É cada vez mais comum ouvir alguém se identificar como mãe de gato hoje em dia. Existe até uma corrente circulando de que “mãe de gato também é mãe”. O amor genuíno por esses pets está sempre crescendo, mas será que os gatos realmente consideram os humanos como suas mães? Apesar da fama de serem frios e distantes, os gatos selecionam sua pessoa favorita e a elegem como uma figura materna.

Quem é o dono da casa? Você ou o seu gato? Faça o quiz e descubra!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Eles enxergam esse sortudo como fonte de segurança, abrigo, comida e companheirismo. Além disso, possuem um jeitinho bem particular de mostrar que você foi escolhido. Veja a seguir 10 sinais disso e entenda de uma vez por todas como os gatos dizem eu te amo para os tutores que consideram como mãe!

1) Os felinos têm um jeitinho especial de miar para quem é mãe de gato 

Os miados de gato são uma das várias maneiras que o felino tem de expressar o que sente! Na verdade, os gatos são animais muito mais vocais com humanos do que com outros felinos, como se fosse uma adaptação comportamental para ajudar na comunicação com a gente.

Quando o felino te considera uma mãe de gato, é normal que eles vocalizam com maior frequência, como se ele estivesse conversando com você. Contudo, um miado em específico chama a atenção:  gatos miando como bebê. Esse miado, mais agudo e mais suave do que o normal, é uma maneira do felino chamar a atenção do tutor. 

2) As lambidas são um forte sinal do amor de gato

O gato lambendo o dono pode causar um pouco de aflição devido a língua áspera do felino, mas esse comportamento é a maneira que ele tem de expressar o carinho que sente por você. Os gatos filhotes recebem muitas lambidas da mãe felina, então eles entendem esse gesto como algo positivo e tentam reproduzi-lo no tutor.

Além disso, como esses animais valorizam muito a autolimpeza felina, as lambidas no tutor podem ser entendidas como uma maneira do gatinho retirar sujeiras dele. 

3) Os gatinhos gostam de dormir junto da "mãe" deles

Os gatos gostam de dormir com o dono porque enxergam nele a segurança que precisam para relaxar. Quando estão dormindo, os felinos se sentem vulneráveis, então se ele escolheu dormir coladinho com a tutora, é porque com certeza confia nela. É como se a mãe de gato fosse a companheira de sono perfeita para o pet. 

4) Se o seu pet te segue pela casa, é porque te considera como mãe

Os felinos são animais bem mais independentes do que os cachorros, prezam pelo espaço e pelo próprio tempo. Mas então o que significa um gato seguindo o dono pela casa? Os felinos são capazes de criar fortes vínculos emocionais com os tutores e buscam estar sempre próximos quando tem a oportunidade. Por isso não é tão incomum um gatinho seguindo sua mamãe humana pela casa. 

5) O "amassar pãozinho" no seu colo é um sinal de que o bichano te vê como mãe de gato

O gato amassando pãozinho é uma forma de expressar prazer e felicidade. Se ele faz isso em você, é sinal de apego profundo. Essa é uma forma do felino expressar o seu amor de gato e mostrar o quanto você é especial para ele. Esse comportamento foi herdado da infância, quando o gato mamava na mãe, e demonstra que o felino está se sentindo bem e seguro.

6) Se você faz carinho no pet e ele ronrona, é um bom sinal

O ronronar dos gatos ao lado do tutor pode indicar que o felino está feliz. Se ele ronrona quando você o acaricia ou quanto está perto de você, significa que ele gosta da sua presença e que se sente confortável ao seu lado. No entanto, lembre-se que nem sempre o gato ronronando é uma demonstração de amor. Ela também pode indicar um gato com dor ou com fome, mas costuma vir acompanhado de uma postura corporal negativa no pet, com orelhas para baixo ou se escondendo.

 

Felino sentado no colo da mãe de gato

7) A mãe de gato pode ganhar algumas "mordidinhas" de afeto 

Quando pensamos em uma mordida de gato, logo associamos a algo negativo. Contudo, nem sempre uma mordida pode representar algo ruim. Mordidas leves e fracas, por exemplo, são uma forma dos felinos demonstrarem afeto. Essa mordida, no entanto, é diferente de uma mordida de medo, que pode machucar. Mesmo sendo meio estranho, esse é um sinal de que o gato te ama

8) Se o pet já sabe sua rotina de cor, é porque ele te enxerga como a mãe dele

Se o gato observa suas atividades diárias  e presta atenção na sua rotina, com certeza ele te considera como mãe. Os gatos são animais que não “gastam” energia quando não há recompensa. Ou seja, dificilmente eles fazem algo sem esperar algo em troca. Mas se o seu felino memoriza a hora que você chega, que você deita, que você se alimenta e faz questão de te acompanhar, com certeza ele te ama.

9) Deitar no colo é algo que só costuma acontecer com a mãe de gato

Se você é a pessoa favorita do seu gato, provavelmente ele vai tentar dormir no seu colo. O colo do tutor é considerado um lugar seguro para o felino relaxar e descansar, além de ser uma maneira dele poder ficar próximo de quem considera mãe. Se ele tem esse hábito, é porque confia e se sente bem ao seu lado. 

10) A mãe de gato costuma ganhar alguns presentes "inusitados"

Diferente dos humanos, o felino não pode comprar flores e chocolates para demonstrar que te ama. Ao invés disso, ele busca presentear a mãe de uma maneira mais criativa e cheia de significado: caçando presas. Os gatos levam “presentes” para os donos, como baratas, folhas e outros objetos, para mostrar que eles são importantes na vida deles. Esse é um outro comportamento felino que foi herdado da relação entre mamãe gata e filhote na infância. 

Perguntas comuns sobre o amor de gato

Como o gato demonstra que te ama?

Os gatos demonstram que amam uma pessoa através de alguns comportamentos, como as lambidas no dono. Para ter certeza de que o gato te ama, basta observar com atenção como ele se comporta ao seu lado. Se ele apresenta na maioria das vezes uma postura relaxada e feliz é porque ele provavelmente te ama. 

Como o gato sabe quem é seu dono?

Os gatos são animais observadores e apegados com a rotina do dia a dia. Se é você que limpa a caixa de areia para gatos, troca comida, põe água, leva o animal para consultas veterinárias e ainda distribui muito carinhos, ele entende que você é a mãe de gato dele. 

Por que o gato adota uma pessoa? 

Os gatos escolhem seus donos, mas de uma maneira bem diferente dos cachorros. Os felinos enxergam os tutores como seres iguais a ele, apenas maiores no quesito altura. Por isso eles não mudam sua rotina para se adaptar ao dia a dia do tutor.