Gato

Vacina V5 para gatos: tudo que você precisa saber sobre a imunização!

Publicado - 31 Agosto 2023 - 12h00

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

Assegurar uma vida longa e de qualidade para o seu amigo de quatro patas exige um aliado poderoso: a tabela de vacinas para gatos. Segui-la à risca é fundamental para afastar do bichano várias doenças que podem - e devem- ser evitadas. Dentre os imunizantes que não devem ser deixados de lado está a vacina V5 para gatos, uma das mais importantes para o animal e que faz parte do cronograma obrigatório de vacinação.

A V5 é uma das três vacinas polivalentes disponíveis para a imunização dos gatos, assim como a V3 e a V4. Mas você sabe o que significa uma vacina polivalente? Esse é um tipo de vacina para gatos que oferece proteção contra múltiplas doenças. Ou seja, ao invés de aplicar uma vacina para cada tipo de enfermidade, a vacina polivalente estimula uma resposta imunológica contra mais de um agente patogênico. 

Se você quer saber mais sobre esse poderoso escudo de proteção felino, o Patas da Casa trouxe tudo que você precisa saber sobre a vacina V5, gatos e a sua importância. Confira!

Imagem Quiz:Teste seus conhecimentos sobre a saúde de gato!

Teste seus conhecimentos sobre a saúde de gato!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Vacina para gatos: qual a importância do imunizante?

Se você está pensando em adotar um gatinho para fazer companhia, tenha em mente que não é só de carinho e chamego que os bichanos precisam. A vacinação é uma das várias maneiras de dizer eu te amo para o seu gato e é fundamental na vida do animal. Além de protegê-los de doenças graves que podem ser fatais, as vacinas para gatos também são importantes para prevenir doenças que atingem os humanos (as zoonoses). É o caso do gato com raiva, uma doença que leva o animal à morte e que pode ser transmitida para os seres humanos por meio de mordidas e arranhões.

A vacina V5 para gatos protege contra quais doenças?

O nome “V5” não é por acaso: a vacina felina V5 protege contra cinco tipos de doenças de uma vez só, por isso é considerada a mais importante e mais completa do ciclo de vacinação de gatos. Veja quais são as cinco enfermidades que podem ser prevenidas com a V5: 

  • Rinotraqueíte felina: causada pelo herpesvírus tipo 1, essa é uma doença que atinge o complexo respiratório felino e pode provocar sintomas semelhantes a de um gato resfriado, como espirros, corrimento nasal e tosse. Além disso, ela também pode provocar febre, anorexia, conjuntivite, apatia e estomatite.
  • Calicivirose felina: altamente contagiosa e perigosa, essa doença é causada pelo vírus da calicivirose que também afeta o sistema respiratório do animal. Os sintomas mais comuns são febre, espirros, tosse e feridas na boca e no focinho do gato.
  • Panleucopenia felina: doença muito grave e contagiosa que afeta o sistema gastrointestinal do animal e que costuma ser mais comum em gatos jovens, com baixa imunidade. Os sintomas da doença envolvem febre alta, vômitos, diarreia, desidratação.
  • Clamidiose felina: é causada por uma bactéria que provoca uma infecção ocular que pode facilmente ser confundida com a conjuntivite felina.
  • Leucemia felina: conhecida também como FeLV, essa é uma das doenças mais temidas pelos tutores. A leucemia felina não tem cura, é altamente transmissível e é provocada por um vírus que atinge gravemente o sistema imunológico do animal, deixando ele suscetível a outras doenças.
Gato filhote nas mãos de um médico veterinário
A vacina felina V5 deve ser aplicada de preferência no gato filhote 

Vacinas para gatos: qual a diferença entre a V3, V4 e V5?

As três vacinas para gatos são polivalentes e protegem o animal contra mais de uma doença, mas a vacina V5 para gatos é considerada o imunizante mais completo. A V3, chamada também de tríplice, protege contra a rinotraqueíte, calicivirose e a panleucopenia. Já a V4 (quádrupla), protege contra as mesmas três doenças, mais a clamidiose felina. A vacina de gato V5 é considerada justamente a mais completa pois ela também protege contra a leucemia felina (FeLV),  doença super agressiva que pode ser fatal para os bichanos. 

Vale dizer que, por mais que a vacina V5 para gatos seja a mais indicada para completar a tabela de vacina do animal, os gatos que já possuem o vírus da leucemia no organismo não podem receber esse  imunizante. Por isso, realizar o teste de FIV e FeLV em gatos resgatados é fundamental.

Vacina V5 para gatos: preço é mais elevado, mas garante maior proteção

Se você está se perguntando quanto custa a vacina V5 para gatos, saiba que ela é um pouco mais cara que os outros imunizantes polivalentes, e seu preço pode variar entre R$100 e R$150 reais. Por outro lado, ela oferece aos bichanos uma maior proteção. Então na hora de pesquisar sobre a vacina V5 para gatos, preço e informações, lembre-se que esse é um investimento na saúde do bichano, e vale a pena gastar um pouco mais se for para deixar o gatinho protegido e longe dos perigos da leucemia felina.

Além disso, vale lembrar que a vacinação deve ser realizada por veterinários. Portanto, se você está pensando “vacina v5 para gatos onde comprar”, saiba que ela não pode ser comprada por qualquer um, apenas por clínicas veterinárias e profissionais da saúde. Afinal, o médico veterinário é o único que vai poder avaliar e decidir se a vacina é realmente necessária para o seu bichano.

Testes de FIV e FeLV
Antes de tomar a vacina V5, gatos resgatados devem realizar o teste de FIV e FeLV

Vacina V5 para gatos: quantas doses são necessárias e onde encontrar?

É natural surgir uma série de dúvidas sobre vacinas para gatos, principalmente entre os tutores de primeira viagem. Por exemplo, para que o bichano esteja totalmente imunizado contra essas 5 doenças que podem ser prevenidas com a vacina V5 para gatos, quantas doses são necessárias? Quando devo vacinar o meu gatinho? A vacina V5 deve ser aplicada ainda no gato filhote, seguindo a seguinte lógica:

  • 1ª dose: realizada a partir dos 60 dias de vida do gatinho. Antes desse período, é possível que o filhote ainda tenha os anticorpos que adquiriu da mãe pelo leite materno, o que pode influenciar na eficácia da dose.
  • 2ª dose: é preciso esperar um curto intervalo de tempo de 21 a 31 dias após a primeira dose.
  • 3ª dose: da mesma forma que a 2° dose, é fundamental respeitar o intervalo de 21 a 31 dias após a última aplicação.

Depois de tomar todas as doses da vacina em seu primeiro ano de vida, o gato adulto só precisa tomar uma dose de reforço anualmente. 

Vacina felina V5 pode dar reação no animal?

Assim como acontece com qualquer outra vacina, gatos (V5) podem apresentar reações adversas aos componentes do imunizante após a vacinação, mesmo que não seja tão comum. Normalmente, esses sintomas podem durar 24 horas, e as reações mais comuns são  dores no local da injeção, febre, perda de apetite e sonolência. Caso o animal apresente qualquer reação após tomar a vacina felina V5, é importante entrar em contato com o médico veterinário para que ele indique um medicamento que ajude nos sintomas do bichano.

Gato

Os melhores gatos para famílias com crianças: veja a lista com as 10 raças mais indicadas

Quando se trata de escolher um bichano para as crianças, algumas raças de gato se destacam por serem os companheiros ideais. Com per...

Comportamento

Tem um gato arranhando o sofá? Cientistas identificaram as causas desse comportamento e mostram como fazer o pet parar

Conviver com um gato arranhando o sofá é um problema que vários tutores têm dificuldade de corrigir. Apesar de ser um instinto nato ...

Cuidados

Areia de mandioca para gatos: veterinária destrincha tudo sobre a areia do momento, benefícios e indicações

De um tempo para cá, a procura pela areia de mandioca para gatos cresceu consideravelmente. Devido a esse movimento dos consumidores...

Gato

O gato Bengal é selvagem, híbrido ou doméstico? Curiosidades sobre os instintos da raça que parece um leopardo

O gato Bengal é uma das raças mais exóticas que existem por uma razão simples: eles são bem parecidos visualmente com o leopardo, um...

Gato

Os melhores gatos para famílias com crianças: veja a lista com as 10 raças mais indicadas

Quando se trata de escolher um bichano para as crianças, algumas raças de gato se destacam por serem os companheiros ideais. Com per...

Comportamento

Tem um gato arranhando o sofá? Cientistas identificaram as causas desse comportamento e mostram como fazer o pet parar

Conviver com um gato arranhando o sofá é um problema que vários tutores têm dificuldade de corrigir. Apesar de ser um instinto nato ...

Adote um animal

Nomes para cachorro com a letra A: mais de 100 ideias para nomear o seu pet

Pesquisar e selecionar nomes para cachorro para o mais novo integrante da família é uma das partes mais divertidas do processo de ad...

Adote um animal

Maltês: 12 coisas que você precisa saber antes de ter um

Se você está em busca de um cachorro fofo e cheio de personalidade, o Maltês talvez seja a escolha perfeita. Esperto, dócil e brinca...

Ver todas