O catnip, conhecido no Brasil como a “erva de gato”, é uma aposta para divertir os felinos. Ao entrar em contato com a planta, o bichano manifesta diversas reações - algumas hilárias - como efeito do produto. Mais do que promover diversão, o que poucos tutores sabem é que o catnip para gatos pode ser usado também para tratar questões de convivência entre felinos, problemas comportamentais, como ansiedade e estresse, e até ajudar em caso de gatos deprimidos e apáticos.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Nós conversamos com a bióloga Valéria Zukauskas, que é comportamentalista e dona da página “Gatos no Divã ”. Ela ajuda os tutores a terem uma boa convivência com seus felinos, garantindo a eles um ambiente enriquecido e com qualidade de vida. Veja abaixo para que serve catnip, o que é e os principais mitos e verdades envolvendo a erva de gato.

O que é erva de gato? Para que serve?

“Nepeta Cataria” é o nome científico da erva do gato. O catnip é uma planta herbácea de usos diversos, da mesma família do hortelã e da valeriana, e foi desenvolvida na Europa e Ásia Central. Para quem se pergunta se a erva de gato faz mal, não precisa se preocupar: a erva catnip é inofensiva, não causa dependência aos gatinhos e nem possui restrições de uso. Ou seja, o gato pode se divertir com a planta que não vai passar mal - mas é importante saber como usar catnip para ter o efeito esperado. Para entreter seu gato, catnip pode ser encontrado em pet shops na versão desidratada ou em lojas de jardinagem para plantio.

Erva de gato: como usar o catnip com o seu bichano?

Não tem mistério de como dar catnip para o gato, basta jogar um pouquinho da erva no chão e esperar ele interagir: o efeito de catnip em gatos ocorre em questões de segundos. Outra opção é investir em brinquedos e outros acessórios que vêm com a erva para gato no interior, como arranhadores, ratinhos, bolas e até toucas. Mas se você optar por plantar o catnip, como usar? A sugestão é oferecer a flor normalmente, desprezando o caule.

Afinal, gato pode comer catnip?

Verdade. O catnip exala um cheiro característico, que para nós humanos lembra muito a erva-mate. Essa substância é chamada de nepetalactone e ajuda a incentivar o instinto predador do felino. Eles podem até comer e rolar na ervinha, mas só conseguem ser impactados pelos efeitos do catnip ao cheirarem. Por isso, se você quer saber como dar erva de gato para o gato, é melhor não oferecer como algo para ele comer ou mastigar, e sim cheirar.

Ervas de gato: existem outras opções além do catnip para entreter os felinos?

Verdade. A comportamentalista Valéria Zukauskas conta que há outras plantas que promovem os mesmos efeitos e são seguros para oferecer aos bichanos: “Hoje já temos no Brasil o matatabi (ou silver vine), que também é um estimulante quase 10 vezes mais potente do que o catnip. O matatabi é um galhinho de uma planta que é parente da fruta kiwi e que tem uma concentração maior da substância nepetalactone. O gato pode morder esse galho, se esfregar ou lamber. O efeito é semelhante e a rotina de uso também pode ser a mesma da erva de gato. Independentemente da escolha ser catnip ou matatabi, o gato precisa ser supervisionado durante o uso”, explica.


Erva do gato: para que serve? A plantinha nada mais é do que um estimulante para os felinos
Erva do gato: para que serve? A plantinha nada mais é do que um estimulante para os felinos

O catnip é uma erva para acalmar gato?

Verdade. Pode-se dizer que sim, o catnip é um tipo de planta que acalma gatos. Isso acontece principalmente porque após o contato com a erva, gato tende a ficar cansado e preguiçoso porque já vai ter gastado muita energia. Então, além de estimular comportamentos naturais dos felinos, tem uma outra grande vantagem para que serve a erva de gato, desde que o tutor saiba inseri-la na rotina do pet. Com o uso apropriado de catnip, gatos - até mesmo aqueles mais reservados ou ariscos - se tornam mais sociáveis, já que eles vão querer brincar e ficarão mais ativos.

Erva de gato: efeito nos felinos é sempre igual?

Mito. O gatinho que experimenta os efeitos do catnip tem seus instintos aprimorados, mas isso não quer dizer que todos os felinos reajam da mesma forma. Enquanto alguns gatos se sentem mais calmos quando entram em contato com a planta, outros podem rosnar e atacar outros animais, pois se sentem mais predadores. Por isso a importância da supervisão durante a brincadeira. A Valéria, por exemplo, não recomenda o seu uso por gatos não castrados ou em processo de adaptação ou socialização. Lembrando que para quem não sabe o que é catnip, a planta serve como um estimulante que pode ocasionar mudanças no comportamento do felino. 

Com o uso da erva, gato se sente mais eufórico e agitado? 

Verdade. Os efeitos mais comuns do catnip são de euforia e excitação. Por isso, além de saber para que serve erva de gato e se catnip faz mal, também vale ficar de olho nas mudanças comportamentais do pet, como:

  • Correr pela casa
  • Se esfregar na erva de gato
  • Escalar e pular em lugares altos
  • Perseguir presas (como brinquedos, por exemplo)
  • Emitir sons diferentes dos miados de gato habituais

Já após a brincadeira com a erva, gatos podem ficar um pouquinho preguiçosos e cansados também, então é normal que eles durmam por um tempinho. Afinal, eles se divertem e ainda gastam muita energia com o catnip. 

Como usar catnip: a erva do gato precisa de cuidados especiais?

Verdade. Esqueça a ideia de que a erva do gato faz mal, mas mesmo que você decida dar um pouquinho de catnip para o seu amigo de quatro patas, alguns cuidados são essenciais. “A partir de três ou quatro meses, qualquer gato pode ter contato com a erva, desde que a casa seja 100% telada e ele receba estímulos no ambiente antes, durante e após o seu contato com o catnip”, conta Valéria. 

Todos os felinos são impactados pelos efeitos da erva para gatos?

Mito. Nem todo gatinho é impactado pelo catnip. Existem estudos que mostram que a reação a erva dos gatos pode ser determinada por fatores genéticos, independentemente do sexo do animal, ou se ele é castrado ou não. Se o seu bichano não se interessa por essa planta, fique calmo. Não há nada de errado com ele.


A erva de gato normalmente vem no interior de alguns brinquedos
A erva de gato normalmente vem no interior de alguns brinquedos

Catnip: gatos ficam muitas horas sob efeito da erva?

Mito. A rotina de brincadeiras, os brinquedos que o gato tem disponível, arranhadores e nível de atividade do gatinho podem influenciar os efeitos. “Como estimulante, a erva pode ajudar o gato na sua rotina, incentivando a brincar mais durante o efeito, que é de cinco a 20 minutos. É por isso que uma casa gatificada e com uma rotina de brincadeiras diárias são itens obrigatórios para quem tem um felino. O uso do catnip não muda o comportamento do gato em si, nem sua personalidade”, explica a bióloga.

Erva de gato é droga que causa vício?

Mito. Essa plantinha não é considerada uma droga justamente porque não causa vício nem dependência no animal. Além disso, não se pode dizer que a erva do gato faz mal - na verdade, o catnip traz vários benefícios para os bichanos. Por outro lado, o uso excessivo dessa planta pode causar o efeito reverso nos pets, deixando-os mais resistentes aos efeitos da erva de gato. “Em excesso, os gatos podem perder o interesse na erva, automaticamente ficando imunes ao seu efeito durante um bom período. Se isso acontecer, dê um intervalo de um mês e volte a oferecer a erva com intervalos de 15 dias. Minha sugestão de uso é uma vez por semana ou a cada 10 dias”, recomenda Valéria

Catnip faz mal para cachorro?

Mito. A erva de gato não é considerada tóxica para cães ou outros animais. Então se você divide a casa com outras espécies e tem um  cachorro e gato juntos, pode ficar despreocupado: o catnip para cachorro está longe de representar algum tipo de perigo. Acredita-se, inclusive, que essa planta não surte qualquer efeito nos caninos. Apenas felinos selvagens e domésticos podem aproveitar os benefícios da erva de gato. Em humanos, o catnip também não desperta nenhum efeito e não é considerado tóxico. O único cuidado deve ser com crianças, que podem acabar ingerindo a planta sem querer.

BÔNUS: Como plantar a sua própria erva de gato? Seus gatinhos vão amar!

Agora que você já sabe praticamente tudo sobre a erva de gato - para que serve, o que é, benefícios e cuidados especiais -, deve estar querendo saber como cultivar sua própria plantinha em casa, não é mesmo? Basta comprar algumas sementinhas em alguma loja de jardinagem e aproveitar o verão para plantá-las - é nessa estação que a erva se desenvolve melhor. 

É simples: coloque as sementes em um vaso coloque em um local com luz solar e bastante vento. É importante regar todos os dias! Não deixe o seu gato chegar perto da plantinha enquanto ela cresce, para evitar a destruição. Também não é recomendado plantar o catnip em locais com outras mudas. Por ser uma erva-daninha, ela pode crescer em cima das outras plantas. Os benefícios da erva de gato também se estendem aos humanos: a planta afasta roedores e pragas indesejadas.

Redação: Júlia Cruz e Juliana Melo

Publicada originalmente em: 09/10/2019
Atualizada em: 16/11/2019