Gato

Cachorro e gato juntos: 8 truques para melhorar a convivência e 30 fotos para você se apaixonar!

Publicado - 12 Novembro 2019 - 20h14

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Durante muito tempo, cachorro e gato foram declarados inimigos. Algumas pessoas acreditavam que onde havia um cão não poderia ter um gato e vice-versa. Se antes eles não tinham o hábito de conviver, hoje moram juntos e alguns até são inseparáveis. Mas atenção! Nem sempre os animais se entendem de primeira e o processo de adaptação requer tempo e paciência do tutor para que aprendam a respeitar a presença um do outro. Para você que tem um cãozinho e um gatinho e precisa de ajuda para adaptá-los, separamos oito truques para melhorar a convivência. O adestrador Max Pablo, do Rio de Janeiro, deu algumas dicas e também conversamos com a cat-sitter Nathane Ribeiro, que tem três gatos e já precisou adaptá-los com um cão. Veja o que eles disseram!

Cachorro e gato: você pode ter os dois juntos sem nenhum problema

Você não precisa escolher entre ter um gato ou cachorro. Para criar uma harmonia entre os animais, é necessário entender, antes de qualquer coisa, que eles são diferentes entre si. Essa afirmação é até óbvia, mas faz toda a diferença. Depois disso, algumas coisas precisam ser colocadas em prática para que essa convivência seja saudável e harmoniosa para todos. Vamos às dicas:

1. Não deixe o cachorro fazer o gato de brinquedo

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Alguns cães ficam tão eufóricos com gatos que podem ter algumas brincadeiras mais brutas. Como são menores, dependendo da maneira que se brinca, pode ocorrer algum acidente. É importante supervisionar a brincadeira entre os dois: “A convivência é a melhor maneira de ensinar, naturalmente, que o outro animal não é um brinquedo. Caso exista uma exceção, o ideal é tirar o foco do gato e substituir por brinquedos de verdade, algo que o cão goste muito mais”, explica Max. Com o tempo, o cão vai entender e aprender com o gato a melhor forma de se divertir. Se você não se sente capaz de fazer essa adaptação do cachorro com o gato, procure um adestrador de cachorro.

2. Invista em difusores de feromônios para acalmar os pets

Já existe no mercado pet alguns difusores que liberam essências (feromônios) para acalmar cães e gatos. Esse produto é indicado por comportamentalistas para adaptar os animais e deixá-los mais calmos em diversas situações. No caso do ambiente ter cão e gato, é importante ter um produto específico para cada, já que um não é capaz de sentir o cheiro do hormônio liberado pelo produto do outro.

3. Leve em consideração a idade do gato e cachorro

Se você tem um gato adulto ou idoso, a adaptação com um cachorro filhote pode ser mais difícil. Isso porque provavelmente o gatinho não terá o mesmo nível de energia que um filhote. A adaptação pode ser mais fácil entre um gato idoso e um cão idoso, por exemplo, já que ambos costumam ser mais calmos. No caso oposto, um cão adulto pode se adaptar facilmente com um felino filhotinho. Ainda existem casos em que a cadela adulta trata o gatinho como seu próprio filho. Por isso, é importante pensar nesses fatores antes de comprar ou adotar um novo bichinho.

4. Divida o ambiente: um espaço para o cachorro, gato em outro local

De início, para facilitar a adaptação, você pode deixar os animais separados para que se cheirem e se conheçam aos poucos. Uma ideia é fazer carinho em um e levar a mão para que o outro cheire, assim eles vão se acostumando um com o outro. É importante também separar os espaços de cada um, colocando a comida do gato em um local e a do cão em outro. Se for sair, não deixe os seus animais juntos, evitando assim comportamentos agressivos na sua ausência, principalmente do cão: “Caso haja comportamento agressivo, o cão deve ser repreendido no momento exato ao ocorrido. Seguindo a linha comportamental, é preciso socializar o cão aos poucos”, orienta o adestrador.

5. Dê a mesma atenção para o gato e o cachorro

É fundamental dar a mesma atenção e carinho para todos os animais da casa. Os bichinhos conseguem sentir quando são deixados de lado e podem se frustrar demais com isso. Eles devem entender que um não é melhor que o outro e que os dois são amados da mesma forma. Quando estiver fazendo carinho no gato, cachorro não deve ser deixado de lado. Quando você oferecer uma refeição especial ao cão, ofereça também ao gato.

6. Invista em um “lugar de segurança” para o gato

Os gatinhos gostam de ver o mundo de cima e de se sentirem seguros, longe do alcance daqueles que podem deixá-los estressados, como humanos desconhecidos e cães. É importante que o seu gato tenha um espaço para que ele se sinta protegido. O ideal é gatificar o ambiente, com prateleiras, tocas e lugares que deixem o gato mais confortável. Vale também colocar os objetos do gato, como brinquedos e potes de comida, distante do cachorro para que ele possa fazer essas atividades sem medo do canino.

7. Gato vs cachorro: quem manda é o felino

Não se assuste se o seu gato se colocar acima do seu cão: é da natureza dos felinos se sentirem donos da casa e dos móveis. Sabe quando o gatinho se esfrega nos móveis e objetos? Esse comportamento é para indicar que é ele quem manda no pedaço. Ao estabelecer uma relação com outra espécie, o gato impõe seus limites. Por isso, é perfeitamente normal se o seu cachorro ficar submisso ao gato. Não repreenda o felino e sempre supervisione o contato entre eles, principalmente no início.

8. Crie um ambiente harmonioso para os animais

Não adianta investir em nada disso se o ambiente onde os animais moram não é saudável. Todos da casa devem ter uma relação harmoniosa para que os animais entendam isso também. Lembre-se que eles são capazes de sentir as nossas emoções! O ideal é orientar a todos da família para que respeitem os comportamentos que tanto o gato quanto o cachorro vão expressar quando estiverem juntos.

Galeria: fotos de cachorros e gatos para você se apaixonar!

Ainda não te convencemos a ter os dois bichinhos? Calma, com essa galeria incrível de 30 fotos de gatos e cachorros, você com certeza vai se apaixonar:

 

Cachorro e gato: os bichinhos podem ser grandes amigos e até curtir a vista juntosGato e cachorro: para eles, o que importa é a amizadeCães e gatos: é mais fácil adaptar um cão adulto com um gato filhote do que o contrárioGato vs cachorro: eles não são inimigos. Pelo contrário, podem ser grandes amigos!Cachorro e gato: alguns cães gostam tanto de gatinhos que adoram dar lambidas de amorGato e cachorro: apesar de ser maior, o cachorro sabe exatamente como agir com o gatoCães e gatos juntos não são apaixonantes?Cães e gatos são diferentes entre si, mas são igualmente amorosos e carinhosos!Gato ou cachorro? Você pode ter os dois no seu apartamento!Cachorro e gato: vai dizer que esses dois bichinhos não são parecidos?Gato e cachorro são amigos diferentes entre si, mas que podem se respeitarCães e gatos: tem como não amar esses animais tão lindos?Cachorro e gato filhotes que crescem juntos costumam ser grandes amigos!Gato ou cachorro: seja qual for sua escolha, não são apaixonantes esses dois dormindo juntinhos?Como adestrar um gato? Os felinos também conseguem ser adestrados!Cachorro e gato: olha que coisa mais fofa esse chamego!Cães e gatos podem e devem brincar juntos: cada um com a sua brincadeira favorita ou com uma que seja boa para todos!Cachorro e gato: cara de um, focinho de outro! Estamos sem condições pra essa foto!Cães e gatos: esses inimigos de séculosGato e cachorro: juntos até na hora de se proteger do frio!Aqui, o cachorro virou um tapete para o gatinho!Cães e gatos: quando ensinados a conviver em paz, essas espécies viram grandes amigasSer carinhoso não é exclusividade do cachorro, gato também sabe dar amor!Cachorro e gato: essa duplinha de cães tem como companhia um felino bem peludo!Cachorro e gato: até no natal, os amigos estão juntos para participar do momento em família!Cães e gatos: será que o felino está gostando do banho?Cachorro e gato: o filhote de cão se dá melhor com o gato adulto, mas ainda assim a adaptação leva tempoGato e cachorro: as cadelas fêmeas podem desenvolver um instinto maternal com os filhotes de gatos

 

Como adestrar um gato?

 

O serviço de adestramento também existe quando falamos dos gatinhos. Os gatos podem aprender muitas coisas, mas de uma maneira diferente dos cães. O estímulo do adestramento dos felinos se dá com brincadeiras para gatos, uso do catnip e difusores com feromônios, além da instalação de arranhadores e outros enriquecimentos. O que se busca no adestramento do gato é a adaptação do felino com o local, aprender a respeitar o cão como o outro animal da casa e a conviver melhor com outros gatos. 


Redação: Júlia Cruz

Alimentação

7 alimentos que cachorro não pode comer de jeito nenhum - o último é o pior deles

Existe uma longa lista de alimentos que cachorro não pode comer. Por mais que os cãozinhos sejam membros oficiais da família e prese...

Comportamento

Cachorro caramelo invade aula de dança e resolve mostrar todo o seu gingado natural

O vira-lata caramelo é um verdadeiro símbolo do Brasil e dos brasileiros. Ele sempre está nas aventuras mais inusitadas possíveis. J...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Alimentação

7 alimentos que cachorro não pode comer de jeito nenhum - o último é o pior deles

Existe uma longa lista de alimentos que cachorro não pode comer. Por mais que os cãozinhos sejam membros oficiais da família e prese...

Comportamento

Cachorro caramelo invade aula de dança e resolve mostrar todo o seu gingado natural

O vira-lata caramelo é um verdadeiro símbolo do Brasil e dos brasileiros. Ele sempre está nas aventuras mais inusitadas possíveis. J...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Ver todas