Gato

10 perguntas e respostas sobre o sachê para gatos

Publicado - 13 Novembro 2023 - 16h00

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Foto da Amanda Lopes - Médica Veterinária

Amanda Lopes / Médica Veterinária

CRMV - RS 11483

Médica Veterinária formada na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) RS, em 2010 | Atua como Representante de Informação Veterinária na Nestlé Purina Brasil, onde trabalha desde 2014.

Foto da Laura Furtado - Redatora

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

O sachê para gatos faz o maior sucesso entre os bichanos, conhecidos pelo paladar exigente e seletivo. Esse tipo de alimento é feito justamente para atrair a atenção dos gatos pelo sabor e cheiro quase irresistíveis. Porém, muitos tutores têm dúvidas em como oferecer o sachê para gatos de maneira segura e adequada. Será que pode dar sachê para gatos todos os dias? Qualquer gato pode comer sachê? O Patas da Casa listou 10 perguntas e respostas sobre o sachê de gatos para acabar de uma vez por todas com as incertezas dos tutores. Vem conferir!

1) Por que incluir o sachê na alimentação dos gatos?

Diferente dos petiscos para gatos que servem como agrados e não podem ser a base da alimentação, os sachês na versão alimento completo são super bem vindos na dieta felina - e inclusive podem substituir a ração seca nas refeições. A ração úmida para gatos é composta por 80% de água, um fator muito importante para manter a hidratação adequada dos gatos, que não costumam beber água suficiente e podem adoecer por conta disso. Por ter uma textura macia e um sabor mais atraente, o sachê para gato incentiva o consumo, proporcionando uma dieta equilibrada.

2) Pode dar sachê para gato todos os dias?

Muitos tutores têm dúvidas se pode dar sachê para gatos todo dia ou quantas vezes na semana pode dar sachê para gato sem prejudicar a saúde. A boa notícia é que eles podem ser oferecidos diariamente para o pet. O sachê de gato não é um vilão e oferece alguns benefícios ao bichano. O importante é saber a quantidade ideal de acordo com o peso e tamanho de cada gatinho para evitar sobrepeso. Os tutores também se perguntam se pode dar sachê de cachorro para gato, mas esse hábito não é recomendado para o felino, pois o nível nutricional dos alimentos são diferentes para cada espécie e pode causar danos à saúde do gato.

Imagem Quiz:Sachê para gatos: qual o nível de amor do seu bichano por ração úmida?

Sachê para gatos: qual o nível de amor do seu bichano por ração úmida?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

3) Qual a diferença entre sachê para gatos e ração seca?

A principal diferença entre o sachê e a ração para gato está na textura, umidade e composição dos produtos. Enquanto o sachê é rico em líquidos, a ração seca quase não possui água em sua formulação. Embora a textura dos sachês seja mais apreciada pelos felinos, alguns gatinhos podem preferir a crocância da ração seca. Mas será que o sachê para gatos pode substituir a ração seca? A resposta é sim, pois a maioria dos sachês disponíveis hoje podem substituir totalmente a ração seca, mas é preciso se certificar de que no rótulo do produto esteja a informação "alimento completo”.

4) Qual o melhor sachê para gatos?

Descobrir qual o melhor sachê para gatos vai depender de como o alimento será oferecido para o bichano. Se for apenas como um petisco para gato, o ideal é sempre checar o rótulo. Se você deseja oferecer apenas a ração úmida como base da dieta do pet, escolha as que tenham a indicação “alimento completo” na embalagem, optando por opções que sejam mais nutritivas e que respeitem as especificidades de cada animal, como idade e questões de saúde.

5) Pode dar sachê para gatos filhotes?

A alimentação do filhote de gato precisa de alguns cuidados especiais, começando por escolher produtos que atendam às necessidades específicas do filhote. Em relação às rações úmidas, não há com o que se preocupar: pode dar sachê para gatos filhotes. O importante é se atentar a especificação de idade do felino, ou seja, comprar o sachê para gatos filhotes. Além disso, se atente às quantidades recomendadas para não provocar déficit nutricional e nem sobrepeso.

gato filhote cheirando o sachê
O sachê para gato filhote está liberado!

6) Como armazenar sachê para gatos?

Saber como armazenar a ração de gato corretamente, especialmente os sachês, é fundamental para conservar o produto e evitar a proliferação de microorganismos que podem contaminar o alimento e afetar a saúde do gato. Antes de ser aberta, os sachês precisam ficar guardados em um lugar fresco, seco e sem exposição ao sol. Depois de aberto, mantenha a embalagem na geladeira por até 48 horas.

7) Como servir o sachê para gatos? 

É comum tutores se perguntarem a melhor forma de servir o sachê. O gato pode se alimentar só dos sachês? Pode misturar a ração seca com o sachê para gatos? No pet shop, você encontrará dois tipos de sachê para gatos disponíveis e é importante olhar atentamente o rótulo. O primeiro é o sachê que funciona como petiscos, enquanto o segundo é um alimento completo para o felino. No segundo caso, o nível nutricional se assemelha muito ao da ração seca, por isso pode ser a base da alimentação do gato, servindo como uma refeição completa - com o benefício extra de conter mais água do que o alimento seco e, portanto, hidratar mais o pet. Não é recomendado misturar o sachê completo com a ração seca para não ocorrer um desequilíbrio nutricional.

8) O sachê é liberado para todos os gatos?

Em geral, a maioria dos felinos podem comer sachê sem nenhum problema, desde que o produto respeite a necessidade do pet. Ou seja, um gato idoso, por exemplo, precisa ingerir sachês que atendem as necessidades nutricionais desta faixa-etária, que é diferente do que os adultos e filhotes precisam para se manterem saudáveis. Agora, se o gatinho tiver algum problema de saúde, conversar com um veterinário é fundamental para escolher a melhor opção para o felino. No caso de alergia alimentar em gatos, é fundamental escolher opções hipoalergênicas.

9) Sachê para gatos engorda?

O sachê para gatos engorda  ou é apenas um mito? De acordo com a veterinária Amanda Lopes, o gato obeso é resultado de uma alimentação excessiva e desbalanceada: “O peso não é determinado pelo tipo de alimento, mas sim pela quantidade que o pet consome. O gato tem capacidade estomacal de aproximadamente 46 gramas. Por isso, o volume oferecido de alimentos úmidos e secos deve ser limitado.”  Ou seja, não é o sachê que vai engordar o felino, mas a quantidade dele e de outros alimentos que são oferecidos para o bichano.

10) Por que o sachê para gato é tão amado?

Existem vários fatores que explicam porque os felinos amam tanto a ração úmida. Dentre eles, podemos destacar o sabor super atrativo para o paladar felino, devido especialmente aos pedacinhos de proteína que imitam a textura e sabor de uma possível “presa”. O cheiro do alimento super agrada os felinos, o que explica porque eles ficam loucos quando o tutor abre o sachê.

Cuidados

Nem levar na viagem, nem deixar na casa de amigos: essa é a melhor opção para o seu gato quando for viajar

Nessa época do ano, muitas famílias costumam viajar. Mas, para quem é tutor de um gatinho, o planejamento da viagem também inclui sa...

Adote um animal

Será que seu gato está pronto pra ganhar um irmão? 6 sinais de que uma segunda adoção pode ser uma boa ideia

Adotar gato é uma decisão que envolve ainda mais responsabilidade e muito planejamento quando você já tem um outro gatinho em casa. ...

Cuidados

Por que seu gato preto deve ser protegido nesta sexta-feira 13?

A sexta-feira 13 vem acompanhada de várias superstições, e uma delas envolve justamente o gato preto. Esses bichanos, que já sofrem ...

Adote um animal

Gato Persa: as 7 características mais surpreendentes da raça de gato, que é uma das mais populares que existem

O gato Persa é uma das raças mais populares que existem. Ele é adorado no mundo todo e é claro que isso não é à toa: a raça é linda,...

Cuidados

Nem levar na viagem, nem deixar na casa de amigos: essa é a melhor opção para o seu gato quando for viajar

Nessa época do ano, muitas famílias costumam viajar. Mas, para quem é tutor de um gatinho, o planejamento da viagem também inclui sa...

Cachorro

Cães de Chernobyl passam por mutações decorrentes da radiação e características "estranhas" chocam cientistas

Décadas após o desastre nuclear de Chernobyl, cientistas fizeram uma descoberta surpreendente: os descendentes dos animais que sobre...

Cachorro

Banho em cachorro em casa com efeito de pet shop: foi com essa dica de um tosador que consegui economizar mais de R$100 por mês

Dar banho em cachorro em casa pode ser uma tarefa desafiadora, mas ao mesmo tempo é uma ótima maneira de economizar um dinheirinho n...

Cachorro

O que NÃO fazer com seu cachorro em 2025: 7 hábitos que não devem te acompanhar no próximo ano (verificado por especialistas)

Cuidar de cachorro é um compromisso que exige dedicação, carinho e responsabilidades ao longo de toda a vida do animal. No entanto, ...

Ver todas