Alimentação animal

Guia do petisco para cachorro: quais os sabores e tipos mais comuns que você encontrará no pet shop?

Publicado - 02 Maio 2023 - 11h01

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Todo tutor gosta de mimar o pet, e os petiscos para cachorro são a melhor forma de fazer isso. Mas será que você sabe escolher o melhor snack para o seu amigo? Existem tantas opções nas prateleiras dos pet shops e dos mercados que às vezes é difícil saber qual vai agradar mais seu peludinho. Pensando nisso, o Patas da Casa preparou um guia com todos os tipos de petisco para cães, sabores e dicas para comprar os melhores produtos para cachorro. Veja a seguir!

Petiscos para cachorro: o que são e quais os benefícios?

Ao contrário do que muitos pensam, o petisco para cachorro não é algo maléfico. Ele pode ser feito a partir de diferentes misturas, mas é pensado e formulado com ingredientes que não fazem mal para o organismo dos doguinhos. Ou seja, você não precisa se preocupar com um cão indisposto ou enjoado depois de comer um snack. O único cuidado é com excessos, que podem causar obesidade, mas não tem problema em dar petisco para cachorro todos os dias, desde que você siga a quantidade diária recomendada.

Os famosos snacks, inclusive, podem trazer uma série de benefícios para os bichinhos. Eles auxiliam no adestramento de cães, fortalecem as mandíbulas, melhoram o hálito do animal e combatem uma série de problemas bucais, como o tártaro em cachorro. Existem até petiscos próprios para isso, que costumam ter uma textura diferenciada e permite uma limpeza mais profunda. Além disso, pode-se dizer que os petiscos são um tipo de enriquecimento ambiental para cachorro, já que pode ser usado para desafiar o pet em algumas brincadeiras ao mesmo tempo que aguça sentidos como o paladar e olfato.

Petisco industrializado x petisco natural para cachorro: qual a melhor opção?

Os petiscos naturais para cachorro são aqueles que são feitos a partir de ingredientes que você tem em casa e sem a presença de corantes, aromatizantes, aglutinantes e conservantes. Receitas caseiras, por exemplo, entram nessa lista, assim como verduras, legumes e frutas para cachorro. No entanto, engana-se quem pensa que o petisco natural para cachorro é a melhor opção para os dogs. 

Além da praticidade, uma das vantagens do petisco para cachorro comercial é que ele contém a quantidade certa de vitaminas e minerais na composição. Ele também é formulado de acordo com a idade e o porte do animal, o que facilita bastante na hora de escolher um snack. Já um petisco natural para cachorro não tem isso muito bem balanceado, então pode ser mais difícil equilibrar todos os ingredientes na hora de fazer um biscoito para cachorro caseiro, por exemplo.

Outros pontos positivos do petisco de cachorro industrializado é que ele já vem com a quantidade diária indicada no rótulo do produto e tem um prazo de validade mais estendido do que as versões naturais. Assim você sabe exatamente quantos petiscos pode dar para o seu doguinho sem prejudicá-lo, e não precisa se preocupar com um snack vencido tão rapidamente.

Os petiscos para cachorro podem ter diferentes formatos e sabores

Petisco de cachorro: o clássico biscoitinho pode ter diferentes sabores

O que mais chama a atenção na hora de escolher um petisco para cães é que tem uma variedade muito grande de sabores, texturas e formatos. Biscoitos, bifinhos, sticks, patê… são muitas opções! Mas o que realmente chama a atenção dos pets é o paladar. Alguns snacks são baseados em proteínas - como os biscoitos sabor frango - e outros são feitos a partir de outros ingredientes, como os biscoitinhos de banana e leite.

E por falar em biscoitos, você sabe como ele é feito? Ele é um snack para cachorro assado que normalmente tem cereais integrais como ingrediente principal. Para quem se preocupa com a qualidade, existem marcas que ainda contam com um mix de antioxidantes, vitaminas e minerais na formulação. Além disso, alguns fabricantes não fazem o uso de corantes artificiais no produto - o que é uma grande vantagem para o seu peludinho!  

Além de diferentes sabores de frango (como frango e leite ou frango cenoura e espinafre), existem biscoitinhos também pode ser de carne com cenoura, tortinha de maçã ou até um mix de frutas (apenas com as frutas que cachorro pode comer, claro). A quantidade de calorias por unidade pode variar bastante, mas normalmente fica entre 9kcal a 85 kcal (dependendo do porte e idade do animal).

Existem petiscos para cachorro que ajudam a limpar os dentes?

Assim como existem alimentos que ajudam a limpar os dentes do cachorro, também existem petiscos apropriados para isso. Eles funcionam da seguinte maneira: são snacks de textura porosa e/ou “arestas” limpadoras que, além de massagear a gengiva, causam um atrito que auxilia na remoção da placa bacteriana. Dessa forma, os petiscos ajudam a “limpar” os dentes do animal, mas não substituem uma boa escovação com creme dental e escova de dente - cuidado que deve ser feito pelo menos três vezes por semana. 

É comprovado que esse tipo de petisco de cachorro ajuda a reduzir o acúmulo de cálculo dentário (tártaro) e a limpar a superfície dos dentes. Além disso, eles têm a quantidade ideal de calorias para uso diário. Vale destacar que, assim como os biscoitos, também existem petiscos para cães deste segmento que não contêm corantes nem aromatizantes artificiais. 

Bifinho é um dos petiscos para cães que mais fazem sucesso

Para quem procura um bom petisco, cachorro certamente vai se interessar bastante pelo bifinho! Os cães simplesmente amam esse tipo de snack, e não é por menos: ele, de fato, é muito apetitoso para os pets por causa da sua composição. Com alta palatabilidade, o bifinho para cachorro normalmente é feito com mais proteína de frango ou de boi. 

O bifinho de carne e o bifinho de frango são alguns que fazem muito sucesso, mas também é possível encontrar o snack em outros sabores, como o bifinho de picanha e de linguicinha. Na hora de comprar o melhor petisco para cães, uma dica é optar por marcas confiáveis e bem posicionadas no mercado, evitando produtos de procedência duvidosa para não pôr em risco a saúde do seu aumigo. 

A quantidade diária de petisco para cães vem indicada na embalagem do produto
A quantidade diária de petisco para cães vem indicada na embalagem do produto

Também é importante consultar um veterinário de confiança antes de incluir o bifinho na dieta do seu pet. Embora seja ótimo para cães saudáveis, esse petisco de cachorro não costuma ser muito indicado para animais obesos ou com problemas de saúde pré-existentes, como doenças renais ou cardíacas. 

A escolha do petisco para cães deve atender à faixa etária do animal

Assim como existe ração para para diferentes fases de vida do animal, também existe petisco para cachorro filhote, adulto e idoso. Essa recomendação pode ser encontrada na embalagem do produto, e é um critério importante para não errar na hora de adquirir um pacote de snacks. O mesmo vale para o tamanho do cachorro: alguns produtos são formulados especificamente para mini cachorros e animais de pequeno porte; enquanto outros são destinados para cachorros de médio e grande porte. Sempre observe a indicação do petisco para cães!

Como incluir o petisco de cachorro na rotina do seu aumigo?

Se você tem um cachorro, o petisco é uma ótima maneira de chamar a atenção dele e de estreitar a relação com o seu amigo. Os cães simplesmente não resistem aos snacks e adoram receber esse tipo de recompensa durante o adestramento ou nas horas de lazer. Ele pode ser usado durante brincadeiras ou até associados a algum brinquedo específico. 

Há vários tipos de brinquedos interativos para cachorro que vêm com um espaço interno para armazenar petiscos, e o objetivo do doguinho será descobrir como acessar ou liberar snacks. A bola recheada é um exemplo disso, mas também existem outros acessórios como o tapete interativo e o quebra-cabeça para cachorro. Além de proporcionar muita diversão para os bichinhos, essa também é uma maneira de estimular a cognição do pet.

E por falar em habilidades cognitivas, por que não usar o petisco de cachorro como um reforço positivo durante os treinamentos? A maioria dos cães responde bem a esse tipo de estímulo, então é uma ótima maneira de botar em prática alguns truques, como ensinar o cachorro a sentar, dar a pata e deitar. 

4 dicas para escolher o melhor petisco para cachorro

1) Esteja atento à procedência e qualidade do produto. É sempre bom apostar em marcas que já são reconhecidas no mercado para evitar qualquer problema. 

2) Dê preferência a petiscos para cães sem corantes artificiais. Os corantes são ricos em sódio e outros compostos químicos, por isso uma dica é optar por snacks sem esses componentes.

3) Texturas porosas e crocantes são bem-vindas! Elas ajudam a manter a saúde bucal do animal, além de serem muito apreciadas pelos peludinhos.

4) Descubra qual o petisco de cachorro favorito do seu cãozinho. É claro que é bom variar o cardápio do animal sempre que possível, mas certamente tem um snack que seu cachorrinho ama de paixão e sempre pede mais!

Redação: Juliana Melo

Edição: Luana Lopes
 

Faz mal dar calmante para cachorro? O vet do meu cãozinho disse que somente nessas situações é recomendado o uso

Você já se perguntou em algum momento se pode dar calmante para cachorro? Tem tutores que procuram o medicamento para lidar com o co...

O que acontece se um cachorro grande cruzar com uma cadela pequena?

O cruzamento de cachorro faz parte do comportamento natural e instintivo desses animais. Os machos estão sempre prontos e disponívei...

Alimentação

Veja o motivo desta comida ser considerada a pior de todas para a saúde do seu cachorro

Nem tudo que a gente come é liberado para os cães. Alguns alimentos, inclusive, são considerados bastante tóxicos e prejudiciais par...

Raças

Cachorro inteligente: essas são as raças que vão se sair melhor nas aulas de adestramento, segundo especialistas

A inteligência canina não pode ser subestimada e nem comparada com a humana. Afinal, estamos falando de duas espécies bem diferentes...

Faz mal dar calmante para cachorro? O vet do meu cãozinho disse que somente nessas situações é recomendado o uso

Você já se perguntou em algum momento se pode dar calmante para cachorro? Tem tutores que procuram o medicamento para lidar com o co...

Gato não acredita no que vê quando percebe que seus humanos arrumaram um jeito de vigiar sua intimidade

A câmera para monitorar pet é um ótimo investimento para os tutores que passam muito tempo fora de casa, mas estão sempre preocupado...

Por que os gatos saem correndo depois de usar a caixa de areia? Um dos motivos pode ter a ver com instinto selvagem

Bastante higiênicos, os felinos se acostumam desde cedo a usar a caixa de areia para gatos. Para eles, é algo totalmente natural e q...

O que acontece se um cachorro grande cruzar com uma cadela pequena?

O cruzamento de cachorro faz parte do comportamento natural e instintivo desses animais. Os machos estão sempre prontos e disponívei...

Ver todas