Cuidados dos animais

5 formas de incluir seu gato nas festas de Natal de um jeito seguro e divertido

Publicado - 09 Dezembro 2024 - 12h00

Atualizado - 09 Dezembro 2024 - 12h00

Quando um gato entra para a família, tudo que a gente mais quer é incluir o bichano em todas as celebrações possíveis. Por isso, nas festas de fim de ano, nada mais justo do que encontrar formas de reunir os gatos no Natal com seus convidados e várias comidinhas deliciosas, né?!

Felizmente, existem várias maneiras de transformar essa data em mais um momento inesquecível ao lado do seu pet, mas sempre de maneira segura e super divertida (pra você e pra ele!). A seguir, confira 5 dicas para deixar seu gato feliz no Natal!

1) Aposte em uma decoração pet friendly

A maioria das pessoas pensa que incluir gatos no Natal não é uma boa ideia. Isso graças aos inúmeros relatos de felinos que gostam de brincar com a decoração, além de escalar — e às vezes até derrubar — os pinheiros natalinos. Mas você sabia que é totalmente possível montar uma árvore de Natal à prova de gatos?

Imagem Quiz:Seu gato fica mais feliz com petiscos ou sachê?

Seu gato fica mais feliz com petiscos ou sachê?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

Tudo que você precisa é apostar em uma decoração de Natal pet friendly! Todo mundo sabe que gatos são animais com um forte instinto caçador, então qualquer objeto pequeno brilhante que chame a atenção do pet vai virar alvo de caça. Por isso, o ideal é apostar em uma árvore de Natal pequena, com enfeites preferencialmente foscos e feitos de feltro ou papel, que são menos chamativos.

Também é muito importante esconder qualquer fio exposto dos pisca-pisca para evitar acidentes com o pet. Além disso, uma boa estratégia é colocar papel alumínio ou fita crepe na base da árvore, que são materiais que os gatinhos não gostam e vão ajudar a mantê-los afastados do pinheiro.

2) Use uma roupinha de Natal no seu gato (se ele deixar, claro)

Investir em uma roupa para gato produzida especialmente para o Natal é uma ótima ideia para quem tem um gatinho mais desinibido. Você pode procurar roupinhas vermelhas, com direito a gorrinho de Papai Noel e tudo, ou até um arquinho de rena. O importante é entrar no clima natalino junto com seu pet e fazer vários registros desse momento tão especial!

Porém, vale dizer que não são todos os felinos que gostam desse tipo de adereço. Se for o caso do seu amigo, é melhor não forçar a barra, ou isso pode deixar o gato estressado. Embora a cena de gatos no Natal vestidos com roupas típicas seja uma fofura, o que mais importa é o bem-estar deles.

3) Dê um petisco Friskies Party Mix sabor Peru de presente para o pet

Natal é época de trocar presentes e celebrar o amor em família. Por isso, nada mais justo do que presentear um dos seus maiores companheiros: seu gato! A boa notícia é que não é difícil agradar os bichanos, principalmente quando o assunto é comida. Se você quer conquistar o amor do pet, basta comprar um petisco Friskies Party Mix sabor Peru que com certeza o seu amigo vai amar!

Os petiscos para gatos fazem o maior sucesso, e ainda por cima são enriquecidos com proteínas e vitaminas essenciais, combinando saúde e diversão em um mesmo pacote. Então, se você não tem ideia de como deixar seu gatinho mais feliz e entretido nas festividades de Natal, a dica é comprar um delicioso petisquinho para ele.

Clique aqui para comprar Friskies Party Mix sabor Peru no site da Cobasi!

gato fantasiado no natal
As fantasias e roupas de Natal podem dar um toque especial no seu gatinho

4) Proporcione um lugar calmo e tranquilo para o gato descansar quando quiser

Os gatos adoram brincar e se divertir, mas também apreciam momentos de descanso e tranquilidade. O equilíbrio é tudo para eles! Por esse motivo, é necessário pensar em refúgios seguros para os pets recorrerem quando eles sentirem que precisam de um tempinho só para eles.

Você pode espalhar algumas tocas para gatos pela casa, ou até mesmo improvisar cantinhos com caixas de papelão, cobertores e brinquedos. Se estiver inspirado, pode até colocar uma decoração mais natalina, misturando cores como o vermelho e o verde. O importante mesmo é ter um lugar pro bichano descansar! Isso garante que os gatos no Natal fiquem mais bem humorados, alternando momentos de descontração com uma boa soneca.

5) Não deixe de dar atenção para o seu amigo nas horas livres

Por mais que seja importante respeitar o espaço do seu amigo quando ele não estiver muito a fim de interagir, você também deve separar um tempinho para se dedicar ao pet durante as festividades. Brincar com gato, fazer carinho e estimular os instintos da espécie de maneira saudável, com varinhas e outros brinquedos, são as melhores maneiras de colocar isso em prática.

Para completar, você ainda pode usar alguns ‘mimos’ como recompensa. O petisco Friskies Party Mix sabor Peru tem tudo para ser um ótimo aliado nessas horas, transformando qualquer brincadeira em algo ainda mais divertido.

Atenção: não ofereça nenhum alimento da ceia de Natal para o seu gatinho!

Saber o que gato pode comer no Natal ou não faz toda a diferença para garantir a segurança do bichano. Se você pensa que chester, peru, salpicão, panetone e rabanada estão liberados na dieta do pet, está muito enganado. Na verdade, todos esses alimentos representam um grande perigo para a saúde animal, correndo o risco de deixar o gato intoxicado.

Mas, sabendo o que gato não pode comer, quais são as melhores opções para satisfazer seu gatinho durante as festas? A melhor maneira de proporcionar uma alimentação balanceada e segura para os felinos é apostando em ração ou sachês para gatos que sejam adequados para a faixa etária do animal. Friskies, por exemplo, possui uma linha de alimentos completos e balanceados para o seu gato.

Por outro lado, se a ideia é complementar as refeições principais do pet sem grandes preocupações, ainda mais em datas comemorativas como no Natal, a dica é apostar em petiscos. Saborosos e nutritivos, eles são uma bela opção de presente para qualquer gato nessa época do ano!

*Conteúdo produzido em parceria com Purina® Friskies®

O que acontece quando separa um filhote de gato da ninhada e da mãe?

É consenso que todo filhote de gato é uma fofura, mas ele também é uma criatura que depende profundamente da mãe e dos irmãos nas pr...

Com esses 8 cuidados você consegue deixar seu gato feliz e com qualidade de vida o ano todo (checados por veterinários)

Um gato feliz é sinônimo de qualidade de vida e bem-estar, e garantir isso é bem mais simples do que imaginam. Embora muitas pessoas...

Cuidados

Somente nessas 4 situações o banho em gato é permitido: veterinária explica porque o banho estético é uma péssima ideia

Você sabia que dar banho em gato é altamente contraindicado pelos especialistas? Os felinos costumam ser eficientes na hora da autol...

Gato mordendo é sinal de carinho? Entenda o comportamento e saiba como resolver

Levar uma mordida de gato nunca é algo muito agradável. Mas você já se perguntou por que alguns animais têm o costume de fazer isso?...

10 raças de cachorro para quem mora sozinho: os melhores pets para te fazer companhia

Sempre quis adotar um pet, mas não tem ideia de quais raças de cachorro são as mais indicadas para quem mora sozinho? Calma que vamo...

As 7 raças de cachorro menos independentes: eles têm mais chances de desenvolver ansiedade de separação

A lealdade e o companheirismo são características comuns aos cães, mas algumas raças de cachorro se destacam quando o assunto é o ap...

As 8 raças de cachorro mais briguentas: eles são reativos e precisam de um cuidado maior na socialização e adestramento

Todas as raças de cachorro apresentam características diferentes entre si, tanto físicas quanto comportamentais. Algumas raças de cã...

O que acontece quando separa um filhote de gato da ninhada e da mãe?

É consenso que todo filhote de gato é uma fofura, mas ele também é uma criatura que depende profundamente da mãe e dos irmãos nas pr...

Ver todas