Alimentação animal

Gato pode comer morango?

Publicado - 13 Dezembro 2025 - 22h28

Atualizado - 13 Dezembro 2025 - 22h42

Foto de Adriana Douglas - Redatora

Adriana Douglas / Redatora

Jornalista formada desde 2010 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, sou especialista na cobertura de temas diversos, que vão de saúde a estilo de vida, passando pelo universo pet em muitas ocasiões. Os animais, inclusive, são uma das minhas grandes paixões na vida, sendo que um sonho meu é abrir um santuário de animais junto com meu irmão veterinário, onde eu possa cuidar e dar muito carinho a todo tipo de bicho.

Sou uma gateira assumida: meu primeiro gatinho, Nano, chegou em casa quando eu tinha uns 5 anos de idade. Ele foi um gato cheio de personalidade, todo branco, de olhos amarelos, que viveu quase 18 anos. Depois, vieram outros três: Neno (“sialata” muito amoroso e bonzinho), Nino (dengoso, mas meio nervosinho) e Nina (uma gata tricolor medrosa, que adora dormir dentro dos armários).

Em 2018, uma gatinha de rua resolveu “adotar” a família do meu marido e passou a morar com meus sogros. Chamada Tigrinha (por causa do seu pelo), ela é de longe a gata mais amorosa, mansa e dengosa que existe. Essa gatinha, que nasceu com o rabinho curto, teve duas ninhadas de gatinhos conosco. Dos 9 filhotes, acabei ficando com dois: Milk (um macho preto e branco rajado peludão) e Shake (uma fêmea tricolor com “luvinhas” brancas). São meus “Pururucos”, meus filhos mansinhos e dengosos.

Eu poderia passar horas falando sobre gatos e toda espécie de bicho (também já resgatei uma calopsita na rua, que virou pet do meu irmão). E é por isso mesmo que é uma grande satisfação ser colaboradora do Patas da Casa!

• Filme com animal preferido: “A Dama e o Vagabundo”
• Uma raça de cachorro: Labrador
• Uma raça de gato: Vira-lata
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os filhotes de cachorro normalmente choram porque sentem saudade da mãe e dos seus irmãos.
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatos afofam as cobertas e os humanos por uma lembrança do que faziam quando filhotes durante a amamentação.
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Raças de gatos e cachorros
• Um aprendizado: Os animais são excelentes companhias e parceiros fiéis para toda a vida!
• Nome de pet favorito: Meleca

Nem todo mundo imagina, mas a alimentação dos gatos pode ir muito além da ração seca e do sachê. Cada vez mais, os tutores buscam complementar o cardápio dos felinos com alimentos naturais, como frutas e legumes, seja para variar a dieta, estimular o paladar ou enriquecer a ingestão de nutrientes. No entanto, nem tudo o que é saudável para as pessoas é indicado para os pets.

Durante a época do morango, que no Brasil ocorre principalmente entre os meses de junho e setembro, essa dúvida se torna ainda mais comum – afinal, a frutinha vermelha é deliciosa e muito consumida pelos humanos. Mas será que o gato pode comer morango? A seguir, o Patas da Casa responde essa pergunta e ainda dá dicas de como oferecer frutas para gatos de forma segura. Confira!

Afinal, pode dar morango para o gato?

O morango não é tóxico para os felinos e pode ser oferecido com moderação. Apesar disso, é importante destacar que os gatos são carnívoros estritos, ou seja, sua alimentação deve ser baseada principalmente em proteínas de origem animal. Então, as frutas entram apenas como um complemento ocasional, nunca como parte principal da dieta.

Quais são os possíveis benefícios do morango para gatos?

Embora o organismo do gato não absorva os nutrientes das frutas da mesma forma que os humanos, o morango pode oferecer alguns benefícios indiretos. Por exemplo, o alto teor de água da fruta ajuda na hidratação, especialmente no caso de gatos que consomem pouca água.

Além disso, o morango é fonte de fibras, que podem auxiliar no funcionamento intestinal em pequenas quantidades, e tem uma boa porção de antioxidantes, que combatem os radicais livres e promovem a saúde geral. Sem contar que a fruta também é pouco calórica, tornando-se uma opção mais leve de petisco natural para gatos.

Gato branco mordendo pedaço de melão
Além do morango, os gatos podem comer outras frutas, como melancia, melão e maçã

Como oferecer morango para gatos de forma segura

Quando bem higienizado e servido da forma correta, o morango pode ser um agrado pontual, desde que o gato aceite o sabor e não apresente reações adversas. Para evitar riscos, alguns cuidados são indispensáveis, como:

  • Lavar bem o morango para remover resíduos de agrotóxicos
  • Retirar folhas e talos, que não devem ser consumidos
  • Oferecer em pequenos pedaços, evitando engasgos
  • Nunca adicionar açúcar, mel, chocolate ou qualquer outro ingrediente
  • Observar o gato após o consumo para identificar possíveis sinais de intolerância, como vômito ou diarreia

Caso ocorra qualquer reação, o ideal é suspender a oferta da fruta e procurar orientação veterinária o quanto antes.

Frutas que gato pode comer além do morango

Fora o morango, outras frutas também são consideradas seguras para gatos quando oferecidas com moderação e preparo adequado. As opções mais comuns são maçã (sem casca e sem sementes); banana (em pequenas quantidades); melancia (sem sementes e sem casca), mamão (em pedaços pequenos); melão (sem sementes e sem casca) e pera (sem sementes). Todas devem ser oferecidas ocasionalmente e nunca substituir a alimentação balanceada própria para felinos.

Alimentos naturais na rotina do gato: quando essa prática é benéfica?

A introdução de alimentos naturais na dieta do gato, como frutas e alguns legumes, pode ser positiva para estimular o paladar, enriquecer a alimentação e aumentar a ingestão de água. No entanto, essa prática só deve ser iniciada com a orientação de um médico-veterinário, especialmente no caso de gatos com doenças pré-existentes.

Os tutores também devem ter em mente que nem todo alimento natural é seguro para gatos e a base da alimentação dos pets deve ser a ração ou a dieta formulada por um especialista. Ou seja, antes de oferecer qualquer coisa diferente para o gato comer, consulte um profissional!

Atenção: essas são as frutas e outros alimentos proibidos para gatos

Por fim, vale conhecer alguns alimentos comuns na dieta humana que são perigosos para os felinos e devem ser evitados a todo custo. Entre as frutas proibidas para gatos estão: açaí; limão; kiwi; laranja; carambola; uva e uva-passa; e abacate. Outros itens que não podem ser oferecidos aos pets são cebola e alho, chocolate e alimentos temperados, adoçados ou industrializados. Ter atenção a esses itens é fundamental para a segurança e o bem-estar dos animais.

Alimentação

Gato pode comer morango?

Nem todo mundo imagina, mas a alimentação dos gatos pode ir muito além da ração seca e do sachê. Cada vez mais, os tutores buscam co...

Cachorro

Decoração de Natal: 8 cuidados para não colocar os pets em risco

Quando vai chegando dezembro, muita gente começa a tirar os enfeites de Natal do armário para deixar a casa toda no clima festivo de...

Cuidados

Por que alguns gatos tem remela bem escura? Veja como limpar os olhos dos felinos corretamente

A presença de remela no olho do gato é algo bastante comum no dia a dia dos felinos. Assim como acontece com os humanos, os bichanos...

Alimentação

Pode congelar sachê para gatos?

Oferecer sachê para gatos é uma ótima maneira de complementar a dieta desses pets. Isso porque, além de aumentar a palatabilidade da...

Cachorro

Por que alguns cachorros babam tanto e o que fazer para evitar?

A salivação é um processo natural no organismo do cachorro e está diretamente ligada à digestão, à saúde da boca e até à forma como ...

Alimentação

Gato pode comer morango?

Nem todo mundo imagina, mas a alimentação dos gatos pode ir muito além da ração seca e do sachê. Cada vez mais, os tutores buscam co...

Cachorro

Decoração de Natal: 8 cuidados para não colocar os pets em risco

Quando vai chegando dezembro, muita gente começa a tirar os enfeites de Natal do armário para deixar a casa toda no clima festivo de...

Cachorro

8 curiosidades sobre a raça Boxer que poucos tutores conhecem

O Boxer é um cachorro conhecido pelo porte atlético, pela expressão marcante e pelo temperamento extremamente afetuoso. Originário d...

Ver todas
Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar. Quiz
Saiba mais
Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?