com as principais delas. Dá só uma olhada e prepare-se para se apaixonar ainda mais pela raça!

1) Cachorro mais inteligente: Border Collie é o número 1 da lista

Segundo uma pesquisa desenvolvida pelo psicólogo norte-americano Stanley Coren e autor do livro “A Inteligência dos Cães” (The Intelligence of Dogs), a raça de cachorro Border Collie é a mais inteligente do mundo. Isso é possível graças à grande facilidade de aprender comandos que o cãozinho apresenta, sendo super obediente.

2) A raça de cachorro Border Collie cuidava do pastoreio de ovelhas

Algumas raças de cachorro são bastante utilizadas para exercer trabalhos. No caso do Border Collie, a tarefa principal era pastorear os rebanhos de ovelhas, e ele sempre fez isso muito bem. Não é à toa que a raça chegou a ganhar um campeonato de pastoreio, em que um cachorro Border Collie chamado Hemp conseguiu conduzir um rebanho sem latidos nem mordidas, apenas intimidando os animais.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

3) O Border Collie tem outras cores além do preto e branco

Sempre que paramos para pensar no cachorro Border Collie a primeira imagem que passa pela nossa cabeça é a de um clássico cãozinho preto e branco. No entanto, a raça também tem outras variações de cores, podendo ser bicolor ou monocolor. As cores de pelos aceitas são: cinza, castanho, bege, prata, azul, tigrado e outras misturas.

4) O significado do nome “Border Collie” faz muito sentido

Para entender o que significa Border Collie, precisamos separar cada uma dessas palavras. “Border” vem do inglês que, traduzindo, quer dizer “fronteira”, já que a raça teve origem na fronteira da Escócia com a Inglaterra. Já “Collie” é uma palavra de origem gaélica escocesa que significa “útil”. A explicação para isso é que o Border Collie sempre foi utilizado para realizar diferentes tipos de trabalho e funções, fazendo jus ao termo “útil”.

5) O Border Collie filhote pode desenvolver maus hábitos se não for adestrado

Mesmo que seja muito inteligente, o cachorro Border Collie tem que passar pelo adestramento como qualquer outra raça. Caso contrário, ele pode acabar desenvolvendo comportamentos indesejados, como latidos frequentes ou fazer xixi no lugar errado. É preciso entender que, assim como qualquer animal, o Border Collie também vai seguir seus instintos se não for educado corretamente - mesmo com a inteligência, ele precisa ser estimulado da maneira certa. Por isso, não deixe os treinamentos de lado!


Border Collie: cachorros da raça apresentam cores variadas
Border Collie: cachorros da raça apresentam cores variadas

6) Border Collie: cachorro pode ter um olho de cada cor

A heterocromia em cães é caracterizada pela alteração na coloração da íris que pode ocorrer em um ou nos dois olhos do cachorro. Essa é uma condição genética, e que não tem cura. No caso do Border Collie, o cãozinho pode apresentar dois olhos com cores completamente distintas - um olho castanho e outro azul, por exemplo - ou apenas manchas isoladas em um dos olhos.

7) O agility canino é super recomendado para raças como o Border Collie

A raça de cachorro Border Collie se dá super bem com esportes, especialmente aqueles que exigem habilidade e inteligência, como o agility canino. Trata-se de um circuito feito para cães com obstáculos e diferentes equipamentos, de forma que o animal deve completar todo o percurso obedecendo a gestos e comandos verbais do treinador. O Border Collie se destaca bastante nessa modalidade esportiva.

8) O cachorro Border Collie já foi xodó da realeza britânica

Com toda a elegância e esperteza do Border Collie, ele sempre conseguiu conquistar a todos (inclusive a realeza). Foi exatamente isso que aconteceu no Reino Unido no século XIX: a Rainha Vitória se apaixonou pela raça, e por isso tinha um Border Collie chamado Sharp, que era o seu favorito. Quando faleceu, o cãozinho foi homenageado em Windsor, na Inglaterra, com uma estátua.

9) O Border Collie é uma das raças mais indicadas para quem tem crianças

Com um temperamento muito amável e apegado com a família, o Border Collie está na lista de raças de cachorro ideais para quem tem crianças em casa. Como esses cães têm um espírito bastante brincalhão e divertido, a relação certamente será de muita amizade, especialmente com crianças mais velhas. 

10) Border Collie: cadela da raça conseguiu identificar mais de 1000 objetos 

Uma cachorrinha Border Collie chamada Chaser era tão inteligente que participou de alguns estudos dirigidos por John Pilley e Alliston Reid, psicólogos da Universidade de Wofford, nos Estados Unidos. A pesquisa buscava entender a extensão do vocabulário canino e, para isso, Chaser passou por um treinamento de três anos em que vários brinquedos foram apresentados a ela. Segundo o estudo, a cadela Border Collie foi capaz de aprender o nome de 1022 objetos, identificando-os em seguida, um número bastante impressionante.

11) Outro cachorro da raça Border Collie virou recordista mundial

Além da Chaser, outro nome que ganhou destaque foi o Striker, um cachorro Border Collie da Hungria. O cãozinho entrou para o Guinness Book, livro dos recordes, depois de conseguir abrir a janela de um carro em apenas 11,34 segundos. Detalhe: a janela era manual, o que demandou certo esforço por parte do animal. 

Redação: Juliana Melo

Alimentação

7 alimentos que cachorro não pode comer de jeito nenhum - o último é o pior deles

Existe uma longa lista de alimentos que cachorro não pode comer. Por mais que os cãozinhos sejam membros oficiais da família e prese...

Comportamento

Cachorro caramelo invade aula de dança e resolve mostrar todo o seu gingado natural

O vira-lata caramelo é um verdadeiro símbolo do Brasil e dos brasileiros. Ele sempre está nas aventuras mais inusitadas possíveis. J...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Cuidados

Grupo de pets homenageia e pede justiça por Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião

O caso chocante do Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22), tem gerado grande rep...

Alimentação

7 alimentos que cachorro não pode comer de jeito nenhum - o último é o pior deles

Existe uma longa lista de alimentos que cachorro não pode comer. Por mais que os cãozinhos sejam membros oficiais da família e prese...

Comportamento

Cachorro caramelo invade aula de dança e resolve mostrar todo o seu gingado natural

O vira-lata caramelo é um verdadeiro símbolo do Brasil e dos brasileiros. Ele sempre está nas aventuras mais inusitadas possíveis. J...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Ver todas