Gato

10 sinais de que seu gato te considera a "mãe" dele

Publicado - 01 Fevereiro 2024 - 18h52

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Foto da Laura Furtado - Redatora

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

É cada vez mais comum ouvir alguém se identificar como mãe de gato hoje em dia. Existe até uma corrente circulando de que “mãe de gato também é mãe”. O amor genuíno por esses pets está sempre crescendo, mas será que os gatos realmente consideram os humanos como suas mães? Apesar da fama de serem frios e distantes, os gatos selecionam sua pessoa favorita e a elegem como uma figura materna.

Eles enxergam esse sortudo como fonte de segurança, abrigo, comida e companheirismo. Além disso, possuem um jeitinho bem particular de mostrar que você foi escolhido. Veja a seguir 10 sinais disso e entenda de uma vez por todas como os gatos dizem eu te amo para os tutores que consideram como mãe!

1) Os felinos têm um jeitinho especial de miar para quem é mãe de gato 

Os miados de gato são uma das várias maneiras que o felino tem de expressar o que sente! Na verdade, os gatos são animais muito mais vocais com humanos do que com outros felinos, como se fosse uma adaptação comportamental para ajudar na comunicação com a gente.

Imagem Quiz:Quem é o dono da casa? Você ou o seu gato? Faça o quiz e descubra!

Quem é o dono da casa? Você ou o seu gato? Faça o quiz e descubra!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

Quando o felino te considera uma mãe de gato, é normal que eles vocalizam com maior frequência, como se ele estivesse conversando com você. Contudo, um miado em específico chama a atenção:  gatos miando como bebê. Esse miado, mais agudo e mais suave do que o normal, é uma maneira do felino chamar a atenção do tutor. 

2) As lambidas são um forte sinal do amor de gato

O gato lambendo o dono pode causar um pouco de aflição devido a língua áspera do felino, mas esse comportamento é a maneira que ele tem de expressar o carinho que sente por você. Os gatos filhotes recebem muitas lambidas da mãe felina, então eles entendem esse gesto como algo positivo e tentam reproduzi-lo no tutor.

Além disso, como esses animais valorizam muito a autolimpeza felina, as lambidas no tutor podem ser entendidas como uma maneira do gatinho retirar sujeiras dele. 

3) Os gatinhos gostam de dormir junto da "mãe" deles

Os gatos gostam de dormir com o dono porque enxergam nele a segurança que precisam para relaxar. Quando estão dormindo, os felinos se sentem vulneráveis, então se ele escolheu dormir coladinho com a tutora, é porque com certeza confia nela. É como se a mãe de gato fosse a companheira de sono perfeita para o pet. 

4) Se o seu pet te segue pela casa, é porque te considera como mãe

Os felinos são animais bem mais independentes do que os cachorros, prezam pelo espaço e pelo próprio tempo. Mas então o que significa um gato seguindo o dono pela casa? Os felinos são capazes de criar fortes vínculos emocionais com os tutores e buscam estar sempre próximos quando tem a oportunidade. Por isso não é tão incomum um gatinho seguindo sua mamãe humana pela casa. 

5) O "amassar pãozinho" no seu colo é um sinal de que o bichano te vê como mãe de gato

O gato amassando pãozinho é uma forma de expressar prazer e felicidade. Se ele faz isso em você, é sinal de apego profundo. Essa é uma forma do felino expressar o seu amor de gato e mostrar o quanto você é especial para ele. Esse comportamento foi herdado da infância, quando o gato mamava na mãe, e demonstra que o felino está se sentindo bem e seguro.

6) Se você faz carinho no pet e ele ronrona, é um bom sinal

O ronronar dos gatos ao lado do tutor pode indicar que o felino está feliz. Se ele ronrona quando você o acaricia ou quanto está perto de você, significa que ele gosta da sua presença e que se sente confortável ao seu lado. No entanto, lembre-se que nem sempre o gato ronronando é uma demonstração de amor. Ela também pode indicar um gato com dor ou com fome, mas costuma vir acompanhado de uma postura corporal negativa no pet, com orelhas para baixo ou se escondendo.
 

Felino sentado no colo da mãe de gato
O amor de gato está nos pequenos detalhes do convívio com o pet

7) A mãe de gato pode ganhar algumas "mordidinhas" de afeto 

Quando pensamos em uma mordida de gato, logo associamos a algo negativo. Contudo, nem sempre uma mordida pode representar algo ruim. Mordidas leves e fracas, por exemplo, são uma forma dos felinos demonstrarem afeto. Essa mordida, no entanto, é diferente de uma mordida de medo, que pode machucar. Mesmo sendo meio estranho, esse é um sinal de que o gato te ama

8) Se o pet já sabe sua rotina de cor, é porque ele te enxerga como a mãe dele

Se o gato observa suas atividades diárias  e presta atenção na sua rotina, com certeza ele te considera como mãe. Os gatos são animais que não “gastam” energia quando não há recompensa. Ou seja, dificilmente eles fazem algo sem esperar algo em troca. Mas se o seu felino memoriza a hora que você chega, que você deita, que você se alimenta e faz questão de te acompanhar, com certeza ele te ama.

9) Deitar no colo é algo que só costuma acontecer com a mãe de gato

Se você é a pessoa favorita do seu gato, provavelmente ele vai tentar dormir no seu colo. O colo do tutor é considerado um lugar seguro para o felino relaxar e descansar, além de ser uma maneira dele poder ficar próximo de quem considera mãe. Se ele tem esse hábito, é porque confia e se sente bem ao seu lado. 

10) A mãe de gato costuma ganhar alguns presentes "inusitados"

Diferente dos humanos, o felino não pode comprar flores e chocolates para demonstrar que te ama. Ao invés disso, ele busca presentear a mãe de uma maneira mais criativa e cheia de significado: caçando presas. Os gatos levam “presentes” para os donos, como baratas, folhas e outros objetos, para mostrar que eles são importantes na vida deles. Esse é um outro comportamento felino que foi herdado da relação entre mamãe gata e filhote na infância. 

Perguntas comuns sobre o amor de gato

Como o gato demonstra que te ama?

Os gatos demonstram que amam uma pessoa através de alguns comportamentos, como as lambidas no dono. Para ter certeza de que o gato te ama, basta observar com atenção como ele se comporta ao seu lado. Se ele apresenta na maioria das vezes uma postura relaxada e feliz é porque ele provavelmente te ama. 

Como o gato sabe quem é seu dono?

Os gatos são animais observadores e apegados com a rotina do dia a dia. Se é você que limpa a caixa de areia para gatos, troca comida, põe água, leva o animal para consultas veterinárias e ainda distribui muito carinhos, ele entende que você é a mãe de gato dele. 

Por que o gato adota uma pessoa? 

Os gatos escolhem seus donos, mas de uma maneira bem diferente dos cachorros. Os felinos enxergam os tutores como seres iguais a ele, apenas maiores no quesito altura. Por isso eles não mudam sua rotina para se adaptar ao dia a dia do tutor.

Cuidados

Nem levar na viagem, nem deixar na casa de amigos: essa é a melhor opção para o seu gato quando for viajar

Nessa época do ano, muitas famílias costumam viajar. Mas, para quem é tutor de um gatinho, o planejamento da viagem também inclui sa...

Adote um animal

Será que seu gato está pronto pra ganhar um irmão? 6 sinais de que uma segunda adoção pode ser uma boa ideia

Adotar gato é uma decisão que envolve ainda mais responsabilidade e muito planejamento quando você já tem um outro gatinho em casa. ...

Cachorro

8 truques divertidos e fáceis para ensinar ao seu cachorro filhote ou adulto

O adestramento de cães até parece um bicho de sete cabeças, mas não é. Na verdade, treinar um cãozinho pode ser fácil e super divert...

Cuidados

Por que seu gato preto deve ser protegido nesta sexta-feira 13?

A sexta-feira 13 vem acompanhada de várias superstições, e uma delas envolve justamente o gato preto. Esses bichanos, que já sofrem ...

Cuidados

Nem levar na viagem, nem deixar na casa de amigos: essa é a melhor opção para o seu gato quando for viajar

Nessa época do ano, muitas famílias costumam viajar. Mas, para quem é tutor de um gatinho, o planejamento da viagem também inclui sa...

Cachorro

Cães de Chernobyl passam por mutações decorrentes da radiação e características "estranhas" chocam cientistas

Décadas após o desastre nuclear de Chernobyl, cientistas fizeram uma descoberta surpreendente: os descendentes dos animais que sobre...

Cachorro

Banho em cachorro em casa com efeito de pet shop: foi com essa dica de um tosador que consegui economizar mais de R$100 por mês

Dar banho em cachorro em casa pode ser uma tarefa desafiadora, mas ao mesmo tempo é uma ótima maneira de economizar um dinheirinho n...

Cachorro

O que NÃO fazer com seu cachorro em 2025: 7 hábitos que não devem te acompanhar no próximo ano (verificado por especialistas)

Cuidar de cachorro é um compromisso que exige dedicação, carinho e responsabilidades ao longo de toda a vida do animal. No entanto, ...

Ver todas