Adoção

"Quero adotar um cachorro": saiba onde procurar e como adaptar um cão abandonado na sua casa (e vida!)

 Adoção de cachorro: tudo o que você precisa saber antes de levar o seu novo amigo para casa!
Adoção de cachorro: tudo o que você precisa saber antes de levar o seu novo amigo para casa!

Não dá para negar: adotar cachorro é um verdadeiro ato de amor. Afinal, acolher um cãozinho abandonado pode mudar tanto a vida dele, que ganhará uma família, quanto a sua, que terá um amigo para todas as horas. Ainda assim, é preciso ter em mente que adotar requer uma série de responsabilidades e você precisa estar preparado para todas elas. Por isso, antes de tomar a decisão final, é sempre bom se planejar. Para te ajudar nesse momento, nós separamos um guia completo com tudo que você precisa saber na hora de adotar um cachorro filhote ou adulto. Dá uma olhada!

Quero adotar um cachorro! Como faço isso?

Se você está pensando em aumentar a família e abrir espaço para um amigo de quatro patas, é comum ter dúvidas sobre onde adotar um cachorro, seja ele filhote ou adulto. A boa notícia é que existem muitas maneiras de encontrar o seu grande amor peludo: anúncios em redes sociais, abrigos e protetores independentes, ongs e feirinhas de adoção. Nesses casos, você pode visitar os locais e, pessoalmente, escolher o cãozinho que faça o seu coração bater mais forte. Mas lembre-se: você pode encontrar cachorros de diferentes idades e cada um tem uma personalidade e história única. Por isso, antes de tomar a decisão final, é fundamental entender as necessidades e os cuidados que ele precisa, já que alguns podem precisar de mais dedicação e amor do novo tutor.

Antes de adotar cachorro, é preciso pensar nos custos que o seu amigo pode demandar

Ter um cachorro em casa é definitivamente uma das melhores experiências para os pais e mães de pet. Afinal, eles são carinhosos, divertidos e alegram a sua rotina. Mas, antes de adotar, é importante lembrar que o cãozinho de estimação pode ser uma grande mudança no seu estilo de vida, principalmente na parte financeira - então se prepare para todos os gastos para manter o cachorro. Além dos custos básicos com a alimentação - que deve ser adaptada de acordo com a idade do animal -, você vai precisar pagar por consultados no veterinário, vacinas e medicamentos. Nesse caso, investir em um plano de saúde para cachorro pode ser uma boa maneira de conciliar o seu orçamento com as necessidades do animal. Os objetos pessoais do seu amigo, como coleiras, brinquedinhos e potes de ração e água, também precisam entrar na lista. Por isso, antes de bater o martelo, é preciso colocar as contas no papel e analisar se é possível ou não arcar com um amigo de quatro patas.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Como seria o seu domingo perfeito?

Como você fica em um dia de chuva?

Como seria a viagem ideal nas férias?

Como você costuma encontrar os amigos?

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Como é a sua rotina matinal?

Como é a sua agenda no fim de semana?

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
     Adotar cachorro envolve muitas mudanças de orçamento e compromissos, mas também traz muito amor e alegria para a sua rotina
    Adotar cachorro envolve muitas mudanças de orçamento e compromissos, mas também traz muito amor e alegria para a sua rotina

    Mais Lidas

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
    Adote um animal

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

    Se você está pensando em ter um pinscher na sua vida pode estranhar a numeração que normalmente acompanha o nome da raça. O cachorro pinscher é conhecido por ser bem pequeno, mas ainda assim há variações de tamanho: as classificações 0, 1, 2 ou miniatura são super importantes para saber a dimensão aproximada do cãozinho. Além disso, pode ajudar muito na hora de decidir pelo seu novo melhor amigo.

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
    Adote um animal

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!

    Às vezes, a vontade de adotar um gatinho é tão grande que acabamos nos precipitando e não dando a devida atenção a alguns detalhes muito importantes, como o sexo do filhote. É muito normal achar que adotou uma fêmea e só depois descobrir que o gato, na verdade, é macho. Nós sabemos que não é nada fácil diferenciar o órgão genital do gato logo nos primeiros meses de vida do animal. Se você faz parte deste time, não se preocupe, isso é muito comum!

    Conheça as 10 raças de cachorro mais populares no Brasil!
    Adote um animal

    Conheça as 10 raças de cachorro mais populares no Brasil!

    Não há dúvidas de que os cachorros são os pets mais populares no Brasil. A fama de melhor amigo do homem não é à toa: 44,5% - ou seja, quase metade - dos lares têm pelo menos um cachorro no país, segundo a Faculdade de Medicina Veterinária da USP. Mas será que existe uma raça que é mais popular que as outras?

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)
    Adote um animal

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)

    O Yorkshire é um cãozinho muito popular nos lares brasileiros. Pequeno, fofo, esperto e bem brincalhão: companheirismo é uma característica marcante nesses mini-cães, ideais para apartamentos, famílias com crianças ou mesmo pessoas que moram sozinhas e querem um amigo fiel. O Yorkshire Terrier é reconhecido de longe pelas duas cores na pelagem, o tamanho e por sua característica única: as orelhas para cima. Quer saber tudo sobre o cachorro yorkshire? Então continue acompanhando a leitura!

    Encontrei um cachorro abandonado na rua. O que posso fazer?

    A presença de animais abandonados nas ruas é uma triste realidade no Brasil. Só neste ano, uma pesquisa revelou que 30 milhões de animais estão sujeitos todos os dias à maus-tratos, doenças e fome. Por isso, muitas vezes, ao encontrar um cachorro abandonado, o primeiro pensamento é adotá-lo. Mas, antes de levar o seu amigo para casa, é preciso saber como adaptá-lo ao novo lar e, principalmente, como cuidar bem dele. Para te ajudar nesta tarefa, separamos algumas dicas: 

    • Tenha calma ao se aproximar do cão: ao decidir adotar um animal abandonado, é preciso lembrar que ele pode se assustar com você e, consequentemente, se afastar. Por isso, antes de levá-lo para casa, o primeiro passo é conquistar a sua confiança. Comece aproximando-se do cão com calma e, assim que estiver perto, deixe que ele faça o contato final. Ofereça comida, chame-o usando uma voz suave e aguarde até o momento em que o cachorro esteja confortável com você.

    • Verifique se o cachorro possui alguma identificação: depois de se aproximar do animal, o segundo passo é verificar se ele possui alguma coleira com plaquinha de identificação. Muitas vezes, um cachorro vagando pelas ruas não está abandonado, mas sim perdido. Por isso, antes de adotá-lo, é importante certificar-se de que o cão não possui uma família.

    • Leve-o ao veterinário: ao resgatar um cachorro abandonado, é fundamental levá-lo a um veterinário para que o profissional faça um check-up. Dessa forma, é possível verificar se o seu novo amigo possui alguma doença ou ferimento que precise ser tratado antes de entrar em contato com outros animais saudáveis ou com a sua família. 

    • Prepare a sua casa: assim como acontece com qualquer mudança na sua vida, dividir o espaço de casa com um novo companheiro é algo que pede adaptações no lugar onde você mora e na sua rotina. Quem mora em apartamentos, por exemplo, deve instalar a tela de proteção em janelas e varandas para evitar acidentes. Outro ponto fundamental é separar o espaço do cachorro na casa. O cantinho exclusivo do seu pet deve reunir a caminha e os potes de água e ração. 

    • Ajude na adaptação do seu novo pet: é comum que nos primeiros dias e semanas o seu cachorrinho passe por um período de adaptação, e isso pode causar alguns sintomas de ansiedade, falta de apetite ou hábitos inesperados, como se esconder dos membros da família. Mas, não se preocupe, isso é normal! Assim como os humanos, os cães também podem sofrer com mudanças repentinas. Por isso, seja paciente e tente mostrar a ele todo o carinho e amor que puder. 

     Mudar a vida de um cachorrinho é uma das maiores vantagens da adoção
    Mudar a vida de um cachorrinho é uma das maiores vantagens da adoção

    Lembre-se: um cachorro viverá anos com você e merece os melhores cuidados!

    Se você chegou até aqui, certamente notou que adotar cachorro não é uma tarefa tão simples. Pets são como filhos e precisam de cuidados específicos para viverem felizes e saudáveis. Além das responsabilidades mensais, é importante levá-lo ao veterinário com regularidade e manter o calendário de vacinas sempre atualizado. Em troca, você terá um amigo companheiro, leal e carinhoso. Pense nisso!

    Redação: Úrsula Gomes

    Nomes para Pitbull: veja uma seleção com 150 nomes para a raça de cachorro

    Próxima matéria

    Nomes para Pitbull: veja uma seleção com 150 nomes para a raça de cachorro

    Roupa para cachorro: saiba quando usar e como ajudar seu cão a se adaptar!
    Cuidados

    Roupa para cachorro: saiba quando usar e como ajudar seu cão a se adaptar!

    Os cães se tornaram verdadeiros filhos para nós humanos. Por isso, alguns tutores fazem de tudo para oferecer o melhor para seus peludos, e isso vai de brinquedos e petiscos até roupa para cachorro. O acessório não é somente um mimo para o seu animal. Em lugares onde a temperatura está sempre mudando, a roupinha de cachorro é uma aliada para aliviar o frio e até prevenir doenças respiratórias. Quer saber como deixar o seu pet ainda mais fofo? Veja nossas dicas de como escolher roupa para cachorro e como adaptá-lo com o novo acessório.

    Quanto custa manter um cachorro? Um guia completo com a média de gastos mensais com um cão
    Adoção

    Quanto custa manter um cachorro? Um guia completo com a média de gastos mensais com um cão

    Ter um cachorro em casa é uma experiência incrível para mães e pais de pet, mas os momentos de alegria vêm acompanhados de muitas responsabilidades… e gastos (muitos gastos). Ração, vacina, brinquedos, remédios e veterinário são os principais custos que você precisa ter frequentemente com o animal. É justamente por isso que, antes de comprar ou adotar um pet, é preciso pensar nos gastos que isso vai demandar - e que devem entrar no orçamento da família. Para te ajudar a bater o martelo e decidir se consegue ou não arcar com um amigo de quatro patas, montamos um guia completo com uma média dos gastos que você provavelmente terá. Chega mais!

    Boston Terrier: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequena
    Pequenos

    Boston Terrier: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequena

    Para quem sempre sonhou em ter um cachorro de raça pequeno, o Boston Terrier é a companhia certa! Embora ele ainda seja muito confundido com o Bulldog Inglês, o cãozinho desta raça tem qualidades únicas e excepcionais. Amigáveis, brincalhões e com muita energia, os cachorros da raça Boston Terrier são muito fáceis de lidar no dia a dia e amam agradar seus tutores. Além disso, eles são super adaptáveis e conseguem conviver bem em praticamente qualquer lugar. 

    Dogue Alemão: origem, porte, saúde, temperamento... saiba tudo sobre a raça de cachorro gigante
    Grandes

    Dogue Alemão: origem, porte, saúde, temperamento... saiba tudo sobre a raça de cachorro gigante

    Uma das raças de cachorros gigantes mais famosas é a do Dogue (ou Dog) Alemão, que também é conhecida como cão Dinamarquês. O motivo para isso é simples: trata-se da mesma raça do famoso personagem de desenho animado Scooby Doo. Mas a verdade é que o cão Dogue Alemão vai muito além do seu tamanho e aparência robusta: ele é um amigo de quatro patas extremamente leal, dócil e carinhoso. 

    Ver Todas >

    12 curiosidade sobre o Poodle, um dos cachorros mais populares do Brasil
    Adote um animal

    12 curiosidade sobre o Poodle, um dos cachorros mais populares do Brasil

    Dono de uma personalidade dócil e brincalhona, o Poodle é um dos cachorros mais populares do Brasil. Com diversos tamanhos, tipos de pelagem e cores, essa raça de cachorro também carrega muitas curiosidades que o tornam único. Já deu para perceber que, por estar presente em muitos lares brasileiros, o Poodle é sociável e não dispensa a companhia de seus humanos, né?!

    Boiadeiro de Berna ou Bernese Mountain: tudo o que você precisa saber sobre a raça porte grande
    Adote um animal

    Boiadeiro de Berna ou Bernese Mountain: tudo o que você precisa saber sobre a raça porte grande

    Se você está pensando em comprar ou adotar um cachorro de raça, precisa conhecer o Bernese Mountain. Esse cãozinho, que também é chamado de Boiadeiro de Berna e Boiadeiro Bernês, tem uma personalidade cativante e que consegue encantar a todos. Ele adora estar perto da sua família, é bastante leal e não é muito agitado como outras raças. Por isso, é um ótimo animal para te acompanhar em diversos momentos do dia a dia. 

    Cachorro para idosos: veja as 7 raças mais indicadas
    Adote um animal

    Cachorro para idosos: veja as 7 raças mais indicadas

    Adotar um cachorro é maravilhoso em qualquer fase da vida, mas conforme a velhice se aproxima, é natural que o pique para fazer algumas coisas vá diminuindo. Por isso, encontrar um cãozinho com uma personalidade mais calma e tranquila é fundamental para acompanhar o ritmo na terceira idade. Até mesmo porque uma pessoa idosa dificilmente vai conseguir conter os ânimos de um animal que é muito agitado ou que tem comportamentos destruidores. Então, qual a melhor raça de cachorro para idosos? 

    10 curiosidades sobre o Maine Coon, o maior gato do mundo
    Adote um animal

    10 curiosidades sobre o Maine Coon, o maior gato do mundo

    Se você é um amante de felinos, é bem provável que já tenha ouvido falar no Maine Coon. Os gatos desta famosa raça são considerados os maiores felinos domésticos do mundo, e é por isso que muitos se referem a eles como sendo “gatos gigantes”. Mas o que será que esses grandes bichanos têm, além do tamanho? Existem várias particularidades sobre os gatos da raça Maine Coon que poucas pessoas sabem. 

    Ver Todas >