Cachorro

6 dicas rápidas e essenciais para passar o Natal com seus pets

Publicado - 20 Dezembro 2024 - 14h43

Atualizado - 20 Dezembro 2024 - 16h48

Foto da Laura Furtado - Redatora

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

O Natal é repleto de momentos inesquecíveis e especiais, mas quem tem um cachorro ou gato em casa sabe que as festividades natalinas precisam ser adaptadas para preservar o bem-estar dos pets. Essa época, marcada por decorações, reuniões familiares e comidas deliciosas, traz uma série de desafios perigosos. Por isso, é fundamental tomar alguns cuidados para que nada disso se torne um problemão natalino. Para isso, separamos 6 dicas essenciais para que o seu Natal com os pets (seja um cachorro ou gato) seja aproveitado da melhor forma possível!

1) Atenção aos enfeites natalinos

Ver a casa toda decorada com luzes, enfeites e a clássica árvore faz parte da magia do Natal. Mas apesar de serem lindos, todos esses enfeites podem ser um perigo para os cachorros e gatos. Curiosos como são, eles não resistem à tentação de brincar com esses itens,  o que pode acabar causando um acidente, como o cachorro engolindo alguma decoração ou os gatos derrubando a árvore.

Por isso, é importante montar uma árvore de Natal à prova de gatos e tomar alguns cuidados com a decoração. A dica é optar por uma árvore pequena, deixá-la longe do alcance do animal e com enfeites que não ofereçam riscos ao pet (além de deixar a base bem presa para não cair com facilidade). Enfeites de vidro ou de plástico, por exemplo, podem cair e quebrar. Por isso, o indicado é escolher decorações de isopor ou tecido. Quanto ao pisca-pisca, é melhor pendurá-lo em algum lugar que o animal não vá alcançar, pois o fio pode sufocar ou até causar um choque elétrico.

Imagem Quiz:Como é o comportamento do seu cachorro com visitas?

Como é o comportamento do seu cachorro com visitas?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

2) Cuidado com a ceia de Natal

Para muita gente, a melhor parte do Natal são as comidas da ceia. Tender, peru, salpicão, farofa, rabanada e panetone são alguns exemplos de alimentos típicos dessa data. Apesar de serem deliciosos, é preciso ter muito cuidado com a ceia, pois essas comidas não podem ser oferecidas de jeito nenhum aos cachorros e gatos. Por serem gordurosas e muito temperadas, elas podem afetar o sistema gastrointestinal dos pets. Além disso, algumas comidas podem até deixar o gato e cachorro intoxicados, como é o caso do chocolate e das uvas-passas.

Para evitar que isso aconteça, o mais recomendado é oferecer a própria ração para cachorro e o sachê para gatos. Eles são nutritivos, balanceados e seguros para a saúde do pet. Mas, se você quiser agradar o pet durante a comemoração, você pode oferecer um petisco para cachorro e gato, afinal, eles também merecem algo diferente.

3) As visitas podem deixar o pet incomodado

gato e cachorro deitados no sofá
Preparar um cantinho confortável para os pets é fundamental para o bem-estar deles

Natal é época de se reunir com a família e os amigos que amamos. Mas você já se perguntou como os cães e gatos se sentem com tanta gente dentro de casa? Tanto o cachorro e o gato são animais que prezam pela rotina e tranquilidade, então o movimento intenso de pessoas no ambiente pode ser estressante para eles. Como ninguém quer um gato ou cachorro estressado em casa, é fundamental que os tutores controlem essa situação.

É dever do tutor e dono da casa orientar as visitas a respeitarem o espaço do animal, especialmente as crianças. Apesar de serem fofíssimos, eles podem não se sentir à vontade sendo tocados por tanta gente, então evite a todo custo que isso aconteça durante as comemorações. Além disso, também é importante ter atenção ao barulho. A audição canina e felina são extremamente sensíveis, então nada de gritaria ou músicas muito altas durante a festa.

4) Prepare um cantinho confortável para o pet

Receber tanta gente em casa é algo que pode deixar o cachorro ou gato com medo, ansioso ou estressado. Eles podem se sentir inseguros e desconfortáveis em um ambiente cheio de gente, especialmente os felinos. Uma dica para evitar esses sentimentos no pet é preparando um cantinho especial só para ele.

Para isso, você deve escolher um cômodo mais tranquilo, onde não tenha muitas pessoas circulando. Coloque no local tudo que o animal precisa para que ele fique mais relaxado, como a caminha, o comedouro e bebedouro, e claro, os brinquedos. Assim, ele vai poder se refugiar quando se sentir desconfortável ou cansado.

5) Inclua seus pets na celebração natalina

Incluir os pets nas festas de Natal é super recomendado. Afinal, os cães e gatos também fazem parte da família e merecem se divertir e aproveitar esse momento. Uma das formas de incluir seu gato nas festas de Natal é apostando em roupinhas temáticas, e o mesmo serve para os cães. Você também pode preparar um bolo para cachorro ou gato com ingredientes que não façam mal à saúde deles. Assim, ele também vai poder comer algo diferente e delicioso durante a comemoração.

Você também pode aproveitar esse momento para instruir as visitas a brincar com cachorro e gato. Afinal, com a casa cheia, são mais pessoas para entreter os animais. Além de deixar os pets felizes, isso vai fazer com que eles se sintam parte da comemoração. Contudo, é importante respeitar o espaço daqueles pets que não estão muito afim de interagir.

Mas atenção! Se você estiver indo passar o Natal na casa de outra pessoa, não é recomendável levar um gato, pois eles não lidam muito bem com mudanças. Como resultado, você terá um gato estressado e agressivo, então é melhor deixar ele em casa.

6) Presenteie seu cachorro ou gato no Natal

Presentear as pessoas que amamos é algo muito comum durante a festa de Natal. Mas por que não fazer isso também com os cães e gatos? Assim como os humanos, eles adoram receber presentes, seja uma roupinha, um brinquedo divertido ou uma caminha nova. Uma dica de presente para o Natal são os brinquedos interativos para cachorro e gato. Além deles estimularem o desenvolvimento cognitivo dos pets, esse presente ainda pode servir de distração durante a comemoração.

10 raças de cachorro para quem mora sozinho: os melhores pets para te fazer companhia

Sempre quis adotar um pet, mas não tem ideia de quais raças de cachorro são as mais indicadas para quem mora sozinho? Calma que vamo...

As 7 raças de cachorro menos independentes: eles têm mais chances de desenvolver ansiedade de separação

A lealdade e o companheirismo são características comuns aos cães, mas algumas raças de cachorro se destacam quando o assunto é o ap...

As 8 raças de cachorro mais briguentas: eles são reativos e precisam de um cuidado maior na socialização e adestramento

Todas as raças de cachorro apresentam características diferentes entre si, tanto físicas quanto comportamentais. Algumas raças de cã...

O que acontece quando separa um filhote de gato da ninhada e da mãe?

É consenso que todo filhote de gato é uma fofura, mas ele também é uma criatura que depende profundamente da mãe e dos irmãos nas pr...

10 raças de cachorro para quem mora sozinho: os melhores pets para te fazer companhia

Sempre quis adotar um pet, mas não tem ideia de quais raças de cachorro são as mais indicadas para quem mora sozinho? Calma que vamo...

As 7 raças de cachorro menos independentes: eles têm mais chances de desenvolver ansiedade de separação

A lealdade e o companheirismo são características comuns aos cães, mas algumas raças de cachorro se destacam quando o assunto é o ap...

As 8 raças de cachorro mais briguentas: eles são reativos e precisam de um cuidado maior na socialização e adestramento

Todas as raças de cachorro apresentam características diferentes entre si, tanto físicas quanto comportamentais. Algumas raças de cã...

O que acontece quando separa um filhote de gato da ninhada e da mãe?

É consenso que todo filhote de gato é uma fofura, mas ele também é uma criatura que depende profundamente da mãe e dos irmãos nas pr...

Ver todas